O que fazer em Bodrum, Turquia: Passeios e Atrações

por Flávio Mendes

Logo que chegamos em Bodrum, Turquia, pensamos que estávamos em alguma cidade grega. Isso porque a cidade inteira é branca, com casinhas no mesmo estilo. Bodrum fica na costa do Mar Egeu e foi uma das surpresas da nossa viagem pelas praias da Turquia.

Para quem quer relaxar durante uma viagem pela Turquia, Bodrum é um dos melhores lugares. Daria para passar dias apenas caminhando pela cidade, experimentando cada restaurante e comida local, mas existe muita coisa para fazer em Bodrum além disso.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Se preferir, você pode ir até o tópico desejado utilizando o menu abaixo:

Onde fica Bodrum

Bodrum fica na costa sudoeste da Turquia, na região da Anatólia, que é banhada pelo Mar Egeu e cercada por ilhas que pertencem à Grécia. Faz divisa com outras cidades de praia que podem entrar em um roteiro na Turquia com Marmaris e Akyaka, por exemplo. 

A cidade litorânea fica a 700km de Istambul e a 400km da cidade de Antália, cidade onde moramos no momento. Bodrum pode ser encaixada em um roteiro pela costa sudoeste do país, já que é uma das principais cidades dessa região.

O clima em Bodrum é bom durante quase todo o ano, ou seja, tem verões secos e bem quentes e invernos não tão rigorosos, com temperaturas que não ficam abaixo de 10oC. Dessa forma, dá para visitar a cidade de Bodrum na Turquia em quase qualquer época do ano.

Quanto tempo ficar em Bodrum

Para conhecer todos os pontos turísticos de Bodrum, recomendamos ficar pelo menos 2 dias inteiros na cidade. Você vai ter tempo de experimentar a gastronomia local, a vida noturna e ainda fazer um passeio de barco em Bodrum.

Um dos dias, você pode começar cedo e fazer o passeio pela da cidade de Bodrum para visitar todos os marcos históricos da cidade. O segundo dia fica para fazer um dos passeios de barco em Bodrum, que atualmente são 2.

Contudo, nós recomendamos ficar de 4 a 5 dias, se seu roteiro permitir, porque existem outras praias vizinhas que fazem parte de Bodrum. Como elas ficam um pouco afastadas, você pode separar um dia apenas para visitá-las. Além disso, pode curtir a cidade em um ritmo mais calmo durante os outros dias que sobrarem.

Como chegar em Bodrum, Turquia

A melhor forma de chegar em Bodrum é saindo de alguma cidade vizinha em um roteiro pelas praias da riviera turca. A estrada está em ótimas condições e até mesmo quem pretende dirigir, não terá muitos problemas. 

Portanto, abaixo listamos as melhores formas de como chegar em Bodrum.

Avião: Bodrum não possui aeroporto próprio, mas o aeroporto da cidade de Milas, fica a 50km de distância. Dessa forma, quem vem de cidades mais distantes como Istambul e Ancara, precisa pegar um voo até o Aeroporto de Milas–Bodrum (BJV) e de lá o transfer até Bodrum.

Ônibus: Dá para chegar de ônibus partindo de vários pontos da Turquia, mas normalmente as pessoas vêm de cidades como Marmaris, Éfeso, Fethiye e Antália. Dá para comprar a passagem de ônibus online com a nossa parceira 12Go, pois tem o mesmo valor da rodoviária.

Barco: Dá para chegar em Bodrum de barco vindo tanto de algumas ilhas gregas que ficam em frente quanto da cidade de Datça, que fica na península de Marmaris. É a forma mais rápida de chegar e vir de Marmaris.

Carro: Alugar um carro é uma boa opção para viajar pelo litoral da Turquia. Isso porque são muitas praias e de carro dá para conhecer muito mais coisa. Dessa forma, recomendamos alugar um carro online, pois um carro vai te dar a liberdade de ir e voltar para onde quiser a qualquer hora e conhecer várias praias em um só dia. Não tem erro na hora de chegar em Bodrum de carro, porque não existem muitas rodovias pelo litoral turco. Utilize um aplicativo de GPS e siga as placas.

