Roteiro em Irkutsk, Rússia: As melhores atrações da cidade

por Andressa Silva

Irkutsk é uma das principais cidades turísticas da Rússia, seja por ter um dos melhores acessos para o lago Baikal ou por estar no meio da Ferrovia Transiberiana. É fácil fazer um roteiro em Irkutsk, pois há uma rota turística chamada ‘linha verde’.

No centro da cidade, definitivamente há muito o que ver e conhecer dos mais de 300 anos de história da cidade. Portanto, quem deseja conhecer Irkutsk de forma rápida, prática e fácil, é só seguir este roteiro que deixamos disponível.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Nosso roteiro em Irkutsk tem 30 atrações que estão na lista abaixo, contudo se quiser ir direto a algum, é só clicar nos links a seguir.

  1. Monumento do Imperador Alexandre III
  2. Biblioteca da Universidade de Irkutsk
  3. Museu Etnográfico
  4. Teatro de Drama Okhlopkov
  5. Monumento de Vladimir Lenin
  6. Banco Russo-Asiático
  7. Universidade de economia e direito de Baikal
  8. Igreja do Arcanjo Michael
  9. Museu de Belas Artes Sukachev
  10. Casa Educativa de Bazanov
  11. Monumento à amizade entre a Rússia e o Japão
  12. Prefeitura de Irkutsk
  13. Praça Kirov
  14. Casa dos Sovietes
  15. Igreja Católica Romana Polonesa
  16. Igreja de Nosso Salvador
  17. Complexo memorial chama eterna
  18. Catedral da Epifania
  19. Arco do Triunfo de Moscou
  20. Centro de Arte e Exposições
  21. Mansão de Joshua Fineberg
  22. Palácio do Sr. Vtoroff
  23. Mansão do Comerciante Trapeznikoff
  24. 1a Rua Arsenalskaya
  25. Grande Hotel
  26. Museu da Natureza
  27. Cinema Art Decadence
  28. Teatro Regional de Irkutsk
  29. Teatro da Juventude e Hall Filarmônico
  30.  Igreja da Exaltação da Cruz

Roteiro em Irkutsk na linha verde

O roteiro em Irkutsk é feito pela linha verde que passa nas principais ruas do centro da cidade. Você verá uma linha verde no chão, que guia a pessoa pelos 30 principais pontos da cidade num percurso de 5km. 

Você levará em torno de 3 horas para fazer todo o percurso deste roteiro em Irkutsk. Em cada local dessa rota há uma placa contando mais detalhes da história. Dessa forma, você vai conhecer a história das atrações e vai complementar as suas atividades pela cidade

Vamos mostrar aqui a lista de pontos turísticos da linha verde com uma breve explicação do que é cada um. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer tudo, mas vimos os principais locais e mais bonitos.

Comece o roteiro partindo do seu hotel em Irkutsk para qualquer um desses pontos que mostramos. Isso só é possível porque a linha verde começa e acaba na mesma região, ou seja, tem um sistema circular onde a atração 1 fica ao lado da atração 30.

1 – Monumento do Imperador Alexandre III

O monumento foi feito para comemorar a construção da Ferrovia Transiberiana, por ligar a Rússia aos extremos orientais. Contudo, a estátua do Imperador Alexandre II foi demolida e um obelisco foi posto em seu lugar. 

Só próximo ao centenário da Transiberiana é que o monumento foi reconstruído. Hoje em dia o monumento possui mais detalhes do que o original, mas continuou sendo a estátua do Imperador Alexandre III.

2 – Biblioteca da Universidade de Irkutsk

A mansão conhecida como “The White House” foi construída toda em pedra. Depois de queimada e destruída, foi reconstruída da mesma forma da original. Anos depois ela foi comprada pelo governo para virar residência do Governador Geral da Sibéria Oriental. 

Em menos de um século passou a ser parte da Universidade de Irkutsk, que transformou o espaço numa das maiores bibliotecas de pesquisa da Rússia. Dessa forma, ela faz parte do roteiro em Irkutsk e você pode visitá-la.

