Achar o que fazer em Kiev não será tarefa difícil, já que a capital da Ucrânia tem coisas de sobra para conhecer. Visitar o país estava em nossos planos desde a época que moramos em Dublin em 2014.
Porém naquela época estourou uma guerra na fronteira leste com a Rússia, na região da Crimeia e desde então, mudamos esses planos. É claro que com nosso retorno para Europa não íamos perder a chance de incluí-la no roteiro novamente, ainda mais lendo que a região que iríamos visitar é bem segura.
Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Abaixo estão as principais atrações da cidade e temas abordados neste post para você ir direto ao ponto clicando nelas:
- Quando visitar a Ucrânia
- Como chegar no país
- Como se locomover em Kiev
- Onde ficar e dicas de hotéis
- O que fazer em Kiev
- Praça da Independência
- Portão Dourado de kiev
- Catedral de Santa Sofia
- Mosteiro de São Miguel
- Catedral de São Vladimir
- Igreja de Santo André
- Praça Kontraktova
- Museu Nacional de Chernobyl
- Hydropark Kiev
- O que fazer em Kiev de graça
- Roteiro de 1 e 2 dias em Kiev
- Passeios em Kiev
Quando visitar a Ucrânia
Visitamos a Ucrânia no final do inverno e mesmo assim, ainda fazia muito frio. Venta muito no país, o que faz com que a sensação térmica caia ainda mais. Acreditamos que a melhor época para visitar a Ucrânia seja entre maio a agosto, o verão europeu.
No período do verão a temperatura varia entre 10oC e 25oC, ou seja, o clima é bom e você poderá passear o dia todo tranquilamente. Já no inverno espere temperaturas entre 0oC e -10oC, o que pede algumas paradas para se aquecer e se tiver neve, fica difícil de se locomover.
Portanto, recomendamos que tente sempre viajar nos meses de verão ou meia estação. Dessa forma, poderá aproveitar ainda mais os seus dias na cidade e poderá conhecer o que há de melhor em Kiev.
Como chegar na Ucrânia
Não existem voos diretos saindo do Brasil, por isso você terá que fazer uma parada pela Europa antes de entrar no país. Quem já está na Europa a coisa fica mais fácil, pois há mais opções de transporte. Nós fomos de ônibus saindo da Polônia, mas também é possível ir de trem ou com alguma cia aérea de baixo custo europeia.
Avião: Companhias como Lufthansa e Air France, por exemplo, conectam o Brasil à Ucrânia. As escalas podem ser feitas em cidades como Frankfurt, Paris e muitas outras. Na cidade existem 2 aeroportos que são o Aeroporto Internacional de Kiev-Boryspil e o Aeroporto Internacional Igor Sikorsky Kyiv – Zhuliany.
Transfer: Ao chegar de avião em Kiev, você pode contratar o serviço de transfer saindo de Boryspil até o seu hotel ou saindo do Aeroporto de Zhulyany. Essa será a forma mais confortável de chegar no centro da cidade e no caminho contrário também.
Carro: Ao desembarcar, você também pode alugar um carro para chegar ao centro e se locomover pela cidade. Esta é uma boa opção para quem está na Europa e quer fazer uma road trip pelos países da região.
Ônibus: As rotas mais comuns de ônibus são as que vêm de cidades da própria Ucrânia como Lviv e Odessa, ou de países vizinhos como Moldávia, Polônia e Rússia, por exemplo. Costumamos utilizar muito os ônibus durante nossas viagens pela Europa. Indicamos o site 12Go que faz a pesquisa de preços e rotas para o seu trajeto.
Trem: Os trens são bem utilizados para se locomover dentro da Ucrânia e talvez sejam a forma mais econômica de ir de uma cidade a outra. Você também pode encontrar as melhores rotas e preços no 12Go em Kiev.
Como se locomover pela cidade
O transporte público de Kiev é antigo e desgastado, mas quebra o galho até para quem se hospedou distante do centro como nós. O metrô possui apenas 3 linhas e várias estações espalhadas pelo centro. As estações são belíssimas, tanto que existe até um passeio guiado para conhecer as mais bonitas.