Onde ficar em Bodrum

Onde-ficar-em-Bodrum
Uyku Pansyon, onde escolhemos nos hospedar

Não tem muito segredo na hora de procurar hospedagem em Bodrum. Contudo é importante saber que a cidade é montanhosa e vai ficando mais alta da praia para o centro. Por isso, recomendamos ficar próximo a praia, porque vai ser mais fácil na hora de se locomover a pé, sem falar que você vai ficar perto das principais atrações e bons lugares para comer.

Abaixo deixamos algumas sugestões de onde ficar em Bodrum com dicas de hotéis bem legais:

  • O Kaya Palazzo Resort and Residences é uma opção de luxo para ficar em Bodrum. As opções vão desde os quartos muito bem equipados até as residências de luxo com piscina privativa. Possui praia privativa.
  • O Jasmin Elite Residence tem estúdios equipados com cozinha básica. O hotel ainda tem piscina, bar e restaurante.
  • Já o Manastir Hotel & Suites tem desde quartos básicos até uma suíte equipada com banheira de hidromassagem. O hotel ainda fica pertinho do boulevard principal e tem piscina, restaurante e bar.
  • Para quem procura um hotel com bom custo benefício, o Merih Butik é uma opção econômica, porém é muito bem localizado e muito bem avaliado no Booking.
  • Uyku Pansyon Otel foi o local que nós ficamos, pois que está a poucos passos da orla e da marina. Além de ser bem localizado, este hotel tem uma ótima relação custo-benefício e nos deixou bem satisfeitos quanto ao conforto. 

O que fazer em Bodrum na Turquia

O-que-fazer-em-Bodrum
Ruas de Bodrum na Turquia

Andar pelo boulevard principal que margeia toda a orla de Bodrum é um dos melhores programas para se fazer na cidade. É nele que ficam os melhores restaurantes para experimentar os frutos do mar da região.

É nele que também dá para fazer umas comprinhas, seja de souvenir ou até mesmo de roupas. Esse não é um programa que costumamos fazer, mas para quem gosta, existe loja de todo tipo por lá.

Castelo de Bodrum – São Pedro de Halicarnasso

Castelo-de-Sao-Pedro-de-Halicarnasso
Castelo de São Pedro

O castelo de São Pedro de Halicarnasso foi o castelo mais bem preservado e um dos maiores que já visitamos na vida. Acredito que seja um local que não deva ficar de fora do seu roteiro pela cidade de Bodrum, Turquia.

Ele fica localizado em uma pequena península rochosa situada entre duas baías protegidas em Bodrum. Esta península era conhecida como Zephyrion e foi usada como base pelos bizantinos no início da Idade Média e depois pelos turcos. 

O Castelo foi construído no início do século XV pela Ordem de São João de Jerusalém, também conhecidos como Cavaleiros de São João e foi governado por quase 120 anos até a conquista de Rodes por Suleiman I em 1522. 

Centenas de brasões foram pintados e esculpidos acima dos portões e em algumas paredes pelos cavaleiros. Esses desenhos ainda permanecem no castelo, incluindo os brasões pessoais de cavaleiros e figuras religiosas.

No período otomano, o Castelo de Bodrum foi usado como base e em 1895 o castelo foi transformado em uma prisão. Durante a 1ª Guerra Mundial o castelo foi bombardeado pelos franceses. Os italianos também invadiram Bodrum, tornando o castelo uma base.

Após o sucesso da Guerra da Independência da Turquia sob a liderança de Mustafa Kemal em 5 de julho de 1921, as forças militares italianas foram expulsas. Hoje em dia o castelo é um museu gigante, com diversas salas que foram construídas em suas torres.

  • Endereço: Çarşı Mahallesi, Kale Caddesi, n° 36.
  • Horários: Aberto todos os dias de março a novembro das 09h às 22h e de novembro a março das 09h às 19h30.
  • Ingresso: 90 TL.

Museu de Arqueologia Subaquática de Bodrum

Museu-Subaquatico-de-Bodrum
Museu Subaquático que fica dentro do castelo

Dentro do castelo de Bodrum fica o museu de arqueologia subaquática, um dos principais do mundo. Em um dos porões do castelo você tem acesso a uma exposição com diversas ânforas e painéis que contam a história dos itens que foram achados no fundo do mar, ao redor do castelo.

Na parte superior do castelo ainda existe outra parte do museu subaquático, que mostra o esqueleto de um barco que carregava vidro e diversos outros itens valiosos. O mais incrível é o estado de conservação de todos os itens encontrados.

