Templos de Luxor: o maior museu a céu aberto do mundo

por Flávio Mendes
Templo de Karnak em Luxor no Egito

Os templos de Luxor representam o maior museu a céu aberto do mundo, colocando a cidade no mapa como uma das principais cidades do Egito. Localizada a 600 km ao sul do Cairo, Luxor fica às margens direita e esquerda do rio Nilo, um grande aliado na construção da cidade, seus mortuários e templos incríveis.

Sendo assim, os templos de Luxor não podem ficar fora do seu roteiro de viagem pois é a cidade onde você conseguirá ver o verdadeiro Egito. Neste post você verá dicas e informações completas sobre os templos da cidade, pois visitamos nos dois dias que passamos pela região.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante numa viagem para África?

Conhecer o continente africano é o sonho de muita gente, por isso você deve se atentar com a segurança e saúde ao visitar os templos, safáris, fazer passeios entre a vida selvagem e provar a incrível culinária local. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

Como chegar em Luxor

É possível chegar em Luxor de avião, pelo Aeroporto Internacional de Luxor, com voos que chegam de diversas partes do mundo. Além disso, você pode chegar na cidade de trem, vindo de Aswan ou do Cairo, por exemplo. Já os ônibus cobrem boa parte do país e a empresa 12Go faz diversas rotas.

Chegamos de avião vindo de Sharm el Sheikh pela companhia aérea EgyptAir, num voo curto e tranquilo. Nós preferimos pegar um pela agilidade e bons preços que a companhia aérea oferece. Inicialmente era um voo direto, mas foi cancelado e só tivemos a opção de remarcar em um voo com escala no Cairo, único voo disponível para o dia. 

Por isso, fique atento ao seu email e telefone, pois frequentemente acontecem cancelamentos nos voos internos do Egito. Você pode comprar o voo direto, mas pode acontecer a mudança de rota. Você não vai pagar nada por isso, pois foi um cancelamento ou mudança partindo da companhia aérea.

Onde ficar para conhecer os templos de Luxor

A maioria dos templos de Luxor ficam distantes do centro, assim como da região hoteleira, por isso recomendamos contratar um tour pela região, seja compartilhado ou um tour privado e com guia particular. Outra opção é conversar com algum taxista local e acertar uma diária, combinando um valor para te levar nos pontos turísticos mais importantes e distantes.

Veja a seguir nossas dicas de hotéis em Luxor para você ter uma boa estadia.

  • Nefertiti Hotel Luxor: Hotel completo com diversas comodidades como o restaurante que serve pratos internacionais e regionais, e opções de quartos para a família.
  • Hilton Luxor Resort & Spa: Opção excepcional de hotel 5 estrelas para quem busca conforto e sofisticação, ainda mais por ser de uma rede tão conhecida mundialmente.
  • Jolie Ville Hotel & Spa Kings Island Luxor: Hotel luxuoso que está localizado de frente ao rio Nilo, oferecendo conforto e qualidade em todos os aspectos.
  • Susanna Hotel Luxor: Opção de hospedagem 3 estrelas que garante preços excelentes e comodidades completas para os hóspedes terem dias confortáveis no Egito.
  • Steigenberger Nile Palace Luxor: Um verdadeiro palácio na cidade de Luxor que oferece conforto e dedicação em servir bem, para você ter uma viagem perfeita pela região.

Acesse a lista completa de hospedagem em Luxor e descubra mais opções para sua viagem!

Os templos de Luxor no Egito

Os templos de Luxor são as principais atrações da cidade, mas existem dezenas de atrações, desde as mais famosas aos locais desconhecidos. Do lado direito do Nilo fica East Bank, espaço reservado para os vivos, onde as pessoas moravam. Já do outro lado do rio fica West Bank, lado reservado para os mortos, onde ficam as tumbas e necrópoles dos antigos faraós. 
Para visitar as atrações, mais uma vez recomendamos reservar seu passeio com antecedência, para não cair em golpes e furadas, que são comuns no Egito.

