Yangshuo é uma pequena cidade conhecida pela sua beleza natural deslumbrante. Situada em uma região cercada por montanhas às margens do Rio Li, aqui o tempo passa devagar, proporcionando uma atmosfera relaxante. Yangshuo faz parte da rota de quem viaja para Guilin, na região de Guangxi, ao sul da China. Apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que fazer em Yangshuo, e cada cantinho guarda surpresas para os visitantes.
A maioria das atividades em Yangshuo ocorre ao ar livre, o que pode explicar por que o destino é um dos mais atrativos para turistas estrangeiros na China. Esse foi um dos motivos que nos levou a escolher Yangshuo para nosso primeiro trabalho voluntário no país, e a experiência foi incrível.
O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Como Chegar
O ponto de partida para quem vai a Yangshuo normalmente é Guilin, que fica a cerca de 60 km ao norte. Guilin possui um aeroporto com voos diários de diversas partes da China. De lá, você pode optar por um transfer (que é mais caro, mas muito mais confortável) ou pegar um ônibus.
Em frente à estação de trem, você encontrará várias pessoas oferecendo transporte. Eles te levam de tuk-tuk até uma avenida mais afastada, que teoricamente é a estação de ônibus, de onde você seguirá viagem para Yangshuo. Nós escolhemos esse meio de transporte, pois chovia muito e não conseguimos ir para a rua pegar carona.
Onde Ficar
A região da West Street é a mais bem localizada, mas outras áreas ao redor também não ficam longe dos principais pontos turísticos. Durante as três semanas em que fizemos trabalho voluntário na cidade, mesmo estando um pouco mais afastados, conseguíamos ir a pé até o centro facilmente.
Alguns hotéis e hostels bem recomendados em Yangshuo são:
- Climbers Inn Yangshuo
- Yangshuo River View Hotel
- Lisa Boutique Hotel
- Atour Hotel
- Yangshuo EMOJI YOUTH HOSTEL
- Showbiz Hostel
O que Fazer em Yangshuo a Pé
Como a cidade é bem pequena, pode ser facilmente explorada a pé. Pelo menos na região central, você pode realizar várias atividades a partir do seu hotel.
West Street
Durante o dia ou à noite, a região da West Street é o ponto central da cidade. Aqui acontece de tudo, com muitos restaurantes ocidentais e diversas lojas para comprar souvenirs, além de uma feirinha de artesanato e muita diversão. Portanto, não deixe de dar uma volta por lá em diferentes horários do seu dia.
Yangshuo Park
Esse parque fica do lado oposto à estação de ônibus de Yangshuo. Definitivamente, é um local interessante para visitar no final da tarde e observar o ritmo de vida dos moradores locais.
Você verá grupos de senhores jogando cartas e mulheres conversando para passar o tempo. Além disso, é muito comum ver grupos de mulheres dançando e pessoas cantando nas praças ao final do dia.
Liu San Jie Impression Light Show
O show de luzes acontece na East Street, que é outra área turística da cidade, embora menor que a West Street. Nessa rua, você encontrará alguns restaurantes e a atração principal: o show que conta histórias e contos chineses. O espetáculo acontece todos os dias à noite, e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência através do link disponível pela GetYourGuide aqui no blog.
Passeio de Barco no Rio Li
Um dos passeios mais imperdíveis em Yangshuo é o passeio de barco pelo Rio Li. Este passeio não só oferece uma forma diferente de apreciar o fantástico cenário das montanhas da cidade, como também proporciona momentos de tranquilidade e conexão com a natureza. O barco imita uma jangada de bambu, embora possua motor e assentos confortáveis para até quatro pessoas.
O passeio é altamente recomendado para quem deseja explorar a beleza deslumbrante da região. Para facilitar sua experiência, você pode comprar os ingressos para o passeio de barco no Rio Li pelo GetYourGuide, pois é uma plataforma confiável que oferece uma variedade de opções para você aproveitar ao máximo sua viagem.
Conhecer uma “Praia”
Encontramos um cantinho no Rio Li que poderia ser chamado de praia. Para chegar lá, você precisa cruzar a Big Bridge, a maior ponte da cidade, e, ao final dela, esperar no acostamento para atravessar para o outro lado e descer por uma ladeira.
Ao chegar à margem do rio, escolha um ponto para relaxar. É um lugar sossegado, perfeito para um piquenique enquanto observa os barquinhos passando.
