O que fazer em Odessa, litoral da Ucrânia

por Andressa Silva

Uma cidade ao sul da Ucrânia com população de menos de 1 milhão de habitantes, Odessa é conhecida como a pérola do Mar Negro. A cidade chamou nossa atenção e fomos ver o que fazer em Odessa, pois é um destino pouco explorado por brasileiros.

Odessa é uma cidade portuária, tem a história marcada pela Rússia imperial, e é super conhecida pelas suas praias no lindo Mar Negro. Por isso, também escolhemos ir para lá, ainda mais depois de 6 meses numa viagem de volta ao mundo em pleno inverno.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Antes de seguir para as informações sobre o que fazer em Odessa, vamos falar sobre algumas informações relevantes da cidade. Portanto, abaixo deixamos a lista com os assuntos abordados para você ir direto ao ponto que deseja.

Como chegar em Odessa

A rota mais comum para quem chega em Odessa é indo de Kiev, como foi o nosso caso ou partindo de Chisinau, na Moldávia. Contudo, essa rota é feita por terra, já que o acesso é fácil.

Quem parte do Brasil, deve ir para Europa e depois pegar um vôos para Odessa, já que não existe voo direto. Portanto, busque o Aeroporto Internacional  de Odessa – ODS, que recebe voos da Turquia, Polônia e República Checa, por exemplo.

A melhor opção é pegar um transfer do aeroporto para o hotel ou quem sabe alugar um carro para você ter mais conforto e rapidez. Nós recomendamos fortemente fazer a reserva com antecedência e se programar nesses casos.

Saindo de Kiev existem duas opções para viajar por terra. A primeira delas é de trem, saindo da estação Kiev Passazhirskiy, numa viagem de 7 a 13h30m. Os bilhetes podem ser comprados a partir do site da 12Go, nossa parceira de transportes.

A segunda opção é de ônibus numa viagem que dura de 5h a 8h. Há vários horários e empresas que fazem essa rota todos os dias, ou seja, chegue na rodoviária e compre o ticket antes do embarque. Fique atento, pois em Kiev tem a estação principal chamada Kyyivsʹkyy Tsentralʹnyy Avtovokzal Que, e a estação Vydubychi.

A partir de Chisinau também é possível pegar o trem numa viagem de quase 4h, porém somente nas sextas e sábados ele funciona. Apesar disso, existem ônibus e vans que estão disponíveis todos os dias em vários horários.

Por fim, é importante falar que existem duas estações de ônibus em Odessa, a Avtovokzal Odessa (internacional) e a Avtovokzal Privozque, no centro da cidade. Para seguir a sua viagem, clique aqui para ver as rotas partindo de lá, pois há diversas possibilidades seja de trem ou ônibus.

Onde ficar em Odessa

O-que-fazer-em-Odessa

Por ser uma cidade turística, é fácil achar onde se hospedar em Odessa e principalmente para quem quer ficar no centrinho. Além disso, Odessa tem uma boa gama de hospedagem que vai do caro ao barato.

O centro da cidade é onde você vai fazer praticamente tudo. Por lá estão os principais pontos turísticos que falaremos neste post, bem como bares e restaurantes.

Veja abaixo nossas sugestões para se hospedar em Odessa: 

  • Começando pelos hostels, o Hipstel é aconchegante, colorido e alegre, além de ter acomodações confortáveis.
  • Outra opção de hostel é o Dream Mini Hostel que também podemos chamar de pousada, já que tem quartos duplos e familiares com banheiros privativos.
  • O Poet Art Hotel tem boa qualidade, quartos espaçosos e valores bem agradáveis para o que oferece.
  • Quem busca um pouco mais de luxo, o Wine&Pillow Hotel by Frapolli é um 4 estrelas com excelentes acomodações.
  • Por fim, o Il Decameron Clubhouse tem 5 estrelas, é super luxuoso e garante bons serviços, conforto e sofisticação na sua estadia.

Para ver todas as opções para ficar na cidade, clique aqui.

Como se locomover em Odessa

Em Odessa existem 2 tipos de transporte público que são de baixa qualidade. Os pequenos ônibus, chamados de marshrutka, estão normalmente lotados, mas dependendo da rota e horário, talvez dê sorte.

A outra opção de transporte público na cidade é o tram, que no geral são bem velhos e também vivem lotados. Quando saímos da estação de ônibus até o nosso hostel, ele foi a opção que escolhemos, pois achávamos que seria mais rápido, porém eles acabam ficando presos no trânsito porque seus trilhos estão na mesma pista dos carros.

Um fato curioso é que em Odessa, diferente das outras cidades que visitamos na Ucrânia, no transporte você pode subir por qualquer porta. Por outro lado, você só pode descer pela frente e o pagamento é feito nessa hora para o motorista. 

