8 maneiras de economizar para viajar mais

por Flávio Mendes
maneiras de economizar para viajar mais

Viajar ou comprar um foguete, duvida cruel, acho que vou ficar com o foguete. É, bens materiais sempre são colocados na frente das viagens, que por fim podem “ficar para depois”. Há quem prefira gastar sua grana comprando coisas, mas para aqueles que gostam de viajar e sempre arrumam um pretexto que tão sem grana, aqui vão algumas dicas.

Já falei em outro post que é possível viajar sem gastar praticamente nada e que também é possível trabalhar em troca de hospedagem e alimentação. Sim, é possível e a internet é nossa grande aliada. Mas para viajar sem gastar nada, primeiro é preciso realizar essa viagem. Sendo assim, vou mostrar algumas maneiras de economizar para viajar mais.

São pequenas mudanças que se feitas corretamente vão surtir efeito com o tempo. E posso te garantir que funciona, então vamos lá.

Vire anti-social (ou quase)

Quando eu digo virar anti-social, é parar de aceitar qualquer convite para sair. Você não precisa sumir do mapa (mesmo sabendo que funciona comigo), mas também não precisa dizer sim pra todos eventos que for convidado. Um exemplo é aquela balada todo fim de semana ou aquele happy hour diversas vezes ao mês. Sei que é difícil negar um bar, pois ja fui um desses que ia diariamente, mas é possível evitar de sair algumas vezes.

Pare de comprar coisas

Isso mesmo, pare de comprar coisas. Pense bem se aquilo vai ser necessário pra você. Você não tem necessidade de comprar roupa todo mês. Nem tem necessidade de comprar um celular novo todo ano. Eu quando quero economizar só gasto com comida, isso não dá pra ficar sem.

Evite comprar com cartão de crédito

Não é muito comum utilizar cartão de crédito aqui no exterior. Parcelamento de compras nem existe e agradeço por isso. No Brasil eles facilitam ao máximo as compras, fazendo a gente gastar mais, parcelando em trocentas vezes e te deixando amarrado àquela divida por meses. Se for usar o cartão, prefira a opção débito.

 

Leia também: 5 dicas para economizar em um mochilão pela Europa

Faça uma planilha de gastos

Pode ser bem chato ter que anotar todos seus gastos, mas vai por mim, no final a diferença é absurda. Estipule um valor que você pode gastar por mês e o quanto você quer economizar pra sua viagem. Vá acompanhado mês a mês e veja o que pode ser cortado a cada mês.

Evite comer na rua

Cozinhe para você mesmo, leve sua comida para o trabalho, não é vergonha nenhuma fazer isso. Pode não parecer, mas a economia é enorme quando você cozinha pra você mesmo e ainda por cima você vai saber o que esta ingerindo.

Corte suas contas

Para que ter um celular de conta se hoje em dia a maioria das pessoas só se comunica por mensagem. Para que um plano de 200 minutos por mês se você não vai usar nem 30. A não ser que você trabalhe com isso e que precise ligar a toda hora, troque seu plano por um plano pré pago. É possível gastar menos de R$ 50 por mês em um plano de dados que dura o mês inteiro.

Não tenha um carro

Pode até parecer que to exagerando no corte de gastos, mas não vejo vantagem em ter um carro hoje em dia. Custo de compra caro, seguro caro, gasolina cara, IPVA caro. Com Uber e cia por aí, acho que só compensa ter um carro quem utiliza o mesmo pra trabalhar ou algo do tipo. Além do mais, você pode ter uma bicicleta e praticar exercícios. Me livrei do meu carro há quase 3 anos e não sinto falta dele.

Prefira programas caseiros

Pode parecer besta, mas é a tática que mais funciona pra mim. Quando eu saio acabo gastando com algo, comendo na rua ou gastando com alguma besteira. Evite sair, prefira assistir um filme ou uma série. Um video game pode ajudar ou até mesmo um jogo de tabuleiro. Chame aquele amigo que também está na mesma, economizando pra viajar, compre umas cervejas e beba em casa.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio aqui


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Felipe
7 anos atrás

Man é isso mesmo, a um bom tempo que eu trago marmita e é uma economia fantástica sem falar que nunca mais tive problema de azia. Troquei o carro por uma moto, outra economia absurda que da pra ser feito, só com isso todo ano eu consigo viajar com minha esposa que também ta se aventurando nessa de blog de viagem (www.fechandooroteiro.com) e por falar nisso seu site é animal, e a Tailândia é o lugar que pretendo morar daqui uns anos.
Abs

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x