Worldpackers: Como usar, se cadastrar e trabalhar pelo mundo

por Flávio Mendes
Worldpackers site

A Worldpackers é uma plataforma que conecta viajantes que buscam novas experiências pelo mundo e desejam contribuir com empresas, pessoas e comunidades. É feita também para quem deseja viajar o mundo de forma barata, já que um dos grandes benefícios é ganhar acomodação e alimentação gratuitos.

Resolvemos criar um guia com informações sobre o que é, como funciona e como utilizar a plataforma da Worldpackers, uma das maiores empresas de voluntariado no mundo. Neste guia, vamos mostrar a empresa Worldpackers e também como se cadastrar para tornar sua viagem ainda mais barata.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para qualquer destino?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

O que é a Worldpackers

A Worldpackers é uma empresa que funciona mundialmente, mas foi criada por dois amigos viajantes brasileiros que tinham desejo de explorar o mundo e ao mesmo tempo contribuir com comunidades locais, demonstrando suas habilidades. Hoje ela se tornou uma das maiores plataformas do mundo relacionada ao voluntariado.

O tipo de voluntariado praticado nessas empresas é diferente daqueles em que você paga para ser voluntário em países que sofrem com guerras e conflitos. Também é diferente dos trabalhos voluntários oferecidos por agências de intercâmbio, onde você paga para fazer um trabalho desse tipo. 

Na Worldpackers, você consegue trabalhar em locais pelo mundo todo e em troca ganha hospedagem e às vezes alimentação, ou seja, é uma plataforma destinada a pessoas que viajam por um longo período.

Worldpackers: Como funciona a empresa de trabalho voluntário

Trabalhando na horta
Trabalhando na horta

Nesse artigo queremos falar tudo sobre a empresa Wordpackers e porque você deveria testar seus serviços de voluntariado. Dessa forma, você saberá como funciona o trabalho voluntário na Worldpackers e todas as informações para viajar de forma barata pelo mundo.

Viajar é bom demais, mas muita gente acaba achando que para viajar o mundo, é preciso ter muito dinheiro. É aí que entra a Worldpackers, que faz a ligação de locais em todo o mundo que necessitam de funcionários temporários e viajantes que procuram viajar barato.

Nela, você consegue se candidatar a vagar ao redor do mundo, onde você vai trocar algumas horas de trabalho por hospedagem, alimentação e às vezes até uma pequena ajuda de custo. Normalmente você vai ajudar hostels, pousadas, escolas e outras empresas em funções do dia a dia, trocando de 3 a 5 horas de trabalho, 5 vezes por semana, por essas vantagens.

Assim, é possível transformar aquele sonho de viajar o mundo por longa duração em realidade. Uma viagem desse porte pode custar uma fortuna, mas quando você faz voluntariado, esses gastos serão reduzidos de forma significativa.

Nós, por exemplo, já utilizamos o serviço de trabalho da Worldpackers diversas vezes e podemos comprovar que dá para economizar bastante. Por isso, leia até o final deste artigo, pois contamos como foram algumas das nossas experiências com trabalho voluntário pelo mundo.

É confiável usar a Worldpackers?

A Worldpackers está no mercado desde 2014, quando foi criada. E com tantos anos no mercado, hoje, é uma das empresas mais conhecidas e renomadas quanto falamos sobre trabalho voluntário no mundo, ajudando centenas de viajantes a ter experiências fantásticas e a economizar em suas viagens.

Tudo isso atrelado a sua política de segurança, fazem da Worldpackers uma empresa segura e confiável. Se por algum motivo você tiver problemas com um anfitrião, eles te ajudam a encontrar outro anfitrião na cidade que você estiver.

Além disso, se por acaso a Worldpackers não conseguir achar o segundo anfitrião, te acomodarão num hostel da região que você estiver por três dias em dormitório compartilhado. Dessa forma, você terá tempo suficiente para achar outro trabalho voluntário. 

Leia todas as regras sobre o Seguro Worldpackers disponíveis no site oficial.

Worldpackers é pago?

Para pesquisar as vagas no Worldpackers não é preciso pagar nada, mas para se candidatar a vaga e ter contato com o anfitrião é preciso se tornar um membro verificado. Portanto, você deverá pagar uma taxa que te dará acesso à plataforma como membro verificado por um ano. 

