Citrawarna: O festival das cores em Kuala Lumpur, Malásia

por Flávio Mendes
Citrawarna Festival Kuala Lumpur

Citrawarna, o festival das cores da Malásia, foi criado em 1999 e é uma introdução ao que a Malásia tem de melhor em cultura, arte, história, natureza e cores. Isso porque o festival mostra através de um show de luzes, sons, danças e fogos de artifício toda alegria de um povo espetacular e único.

É o festival mais importante do país e demos a sorte de estar na cidade quando ele foi apresentado. O tema de 2016, quando assistimos, foi sobre mitologia e folclore, onde foi apresentado ao público em forma de danças, os mitos contados por antepassados que ainda continuam vivos até os dias de hoje.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver:

Como foi o festival Citrawarna

Assistindo ao Citrawarna Festival
Assistindo ao Citrawarna Festival

O festival Citrawarna mostra a história e lendas da Malásia, o que me faz lembrar do MUD, o musical de Kuala Lumpur, que foi outro espetáculo a parte. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro de 2016 na Merdeka Square, a praça onde foi proclamada a independência da Malásia. 

No Chillax Zone haviam muros personalizados onde você podia tirar fotos divertidas. Além disso, havia uma parte de jogos com prêmios, artistas de rua, jogos tradicionais, área com almofadas e ventiladores para relaxar e fugir um pouco do calor. O Starbucks estava lá patrocinando o evento e tinha montado até uma área para vender de seus cafés.

Para matar a fome, havia pelo menos uns 15 food trucks servindo comidas locais, sanduíches, comida mexicana e sucos. O show aconteceu num domingo à noite contando com a presença de convidados especiais como o ministro do turismo e cultura da Malásia. Teve início às 08h30 com as formalidades das chegadas dos convidados especiais, tocando o hino nacional e em seguida, o show.

Apresentações do Citrawarna em Kuala Lumpur

Citrawarna em Kuala Lumpur
Citrawarna em Kuala Lumpur

São 18 apresentações que formam o festival Citrawarna e vou citar um trechinho de cada uma a seguir. Algumas não conseguimos entender muito bem, mas deixaremos algumas fotos.

1 – Kedah – Hikayat Merong Mahawangsa

Conta a saga dos ancestrais dos reis de Kedah. O rei Merong Mahawangsa tinha laços familiares com romanos e a confiança deles. Quando a frota real estava navegando de Roma para a China, acabou sendo subitamente atacada por uma Phoenix gigante chamada de Garuda. Após se chocar na costa de Kedah, fundou um estado chamado Langkasukai. Em seguida deixou o legado para seu filho o rei Merong Mahapudisat e voltou para Roma.

2 – Pahang – Lagenda Tasik Chini

Tasik Chini é um lago perto do rio Pahang, no lado leste da região de Pahang, habitada pelos Orang Asli. A lenda conta que um dragão chamado Naga Seri Gumum, conhecido como o monstro do lago Ness da Malásia, habita o lago. Acredita-se que a cidade do império Khmer está no fundo do lago.

3 – Selagor – Upu Chendera no Citrawarna

Um conto sobre uma líder mulher em Selangor chamada Chandela Burung, também conhecida como Raja Siti. Ela governou e liderou as vilas ao redor de Kuala Selangor e por isso fez os populares jurarem não escolher outro líder daquela geração. Isso mostrou simbolicamente a braveza e a harmonia do povo durante o seu governo.

4 – Negeri Sembilan – Misteri Lata Kijang

O misterioso mito de Lata Kijang faz parte de Negeri Sembilan, bem como sempre foi muito popular pela sociedade malaia. Sang Kelembai sempre foi imaginada tendo poderes especiais capazes de transformar pessoas e animais em pedra quando zangada.

5 – Chinese Performance – Tarian Bunga Teratai

Inspirada na dança de lótus, traz o frescor encontrado na região de Don Huang, na China. A dança mostra um grupo de crianças dançando na beira do lago de lótus, como é tradição desde os antepassados.

6 – Johor – Lagenda Puteri Gunung Ledang

Essa lenda conta os 7 pedidos que a mulher de sultão fez em prova de seu amor. Os pedidos eram absurdos, mas dizem que ele foi capaz de fazer todos, menos o último que era de trazer uma tigela de prata com o sangue de seu filho mais novo.

