Banhos termais em Budapeste: os 2 melhores da cidade

por Flávio Mendes

Os banhos termais em Budapeste são um dos principais programas para fazer na cidade. Isso porque Budapeste possui cerca de 30 lugares para se banhar nas águas termais que trazem diversos benefícios para a saúde. 

Portanto, neste post iremos falar dos dois melhores banhos termais de Budapeste que são o Gellért Gyógyfürdő e o Széchényi Fürdő. Esperamos que você conheça e tenha a experiência de ir num desses, pois é algo único na Europa.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para Europa?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Origem dos banhos termais de Budapeste

Os banhos termais de Budapeste foram herdados dos banhos turcos que por sua vez herdaram dos romanos. É uma tradição do povo húngaro passar o dia relaxando nessas termas, principalmente nos dias ensolarados do verão europeu.

Além disso, muitas pessoas aproveitam as dezenas de propriedades das águas quentes e fazem tratamentos de saúde, tratamentos medicinais e terapêuticos com profissionais da área. Tanto que os complexos termais têm centros clínicos e spa, pois dá para experimentar diferentes tipos de massagem em salas individuais com valores cobrados à parte.

Budapeste possui mais de uma centena de fontes termais, abastecendo a cidade com mais de 70 milhões de litros de água por dia, essas que chegam a casa dos 70ºC. A cidade é o único lugar do mundo com águas termais ricas em propriedades curativas.

Como tomar banho nas águas termais de Budapeste?

Os banhos termais de Budapeste são lugares com piscinas naturais e aquecidas com água que vem debaixo da terra. As águas das piscinas são compostas por elementos como o cálcio, magnésio e cloreto de sulfato, por exemplo.

Também estão presentes na água o sódio e uma grande quantidade de fluoreto, que trazem inúmeros benefícios desde o relaxamento do corpo até ajuda terapêutica em doenças articulares degenerativas, artrite e tratamentos ortopédicos.

Algumas piscinas utilizam apenas as águas termais encontradas sob o leito do Danúbio em sua forma natural e temperatura de cerca de 36°C. Outras são tratadas com cloro e substâncias que fazem parecer com uma piscina regular, porém, com águas aquecidas.

Também é possível usar as cadeiras de praia e vestiários sem custo adicional, tanto que muitas vezes chamam esses locais de praias. Algumas temas permitem levar comidas e bebidas, ou seja, é ideal para quem quer economizar ou não quer comer por lá.

Quando ir aos banhos termais de Budapeste?

Os melhores banhos termais de Budapeste ficam abertos o ano todo, portanto, para ir às Termas Széchenyi e Gellért, você não precisa se preocupar com a estação. Isso porque ir às termas faz parte da lista do que fazer em Budapeste e não pode ficar de fora do seu roteiro turístico pela cidade.

Contudo, existem outros banhos termais na cidade que fecham durante o inverno. Também existem algumas que fecham apenas as piscinas externas, deixando as piscinas internas, saunas e tratamentos à disposição.

Vale comentar que independente da estação, durante os finais de semana, principalmente aos sábados, os banhos termais de Budapeste são mais lotados. 

Quais são os melhores banhos termais em Budapeste?

Termas-Gellert
Termas de Gellért em Budapeste

Nas primeiras vezes que estivemos em Budapeste visitamos os dois principais locais e mais conhecidos entre os turistas. Na primeira vez visitamos o Gellért Gyógyfürdő e da segunda o Széchényi Fürdő. Ambos muito bons, porque misturam história, turismo e as termas com seus benefícios à saúde. 

Outros como o Rudas, o Király, o Császár e o Lukács, por exemplo, também são bem recomendados. Na nossa última visita a Budapeste pudemos conhecer mais dois banhos termais bem desconhecidos que são o Dagály e o Palatinus.

Você pode visitar esses locais, tomar banhos e fazer diversos tratamentos. Quem tem o Budapest Card, por exemplo, tem desconto para entrar no Széchényi, Gellért e Rudas. Além disso, pode entrar de graça nas termas Lukács e em dezenas de atrações na cidade.

Termas Gellért Gyógyfürdő

Banhos-Termais-Budapest-Hungria
Piscina interna doGellért Gyógyfürdő

Em Budapeste, os melhores banhos termais acontecem dentro de antigos complexos. A exemplo disso, a Terma Gellért Gyógyfürdő foi inaugurada em 1918 sendo um dos antigos complexos da cidade. Ele está no luxuoso Danubius Hotel Gellért onde você também pode ficar hospedado.

Sua arquitetura é de impressionar, pois tem características art nouveau, barroca e vidros pintados a mão. Sem falar nas estátuas como a de Vênus, por exemplo, que faz parte do complexo de forma esplendorosa.