Nesse tempo você poderá se candidatar a quantas vagas quiser em qualquer lugar no mundo. Para quem vai fazer uma viagem de longa duração, ou até mesmo viagens curtas, o valor vale super a pena, já que pode ser diluído com o tempo de viagem. Em muitas viagens, nós conseguimos zerar os gastos dos dias de trabalho voluntário.

Quanto custa a Worldpackers?

Planos no site Worldpackers
Planos Worldpackers

Como falamos anteriormente, para se tornar um membro verificado na Worldpackers é preciso pagar uma taxa. O valor cobrado para que você se torne membro é US$49, que vai te dar acesso às vagas da plataforma por um ano. Essa taxa é utilizada para manutenção da plataforma, pagamento de funcionários e até mesmo para te ajudar caso tenha algum problema com o anfitrião. 

Código promocional Worldpackers para descontos

A boa notícia é que você, como nosso leitor, pode ter um desconto exclusivo na taxa da Worldpackers. Para isso, basta se inscrever pelo nosso link de afiliado e utilizar o código promocional VIAJELEVE10. Você vai ganhar US$10 de desconto na sua anuidade no momento da inscrição. 

Então, está esperando o que? Acesse a plataforma da Worldpackers clicando no botão abaixo e use nosso código promocional VIAJELEVE10 para ter essa vantagem e desconto especial.

Quais tipos de trabalho existem na Worldpackers

Antigamente a Worldpackers era voltada a oferecer vagas de trabalho voluntário apenas para hostels e outros tipos de acomodação. No entanto, a plataforma começou a investir em outras áreas, como já acontecia em outras plataformas de voluntariado.

Atualmente são mais de 10 categorias de trabalho voluntário disponíveis para os viajantes. Abaixo deixamos uma lista do que você vai conseguir se candidatar ao redor do mundo, afinal, o importante é existir vagas de todos os tipos, para que qualquer tipo de viajante tenha uma chance de viajar barato.

Tipos de voluntariados que você vai encontrar na Worldpackers:

  • Hostel, Pousada, Homestay, Camping e Pousadas: Essa era a principal categoria que existia na Worldpackers, já que era uma das mais procuradas. Dessa forma, é possível achar vagas para trabalhar como recepcionista, ajudar na limpeza, na parte elétrica e hidráulica, com pequenos consertos, na pintura e na construção. Muitas hospedagens também precisam de pessoas que ajudem na parte de divulgação, como em redes sociais, fotografia e criação de vídeos.
  • Escolas: Também é possível ajudar ensinando em escolas pelo mundo. E nem é preciso ser professor para isso. Muitas vezes você vai ajudar a ensinar inglês em comunidades carentes, a educar as crianças em estágio de alfabetização ou apenas brincar com elas.
  • ONGs e Comunidades: Trabalhar em uma ONG funciona basicamente da mesma forma das escolas. Em muitos lugares você vai ajudar na educação, mas também em tarefas diárias como limpeza, organização, fotografia e administração dos lugares.
  • Permacultura: Esses lugares vivem de forma mais natural e neles você vai conseguir ajudar com construção sustentável, na plantação de vegetais e outras tarefas relacionadas.
  • Sítios e Fazendas: Nesses lugares a ajuda vai ser cuidando de animais, na plantação e colheita, pequenos reparos e consertos.

Países onde conseguir trabalho voluntário com a Worldpackers

A Worldpackers disponibiliza uma lista enorme de opções para você fazer o trabalho voluntário. A partir do destino, você consegue ver as vagas e os tipos de trabalho disponíveis para onde você deseja ir. A partir disso, você pode programar a sua viagem e definir os próximos passos antes de embarcar. 

Os destinos mais procurados na Worldpackers são o Brasil, Chile, Argentina, Peru, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e México. No entanto, esses são apenas alguns numa infinidade de locais disponíveis pelo mundo afora. Por isso, recomendamos que acesse o site e dê uma olhada nas vagas.

