Onde ficar em Istambul: 7 Melhores bairros e hotéis

por Flávio Mendes

Saber onde ficar Istambul é a dúvida que vem à mente de quem planeja uma viagem pela maior cidade da Turquia. Isso porque Istambul é uma cidade grande, que faz parte de dois continentes (Europa e Ásia) e achar a melhor localização vai fazer a diferença na hora de sair para conhecer a cidade.

Istambul se divide basicamente entre três grandes áreas: Cidade Velha, lado asiático e a parte moderna da cidade. Dentro dessas regiões, estão os principais bairros com os melhores hotéis em Istambul.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Distritos e bairros de Istambul

Antes de falar sobre qual é o melhor bairro para ficar em Istambul, vamos entender como se dividem as cidades da Turquia. A cidade de Istambul é dividida em distritos, esses que são pequenos territórios dentro de Istambul (não bairros). Cada distrito desses tem seus próprios bairros.

Como exemplo temos: Istambul (cidade) – Beyoğlu (distrito que fica dentro de Istambul) – Karaköy (bairro, que fica dentro do distrito de Beyoğlu). Veja o exemplo no mapa abaixo.

Mapa Beyoglu em Istambul
Mapa Beyoglu em Istambul

Distritos onde ficam as principais atrações turísticas de Istambul:

Beyoğlu: é toda região nova de Istambul, acima do Corno de Ouro, o estreito de água que divide em duas a parte européia.
Fatih: corresponde a Cidade Velha e outras partes abaixo do Corno de Ouro.
Kadıköy e Üsküdar: ficam do lado asiático, pro lado direito do Estreito de Bósforo, o grande braço de água que corre na vertical e liga o Mar Negro ao Mar de Mármara.

Para facilitar, vamos utilizar neste artigo apenas os principais bairros de Istambul, desconsiderando os distritos, focando em pequenas regiões. Na ordem, estão três bairros do lado antigo, três bairros do lado novo e um bairro do lado asiático de Istambul.

Onde ficar em Istambul: Melhores bairros e opções de hotéis

Nesse artigo você vai encontrar os melhores bairros onde ficar em Istambul. Por isso, contaremos um pouco sobre a história do bairro e o que ele oferece. Além disso, iremos dar algumas dicas de hotéis, pousadas e hostels em Istambul.

Veja abaixo quais são os melhores bairros de Istambul para ficar. Se preferir, basta clicar para ir direto ao tópico desejado:

Para ver mais detalhes sobre cada hospedagem, iremos deixar os links que são do site Booking.com, nosso parceiro aqui no blog. O Booking é nossa recomendação, porque já testamos diversas vezes e aprovamos.

Você até pode fazer sua reserva direto pelos links que disponibilizamos e o melhor de tudo é que você não paga nada a mais por isso, mas ajuda o blog a continuar produzindo conteúdo gratuito. Por outro lado, o Booking nos paga uma pequena comissão por cada reserva feita e concluída.

Sultanahmet

Casa do bairro Sultanahmet em Istambul Turquia
Sultanahmet

É no bairro de Sultanahmet que fica a Cidade Velha de Istambul, que já foi o centro do império bizantino e otomano. É nesse bairro que estão a Mesquita Azul, construída em 1603 a pedido do Sultão Ahmed e a Catedral de Santa Sofia, que já foi catedral e museu, mas hoje é uma mesquita.

Ao lado dessas duas construções fica a praça onde funcionava o Hipódromo de Constantinopla e junto a ele o Museu de Arte Turca e Islâmica, além de monumentos antigos.

A região que fica entre a praça do hipódromo e o mar, tem hotéis e restaurantes com comida turca bem legais. Apesar de ser o lugar que acumula mais gente na cidade, acaba sendo calma. Para quem procura um lugar para ficar em Istambul no meio de Sultanahmet, mas que seja mais silencioso, essa é a recomendação.

Leia também: Visto para Turquia – 6 formas de viajar e morar no país

O bairro de Sultanahmet tem os melhores hotéis para ficar em Istambul, já que as principais redes hoteleiras estão por lá. Por outro lado, os preços são mais elevados já que eles ficam colados aos principais pontos turísticos de Istambul.

A vantagem de ficar hospedado por lá é poder fazer tudo a pé, pois estará a poucos metros dos principais pontos. Sem contar que, dependendo do hotel que você ficar, a vista da janela será espetacular, porque muitos deles tem terraços e restaurantes no topo.

Abaixo nossas dicas de hospedagem em Sultanahmet:

  • Para quem procura por hotéis de luxo em Istambul, o Four Seasons Hotel Sultanahmet fica colado à Catedral de Santa Sofia e por isso tem a melhor vista de todas.
  • Da mesma forma, está o Seven Hills Hotel, com luxo e com vista espetacular fica pois também tem quartos e restaurantes virados para a catedral.
  • Mais em conta, porém muito bem decorado e com ótima nota temos o Sultan Tughra, que fica em um casarão nas ruas ao lado.
  • De frente pra Mesquita Azul tem o Sultanahmet Palace Hotel, com restaurante no terraço e vista para o Mar de Mármara, ou seja, é perfeito.