Mausoléu de Halicarnasso

Mausoleu-de-Halicarnasso
Vestígios do Mausoléu de Halicarnasso

Construção monumental com cerca de 50 metros de altura, este mausoléu é considerado uma das 7 maravilhas do mundo e você pode visitá-lo em Bodrum, Turquia. Mausolo mandou construir esta tumba para garantir que seu poder não fosse esquecido após sua morte. 

Esta tumba foi construída entre 353 e 350 a.C para Mausolo, que foi governador da região por 24 anos e Artemísia sua irmã e esposa. Durante a construção, ambos faleceram, mas famosos escultores da época conseguiram concluir a obra.

Além de grande, a estrutura do mausoléu foi toda feita em mármore e tinha 4 sessões. Também tinham relevos e esculturas que mostravam cenas de sacrifício, caça e cenas da vida do governador, por exemplo.

O monumento sobreviveu por mais de 1600 anos e deu nome a todas as estruturas do mesmo estilo e função, os mausoléus. 

  • Endereço: Tepecik, Turgut Reis Caddesi, n° 93.
  • Horários: Aberto de terça a domingo, de abril a outubro das 10h às 17h e de outubro a abril das 08h30h às 17h30.
  • Ingresso: 17,50 TL

Antigo teatro de Bodrum, Turquia

Antigo-Teatro-de-Bodrum
Vista do Antigo Teatro de Bodrum com a cidade de fundo

Próximo ao mausoléu que falamos anteriormente, o antigo teatro de Bodrum está numa parte alta da cidade. De lá você vai ter uma das melhores vistas da cidade e vai poder presenciar um espetáculo como antigamente. 

Este teatro é do século 4 a.C, tem forma de ferradura e acredita-se que cabia em torno de 10.000 pessoas na época. Hoje em dia, a capacidade é para 3.100 e está muito bem conservado, tanto na área dos assentos, quanto no palco e na orquestra.

  • Endereço: Yeniköy Mahallesi, Çevre Yolu Kıbrıs Şehitleri Cad.
  • Horários: Aberto de terça a domingo, de abril a outubro das 10h às 17h e de outubro a abril das 08h30h às 17h30.
  • Ingresso: 17,50 TL

Museu de Arte Zeki Müren

Quem gosta de música e de conhecer artistas locais, poderá visitar o museu dedicado a Zeki Müren. Ele foi cantor, compositor, ator e poeta, tornando-se um dos nomes mais importantes da música clássica turca.

Localizado numa casa de dois andares, neste museu, você poderá conhecer mais da vida e obras do artista. Além disso, poderá ver uma exposição com roupas de palco, fotos e outros pertences dele.

  • Endereço: Muğla Bodrum Kumbahçe Mahallesi.
  • Horários: Aberto de terça a domingo, de abril a outubro das 10h às 19h e de outubro a abril das 08h30h às 17h30.
  • Ingresso: 12,50 TL

Moinhos de Vento em Bodrum

Um pouco mais afastados do centro de Bodrum, na Turquia, estão os moinhos de vento. Eles estão localizados entre as baías de Bodrum e Gumbet, oferecendo uma vista panorâmica dessas duas baías.

Existem 7 moinhos que foram usados para moer farinha entre o século 18 e os anos 70. Todos são feitos de pedra, mas há somente 2 que estão em boas condições e o restante abandonado. Apesar disso, você pode visitar toda a área e ver de perto a grandiosidade de todos.

Nos foi recomendado ir para ver o sol nascer de lá, mas o acesso não é tão fácil para quem depende de transporte público. Por outro lado, quem está com um carro, pode ir tranquilamente, pois é fácil de chegar.

  • Endereço: Dağbelen.
  • Horários: 24 horas.
  • Ingresso: Gratuito.

Melhores praias de Bodrum

Praias-de-Bodrum-Turquia
Praia que fica na orla principal de Bodrum

As praias de Bodrum não se resumem às que ficam na orla principal da cidade. Toda a península reserva lindas praias que ficam mais distantes, mas valem a visita.

Kumbahçe: Esta é uma pequena praia pública no centro de Bodrum muito frequentada pelos turcos. Você vai encontrar guarda-sóis de palha gratuitos, banheiro e um pequeno bar. Ela tem o diferencial de ter a vista da cidade e do castelo, além de ficar próximo aos barcos que fazem os passeios.