Templo de Luxor

Templo-de-Luxor-Egito
Templo de Luxor

O Templo de Luxor está localizado no meio da cidade, bem de frente ao rio Nilo, fazendo com que ele seja um dos principais e mais visitados. Foi construído durante os reinados de Amenhotep III e Ramsés II, durante o novo reinado, entre 1500 e 1200 a.C. Sua construção teve influência de outros faraós como Tutankhamon, Horemheb e até mesmo de Alexandre o Grande. 

Em seu projeto original, existiam 2 obeliscos em sua entrada, mas hoje em dia um deles está na Praça de La Concorde, em Paris. No século 11, a mesquita Abu al-Haggag foi construída no topo do templo e é utilizada até hoje. Na sua entrada existe um calçadão de 3km composto por esfinges em ambos os lados, que conecta o Templo de Luxor ao Templo de Karnak.

Para conhecer melhor, recomendamos fazer uma excursão privada aos templos de Karnak e Luxor ao mesmo tempo. Com um guia, você terá maiores informações sobre a história de cada local e conhecerá os templos como ninguém. Sem falar que terá todo o conforto de fazer o passeio com o serviço de traslado incluído. Acesse os preços e detalhes!

  • Horário: Aberto diariamente das 06h às 20h
  • Entrada: Os ingressos custam 180 EGP para estrangeiros e estudantes pagam meia usando a carteirinha de estudante internacional da ISIC.

Você também pode comprar o ingresso para o Templo de Luxor antecipado. Esse ingresso inclui guia de áudio para você fazer a visita por conta própria, mas sem deixar de ter informações completas sobre o sítio arqueológico. É uma forma mais barata, sem deixar de ter qualidade de informações. Veja os preços e detalhes.

Templo de Karnak

Templo de Karnak em Luxor no Egito
Templo de Karnak em Luxor

O Templo de Karnak é o maior templo do Egito. Construído entre 2200 e 360 a.C. foi dedicado aos deuses de Tebas, como Luxor se chamava na época, que eram Amon, Mut sua esposa e Khonshu seu filho. O templo na verdade é um conjunto de pequenos templos que teve influência de diversos faraós durante seus quase 2000 anos de construção.

Seu tamanho impressionante se destaca entre os outros templos. Isso porque a sua sala hipostila é decorada com colunas em forma de papiros, com 25m de altura por 4m de diâmetro. São no total 134 colunas com desenhos entalhados e havia até um lago sagrado onde eram feitos diversos rituais. Dentre os nomes encontrados nos desenhos em suas construções, estão Seti I, Ramsés II e Tutmés III.

Por ser um lugar enorme, vale a pena dedicar uma boa parte do seu dia para visitar este templo. No entanto, se tem poucos dias para visitar Luxor e suas atrações, mais uma vez recomendamos um passeio guiado, onde você pode conhecer essas e tantas outras atrações interessantes com agilidade e grande conhecimento compartilhado pelo guia. Acesse os preços e detalhes.

  • Horário: Aberto diariamente das 06h às 17h30
  • Entrada: O ingresso custa EGP 220 para estrangeiros e estudantes pagam meia usando a carteirinha de estudante internacional da ISIC.

Para conhecer o Templo de Karnak por conta própria e ter seu ingresso reservado com antecedência, a melhor opção é comprar o bilhete eletrônico com tour de áudio incluído. Você vai evitar pegar a fila da bilheteria e ainda terá informações no seu celular para ouvir a qualquer momento, dando pausas para observar os locais no seu tempo. Compre o ingresso aqui.

Vale dos Reis

Vale dos Reis em Luxor no Egito
Vale dos Reis

O Vale dos Reis é o tesouro mais precioso e um dos locais mais importantes do Egito, pois guarda tesouros arqueológicos. Essa região foi a necrópole dos faraós do império novo, a partir de Tutmósis I (1500 a.C.), por causa da localização escondida entre as montanhas calcárias de Tebas, atual Luxor. 

Além disso, o Vale dos Reis também foi o local escolhido para os túmulos dos grandes faraós e reis que serviam tanto para ocultar seus túmulos, como para impedir o roubo dos valiosos tesouros que eram enterrados junto com eles. Portanto, ao visitar você poderá ver diversas tumbas, incluindo a de Tut Ankh Amon. 