Opções econômicas de hotéis em Sultanahmet:

  • O Pruva tem ótima nota no Booking, fica em um predinho muito bem decorado e perto do centro.
  • O Perapolis Hotel, apesar de ser econômico, é muito bem decorado e tem vista para o mar.
  • O Ararat Hotel é simples e barato, mas está de frente pra Mesquita Azul e tem até quartos com vista pra ela. Ainda tem restaurante no terraço com vista pro mar.

Eminonu (Eminönü)

Bairro Eminonu em Istambul Turquia
Eminonu

É o bairro que fica colado ao Sultanahmet. Ele se estende desde a Ponte Gálata até a Ponte Atatürk e indo até a avenida principal que passa por trás do Grande Bazar e o Bazar das Especiarias. Metade do bairro é tomado pelo Grande Bazar, assim como as lojas que ficam no seu entorno e pode se tornar barulhento durante o dia.

Fique de olho se o hotel que você for ficar tem isolamento acústico, pois o excesso de mesquitas na região pode incomodar durante o horário das orações, que acontecem até mesmo antes do sol nascer.

Se você optar por ficar na região próxima do Corno de Ouro, tente ver se sua hospedagem tem uma vista legal. Por ser uma região com ladeiras, vai te render boas fotos, já que muitos hotéis nessa região, mesmo não sendo de luxo, tem uma vista bem legal das pontes e do Estreito de Bósforo.

Já a outra parte do bairro tem a universidade de Istambul, que é uma região mais arrumadinha, com restaurantes variados e opções de onde ficar em Istambul. Para quem quer ficar perto da Cidade Velha, mas pagando um pouco mais barato, recomendamos essa região.

Recomendamos os lugares abaixo para se hospedar em Eminönü:

  • De frente pra Mesquita Suleymaniye, fica o Burckin Suleymaniye, todo em estilo clássico e com um restaurante bem legal no terraço com vista da cidade.
  • O Sorriso Hotel Due fica perto da universidade e é uma ótima opção de hospedagem na região.
  • O Celal Aga Konagi Metro é uma opção de hotel com piscina em Istambul, além de spa, sauna e banho turco.

Alternativas de hospedagem econômica em Eminönü:

  • O Duran Apart fica de frente pro Corno de Ouro e tem até cozinha no quarto, ótimo para quem quer economizar com comida.
  • O Asir Hotel&Suites é uma opção ultra econômica na região.
  • O Suleymaniye Hotel Old City é uma alternativa boa e barata bem ao lado do Mercado das Especiarias e do Grande Bazar.

Balat

Bairro Balat em Istambul
Casas coloridas de Balat

Ainda do lado antigo de Istambul, seguindo adiante, um pouco mais afastado do bairro de Eminönü, fica o bairro de Balat. No passado já foi lar de comunidades armênias, judaicas e gregas e agora atrai muitos turistas em busca de uma foto perfeita na frente de suas casinhas coloridas.

Acreditamos ser um bom lugar para ficar hospedado em Istambul, tirando a quantidade de turistas que acabam incomodando a vida dos moradores locais querendo fazer a foto perfeita para o Instagram.

Apesar de atrair muitos turistas, o bairro mesmo não é turístico e para quem procura algo mais autêntico, essa é mais uma opção de onde ficar em Istambul. Em conclusão, o bairro ainda fica de frente para o Corno de Ouro, no alto de uma montanha.

Essas são algumas opções de lugares para ficar em Balat:

Gálata

Torre Galata e distrito galado com o corde de ouro em Istambul na Turquia
Galata

O bairro recebe o nome da sua principal atração, a Torre de Gálata. Essa torre já serviu como forte que protegia essa região e mas atualmente é um dos pontos turísticos de Istambul. É um bairro com muitas lojas de material de construção e a parte baixa costuma ficar mais deserta durante a noite.

A única desvantagem de ficar por lá é ter que subir ladeira. Tirando isso, é um ótimo bairro, já que fica entre a Cidade Velha e a Nova, pertinho de tudo. Tem ótimas opções de hospedagem barata, que definitivamente vale a pena para quem quer economizar.

A região é bem provida de cafés, restaurantes e bares, que costumam ser mais em conta do que nas outras partes da cidade. O Istiklal Caddesi, que é um bulevar bem legal, fica na região e conecta Gálata à Praça Taksim. Nesse bulevar tem lojas de roupa, restaurantes e muitas lojas de doces turcos. Por último, vale comentar que há um bondinho corta a região de ponta a ponta.

Algumas recomendações de onde ficar em Gálata:

Opções econômicas de hospedagem em Gálata:

  • O Hotel Devman fica perto da Torre de Gálata e tem uma boa nota.
  • O Galata West Hostel é uma opção de hostel em Istambul, além de ter quartos privativos.
  • Em conclusão aos hotéis baratos em Istambul no bairro de Gálata o The PeraPort Hotel só tem vantagens.

