O que fazer em Lviv, a capital da cultura da Ucrânia

por Andressa Silva

Capital cultural da Ucrânia, falar sobre o que fazer em Lviv não será difícil. Apesar da cidade ser pequena e seu centro histórico menor ainda, nós achamos bastante coisa para conhecer na cidade.

Lviv fica no lado oeste da Ucrânia, quase na fronteira com a Polônia, por isso, ela tem grande influência do país vizinho. Por outro lado, a cidade carrega em sua história os traços da Europa Central e Oriental, fazendo de lá um lugar único.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo vamos deixar dicas sobre a cidade e atrações para visitar. Portanto deixamos a lista de temas para você clicar se quiser ir direto ao assunto desejado.

Como chegar em Lviv

Quem quiser sair do Brasil direto para Lviv vai encontrar um pouco de dificuldades, pois não há voos diretos. Porém, você poderá fazer uma conexão pela Europa e seguir viagem para a cidade. Quem já está na Europa, consegue ir com mais facilidade, pois há várias formas de chegar. 

Avião: O aeroporto da cidade se chama Danylo Halytskyi International Airport Lviv com a sigla LWO. Por lá chegam voos de várias cidades da Europa como Londres, Viena e a capital da Ucrânia, Kiev.

Transfer: Para sair do aeroporto para o seu hotel, a alternativa mais confortável é contratar o serviço de transfer na chegada. Isso porque o motorista vai te esperar no portão de desembarque e te deixará direto no hotel, sem stress. Você também pode contratar o traslado de partida se for pegar um voo de saída do país.

Carro: Quem já está na europa, pode alugar um carro para viajar pra lá. Dessa forma, você vai poder chegar à cidade com rapidez e conforto. Você também pode alugar um carro para rodar o país, podendo pegar o veículo no aeroporto ou no centro de Lviv mesmo.

Ônibus: Há diversas rotas que partem e chegam de Lviv, sendo as mais populares para Odessa, Kiev dentro do país, bem como para cidades da Polônia. Para ver os melhores trechos e valores, nós sempre usamos o site da 12Go, que é nosso parceiro aqui no site.

Trem: As rotas de trem pelo país são oferecidas pela Ukrainian Railways que também estão disponíveis no site da 12Go. Eles têm até cabines com camas para viagens de longo período e a noite.

Excursão: Por fim, vale comentar da excursão de Kiev para Lviv que pode ser uma boa alternativa para quem não tem muito tempo para viajar pelo país.

Quanto tempo ficar em Lviv

Como falamos anteriormente, a cidade é pequena, mas isso não quer dizer que não há muito o que fazer em Lviv. Contudo, podemos dizer que se você ficar 2 dias na cidade poderá conhecer as principais atrações. 

Se você puder ficar pelo menos mais um dia, poderá fazer algumas atividades culturais. Além disso, pode provar as bebidas e a culinária no estilo comunista, por exemplo, ou degustação de vinhos ucranianos.

Onde ficar em Lviv

Rua com 7 nomes de Lviv, Ucrânia
Rua de Lviv com 7 nomes

Primeiramente, a melhor opção é ficar no centro histórico, mas mesmo que você fique alguns quilômetros de distância do centro, terá fácil acesso a parte histórica da cidade. Por isso, colocamos algumas opções de hospedagem a fim de poupar seu tempo buscando o hotel para ficar em Lviv.

Ghostel: Quem gosta de hostel com clima jovem, vai ter uma boa gama de opções na cidade, como este hostel medieval. Nele você entra no clima da cidade e fica bem acomodado.

Lviv Central Jam Hotel: Para aqueles que buscam quarto duplo ou individual com bons valores e boa qualidade, este hotel 3 estrelas é uma boa alternativa. Ele tem diárias acessíveis com boas comodidades.

Jam Hotel Hnatyuka: Outro hotel 3 estrelas com boa nota o que mostra bons serviços e conforto. Além disso, o local tem um ambiente alegre e moderno, que faz a estadia ser ainda melhor.

Astoria Hotel: É perfeito para quem busca mais luxo, pois este hotel 4 estrelas garante bons dias de descanso durante a sua viagem. Os quartos são belíssimos e você ainda pode contar com bar, restaurante e muito mais.

Leopolis Hotel: Este é uma opção 5 estrelas para quem quer viajar com sofisticação. Ficar nele é sinônimo de ter tudo nas mãos, pois fica no coração da cidade antiga. E quando estiver cansado, o spa está à disposição com banho filandês e diversos tratamentos.