Em locais que o metrô não chega, ainda é possível pegar o bonde ou ônibus, custando 8 UAH e 7 UAH respectivamente. Esses 2 servem toda a cidade e é fácil de traçar a rota usando o Google Maps.
Onde ficar em Kiev
Kiev é bem grande e o metrô não chega em todas as regiões da cidade. Tendo isso em vista, prefira ficar no centro, perto das principais atrações da cidade. Quando fomos, acabamos pegando um apartamento longe do centro e tínhamos que usar o transporte todos os dias.
Veja abaixo algumas opções que recomendamos para a sua estadia em Kiev:
Z-Hostel: Para começar com uma opção mais barata, este hotel é bem bacana para os mochileiros e viajantes solo. O legal é que ele é bem completo com vários espaços comuns e lockers individuais.
Golden Gate Inn: Esta é uma opção de hotel 3 estrelas para quem busca um pouco mais de conforto e privacidade. A localização é muito boa, pois está no centro e perto de diversas atrações e restaurantes.
Best Kiev Apartment: Outro hotel com 3 estrelas que oferece bons quartos. As comodidades são excelentes e você poderá passar seus dias em Kiev num apartamento espaçoso e completo.
Kyiv City Centre: Quem busca um lugar com mais conforto ainda, pode contar com este hotel da Radisson Blu. Todo o espaço tem uma decoração moderna e elegante, os quartos são bem confortáveis e aconchegantes.
Opera Hotel: Este é o hotel 5 estrelas com melhor nota da cidade. Nele você terá garantia de qualidade em atendimento, conforto, luxo e sofisticação. Além disso, você pode contar com academia, spa, bar e restaurante no local.
Veja todas as opções de hospedagem em Kiev e faça a sua reserva com antecedência!
O que fazer em Kiev, Ucrânia
A Ucrânia respira cultura e por todas as cidades que passamos vimos muitas óperas, balés e teatros por toda a parte. Se você tem o sonho de assistir a uma ópera, mas tem medo dos preços que podem custar um ingresso, a Ucrânia é o local ideal pra isso.
O país também é bem religioso, por isso você vai conhecer catedrais de todos os formatos e cores. Nesse post reunimos tudo o que há de melhor para ver e fazer em Kiev, com as principais atrações da cidade.
Praça da Independência (Майдан Незалежності)
Esta é a praça central da cidade, também conhecida como Maidan Nezalezhnosti que serviu de palco para diversas revoluções que aconteceram no país. Desde 1990 ela tem sido usada como espaço para diversas manifestações políticas que acontecem no país.
É bem bonita para fotografar, mas fica lotada de turistas e pessoas fantasiadas querendo tirar foto com você ou com animais. Portanto tenha atenção para não cair nas pegadinhas que algumas dessas pessoas possam armar.
Ao visitar a Praça da Independência, percebemos que ela é um dos principais pontos de encontro da cidade, inclusive para quem vai fazer city tour com guia. Além disso, é a partir dela que você pode começar o seu roteiro em Kiev independente de quantos dias vai passar.
Portão Dourado de Kiev (Музей Золоті ворота)
Mais conhecido como Golden Gate, o portão dourado de Kiev era onde ficava a principal entrada da cidade medieval de Kiev. O portão que existe atualmente é um réplica que foi construída em 1982, pois foram deixados poucos vestígios.
Junto a ele existiam mais dois portões que formavam a fortaleza de Kiev. Contudo, estes portões ficavam em outros pontos da cidade, foram destruídos em antigas invasões e por isso não é possível fazer uma visita completa.
No local atualmente existe um centro de informações turísticas e um pequeno museu que você pode visitar. Uma boa opção é fazer um tour com guia que vai te contar mais detalhes sobre o local, incluindo a entrada no museu.