Apesar disso, a Worldpackers está na:

  • América Latina
  • América do Sul
  • Europa
  • Europa Ocidental
  • América do Norte
  • Ásia
  • África
  • Leste Europeu
  • América Central
  • África Subsaariana
  • Sul da Ásia
  • Sudeste Asiático
  • Oriente Médio
  • África do Norte
  • Leste da Ásia
  • Oceania
  • Caribe
  • Polinésia
  • Ásia Central

Como usar a Worldpackers: Passo a passo

Worldpackers site
Site Worldpackers

Abaixo você verá o passo a passo para acessar a plataforma Worldpackers e como se tornar um membro verificado.

  • Acesse o site Worldpackers aqui;
  • Clique em “Registre-se” no canto superior direito da tela;
  • Coloque seus dados e siga com o seu cadastro;
  • Quando você acessar a página com as vagas, clique “Tornar-se membro” no canto direito da tela;
  • Em seguida, escolha o tipo de pacote
  • Adicione os dados para pagamento e confirme a compra
  • Todas as informações serão enviadas por email
  • Pronto! você já está apto para se candidatar às vagas de trabalho voluntário pelo mundo!

Com toda essa facilidade, não tem porque você deixar para depois. Clique no botão a seguir e faça seu cadastro e se torne membro para viajar pelo mundo!

Nossa experiência com voluntariado pelo mundo

Durante nossas viagens pelo mundo afora, já utilizamos a Worldpackers muitas vezes. Dessa forma, além de conseguir economizar bastante e tornar algumas viagens possíveis financeiramente, ainda conseguimos mergulhar de cabeça nas culturas locais.

Nada como viajar e poder morar com pessoas locais para conhecer realmente um país, não é mesmo? Por isso, abaixo contamos um pouco de como foi cada experiência dessas com a plataforma Worldpackers.

Trabalho voluntário na Tailândia

Morar em Koh Phi Phi na Tailândia
Long Beach em Koh Phi Phi na Tailândia

A Tailândia foi o país que já passamos mais tempo, entre todos que já conhecemos. Então, não é por coincidência que foi lá que tivemos muitas experiências com trabalho voluntário.

Bar na praia: Esse foi nosso primeiro voluntariado com a Worldpackers sem mesmo saber como a plataforma funcionava. No entanto, foi um dos melhores trabalhos voluntários que já fizemos, já que aprendemos muito e conseguimos nos tornar pessoas mais simples.

Andressa ajudou na limpeza desse bar pé na areia, enquanto eu, Flávio, ajudava na limpeza do terreno, na parte onde ficavam os bangalôs do dono e dos voluntários. A praia era deserta e o trabalho era bem sossegado.

Nesse tempo, conhecemos outros voluntários de países diversos, como Argentina, Polônia e Japão. Nós trabalhávamos em 2 turnos, que eram 3 horas pela manhã e 2 horas pela tarde, 5 vezes por semana. Tínhamos os finais de semana livres para conhecer a região e viajar.

Em troca a gente tinha um bangalô só para a gente, o almoço e o jantar inclusos que era preparado por nós mesmos na cozinha do bar. Tudo era muito simples, por isso fica o alerta de que vale ter isso em mente quando se viaja pelo sudeste asiático.

Fazenda: Trabalhamos ajudando em uma plantação numa pequena fazenda na cidade de Hua Hin na Tailândia. A hospedagem que ficamos era bem precária, mas o trabalho era bem mais sossegado. A ajuda que demos foi de 3 horas diárias para limpar o terreno e cuidar da pequena horta.

Trabalhávamos 4 dias por semana apenas e nesse, a gente escolhia os dias de folga. Durante os dias de folga dava para conhecer a região de Hua Hin que é bem bonita, sair para comer nos mercados noturnos e curtir a praia.

Trabalho voluntário na Malásia

Corta Ondas em Langkawi
Corta Ondas em Langkawi

A Malásia foi nossa casa por um ano e meio durante o tempo de pandemia da covid-19. No entanto, tivemos a oportunidade de fazer trabalhos voluntários antes desse período por duas vezes. 

Hostel em Kuala Lumpur: Esse foi o trabalho voluntário que ficamos por mais tempo, totalizando nossos 3 meses de visto na Malásia. O hostel era bem grande, tinha duas unidades, bem no coração da Chinatown de Kuala Lumpur.