Yali: Outra praia pública que é considerada uma das melhores de Bodrum, apesar de ficar uns 30 minutos de carro do centro. Nela você vai ter guarda-sóis, espreguiçadeiras, chuveiros e banheiros gratuitos.

Gümbet: Famosa pelos esportes aquáticos, Gümbet tem várias opções para se divertir, como jet ski e windsurf. A praia é bem extensa, tem espaço para todos e ótima estrutura. É nesta região que fica um dos melhores pontos de mergulho em Bodrum.

Yahsi: Esta praia é um pouco mais distante do centro, mas vale a pena visitar. A praia é longa e tem boa faixa de areia, mas é melhor ainda porque tem águas limpas e claras. Por lá, você vai ter de tudo, pois há muitos restaurantes, hotéis e lojas na região.

Aspat: Uma das praias intocadas de Bodrum, Aspat é um paraíso privado. Ela pertence a um hotel e para passar o dia por lá, é necessário desembolsar 150 TL. Uma parte deste valor é para o aluguel do guarda-sol com espreguiçadeira e o restante para comidas e bebidas.

Passeios de barco de Bodrum, Turquia

Passeio-de-Barco-em-Bodrum
Praias paradisíacas que visitamos no passeio de barco

Fazer passeio de barco em Bodrum é um clássico e claro que recomendamos que faça. Portanto, separe o protetor solar e a máscara de mergulho para fazer snorkel em várias praias cristalinas de Bodrum.

Existem duas opções de passeio, a primeira é a viagem de barco para a Ilha de Orak. Você passa o dia inteiro fazendo algumas paradas em praias maravilhosas e tem direito a almoço e chá da tarde incluído. Esse foi o passeio de barco em Bodrum que nós escolhemos fazer quando fomos para lá. O passeio vai das 11h às 17h30 e faz 4 paradas.

A outra opção é o passeio de barco pirata que tem como destaque uma caverna com fonte termal. Além disso, durante o dia todo há paradas em praias super paradisíacas e com águas azuis e cristalinas.

Seguro viagem para Turquia

É obrigatório contratar seguro viagem para Turquia? Não é obrigatório, mas é altamente recomendado! Dessa forma, você poderá contar com um seguro que garante que você vai aproveitar sua viagem sem preocupações. Isso porque o seguro viagem para Turquia tem cobertura para imprevistos, como malas extraviadas ou emergência médica, por exemplo.

Ao viajar para a Turquia, existe a possibilidade de que você tenha que fazer escala em algum país no Espaço de Schengen, e nesses países, o seguro viagem é obrigatório. É melhor prevenir do que remediar! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem, não apenas pelas questões de saúde, mas para evitar possíveis problemas legais.

Clique no botão a seguir e faça um orçamento sem compromisso. Você descobrirá que um seguro viagem não custa nem 5% do seu orçamento de viagem!

Quer saber mais sobre Bodrum na Turquia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Bodrum, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assim, você consegue ver todas as belezas da cidade de Bodrum no vídeo abaixo. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Bodrum na Turquia

Há diversas opções para se divertir em Bodrum e que podem encaixar nos seus dias pela cidade. Contudo, o mais importante é que você possa programar e fazer as suas reservas com antecedência. Por isso, deixamos abaixo mais programas e passeios do nosso parceiro Get Your Guide.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
lilian
lilian
1 ano atrás

Ei Flavio, seu conteudo é mto bacana!!! Tenho duvidas, no caso de sair de Mykonos destino Bodrum, em lancha alugada, como funciona a imigração? tem um porto especifico para desembarque de turistas? e a documentação solicitada?

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  lilian

Oi Lilian, tudo bom?? Se você alugar lancha de forma privada, vai ter que ver com o condutor, pois precisará fazer a verificação do passaporte para dar saída de Grécia e entrada na Turquia. Se voltar no mesmo dia ou dia seguinte, terá que fazer o mesmo processo. Portanto, é indicado que embarque e desembarque de portos que permitam o roteiro internacional e que tenham o controle de passaportes e alfândega. Clique aqui para ver um exemplo de bilhete de barco que sai da Grécia para Turquia.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x