Outro fato interessante é que ambos os tipos de transporte de lá param em todos os pontos e não tem aquele botãozinho para pedir a parada.

Lembrando que para quem precisar pegar algum transporte, o Uber funciona tranquilamente. Como a cidade é pequena, acredito que você só vai precisar usar algum transporte na chegada e saída, mas pode pegar um transfer ou ir até as praias mais distantes.

Quando ir para Odessa

Odessa é uma cidade litorânea e por isso a melhor época para visitar é no período de verão. Nós estivemos na cidade em março e as temperaturas ainda estavam entre 10°C e 15°C, mas no dia de sol deu para aproveitar um pouco. 

Por incrível que pareça vimos pessoas com roupas de banho na praia nesta temperatura que acabamos de falar. Embora o sol esteja forte, se você vem do Brasil, com certeza não vai conseguir ficar com trajes de banho nesse clima.

Em resumo, os melhores meses são junho, julho e agosto onde as temperaturas ficam na casa dos 27°C. Os meses antes e depois do verão, que são maio e setembro, ainda dá para aproveitar o sol e a praia, pois as temperaturas ficam em torno de 20°C.

O que fazer em Odessa

Para ajudar no seu planejamento e para você saber o que fazer em Odessa, vamos colocar aqui as atrações que conhecemos em alguns dias. Portanto, aproveite as dicas e de acordo com os dias que ficar na cidade, monte um roteiro.

Praias de Odessa

Praia-de-Otrada-o-que-fazer-em-odessa
Praia de Otrada

Banhada pelo Mar Negro, Odessa é uma cidade litorânea com praias lindas. Durante o verão elas são destino de milhares de turistas que vão aproveitar o mar da região. Portanto, abaixo falamos um pouco sobre cada uma que conhecemos.

Praia de Otrada: Comece o dia cedo indo até essa praia, para tomar um banho de sol e mar. Em seguida caminhe pelas pedras que formam uma espécie de píer para relaxar um pouco por lá. Você pode continuar a caminhada sentido norte para conhecer a Yellow Stone e tomar um drink em um dos diversos bares e restaurantes que estão por lá.

Praia de Langeron: Depois de passar a pracinha você vai estar na outra praia chamada Langeron. Portanto, siga até o final e você ainda verá diversas opções de restaurantes e bares na região, bem como resorts com spa. Ao final da praia, o único caminho é para o parque e o porto da cidade.

Praia de Arcadia: Essa praia fica mais distante do centro de Odessa, mas por outro lado, é a mais agitada da região. Nela você vai encontrar um parque de diversões, restaurantes e bares por todos os lados.

Parque Taras Shevchenko

Estadio-FC-Chornomorets-Odessa
Estadio FC Chornomorets

Esse parque é enorme e é a extensão da praia para a cidade. Por lá você pode conhecer lugares como por exemplo o arco Langeron, o monumento Unknown Sailor, o centro de cultura Ginestra e uma parte do forte.

Na mesma região, tem o Estádio do FC Chornomorets Odessa que também pode ser visitado. Contudo, a visitação é no museu do futebol que pode ser bem interessante para quem gosta do assunto.

  • Endereço: Marazliivska St;
  • Horário: Aberto 24 horas;
  • Entrada: Gratuita.

Museus em Odessa

Ruas-Odessa-Ucrania

Saindo da praça e seguindo para o centro histórico você pode subir a escadaria Lanzheronivs’kyi e conhecer alguns museus. Nessa região há opções para visitação como o Museu de Literatura de Odessa e o Museu Arqueológico de Odessa, por exemplo.

O Museu arqueológico está num prédio histórico e o museu em si é um dos mais antigos do país. Já o Museu de Literatura está num casarão com exposições de escritores locais importantes.

Todos falam sobre a história da cidade, sua formação e sobre as pessoas e fatos que passaram por ali. Fazer a visita a esses locais é uma boa oportunidade de conhecer mais sobre a cidade e o país de forma geral.

Uma coisa bem legal é que o museu da literatura tem dias de entrada gratuita. Para você aproveitar essa gratuidade deve visitar no dia 18 de maio que é Dia Internacional dos Museus e 1 de junho que é Dia das Crianças.

  • Endereço: Ambos ficam na Rua Lanzheronivs’ka;
  • Horário: Os dois ficam abertos de terça a domingo das 10h às 17h.
  • Entrada: O museu arqueológico custa 100 UAH para adultos e 50 UAH para crianças. O museu de literatura custa a partir de 40 UAH para adultos e 25 UAH para crianças de acordo com a exposição escolhida.

Academia Teatral de Ópera e Balé Nacional de Odessa

Teatro-Ballet-Nacional-Odessa-Ucrania

Na sua lista do que fazer em Odessa, não pode faltar o imponente prédio da ópera nacional. Ele é o teatro mais antigo da cidade, foi inaugurado em 1810 e tem uma importância histórica muito forte para Odessa.