Karakoy (Karaköy)

Onde-ficar-em-Istambul-Karakoy
Karakoy

Ao lado do bairro de Gálata, mas na parte baixa, bem ao lado do Estreito de Bósforo, fica o pequeno bairro de Karaköy. Ele é um bairro bem antigo, que existe desde a época do império bizantino e sempre serviu de região portuária.

Esses vestígios ainda são encontrados na região, como pedaços da muralha que protegia essa parte da cidade. Além disso, a Torre de Gálata, que está no bairro ao lado e é um dos marcos da cidade.

O bairro ficou abandonado por muitos anos, mas de um tempo pra cá novas construções começaram aparecer, dentre elas, hotéis muito bons. Enquanto andávamos pela região vimos que muita coisa ainda está sendo construída, dando cara nova ao bairro.

Apesar de estar tudo fechado por causa da pandemia, existem muitos bares e restaurantes legais, espalhados por becos e ruelas com grafites. Para quem procura onde ficar em Istambul e quer uma vida noturna agitada, bem como ficar pertinho das melhores regiões da cidade, recomendamos ficar hospedado lá.

O ferry de Karaköy é outra opção de quem precisa atravessar para o lado asiático de Istambul, já que os barcos partem de lá, passam pela Cidade Velha para depois atravessar pro outro lado do estreito.

Opções de hospedagem em Karaköy:

Algumas opções econômicas em Karaköy:

Besiktas (Beşiktaş)

Besiktas
Besiktas

Beşiktaş é um dos distritos de Istambul, mas dentro dele também existe um bairro chamado Beşiktaş. Esse bairro fica bem atrás de Gálata e Karaköy, ou seja, margeia o Estreito de Bósforo.

Para quem quer ficar um pouco mais afastado, mas ao lado do mar, essa pode ser a escolha. É nesse bairro que fica o Palácio Dolmabahçe, que já foi o principal centro administrativo do império otomano e atualmente está aberto a visitação.

Ali perto também fica a Ponte do Bósforo, que de noite fica toda iluminada e é um dos cartões postais de Istambul. Por fim, Beşiktaş é um ótimo bairro para ficar em Istambul, mesmo estando afastado do centro histórico.

Opções de hotéis em Beşiktaş:

Algumas opções econômicas em Beşiktaş:

Moda

Bairro mOda como uma opção de onde ficar em Istambul
Moda

O bairro Moda é residencial que fica do lado asiático de Istambul. É uma boa pedida para quem quer ficar em um bairro mais autêntico e ao mesmo tempo economizar.

Esse bairro residencial é formado por várias ruas com predinhos de 3 andares, restaurantes e cafés, tem ruas bem arborizadas e que margeiam parte do estreito de Bósforo, assim como o Mar de Mármara. A região é ótima para quem deseja alugar um apartamento em Istambul.

É ali pertinho que fica o mercado de peixe, que sempre tem várias barraquinhas com todo tipo de frutos do mar. Além disso, tem restaurantes que preparam pratos do mar.

Melhores hotéis para ficar em Moda:

Algumas opções baratas para ficar em Istambul:

  • O Moda Drei tem opção de quarto privativo, bem como dormitório compartilhado.
  • O Pasha Moda Hotel tem vista pro Bósforo e terraço na cobertura.
  • O Loka Suites tem valor que cabe no bolso e acima de tudo, é bem avaliado.

Qual é o melhor bairro para ficar em Istambul?

A nossa opinião sobre o melhor bairro para se hospedar em Istambul fica para Gálata e arredores. Foi o bairro onde ficamos e recomendamos porque é um meio termo entre a parte antiga e a nova de Istambul.

Para fazer essa escolha, juntamos o bom preço da acomodação, a localização e boas opções de lugares para comer. O único inconveniente são as ladeiras, mas nada que vá estragar sua viagem.

De onde ficamos até a Cidade Velha, a pé, gastávamos menos de 20 minutos, ainda mais que já dava pra ir curtindo a região, do jeito que gostamos.

Tem algumas estações de metrô próximas, mas se desejar usar o bonde elétrico, será necessário descer as ladeiras até a avenida que separa Gálata de Karaköy. Além disso, dá pra ir a pé até a praça Taksim e toda a região, que é bem legal de ser conhecida.

Contudo, se você pode gastar um pouco mais e seu tempo é limitado em Istambul, recomendamos ficar na Cidade Velha. Nada mau acordar, abrir a janela e ver a Mesquita Azul ou a Catedral de Santa Sofia bem de frente, né?!

Quer saber mais sobre Istambul? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Istambul, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e as principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Istambul

Agora que você já escolheu onde ficar em Istambul, que tal já garantir os ingressos das principais atrações e viajar com tudo certo? A cidade é recheada de atrações, como museus, centros históricos, mesquitas e dá até para fazer um passeio de barco em Istambul se desejar.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x