3 –  Museu Etnográfico

O Museu Etnográfico de Irkutsk é um dos museus mais antigos da Rússia. Ele é basicamente um complexo que inclui as exposições do museu, uma biblioteca, bem como há salas que são parte do governo para assuntos administrativos da cidade. Este museu é todo construído em estilo mourisco, ou seja, você poderá conhecer uma estrutura diferenciada na cidade. 

4 – Teatro de Drama Okhlopkov

O teatro e academia de drama são um orgulho para a cidade e não poderia ficar fora do roteiro em Irkutsk. A princípio, o local foi construído por moradores ricos da região, mas hoje é considerado a pérola da arquitetura da cidade por sua estrutura imponente.

Aproveite a sua viagem a Irkutsk e veja a programação do teatro ao passar por lá, pois poderá aproveitar a oportunidade para assistir a um espetáculo. Dessa forma, você fará um programa dois em um, conhecendo o local e vendo uma peça.

5 – Monumento de Vladimir Lenin

Lenin é homenageado em todo o país de diversas formas e em Irkutsk não poderia ser diferente. Portanto, construíram uma estátua de bronze que fica na rua com o nome do herói nacional e é uma das principais atrações da cidade.

6 – Banco Russo-Asiático

O Banco Russo-Asiático foi um dos maiores bancos da Rússia pré-revolucionária. Por isso, ele funcionava num prédio histórico que foi construído em 1912 e teve grande importância no país. Hoje em dia funciona uma policlínica no local, mas vale a visita.

7 – Universidade de Economia e Direito de Baikal

O espaço onde hoje funciona a Universidade de Economia e Direito de Baikal começou sua história como colégio ”Alexander and Mary”. Isso porque o prédio foi feito em homenagem ao 25º aniversário do casamento do imperador Alexandre III e Maria Fiodorovna. 

No entanto, o local virou uma instituição soviética e anos depois passou a ser uma instituição de finanças e economia. Entre tantos anos de história, o espaço passou a ser uma universidade focada em economia e direito.

8 – Igreja do Arcanjo Michael

Também conhecida como Santa Harlampy, esta foi a primeira igreja de Harlampievskaya. Ela foi construída em 1739, inicialmente em madeira, mas anos depois a igreja foi fortificada com pilares e paredes em pedra.

Em 1782 a primeira capela foi consagrada em nome do Arcanjo Miguel. As capelas seguintes foram consagradas ao Santo Mártir Kharlampy e a outra em homenagem à Dormição da Mãe de Deus.

9 – Museu de Belas Artes Sukachev

O Antigo Ginásio Masculino foi construído em 1905, mas depois de muitos anos de funcionamento, fechou até que foi transformado no Museu de Irkutsk de Arte Regional de V.P. Sukachev.

Neste museu você poderá ver uma coleção de imagens e obras de arte do grande comerciante de Irkutsk, o prefeito V.P. Sukachev. Ele foi uma pessoa importante, pois na época as pessoas mais ricas eram as que financiavam as construções da cidade.

10 – Casa Educativa de Bazanov

Inicialmente, este prédio de estilo romano foi um abrigo para crianças de menos de 1 ano de idade. Nele passaram mais de 15 mil crianças. Contudo, em 1924 a universidade de medicina dos olhos passou a funcionar no local e hoje é um hospital de olhos.

11 – Monumento à amizade entre a Rússia e o Japão

Como o nome já fala, esse monumento foi construído para selar a amizade entre os dois países. Primeiramente, a história conta que tudo começou quando um navio japonês naufragou na costa russa e o governador da Sibéria Oriental ajudou os japoneses a retornar ao seu país.

Esse ato foi considerado como um sinal de paz e por isso os países se uniram neste monumento. Ele foi construído em agosto de 1994, o que faz dele uma das atrações mais novas da cidade e do roteiro em Irkutsk.

12 – Prefeitura de Irkutsk

Inicialmente duas casas foram ligadas para ser residência do prefeito e sede da prefeitura de Irkutsk. Em seguida, o local foi comprado e reformado pelo governador geral da Sibéria Oriental para servir de mansão dos governadores. 

Isso aconteceu por 15 anos e no local aconteciam diversos bailes e festas. Contudo, o edifício passou a ter sua real função de prédio da prefeitura e hoje em dia faz a proteção do arquivo público de Irkutsk.