Veja todas as opções de hospedagem em Lviv e escolha um local para passar seus dias na cidade. Não esqueça das diversas vantagens de reservar seu hotel com antecedência no Booking.com.

O que fazer em Lviv

Achar o que fazer em Lviv será bem fácil, sendo possível fazer muito programa a céu aberto, ou seja, sem pagar por isso. Nesse post vamos apresentar os pontos de visitação com seu nome em português, assim como em ucraniano para que você possa achar com maior facilidade no Google Maps.

Museu Arsenal (Музей-Арсенал)

Museu Arsenal em Lviv na Ucrânia
Museu Arsenal

O museu faz contraste com a cidade, pois fica numa antiga muralha de defesa da cidade antiga. Ao entrar nele, você será surpreendido com todos os tipos de armaduras, espadas e armamentos de guerra. A coleção do museu é de armas antigas do mundo todo, vindas de mais de 30 países. 

  • Endereço: Pidvalna St, 5.
  • Horários: Aberto diariamente das 10h às 17h, exceto às quartas-feiras. 
  • Preço: 50 UAH.

Igreja da Assunção, Torre Kornyakta (Успенська церква, вежа Корнякта)

Essa igreja tem uma grande importância para a história de Lviv, pois foi construída toda em estilo renascentista no século 16. Se você estiver na cidade num fim de semana, aproveite para sair cedo no domingo e ver as senhorinhas que vão à igreja, para a missa ortodoxa.

  • Endereço: Ruska St, 5/7.
  • Horários: Aberto diariamente das 08h às 10h e das 17h às 19h.
  • Preço: Gratuito.

Catedral Dominicana (Домініканський собор)

Centro da cidade em Lviv
Centro da cidade em Lviv

Existem várias histórias ao redor dessa igreja, mas uma delas fala que originalmente o local era de uma igreja gótica e depois foi construída a igreja e mosteiro dominicano. Tudo só foi possível por causa de doações feitas pela Polônia. 

Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja serviu de depósito. Após a desocupação, voltou a ser usada como igreja. Assim sendo, o nome permaneceu como o de hoje em dia, Igreja Católica Grega da Sagrada Eucaristia.

Ao lado da catedral está a estátua do famoso desenhista Nikifor Krynicki e atrás está o monumento em homenagem a Ivan Fedorov, o grande escritor de Lviv e pioneiro da impressão em papel.

  • Endereço: Praça Muzeina.
  • Horários: Aberto diariamente das 10h às 18h, exceto às segundas-feiras.
  • Preço: 5 UAH

Torre de Pólvora (Порохова вежа)

A torre de pólvora é uma das únicas estruturas da fortificação de Lviv que sobreviveram em estado original. A fortificação é incrível com suas paredes de 2,5 metros de espessura, mas serviu como armazenamento de pólvora e assim surgiu seu nome. 

Atualmente funciona uma loja de lembrancinhas, um café no térreo e espaço artístico e cultural. Você poderá ver o painel decorativo de cerâmica, esculturas e objetos populares que estão em exposição. 

  • Endereço: Pidvalna, 4.
  • Horários: Aberto de terça a domingo das 12h às 20h.
  • Preço: Gratuito.

Pátio Italiano (Італійське подвір’я)

O pátio italiano é uma das obras de arte do século 17 que foram deixadas em Lviv, tanto que faz parte do conjunto de museus da cidade. Nessa casa você vai poder conhecer e ver a estrutura de um típico pátio italiano em estilo renascentista, com toque das antigas tradições de construção local.

Seu prédio de 3 andares, com corredores e galerias abertas, faz com que a acústica do local seja ótima para apresentações musicais. Uma vez que passe por perto, não deixe de tomar um cafézinho, ouvir um pouco de música e relaxar. 

  • Endereço: Praça Rynok, 6.
  • Horários: Aberto diariamente das 10h às 23h30.
  • Preço: 10 UAH.  

Câmara Municipal ou Prefeitura de Lviv (Львівська міська рада)

Prefeitura de Lviv na Ucrânia
Prefeitura de Lviv

Consideramos como o ponto central da cidade antiga de Lviv, agrupando grande parte da história da cidade em um único local. A começar pelo próprio prédio da câmara municipal da cidade com suas 4 fontes, sendo uma em cada ponta. 

