Aeroporto de Recife (REC): O Guia Completo

por Andressa Silva

O Aeroporto de Recife se chama Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e tem o código REC para voos nacionais e internacionais. Com capacidade de 11 milhões de passageiros por ano, ele é um dos principais aeroportos do Nordeste.

Pra mim, o aeroporto de Recife é um dos mais bonitos do país. Falo isso porque ele tem a estrutura de vão livre sem nenhum pilar e a cobertura de vidro que faz o lugar ser único. Além disso, é um verdadeiro museu, já que obras de artistas pernambucanos como Abelardo da Hora, Francisco Brennand e Romero Britto estão expostas por todo lado.

O aeroporto de Recife foi inaugurado em 18 de janeiro de 1958 na mesma localização que está atualmente. O segundo terminal foi construído para ser o novo aeroporto, ou seja, onde está hoje. A intenção na época era reformar o antigo espaço para fazer outro terminal ou um museu, mas os planos nunca saíram do papel.

Onde fica o Aeroporto de Recife

Ao sul de Recife, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre fica localizado no bairro da Imbiribeira. Está muito próximo a Boa Viagem, ponto principal para quem fica hospedado no Recife.

A localização é estratégica, afinal, tem fácil acesso para as principais estradas do estado. Para sair de lá para outros estados, a BR-101 está ali pertinho. Isso também vale para quem deseja ir ao interior de Pernambuco, bem como para ir às praias do litoral.

Como chegar no Aeroporto de Recife

Há diversas formas para chegar e sair do aeroporto de Recife. Por isso, se você está na cidade e quer usar o transporte público, há ônibus e metrô. Porém se quiser mais conforto, use transfer, táxi ou chame um carro por aplicativo.

O acesso ao aeroporto é fácil e com tantas opções, fica tranquilo chegar lá. Por isso, ainda deixo as dicas para você sair do aeroporto e chegar ao seu destino final.

Nós temos um post aqui no blog com mais dicas de como chegar em Recife. Nele estão as rotas mais importantes e dicas de como chegar e sair de diversos pontos da cidade.

Metrô do Recife

Apesar do metrô do Recife ter apenas 3 linhas, existe uma que chega ao aeroporto da cidade e serve a quem deseja usar esse meio de transporte. A estação de metrô mais próxima do aeroporto de Recife chama Estação Aeroporto. Para ter acesso a ela, você precisa pegar a Linha Sul, sentido Cajueiro Seco.

Quem quiser usar o metrô para chegar ou sair do aeroporto, vai ter acesso direto, pois há uma passarela de pedestres que leva à estação. O início da passarela está na saída do portão B6, no primeiro andar. Contudo, há sinalização para você chegar lá, então não precisa se preocupar agora.

Para ir ao centro da cidade, pegue o metrô no mesmo local, porém sentido Estação Recife. Você vai desembarcar no coração da cidade e partir de lá pode pegar outros transportes. A exemplo disso, na saída da estação você verá ônibus para Olinda e seu sítio histórico.

A linha Sul, que serve ao aeroporto de Recife, funciona de segunda a domingo das 05h às 23h. As saídas são frequentes, com intervalos de 8 minutos entre um trem e outro.

Ônibus para o Aeroporto de Recife

Há uma grande gama de ônibus que chega e parte do aeroporto de Recife com destino a diversas partes da cidade, bem como do estado. Por isso, abaixo descrevo as principais rotas para ajudar você durante a sua viagem ao Recife.

Para pegar ônibus saindo do aeroporto, você deve sair pelo portão A6 no andar térreo. A grande maioria das opções apresentadas passam na Av. Mascarenhas de Morais e na Praça Ministro Salgado Filho, de frente ao aeroporto. Além disso, há ônibus que passa dentro da área do aeroporto de frente ao portão A5 no piso do desembarque, no térreo.

Ônibus de Porto de Galinhas para Aeroporto Recife

Jangada em Porto de Galinhas

Jangada em Porto de Galinhas

Quem vai ficar hospedado em Porto de Galinhas, tem a opção de ir direto. Há ônibus que faz a rota do aeroporto de Recife para Porto de Galinhas com duas opções. Em primeiro lugar dá para pegar o ônibus 195 Recife / Porto de Galinhas (Opcional) que tem ar-condicionado.

A segunda opção é pegar o ônibus 191 Recife / Porto de Galinhas / Nossa Senhora do Ó, só que esse não passa dentro do aeroporto. Além disso, não tem ar-condicionado e faz um trajeto diferente.