13 – Praça Kirov

Crianças brincando nas esculturas de gelo da Praça Kirov em Irkutsk, Rússia
Esculturas de gelo na Praça Kirov

O espaço que hoje é a Praça Kirov, antigamente servia como área de eventos e feiras em Irkutsk. Se chamava Tikhvinskaya, mas mudou de nome em homenagem ao revolucionário Sergey Mironovich Kirov. 

Hoje em dia a praça é um espaço importante para os cidadãos de Irkutsk, servindo para caminhadas e descanso, mas também como palco de grandes celebrações e comemorações nacionais.

14 – Casa dos Sovietes

O prédio do governo fica localizado onde antes havia uma das principais catedrais da cidade, que foi demolida e reconstruída em outro local. O prédio foi construído, mas devido a erros de arquitetura, ficou com a obra parada por vários anos. 

Depois que a obra foi retomada, o local recebeu duas placas de granito com importantes títulos da cidade. Dentro do prédio é possível ver uma placa com a lista de datas significativas para Irkutsk.

15 – Igreja Católica Romana Polonesa

Igreja Católica Romana Polonesa de Irkutsk na Rússia
Igreja Católica Romana Polonesa

Ela foi a primeira Igreja Católica Romana de madeira construída em Irkutsk, mas foi destruída após um grande incêndio. Apesar disso, os moradores locais levantaram fundos para a reconstrução da igreja em tijolos e ela é ativa até hoje. 

Além disso, a Igreja Católica Romana Polonesa mantém o título de uma das igrejas mais bonitas da cidade. Você pode fazer a visita e ir a alguma missa para conhecer mais da cultura, bem como a religião local.

16 – Igreja de Nosso Salvador

Roteiro em Irkutsk na Igreja do Salvador
Igreja do Salvador

A Igreja de Nosso Salvador é o edifício de pedra mais antigo da Sibéria Oriental. Ela está localizada onde ficava a primeira fortaleza de Irkutsk e onde muitos moradores locais da época foram enterrados.

Você pode conhecer este e outros pontos turísticos com um passeio guiado pela cidade. Dessa forma, você terá mais detalhes de atrações como esta, além de ter a companhia de uma pessoa especializada.

17 – Complexo memorial chama eterna

Este complexo memorial é dedicado aos soldados siberianos que lutaram em batalhas contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Portanto, no monumento você vai ver a chama eterna e a estrela central com os nomes dos heróis da União Soviética que eram nativos da região de Irkutsk.

18 – Catedral da Epifania

Catedral da Epifania Sobor Bogoyavlensky na Russia
Sobor Bogoyavlensky

Como a maioria dos templos da época, a Catedral da Epifania foi construída em madeira, mas foi vítima da grande queimada da cidade. Em seguida, ela foi reconstruída em pedra com dois altares laterais. 

A catedral ficou fechada de 1934 até 1968, pois abrigava uma padaria e um dormitório no local. No entanto, em 1994 foi devolvida à diocese de Irkutsk e foi toda reformada ao que podemos ver hoje em dia.

19 – Arco do Triunfo de Moscou

Com a comemoração dos 10 anos de governo de Alexandre I em 1811, a construção do arco do triunfo de Irkutsk começou. Ele levou o nome de Arco do Triunfo de Moscou porque a famosa estrada de Moscou se aproximava cada vez mais da cidade, dando acesso aos visitantes. 

O arco tinha uma estrutura impressionante, mas depois de destruído, foi reconstruído apenas em 2011. Ele faz parte da cidade e representa uma das principais atrações para você conhecer.

20 – Centro de Arte e Exposições V.S. Rogal

Em 1999 Vitaly Sergeevich Rogal, cidadão de Irkutsk, levou à cidade sua coleção de obras de arte. Por isso, a prefeitura decidiu abrir um espaço para exibir as obras do artista. Isso foi feito na casa da moeda da cidade, que passou a ser parte do Museu da História de Irkutsk e levou o nome do artista.

21 – Mansão de Joshua Fineberg  

A mansão foi construída para um dos empresários mais ricos de Irkutsk, o comerciante e proprietário de mina de ouro da cidade, Joshua Fineberg. Dessa forma, ele ajudou a cidade de diversos jeitos, tanto que deixou o seu casarão ser usado por várias organizações.