Sua acústica e beleza interior são muito elogiadas, por isso aproveite para assistir um dos seus espetáculos no local ou fazer o passeio. Há diversas opções de passeios dentro do teatro para conhecer os luxuosos salões e corredores, bem como ir para o museu do local.

  • Endereço: Chaikovs’koho Ln, 1;
  • Horário: Aberto todos os dias das 12h às 18h, bem como nos horários dos espetáculos;
  • Entrada: Espectáculos custam a partir de 35 UAH.

Parque Istanbul

Parque-Istambul-Odessa
Parque Istambul

Ir ao Parque Istambul é outra atividade que você deve fazer em Odessa, pois é um oásis em meio a cidade, mas não foi sempre assim. O parque e suas encostas foram colonizados a 2500 anos atrás, servia de área militar e onde ficava o lixão da cidade. 

Quem visita o local hoje em dia nem acredita que ali também foi o lixão da cidade. Ele foi todo reformado para que possamos visitar locais como a Prefeitura da Cidade e o Museu a Céu Aberto, por exemplo, que mostra uma escavação do século 8. 

Escadaria-Potemkin-Odessa
Escadaria Potemkin

No meio do parque está a famosa Escadaria Potemkin que foi cenário do filme Battleship Potemkin de 1925 e que fala sobre a Revolução Russa de 1905. Depois de reformada, essa escadaria se tornou um dos pontos principais da cidade, ainda mais com a Odessa Funicular e a Estátua do Duc de Richelieu.

Quase no final do parque é possível visitar o palácio Vorontsov do século 19 que pertenceu ao príncipe Mikhail Semyonovich Vorontsov. Mas antes você pode ir à frente da casa de uma parede só, chamada de “Witch House” of Odessa.

  • Endereço: Prymorskyi Blvd;
  • Horário: Aberto 24 horas;
  • Entrada: Gratuita.

Odessa City Garden

Rua-Derybasivska-Odessa

No jardim central de Odessa e na famosa Rua Deribasovskaya, você vai encontrar a maior concentração de bares, restaurantes e lojas da cidade. Essa rua é bem movimentada, sendo possível encontrar de tudo um pouco.

Aproveite para fazer compras, provar a culinária local ou quem sabe se divertir num dos diversos bares da região. Nós, por exemplo, fomos na rua para várias refeições, ainda mais porque há uma grande variedade.

  • Endereço: Deribasovskaya St;
  • Horário: Aberto 24 horas;
  • Entrada: Gratuita.

Catedral Spaso-Preobrazhensky

Quem busca um programa diferente para entrar na lista do que fazer em Odessa, indicamos um local de paz em meio a cidade, a Catedral Spaso-Preobrazhensky. Ela foi a primeira e atualmente é a principal igreja da cidade, bem como é um monumento de 1794 e a mais bonita catedral russa ortodoxa da região. 

Ao redor da catedral há um parque onde você pode caminhar e ver o ritmo de vida local. Por fim, aproveite para ver o monumento a Mikhail Vorontsov, que foi marechal, governador de Novorossiya e governador da Bessarábia.

  • Endereço: Soborna Square, 3;
  • Horário: Aberto todos os dias das 7h às 19h;
  • Entrada: Gratuita.

Mercado Privoz

Para saber o que fazer em Odessa entrando totalmente no dia a dia dos moradores locais, indicamos ir ao Privoz. Quem gosta de mercado como a gente, vai curtir esse mercadão para conhecer um pouco mais da cultura local. 

Esse mercado é típico da região desde 1827, vendendo frutas e verduras frescas, bem como objetos de segunda mão e roupas baratas.

  • Endereço: Pryvozna St, 14;
  • Horário: Aberto todos os dias das 7h às 19h;
  • Entrada: Gratuita.

Catacumbas de Odessa

Quem gosta de fazer coisas diferentes, pode conhecer as catacumbas de Odessa, um enorme complexo de túneis e labirintos debaixo da terra. São três andares que chegam a 60 metros de profundidade para visitar e conhecer a história do local.

Para ter acesso às catacumbas, só através de agência, pois é necessário ter um guia para andar lá. O Muzey-Zapovidnyk e o Museu “Secrets of Underground Odessa” estão na mesma região e contam mais da história do local.

Passeios em Odessa

Agora que você viu o que fazer em Odessa, fica mais claro se programar e fazer um roteiro. Contudo, para você ter uma experiência completa, recomendamos que faça passeios guiados pela cidade para ter mais informações. Além disso, não esqueça de fazer as reservas dos ingressos e passeios com antecedência para ter uma viagem perfeita.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ana Paula
2 anos atrás

Morro de vontade de voltar pra Ucrânia! Fomos em 2019 mas acabamos pulando Odessa, mas quero muito ir pra lá ainda!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x