Para saber todos os detalhes de como chegar em Porto de Galinhas, nós escrevemos um post aqui no blog. Então, acesse para ter mais dicas e informações completas com horários e preços.

Ônibus do Aeroporto de Recife para Cabo de Santo Agostinho

Quem deseja ir ao Cabo de Santo Agostinho, que seja para os bairros ou as praias, deve pegar o ônibus na frente do aeroporto. O ônibus é o 185 TI Cabo que passa no ponto da Praça Ministro Salgado na Av Mascarenhas de Morais, sentido sul.

Ele passa com muita frequência durante o dia todo com o número 185. Contudo, durante a madrugada muda de número e passa a ser a linha 184 Cabo / Bacurau que passa de hora em hora.

Se você quer ir para as praias do Cabo, como por exemplo Gaibú e Calhetas, saiba que é necessário pegar mais de um ônibus. Primeiro você deve chegar no Terminal Integrado do Cabo (TI Cabo) e em seguida pegue outro transporte em direção às praias.

Do Aeroporto de Recife para a Rodoviária

Também há uma rota para quem vai desembarcar no aeroporto, mas quer ir para outras cidades. Para isso é necessário pegar um ônibus que faz o trajeto do aeroporto de Recife para a rodoviária (TIP).

Nesse sentido, o ônibus que você deve pegar é o 370 TI TIP / TI Aeroporto no Terminal Integrado do Aeroporto. Ele é acessível pela passarela que sai do portão B6, no primeiro andar. A mesma que vai para a estação de metrô, que falei anteriormente.

O ônibus 370 parte a cada meia hora, iniciando às 4h25 até as 23h durante a semana. Nos sábados também começa a rodar às 4h25, mas o último sai às 21h50. Contudo, aos domingos e feriados o primeiro ônibus sai às 05h05 até 21h30 apenas.

Esta rota é perfeita para quem quer ir para o interior de Pernambuco ou para outros estados. Falo isso porque muita gente busca como ir de ônibus do aeroporto de Recife para Caruaru e para Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo.

Ônibus da Ilha de Itamaracá e Igarassu

O ônibus entra na lista de opções para chegar na Ilha de Itamaracá e na cidade histórica de Igarassu. Apesar de não ser uma rota próxima e não ter um ônibus direto, dá pra chegar lá.

Para isso, você deve sair do aeroporto de Recife com o ônibus 033 Aeroporto (Via PCR) e desembarcar na Prefeitura do Recife. Em seguida, vá até o Cais do Apolo para pegar o 1967 TI Igarassu (Dantas Barreto). A partir de lá, você pode caminhar 10 minutos para chegar no centro histórico de Igarassu.

Se quiser seguir para a Ilha de Itamaracá, deve buscar o ônibus 1968 Ilha de Itamaracá/TI Igarassu. Os ônibus da cidade passam constantemente e por estar num terminal integrado, você não deve pagar passagem extra.

Transfers e Traslados

Dentro do aeroporto de Recife existem agências de viagens que oferecem o traslado. Ainda assim, recomendo que você faça a reserva do transfer com antecedência.

Fazendo a reserva online com a nossa parceira Civitatis, você não tem dor de cabeça. Além disso, pode escolher o destino, o tipo de carro e quantas pessoas vão. Tudo particular e com garantia de qualidade.

A maioria das agências oferecem o traslado num micro-ônibus e vai deixando o pessoal no meio do caminho até chegar em seu hotel. Isso também vale para quem vai a Porto de Galinhas e Maragogi, por exemplo.

Táxi e aplicativos

Há algumas opções para pegar táxi no Aeroporto de Recife. A primeira será através dos funcionários que ficam oferecendo o táxi especial. Você vai ver a equipe próximo das esteiras de mala, nos portões de desembarque e em balcões espalhados pelo aeroporto.

A segunda opção é ir direto para os táxis especiais que estão nos portões de saída localizados no andar térreo do desembarque norte e sul. Em ambas as opções descritas anteriormente, o táxi terá uma faixa vermelha e o valor é fixo e tabelado. Isso quer dizer que é o táxi cadastrado no aeroporto de Recife. Eles podem te levar mais longe, sobretudo com segurança, para cidades como João Pessoa, uma rota bem comum.