Catedral de Santa Sofia (Софійський собор Київ)
Mal tínhamos cruzado a fronteira da Polônia com a Ucrânia e percebemos que o país era bem religioso. Pela estrada tinham vilas com pequenas casas e igrejas aos montes. Na capital a coisa não muda, para todo lado é possível achar uma catedral, em maior parte ortodoxa, a religião mais praticada no país.
Uma delas é a Catedral de Santa Sofia que é uma das mais importantes e imponentes da cidade. Ela foi construída em 1037, tem 13 cúpulas douradas, vários mosaicos e afrescos e é toda em estilo barroco.
Além disso, ela guarda túmulos de diversos príncipes de Kiev, incluindo o de Yaroslav, o sábio. Você pode fazer um passeio por ela, que também inclui a visita ao portão dourado com um guia local.
Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas (Михайлівський золотоверхий монастир)
Esse monastério se destaca com suas cúpulas douradas e suas paredes azuis que valem a visita. Ele foi demolido pelos soviéticos nos anos 30, mas foi reconstruído no final dos anos 90, o que faz sua estrutura ser bem nova.
Este mosteiro fica bem perto da Catedral de Santa Sofia, sendo possível seguir como um roteiro. Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Volodymyrska Hill, um parque imenso que fica na parte de trás do monastério.
Catedral de São Vladimir (Володимирський кафедральний собор)
A catedral de São Vladimir é outra construção imponente da igreja ortodoxa em Kiev. Ela foi construída no final do século 19 como forma de comemoração dos 900 anos do cristianismo ortodoxo. Seu exterior amarelo com suas cúpulas azuis chamam a atenção de longe.
Todo esse capricho e importância, faz dela a catedral-mãe da Igreja Ortodoxa Ucraniana. Você pode assistir a missa que acontece durante a semana às 8h e 17h e nos finais de semana às 7h, 10h e 17h.
Igreja de Santo André (Андріївська церква)
A igreja de Santo André foi construída entre 1747 e 1754, sendo a maior igreja no estilo barroco na cidade. Ela faz parte do Santuário Nacional de Sophia de Kiev e tem extrema importância para a cidade.
Por fim, não deixe de andar pela ladeira que passa ao lado da igreja. São dezenas de barraquinhas que vendem pinturas e artesanato local. Aproveite para fazer compras e levar lembrancinhas para casa.
Praça Kontraktova (Контрактова площа)
No final da ladeira que está ao lado da Igreja de Santo André, você vai ver uma praça com alguns restaurantes e uma roda gigante. Ela também é conhecida como Praça dos Contratos, pois no passado era um importante centro econômico e cultural de Kiev.
Atualmente a praça é utilizada para as festividades públicas e quando visitamos tinha muita gente por lá. Se quiser, você pode aproveitar para lanchar e se divertir um pouco.
Museu Nacional de Chernobyl (Український національний музей Чорнобиль)
Museu dedicado ao desastre que aconteceu quando o reator da usina nuclear chamada Chernobyl explodiu na cidade de Pripyat, que fica ao norte de Kiev. O museu tem uma vasta coleção de artefatos coletados no local, que foi um dos maiores desastres da história.
A ida ao museu é uma boa alternativa para completar a visita a Chernobyl e Pripyat. Portanto, não deixe de visitar a Zona de Exclusão num passeio com guia para ver em loco a área do desastre.
Hydropark Kiev (Гідропарк)
Durante o verão, um trecho do rio Dnieper vira uma praia e faz a alegria dos ucranianos. Portanto um centro de lazer foi criado entre as ilhas Venetian e Dolobetsk, com atrações e esportes aquáticos.
Se você visitar a cidade durante o verão, não deixe de ir nesse lugar pois é super bacana. Além de visitar, você poderá ver como é a vida do morador local e vai poder interagir mais com o pessoal da cidade.
O que fazer em Kiev de graça
Muitas atrações de Kiev já tem entrada gratuita e por isso a viagem acaba sendo barateada. Contudo, para entrar nos museus e atrações principais você precisará pagar. Além disso, você pode fazer um ou mais free walking tour em Kiev.
