Primeiras impressões sobre a China

por Flávio Mendes
Primeiras impressões sobre a China

Já se passaram alguns dias desde nossa chegada na China e talvez seja tempo suficiente de fazer um resuminho do que estamos achando do país e nossas primeiras impressões sobre a China. Vale dizer que não criamos a mínima expectativa do país, mas tem sido uma surpresa a cada dia.

Sabia que o Seguro Viagem Ásia é muito importante?

O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Nem precisa dizer que estamos adorando e diferentemente do que achávamos do povo chinês que vive e viaja por outras partes do mundo, aqui a coisa muda um pouco. 

Primeiras impressões sobre a China

Criamos uma listinha com as primeiras impressões sobre a China, que são muitas, entre elas a questão na limpeza e modernidade que é facilmente encontrada no país. Mas algumas dessas impressões nem foram das melhores. Aqui você vai poder saber o porquê.

1 – Limpeza foi de cara uma das primeiras impressões sobre a China

Se por um lado a higiene não é tão utilizada na preparação da comida, por outro, as ruas são extremamente limpas. Não se vê uma bituca de cigarro no chão e a limpeza é constante por funcionários, pelo menos nas maiores cidades. Apesar do grande número de chineses, as ruas e calçadas são impecáveis, não se vê uma mancha no chão ou poeira nos metrôs. Sendo essa umas das melhores e primeiras impressões sobre a China.

Limpeza das ruas da China - Primeiras impressões da China

2 – Modernidade não fica de fora dessas primeiras impressões sobre a China

Outra das primeiras impressões sobre a China que tivemos foi sobre a modernidade, pois nunca imaginamos que a China era um país tão moderno. Sempre deixamos isso para o Japão que tem essa fama. Mas essa descoberta foi uma coisa que não esperávamos e nos surpreendeu. Toda cidade tem um aeroporto e mesmo que a cidade não seja tão grande, existe linhas de metrôs que fazem a conexão.

Leia também: Seguro viagem para Ásia – Porque você deve contratar

Metrô na China

É até vergonhoso para o Brasil, que é um dos maiores países do mundo, só possuir metrô em sua capital. Sabemos que em outras cidades têm, mas nem dá pra dizer que é um metrô. Mas voltando ao assunto, as linhas são modernas, bem sinalizadas e embora grande parte da população não fale inglês, as placas estão escritas no idioma.

Pudong-skyline-de-Xangai

Não se vê um buraco no asfalto, seja lá onde for. Estivemos em uma cidade pequena, do interior, e fomos para a área mais rural e até mesmo lá, tudo era muito bem preservado. O transporte público é moderno e novo, sendo boa parte dos ônibus elétricos.

3 – Praticidade

Mesmo os principais sites e redes sociais sendo bloqueados na China, outros tomam conta do lugar e fazem o trabalho muito bem feito. É o caso do WeChat, uma espécie de WhatsApp que não é bloqueado no país e é utilizado por todos. Nele, além do tão famoso bate-papo, é possível fazer pagamentos com o WePay. Não importa onde você for, você vai ver um QR Code onde é possível aproximar seu celular e fazer o pagamento.

QR-Code-China-Restaurante

É utilizado em mercados, restaurantes, ônibus, metrôs e até na quitanda do seu Zé. Dinheiro e cartão de credito não são vistos por aqui. Tudo é pago com a aproximação do celular. Em alguns pequenos restaurantes que comemos, vimos as pessoas chegando, fazendo o pedido, aproximando o celular do QR Code fixado na parede, pagando, comendo e indo embora, sem falar mais nada.

4 – Educação

Viajando por outros países da Ásia, da Europa e até mesmo pelo Brasil, não é difícil de achar os grupos de chineses que viajantes. E não é nenhuma novidade que a educação deles não é aquelas coisas.

A quarta das nossas primeiras impressões sobre a China, é sobre furar fila. Resumindo é um hobbie no país, bem como pedir licença pra passar não existe pra maioria. Se acostume a isso e não passe stress. Nós já sabíamos disso e até já estamos acostumados com isso, mas tinha ouvido dizer que por aqui as coisas seriam mais suaves.

De certo modo sim, parece que esses sem educação que trombamos fora da China, são na verdade os que tem mais grana e mais oportunidade de viajar. Por aqui vimos um povo sorridente, mais simpático, principalmente nas cidades menores e se você falar um pouco da lingua deles.