Eram cinco horas por dia, cinco dias na semana, onde ajudávamos na recepção, limpeza dos quartos, jardinagem, limpeza das roupas de cama, alimentar os animais de estimação e até na construção de poltronas de madeira e pequenos reparos. Em troca a gente tinha um quarto duplo e café da manhã à vontade.

Jardinagem em duas casas: Esse voluntariado da Worldpackers foi feito na ilha de Langkawi, um dos lugares que mais gostamos na Malásia e onde moramos alguns meses durante a pandemia.

Ajudamos a cuidar do jardim de duas casas que eram alugadas pelo Airbnb e demos vida nova aos jardins dessas casas que estavam largados a muito tempo. Eram quatro horas por dia e cinco vezes por semana. Ajudamos 

Em troca a gente tinha a hospedagem em uma casa só para a gente, uma moto para utilizar e ganhamos algumas gorjetas para alimentação. Durante nosso tempo livre a gente pegava a moto para viajar pela ilha, ir às praias e curtir o paraíso.

Trabalho voluntário na China

Laozhai Mountain em Xingping na China
Laozhai Mountain em Xingping na China

Escola de Tai Chi Chuan: Esse foi um dos trabalhos voluntários mais diferentes que fizemos pelo mundo. Nossa rotina era ajudar na escola, que além de dar aulas de Tai Chi chuan, tinha um espaço de hospedagem dos alunos.

Nós trabalhávamos cinco dias por semana em horas picadas, já que de manhã a gente ia até a feira local comprar os vegetais para o almoço e jantar. De tarde a gente só precisava limpar folhas caídas, lavar a louça do almoço e limpar algum quarto que ficasse vago. De noite a gente só lavava a louça após a janta.

O trabalho era bem sossegado, já que só tinham no máximo 4 alunos por vez, todos estrangeiros. Neste lugar a gente ganhou um quarto duplo, o café da manhã, almoço e jantar, então em vários dias a gente conseguiu zerar nossos gastos de viagem.

Trabalho voluntário na Hungria

House-Sitting-na-Hungria
Fazendo House Sitting na Hungria

A Hungria além de ser um lugar especial, nos trouxe uma viagem incrível com uma experiência sem igual. Foi em Budapeste que fizemos nosso primeiro trabalho voluntário pela Europa.

Cuidar de cachorro e gato: Esse foi o trabalho voluntário mais fácil que fizemos, pois é um trabalho parecido com House Sitting e Pet Sitting, onde ficamos tomando conta da casa de uma casal de senhores e de seu gato e cachorro.

A gente só precisava limpar a sujeira dos pets e dar comida para eles de manhã e à noite. Neste não havia folga, já que era preciso alimentar os bichinhos, mas a gente perdia apenas alguns minutos por dia fazendo isso.

Em troca tivemos um quarto da casa inteiro para a gente que tinha tudo dentro, até cozinha e banheiro. Os donos eram super gente boa e deixaram a geladeira cheia, com direito a vinho e queijos. Eles até levaram a gente ao supermercado para comprar coisas extras e pagaram tudo para a gente.

Perguntas frequentes

Worldpackers é pago??

Não é preciso pagar nada para ver as vagas, mas é preciso se tornar um membro verificado para se candidatar às vagas e ter contato com os anfitriões. Veja mais informações.

Quanto custa a Worldpackers?

A taxa para você se tornar membro é de US$49, que vai te dar acesso às vagas da plataforma por um ano. Veja mais informações.

Quais países a Worldpackers tem trabalho voluntário?

A Worldpackers está presente no mundo todo com destinos como Brasil, Chile, Argentina, Peru, Estados Unidos, Portugal e Espanha, por exemplo. Veja mais informações.

A Worldpackers é confiável?

Sim! A Worldpackers está no mercado desde 2014, e hoje é uma das empresas mais conhecidas e renomadas de trabalho voluntário no mundo. Veja mais informações.

Passeios pelo mundo

Antes de fazer as malas não esqueça de programar todos os pontos turísticos e passeios que deseja fazer pela região visitada. Essa parte não pode ficar de fora, por isso acesse agora a GetYourGuide. Veja as milhares de opções de ingressos, excursões, passeios guiados em grupo e particular, serviços de traslado e muito mais! 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x