Para ver mais informações sobre como é a visita ao Vale dos Reis, recomendamos que leia o nosso post completo sobre o Vale dos Reis e descubra mais detalhes. 

  • Horário: Aberto diariamente das 06h às 17h
  • Entrada: O ingresso custa 260 EGP para entrar no complexo que dá direito a visitação de 3 tumbas e estudantes pagam meia usando a carteirinha de estudante internacional da ISIC.

Além do ingresso para entrar no complexo de tumbas históricas do Vale dos Reis, você pode pagar uma taxa extra para entrar em outras tumbas se quiser. Isso porque são locais que têm um valor histórico mais alto e são considerados monumentos especiais. Elas são:

  • Tutancâmon: O ingresso custa EGP 300
  • Sety I: Tumba KV17 custa EGP 1000
  • Ramsés VI: Tumba KV9 custa EGP 100
  • Estudantes pagam meia usando a carteirinha de estudante internacional da ISIC, exceto na tumba de Sety I.

Você também pode reservar um passeio com guia para evitar desconfortos com vendedores ambulantes e falsos guias. Veja todos os preços e detalhes.

Templo de Hatshepsut

Templo-de-Hatshepsut-Egito
Templo de Hatshepsut

O Templo de Hatshepsut fica no complexo de Deir el-Bahari e foi destinado a rainha faraó mais poderosa de todos os tempos. Os antigos egípcios consideravam a região sagrada e Mentuhotep II, o rei que reuniu o Egito após o caos, escolheu este local para construção de seu templo, que fica ao lado do templo de Hatshepsut.

Dividido em 3 níveis, é possível ver diversas estátuas, esculturas e afrescos. No segundo nível estão as capelas de Anubis (deus responsável pela vida depois da morte) e Hathor (deusa egípcia que personificava o amor, beleza e maternidade). No andar de cima ficam as capelas de Hatshepsut, de seu pai Tutmose I e um santuário para o deus Amun.

Visite o Templo de Hatshepsut com um guia que te busca o hotel e fala todos os detalhes da história, arquitetura e decoração do local. Você pode ver todos os detalhes de como é a excursão de um dia pelo West Bank de Luxor e tudo que está incluído no passeio aqui

  • Horário: Aberto diariamente das 06h às 17h
  • Entrada: Os ingressos custam 160 EGP para estrangeiros e estudantes pagam meia usando a carteirinha de estudante internacional da ISIC.

Medinet Habu

Medinet Habu - Templo de Ramses III em Luxor, no Egito
Medinet Habu

Nas margens oeste do rio Nilo e de frente a cidade de Luxor, encontramos o Medinet Habu, um dos primeiros lugares onde o deus Amun foi idolatrado. Hatshepsut e Tutmés III construíram um templo para Amun anos antes e ao lado, Ramsés III construiu seu templo mortuário, o principal templo dentro do complexo de Habu.

É o templo mais bem preservado do novo reinado, pois em suas paredes há imagens e textos que ilustram as vitórias do rei, assim como também os rituais e festivais. Sendo assim, o local é hoje um dos principais de todo complexo, tanto que muitas pessoas o chamam como Templo de Ramesses III.

Para visitar, você pode fazer uma excursão privada, onde será guiado por um egiptólogo, profissional especializado nos encantos do Egito. O passeio inclui veículo com ar condicionado, água, almoço, ingressos e claro, a companhia do guia o tempo todo. Veja todos os preços e detalhes.

  • Horário: Aberto diariamente das 06h às 17h
  • Entrada: Os ingressos custam 100 EGP para estrangeiros e estudantes pagam meia usando a carteirinha de estudante internacional da ISIC.

Colossos de Memnon

São duas estátuas imensas de pedra que tem mais de 1000 toneladas, do faraó Amenhotep III sentado. Elas estão a mais de 3400 anos no local onde era a porta de seu templo. Pode parecer que não existe nada no local, mas existia um dos maiores templos do Egito, com 700m de comprimento. As duas estátuas estão viradas para o leste, ou seja, estão viradas para o rio Nilo e ficam bem de frente para a estrada. 