As fontes são chamadas de Diana, Netuno, Adonis e Amphitrite e você pode conhecer mais detalhes num passeio guiado. Você também pode ir à Farmácia-Museu, onde funcionou a primeira farmácia da cidade, aberta em 1735.

Ao redor, ainda estão o Museu da História Antiga (Львівський історичний музей), o Museu de História de Lviv (Львівський історичний музей) e o Museu dos Tesouros Históricos (Музей історичних коштовностей). 

  • Endereço: Praça Rynok, 1.
  • Horários: Aberto de segunda a sexta das 9h às 18h.
  • Preço: Gratuito.

Capela da Família Boim (Каплиця Боїмів)

Considerado um dos locais mais bonitos da cidade, a pequena capela da poderosa família Boim de Lviv tem seu exterior representado por figuras de santidades de forma excessiva, se comparado a outras igrejas. Além disso, seu interior tem decoração no teto representando o céu e o paraíso.

Você pode conhecer a capela com um guia, fazendo um passeio pela cidade velha. O guia é especializado e te contará a história da capela e de tantos outros locais de Lviv. 

  • Endereço: Praça Katedralna, 1.
  • Horários: Aberto de terça a sexta das 11h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h.
  • Preço: 50 UAH.

Catedral Latina de Lviv (Латинський собор Львова)

Logo atrás da Capela da Família Boim você vai ver a Basílica Arquitetônica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria que também é chamada de Catedral Latina de Lviv. Ela é um ícone do século 14 com seu interior colorido. 

Sua história passou pelo comunismo e chegou a ser um museu do ateísmo quando foi ocupada pelos russos. Por lá acontecem muitos casamentos e você pode ter a sorte de presenciar um quando estiver por lá. 

  • Endereço: Praça Katedralna, 7.
  • Horários: Aberto de segunda a sábado das 8h30 às 17h e domingos e feriados das 14h às 17h30
  • Preço: Gratuito.

Quarteirão Armênio (Вірменський квартал)

Bairro Armênio em Lviv, Ucrânia
Bairro Armênio em Lviv

O Quarteirão Armênio é cheio de histórias onde os peregrinos vinham para se encontrar e tentar recriar a sua pátria. Quando estiver pela região, observe os prédios históricos, pois alguns deles tem uma placa contando um pouco do local. A catedral armênia também não pode passar em branco então faça uma visita ao local.

  • Endereço:  Virmens’ka St, 7.
  • Horários: 24h.
  • Preço: Gratuito.

Academia Nacional de Ópera e Balé de Lviv (Львівський Національний Академічний театр опери та балету ім)

Ópera Academia Nacional de Ballet Lviv
Academia Nacional

A casa de ópera e balé da cidade fica num prédio central cheio de beleza externa e internamente. A princípio, você pode entrar e dar uma espiada durante o dia, se der sorte de pegar ela aberta.

Contudo, a melhor opção é assistir um espetáculo na academia. Acessando o site e reservando com antecedência, você pode conseguir ingressos a partir de 50 UAH. Horário de abertura e valor será de acordo com a apresentação de ópera ou balé do dia.

Outra opção é fazer o passeio das obras primas austríacas de Lviv, já que ele começa pela casa de ópera. Além disso, o passeio com guia explora diversos locais que também fazem parte do tempo austríaco na cidade. 

Montanha do Castelo (Високий замок)

Um dos pontos mais altos de Lviv, é essa a montanha onde existiu o castelo da cidade no século 14. Atualmente só dá para ver um pouco das ruínas do castelo que ainda estão por lá, mas mesmo assim, vale visitar.

Apesar de ter uma longa subida, o esforço compensa para que você tenha a melhor vista da cidade toda. Portanto, tente ir em um dia ensolarado para ver o pôr do sol lá de cima e ter um dia inesquecível em Lviv

Passeios em Lviv

Com todas as informações sobre o que fazer em Lviv, é hora de se programar e reservar os seus passeios. Por isso, deixamos abaixo várias opções de tour pela cidade histórica e excursões por outras regiões perto de Lviv. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
MARIA Medeiros
MARIA Medeiros
4 anos atrás

Gostei bastante. Ajudou a montar meu roteiro. Obrigado

Flávio Mendes
Admin
4 anos atrás
Responder para  MARIA Medeiros

Olá Maria

Que bom que pudemos te ajudar, ficamos felizes.

Abraços

Lucio
Lucio
3 anos atrás

Muito bom.

Flávio Mendes
Admin
3 anos atrás
Responder para  Lucio

Valeuu!!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x