Em 1989 houve a restauração do local e a Biblioteca Regional tomou conta do espaço. Para ter mais detalhes dessa e de outros casarões da cidade, fazer um passeio guiado será a melhor forma de conhecer os locais.

22 – Palácio do Sr. Vtoroff

Esta mansão foi construída em 1896 para Alexander Vtoroff, o comerciante siberiano mais rico de toda a Rússia. Ele comercializava produtos têxteis e na mansão ficava seus apartamentos, bem como os armazéns.

No período soviético, a mansão foi nacionalizada e tornou-se Museu da Revolução, mas com o passar dos anos, o espaço passou a abrigar o Palácio da Criatividade Infantil.

23 – Mansão do Comerciante Trapeznikoff

A mansão do século 19 foi construída por um comerciante chamado Trapeznikoff. No entanto, em 1879 aconteceu o incêndio e ela teve que ser reformada e comprada por Vladimir Sukachev que transformou o local num hotel e pousada. 

Anos depois ele se tornou chefe da cidade e consignou o prédio para uso público. Portanto, desde 1926 a mansão abriga o Tribunal Regional de Direito.

24 – 1a Rua Arsenalskaya

A rua Arsenalskaya é uma das principais ruas de comércio de Irkutsk. Inicialmente a rua tinha muitas casas de soldados, mas se transformou em uma rua comercial depois de reconstruída por causa do grande incêndio da cidade. 

Atualmente existem 16 monumentos históricos e arquitetônicos de importância nacional no local. Portanto, só de fazer uma caminhada pela rua, você vai ver diversas atrações e pontos turísticos de Irkutsk.

25 – Grande Hotel

O prédio do Grande Hotel foi construído em 1902 , mas alguns anos depois passou a ser base do banco russo-chinês. Em 1931, o comitê de rádio de Irkutsk começou seu trabalho nesta casa que tem arquitetura do renascimento e barroco.

26 – Museu da Natureza

O Museu da Natureza fica numa mansão de 1903 que é toda decorada com torres góticas e estilo mourisco. O espaço serviu para negócios de impressão, encadernação e livraria, mas atualmente abriga o Departamento de Natureza do Museu Regional de Irkutsk e um Estúdio de Museus.

27  – Cinema Art Decadence

O local que hoje abriga o Centro de Cinema Russo foi construído por uma empresa de vinhos e frutas que pertencia a um cidadão turco que morou em Irkutsk. Apesar disso, desde sua abertura o local é um cinema, sendo um dos primeiros da cidade.

28 – Teatro Regional de Irkutsk

O edifício foi espaço de vários hotéis de luxo, um restaurante, um cinema, um jardim de inverno e várias lojas e boutiques. O edifício fala muito da história da cidade, pois além de ficar na principal rua de Irkutsk, foi espaço do governo e hoje é um dos melhores teatros da Rússia.   

29 – Teatro da Juventude e Hall Filarmônico

No que era a Assembleia Pública de Irkutsk foi construída uma sala de concertos para receber o príncipe Nícolas em 1891. Contudo, anos depois, em 1897, os moradores de Irkutsk puderam assistir a seu primeiro filme no local. 

Dessa forma, o local passou a ter várias apresentações de teatro, música e dança. Atualmente o espaço é uma filial do Teatro da Juventude e da Filarmônica Regional de Irkutsk.

30 –  Igreja da Exaltação da Cruz

Essa igreja foi feita em pedra ao invés de madeira, mas sempre que alguma outra igreja da Trindade era construída, ela tinha que mudar de nome. Isso aconteceu até que foi nomeada a Igreja Krestovozdvizhenskaya ou Igreja da Exaltação da Cruz.

A igreja chama atenção pela decoração diferenciada com padrões mais complicados, bem como pelas combinações de figuras geométricas. Existe um passeio pelas igrejas com guia onde você poderá conhecer esta e muitas outras num só dia.

Passeios em Irkutsk

Com todas as informações, dicas e o roteiro em Irkutsk você pode se programar para conhecer a cidade. Portanto, abaixo deixamos alguns passeios pela cidade e bate e volta para você conhecer a região da melhor forma. Isso porque o nosso parceiro Get Your Guide garante dias completos para você.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x