7 – Terengganu – Lagenda Bukit Puteri    

Uma pequena colina de importância histórica em Kuala Terengganu. O mito fala sobre uma princesa que morou no topo da colina, onde muitos dos moradores na colina iam até ela para pegar utensílios como tigelas, pratos ou talheres para festividades. No entanto, muitos não retornaram os utensílios, então ela ficou muito aborrecida e decidiu ir embora para um lugar onde pudesse ajudar outras pessoas.

8 – Melaka – Hang Tuah no Citrawarna

Hang Tuah foi um grande guerreiro de MelaKa no reinado do sultão Mansur Shah no século 15. Ele é considerado pelos malaios uma figura forte e ilustre na cultura local, por ser o almirante mais poderoso.

9 – Indian and Sikhs Performance – Tarian Klasikal & Bangra

Bangra é uma das danças da cultura Sikhs, vinda de Punjab, na Índia. A dança é em comemoração ao sucesso de uma boa colheita e a Klasikal, nada mais é do que uma das 8 danças clássicas da Índia.

10 – Perlis – Jentayu no Citrawarna

Jentayu é uma espécie de pássaro mágico da mitologia malaia que carrega o elemento da água e abriu o estado de Perlis.

11 – Kelantan – Cik Siti Wan Kembang

Cik Siti Wan Kembang foi a rainha da costa leste da península da Malásia, que hoje faz parte do estado de Kelantan. Ela foi conhecida pela sua beleza e braveza por entrar numa batalha montada a cavalo com espada na mão. O mito conta que ela e sua filha tinham poderes místicos.

12 – Pulau Pinang – Pertemuan no Citrawarna

Neste ato cênico, infelizmente não conseguimos entender a história e mitologia envolvida, tampouco achamos informações a respeito. 

13 – Orang asli – Sawai

Orang asli significa povos indígenas em Malaio. Os indígenas são habitantes mais antigos da Malásia e estão oficialmente divididos em 18 tribos de 3 principais grupos: semang, senoi e proto-malaios.

14 – Siamese Performance – Raja Naga

Raja nagas fazem parte da cultura hinduísta e budista e têm o dever de liderar os nagas (seres meio-humanos e meio- serpentes) assim como proteger e adorar o Buda. Além disso, a mitologia conta que eles protegem outros seres iluminados.

15 – Perak – Cempaka Sari

Cempaka Sari é uma ilha no distrito de Perak Tengah. Esta ilha foi um dia o local de moradia de Alexandre, o grande sultão.

16 – Sabah – Huminodun no Citrawarna

Huminodun foi a única filha de Kinoingan e Suminundu. Numa época de muita fome, onde tinham apenas alguns grãos para comer, os pais de Huminodun deram sua filha como sacrifício em amor ao mundo e ela concordou. Disse que cada parte de seu corpo daria uma colheita e após o mundo inteiro ficar escuro, chuvas e trovões, houve a grande colheita como nunca antes. Atualmente Huminodun está representada em todas as plantas.

17 – Sarawak – Tugau

Tugau foi um grande comandante, teve 3 filhas que muitos acreditavam ser adotadas. Uma delas casou-se, mas continuou morando com seu marido na casa de Tugau. Certo dia seu genro foi caçar um porco, mas acabou não conseguindo matar o bicho, que fugiu com sua lança de ouro.

18 – Kuala Lumpur – Cuti-Cuti Malaysia & Mega Sales

Na última apresentação foi mostrada a dança de diversos turistas, operários e cidadãos de Kuala Lumpur chegando em um ônibus de city tour.

O evento foi muito bem produzido e superou minhas expectativas. Ainda demos duas entrevistas para canais locais depois do evento, mas não conseguimos ver se foi para o ar.

Quer saber mais sobre a Malásia? Assista nosso vídeo!

Durante o tempo que passamos na Malásia gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a região e seus costumes. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem para Malásia

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas. 

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Ásia e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.

Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios na Malásia

Agora que você conhece o Citrawarna, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem pela Malásia. Para te ajudar com essa programação, abaixo você verá diversas sugestões de passeios em Kuala Lumpur, assim como por toda Malásia e seus pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!

Estivemos no festival Citrawarna a convite da Visit KL – Secretaria de Turismo de Kuala Lumpur.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x