Por se tratar de um povo fechado, com uma cultura totalmente diferente da nossa, a primeira impressão que fica é que são sem educação. Mas basta dar um sorriso, tentar se comunicar que as coisas mudam.

5 – Motos

As motos são o meio de transporte mais utilizado na Ásia. Seja pela praticidade ou pela economia, elas são utilizadas por todos. Mas por aqui a coisa muda um pouco. A população chinesa é uma das maiores do mundo e praticamente todos utilizam uma moto.

Excesso de motos na China

O problema é que por aqui não existe muita regra pra isso. Eles podem andar pelas ciclovias, pelas calçadas e buzinando para os pedestres saírem da frente, mesmo estando na calçada. O que dificulta e nos assusta um pouco é que boa partes dessas motos são elétricas e não fazem barulho.

Motos-na-China

Quando você vê, tem um chinês passando raspando por você quase te atropelando. Vale andar sempre atento, mesmo estando na calçada ou quando estiver atravessando a rua, pois eles costumam furar o sinal vermelho.

6 – Banheiros

Já estivemos em muitos países da Ásia e até moramos em alguns deles e não é nenhuma novidade o banheiro ao estilo asiático. Muitos lugares ainda preservam suas características do passado, sendo aquele vaso enfiado no chão onde você faz suas necessidades de cócoras.

Banheiro-asiatico

A diferença é que aqui boa parte dos banheiros públicos são dessa forma, não importando se a cidade é turística ou não. Em cidades mais isoladas até vimos um tipo diferente de banheiro, com uma trincheira no chão, uma espécie de canal, que conecta todos os boxes, formando um canal de c****.

E uma dica importante. Mesmo se tratando de banheiros de shoppings, muitos deles não disponibilizam papel higiênico e alguns até vendem em máquinas. E aqui não tem aquele negócio de ducha higiênica, então carregue sempre o seu para não passar por apuros.

7 – Comida

Seguindo a lista das nossas primeiras impressões sobre a China, ao contrário do que imaginamos, a comida chinesa não é tão apimentada. Pelo menos pra gente que ama pimenta, mas normalmente tem pimenta a parte nas mesas para colocar. Então se comparada com Tailândia e Malásia, vai ser fácil experimentar de tudo no pais.

Leia também: 11 lanches e petiscos da culinária chinesa para experimentar

Você vai achar os dumplings, muito arroz e noodles em todo lugar. São a comida mais barata, principalmente se compradas em pequenos restaurantes locais. Os derivados do leite e até mesmo são bem caros e vendidos só em mercados grandes.

Dumplings-primeiras-impressões-sobre-a-China

Carne vermelha também é rara, mas o frango, pato e o porco são utilizados em quase tudo. Se sua pergunta é se eles realmente comem cachorros, a resposta é sim, mas ainda não vimos. Na verdade eles comem tudo que se move e tem vida.

Andando pelo mercado em Xangai, vimos aquários com peixes vivos, prontos para serem comprados e comidos. E em aquários separados tinham até sapos e tartarugas. Na feira é normal ver galinhas em gaiolas esperando para serem vendidas e eles matam ali mesmo, na frente de todos.

8 – Língua

A língua é algo bem difícil por aqui. Praticamente ninguém fala inglês, nem mesmo arranha algumas palavras. Prepare seu google tradutor e fique craque nas mímicas, pois será necessário utilizar até nos lugares mais turísticos.

Letreiros-chineses-na-China

9 – Internet e redes sociais

Muitos sites e até as principais redes sociais e aplicativos não funcionam no país. Isso envolve o Facebook, Instagram, Google e todos os sites que fazem parte do grupo (Google Maps, Google Tradutor, etc) WhatsApp e por aí vai.

Os chineses têm seus próprios Apps e redes sociais. Se não quiser ficar incomunicável, será necessário utilizar um aplicativo de VPN, que faz a conexão do seu celular ou computador em outro país. Isso faz liberar tudo que é bloqueado aqui na China. Sobre isso falaremos em outro post. Veja 6 aplicativos essenciais para viajar para a China.

Considerações finais

A China é mesmo um país incrível e descobrimos isso diariamente. Nossa estadia será longa e iremos mostrar as curiosidades dia a dia, assim que conhecermos outros locais. E você, tem alguma dica para dar? Conta aqui pra gente!


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio na China


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x