A entrada é gratuita, mas nada como conhecer um local tão deslumbrante ao lado de um guia especializado nas histórias do Egito. Portanto, recomendamos fazer a excursão de um dia que visita os Colossos de Memnon, onde você verá o templo mortuário de Amenhotep III e ainda inclui a visita ao Vale dos Reis e ao Templo de Hatshepsut. Veja os preços e disponibilidade.

Pontos turísticos de Luxor

Passeio de Balão em Luxor no Egito
Passeio de Balão em Luxor

Ao visitar a cidade de Luxor, você pode ir além e explorar um pouco da região moderna e fazer passeios interessantes. Uma das principais atividades é visitar o Museu de Luxor, que foi inaugurado em 1975, onde é possível ver uma pequena coleção de artefatos egípcios como objetos da tumba de Tutancâmon, por exemplo. 

Outro local interessante é o Museu da Mumificação, onde você poderá ver como era feito todo o processo, com exposição de instrumentos que eram utilizados para a remoção dos órgãos. Explore mais museus em Luxor se deseja conhecer ainda mais da história local e da cultura dos tempos, faraós e múmias.

No West Bank ainda é possível visitar diversos outros templos menores menos famosos. Além disso, ainda é possível fazer um passeio de balão por cima do Vale dos Reis ou um passeio de Felucca, barco típico que navega pelo rio Nilo. Nós fizemos os dois e achamos que foi uma experiência sem igual, pois foram passeios que vão além dos templos e marcaram nossa viagem.

Quer saber mais sobre Luxor e suas atrações?! Então, leia nosso artigo sobre o que fazer em Luxor e descubra mais sobre a cidade. 

Seguro Viagem para o Egito

O seguro viagem Egito não é obrigatório para entrar no país, mas recomendamos que você viaje com o seu, pois é essencial independente do tipo de viagem que você faça. É bem fácil contrair uma infecção intestinal durante uma viagem pelo Egito. A comida manuseada de forma errada, temperos diferentes e a água da torneira que pode ser usada para o preparo de alguns pratos, por exemplo, podem causar isso.

Outro item a se levar em consideração é o calor extremo que faz em algumas épocas do ano. Em outras palavras, pode causar insolação, desidratação e outras doenças relacionadas. Sendo assim, recomendamos contratar seu seguro viagem com nossa parceira Seguros Promo, que é de confiança e faz a seleção das melhores seguradoras.

Para uma viagem de 10 dias pelo Egito, achamos valores a partir de R$140, ou seja, R$14 por dia. É bem barato contando que você vai estar protegido por toda sua viagem. Você ainda pode conseguir um desconto de 15%, utilizando nosso código VIAJELEVE15 na hora do pagamento.

Clique no botão abaixo e faça um orçamento sem compromisso. Veja as seguradoras, coberturas, preços e descontos!! 

Perguntas frequentes

Quais os templos de Luxor?

Na cidade de Luxor ficam o Templo de Karnak, o Templo de Hatshepsut, o Templo de Luxor, o Vale do Reis e outros. Veja mais informações.

Qual é o maior templo do Egito?

O Templo de Karnak, localizado na cidade de Luxor, é o maior templo do Egito. Veja mais informações.

Onde fica o Vale dos Reis no Egito?

O Vale dos Reis está localizado na cidade de Luxor, às margens do rio Nilo, ao sul do Egito. Veja mais informações.

Qual foi a rainha mais poderosa do Egito?

Hatshepsut foi a rainha faraó mais poderosa de todos os tempos do Egito e tem seu templo no complexo de Deir el-Bahari. Veja mais informações.

Passeios em Luxor

Agora que você já sabe tudo sobre os Templos de Luxor, que tal contratar seus passeios pela cidade e deixar sua viagem ainda mais completa? Separamos abaixo os principais passeios para você fazer durante a viagem em Luxor e no Egito com nossa parceira GetYourGuide, a melhor empresa para contratar seu passeio.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x