Podemos dizer que as Termas Gellért se dividem em duas áreas, sendo uma interna e outra externa. Na área interna há uma piscina termal com águas curativas com temperaturas entre 35°C e 40°C.

Ainda na área interna, há uma piscina de natação com águas a 27°C num espaço de tirar o fôlego. Além disso, há cinco saunas secas que vão de 50°C a 80°C e duas saunas de vapor com 43°C. 

Gellert-Gyogyfurdo-Budapeste
Piscina externa do Gellért

Já na área externa, está a primeira piscina de ondas do mundo, de 1927, que é fria a 27°C, bem como uma piscina pequena que é aquecida a 36°C. Também há uma sauna finlandesa na área externa, bem como um bar e restaurante.

Nas Termas Gellért você pode contratar diversos serviços de massagem relaxantes e tratamentos terapêuticos. Existe a opção de contratar banhos privados, hidromassagem e comprar diversos produtos de spa e banho.

O ingresso para entrar na Termas Gellért te dá direito a usar as piscinas, um armário e o vestiário com chuveiros e secadores de cabelo. Portanto, não esqueça de levar roupas de banho e tudo que for necessário para passar o dia nas águas termais.

  • Endereço: H-1118 Budapest, Kelenhegyi út 4, Buda.
  • Horários: Aberto diariamente das 9h às 19h.
  • Entrada: 5900 Ft – Ganhe 20% de desconto com o Budapest Card.

Termas Széchényi Gyógyfürdő

Termas-Szechenyi-Budapeste
Piscina externa doSzéchényi Gyógyfürdő

Esta é uma das termas mais recomendadas para visitar porque é o maior complexo de banho termal em Budapeste. A Terma Széchényi também é o spa mais antigo, já que foi inaugurado em 1913 com o nome de Banho Artézi.

Embora o espaço tenha passado por diversas reformas e até tenha sido danificado durante a segunda guerra mundial, sempre funcionou como spa. O espaço é enorme e assim como o anterior, tem restaurante, bar e oferece diversos tipos de tratamentos medicinais, de bem estar e estético.

Na área interna, há piscinas com temperaturas de 28°C a 40°C e uma piscina onde é possível fazer exercícios subaquáticos em grupo. Também há duas piscinas de imersão, sendo uma com 18°C e a outra com 40°C.

Szechenyi-Gyogyfurdo-Budapeste-Hungria
Entrada do termas deSzéchényi Gyógyfürdő

Na área externa e ao ar livre, há uma piscina gigante que é dividida em 3 partes. As duas piscinas das pontas são de água aquecida, sendo uma entre 30°C e 34°C e a outra de águas termais com 38°C.

Na parte central está a piscina esportiva usada para natação, pois tem 50 metros. O mais legal é que todas as piscinas da área externa ficam abertas no inverno, ou seja, fica aberto o ano todo.

Um grande diferencial são as diversas saunas nas Termas Széchényi. Isso porque há uma sauna finlandesa, uma vulcânica e uma sauna leve com aroma que vão de 50°C a 100°C. Por outro lado existem as saunas a vapor, que ficam entre 40°C e 55°C, sendo uma de vapor úmido, uma de vapor com inalação de sal e uma câmara com cascata térmica.

Pool Party Budapest

Quem busca uma experiência diferente nos banhos termais de Budapeste, todo sábado acontece uma Pool Party nas piscinas do Széchenyi. A festa é bem conhecida na cidade e acontece durante o ano inteiro, mesmo no inverno e na virada do ano.

A Pool Party Budapest acontece entre 22h30 e 03h ao som de música eletrônica tocada por diversos DJs. Os ingressos custam a partir de €53 que dá direito a usar um armário para guardar as suas coisas.

Para ver mais detalhes e comprar o ingresso, é só acessar o site oficial da festa.

Seguro viagem pelo mundo

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas ao viajar pelo mundo, é mais importante ainda. Isso porque você estará exposto a diversas condições e só de estar fora de casa já é um motivo mais do que suficiente para estar protegido.

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos de voos, por exemplo. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso, recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem de boa qualidade e alta cobertura para embarcar com uma segurança extra em qualquer emergência.

Acessando o site da nossa parceira, Seguros Promo, você terá uma lista completa com as melhores seguradoras, preços acessíveis e descontos incríveis. 

Passeios em Budapeste

Agora que você já sabe quais são os melhores banhos termais de Budapeste, é hora de fazer as suas reservas. Portanto, recomendamos que reserve com pelo menos um dia de antecedência para se programar bem.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Johnnie Lustoza
4 anos atrás

Sou muito afim de conhecer Budapeste por causa desses banhos termais e das Pool Parties. Estou planejando uma viagem para Europa no meio do ano e, lendo esse post, fiquei com vontade de incluir Budapeste no meu roteiro.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x