O que Fazer em Yangshuo usando Bicicleta ou Moto
Ao caminhar pela cidade, é possível encontrar locais para alugar ou fazer passeios em grupo de bicicletas ou motos elétricas. Isso permite explorar atividades mais distantes do centro. Os pontos de aluguel estão após a rotatória da G321, uma estrada nacional. A rota mais famosa é conhecida como Ten Miles Gallery.
Butterfly Spring
O Butterfly Spring é um parque com 36 mil metros quadrados, localizado a apenas 4 km do centro de Yangshuo. Logo na entrada, você será recebido por uma borboleta gigante. No parque, há um hall de exibição com mais de 10 mil modelos de 300 borboletas diferentes. Além disso, há uma gruta com estalactites de diversos formatos e um jardim repleto de borboletas vivendo em harmonia com a natureza.
Moon Hill
Para quem tem espírito aventureiro, subir o Moon Hill é uma ótima pedida, pois a montanha tem um cume perfurado por um grande buraco redondo. Dizem que, quem já subiu, pode ver a lua minguante, a lua cheia, a lua crescente e até eclipses lunares. Ao passar pela estrada, você já pode apreciar a montanha e ter uma visão incrível do seu formato de lua.
Silver Cave
A Silver Cave é a maior caverna de Guilin, com 2 mil metros e impressionantes 16 andares. Essa caverna é famosa por suas estalactites de cristal que brilham prateadas com as luzes colocadas no interior, por isso, ela é chamada de caverna de prata.
Passeio de Jangada no Rio Yulong
Outra alternativa para o passeio de barco de bambu é o trajeto pelo Rio Yulong. Nesse passeio, os barcos não têm motor, ou seja, o condutor usa uma vara de bambu para empurrar a jangada durante todo o trajeto. As jangadas são pequenas, levando apenas duas pessoas por vez.
Em todo o Rio Yulong, há diversos pontos para realizar o passeio. O trajeto completo, da ponte Jinlong até a ponte Gongnong, custa ¥260 para duas pessoas. Se você precisar escolher entre os dois passeios, a dica é optar pelo Yulong, que parece ser muito mais relaxante.
Vila Jiu Xian
Essa vila fica a aproximadamente 15 km do centro de Yangshuo. Visitamos em um dia ensolarado e foi uma ótima experiência ver que o tempo parecia ter parado por lá. Em apenas uma ou duas horas, você pode explorar a vila e apreciar o que há de melhor na região, como casas antigas com arquitetura típica chinesa e plantações de batata-doce e outros legumes. Se você quiser fazer uma pausa, há alguns restaurantes na área para almoçar.
Xingping
A bela região de Xingping é uma vila de pescadores que se assemelha a uma miniatura de Yangshuo, mas é ainda mais charmosa e menos turística. É aqui que se encontra o cenário estampado no verso da nota de 20 Yuan. Você pode fazer um bate-volta saindo de Yangshuo, que fica a apenas 25 km, ou se hospedar na vila, como fizemos e recomendamos.
Explore os Passeios em Yangshuo
Yangshuo é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura, e por isso oferece uma variedade de passeios que proporcionam experiências inesquecíveis. Desde o encantador passeio de barco pelo Rio Li, onde você poderá admirar as impressionantes formações rochosas e a paisagem serena, até a emocionante caminhada até Moon Hill, com vistas deslumbrantes da região, há algo para todos os gostos.
Outras opções incluem a visita à Silver Cave, famosa por suas estalactites brilhantes, e um passeio relaxante de jangada pelo tranquilo Rio Yulong, que garante momentos de paz e conexão com a natureza.
Para garantir suas experiências em Yangshuo, recomendo que você compre seus ingressos com antecedência. Confira as opções disponíveis abaixo e prepare-se para uma viagem memorável!
Oi! Vocês fizeram o passeio para Xingping sozinhos? E falam mandarim? Quero fazer essa viagem também com mais uma pessoa, mas estamos pensando se é melhor ir sozinhas ou com um guia.
Oi Mariana, a gente viajou sozinho mesmo. Aliás, viajamos por toda China sem guia ou passeios, pegamos diversas caronas, conhecemos muitas pessoas e fomos pra diversas cidades grandes e pequenas. Também não falamos mandarim, e por isso usamos app de tradução o tempo todo. Se tiver disposição e estiver aberta pra passar alguns perregues, pode ir sozinha sem medo! Se preferir fazer passeios guiados, faz as reservas usando os links que estão aqui no blog com a Get Your Guide, pois terá informações completas e você ve as linguas que os guia falam.
Abraços!!