Abaixo estão as 4 opções que existem na cidade para você explorar com um guia.
Free tour por Kiev: Este é um dos passeios em Kiev que passa pelos principais monumentos da cidade. Ele passa por alguns dos pontos de visitação que nós mencionamos neste post, mas com o free tour você terá mais detalhes com o guia.
Mistérios e lendas de Kiev: Com este passeio gratuito em Kiev, você vai passar por lugares que fazem parte das lendas da cidade. O guia vai te apresentar um novo lado de Kiev.
Kiev soviética: Esse tour explora o lado soviético que Kiev viveu durante anos. Neste passeio você vai passar por alguns locais diferentes como o Estádio Olímpico de Kiev, por exemplo.
Free tour no bairro Podil: Passeio a pé gratuito em Kiev que mostra uma histórica da cidade baixa, passando por áreas portuárias e pontos turísticos interessantes.
Roteiro em Kiev
Seguindo todos os pontos turísticos mencionados neste artigo, você consegue fazer um roteiro em Kiev. Contudo, quero deixar mais detalhes e uma lista na ordem de atração que você pode ir para fazer um circuito de 1 ou 2 dias.
Roteiro para fazer em Kiev em 1 dia
Bem, para começar a Praça de Independência é nosso ponto de partida. Aproveite a região para ver o comércio, restaurantes e cafeterias. Se ainda não tomou café da manhã, esta é uma boa forma para começar o seu dia.
Caminhe até o Golden Gate e faça a visita ao museu que tem em seu interior. Em seguida visite a Catedral de Santa Sofia e se deslumbre com suas cúpulas douradas, pois o próximo ponto de parada é o Museu Nacional para conhecer mais sobre o país.
A essa hora você já deve estar com fome, por isso recomendamos fazer uma pausa em algum dos diversos restaurantes da região. Para continuar o roteiro, indicamos visitar a Igreja de Santo André e a Praça Kontraktova.
Na praça está o Museu de Chernobyl e o Museu Hetman, que são dois pontos de visitação na cidade. Dessa forma, é possível encerrar o primeiro dia, retornar ao hotel e descansar para sair a noite.
Se você só tiver um dia, volte em sentido à Igreja de Santo André e visite o Mosteiro de São Miguel. Vá ao parque atrás para caminhar se quiser e depois a Catedral de São Vladimir e a Ópera Nacional.
Roteiro em Kiev de 2 dias
Para outro dia, você pode partir novamente da Praça da Independência. Por lá estão duas opções de museus interessantes se você quiser entrar, que são o Museu de Águas-vivas, um dos poucos no mundo e o Museu Nacional de Artes.
Depois visite o Mosteiro de São Miguel e vá passear pelo parque que tem atrás. No parque você pode pegar o funicular, que é mais uma atração bacana. De lá, indico que pegue um transporte até o Hidropark.
Logo depois, vá para o Palácio Mariyinsky e a Casa com Quimeras, duas atrações bem legais da cidade. Se já quiser fazer uma parada para almoço, você estará na parte de trás da praça principal, por isso há várias opções de restaurantes.
Em seguida, você poderá visitar alguns museus que ficam numa região só. Alguns deles são o Museu de História de Kiev, o Museu de Literatura, o Museu de Arte Oriental e o Museu Taras Shevchenko, por exemplo.
Por fim, as atrações são a Catedral de São Vladimir que nós falamos sobre ela anteriormente e a Ópera Nacional. Aproveite para assistir a um espetáculo ou ver os horários que estão disponíveis para ir depois.
Passeios em Kiev
Com todas as informações do que fazer em Kiev e um roteiro em mãos, é hora de fazer as suas reservas. Nada como contratar um guia e ter os ingressos antecipados para fazer uma viagem mais tranquila. Por isso, deixamos abaixo várias opções de passeios em Kiev oferecidos pela Get Your Guide, nosso parceiro aqui no blog.