Outra opção é pegar o táxi comum que normalmente fica nos portões de saída do embarque. Eles ficam parados no primeiro andar à espera de passageiros. Essa opção pode ficar mais barata do que o táxi especial, já que o valor cobrado é de acordo com a distância, como qualquer táxi.

Em todo caso, você também pode chamar um táxi ou carro particular por aplicativo. A maioria dos aplicativos funcionam normalmente no Recife, como por exemplo o Uber e 99. Fique atento para combinar o local do encontro. Então a minha dica é que fique num dos portões de saída no primeiro andar, na área de embarque.

Estacionamento do Aeroporto de Recife

Existe um estacionamento interno no aeroporto de Recife com capacidade para 2120 carros. Administrado pela empresa Estapar, o estacionamento tem sistema de vaga inteligente para facilitar a vida.

Para deixar o carro no estacionamento do aeroporto de Recife você pode fazer a reserva usando aplicativo ou site da empresa. O valor da diária do estacionamento do aeroporto de Recife fica a partir de R$19,90. Contudo, o valor da hora é a partir de R$15, ou seja, fica bem mais caro.

Com os valores oferecidos e promoções recorrentes, não acredito que vale a pena deixar o carro fora do aeroporto. Além disso, o estacionamento conta com segurança e ótimo serviço.

Terminal do Aeroporto do Recife

Terminal-do-Aeroporto-de-Recife

Terminal do Aeroporto de Recife | Foto: Rogério Régis CC BY-SA 3.0

O aeroporto internacional de Recife é relativamente pequeno e fácil de se achar lá dentro. São 3 andares, mas tem apenas um terminal. Em resumo, o andar térreo é o piso de desembarque nacional e internacional. Por lá estão as agências de turismo, balcão para aluguel de carro, bancos, cafés e serviços gerais.

No primeiro andar estão as companhias aéreas, algumas lojas e os portões de embarque com as salas de espera para voos nacionais e internacionais. Já no segundo andar você vai encontrar os restaurantes e pátio com vista da pista de voo.

O aeroporto é dividido por zona norte e sul, com portas de entrada e saída numeradas de 1 a 6. Em outras palavras, no térreo as portas são da A1 até a A6, no primeiro andar da B1 a B6 e no segundo andar não há portas de saída.

Sala de Embarque e Desembarque

Terminal-de-Embarque-Aeroporto-de-Recife

Embarque e Desembarque | Foto: PAC Flickr: CC BY-NC-SA 2.0

Os salões de embarque do aeroporto de Recife são bem servidos e possuem um certo conforto. Contudo, quando falamos de uma espera longa, infelizmente conforto não é uma coisa tão fácil de achar por lá.

Após passar pelo procedimento de embarque nos guichês com despacho de mala e check-in, é hora de passar pelo raio x. Logo depois você estará na sala de embarque onde estão os portões de entrada para o avião.

Lojas e cafeterias que oferecem lanches doces e salgados, chocolates e bebidas ficam abertas o dia todo. Além disso, há máquinas de snacks e bebidas dispostas no salão. Na área internacional tem a mesma coisa e mais uma loja de duty free.

As cadeiras são regulares e não reclinam. Há cadeiras de massagem elétricas que, por outro lado, podem servir para descansar com mais conforto. Você também vai ver massagistas que fazem o serviço cobrando por minuto.

Por outro lado, temos os salões de desembarque onde estão as esteiras para pegar as malas. Há algumas cadeiras e o balcão de táxi. Nessa área você vai ver uma balcão onde representantes das cias aéreas ficam a disposição do viajante.

No desembarque internacional há uma loja duty free e os órgãos públicos. Eles fazem o controle de entrada de passageiros estrangeiros, bem como o controle das malas e produtos de fora.

Companhias Aéreas

Compnhias-aereas-nacionais-GOL

Avião da Cia Aérea Gol

Todas as cias aéreas estão no primeiro piso. Lá você vai encontrar o balcão para check-in, bem como os totens para fazer verificação de documentos. Na frente de cada balcão há uma loja da cia aérea que atende ao público que deseja comprar passagem ou pagar alguma taxa extra.

As companhias aéreas que atendem o aeroporto de Recife e tem unidade fixa são a Latam, Azul, Trip e GOL. As companhias Cabo Verde Airlines, TAP, Condor, American Airlines, Avianca e Copa Airlines atendem voos internacionais.

Aluguel de Carros no Aeroporto de Recife

Quem deseja alugar carro, deve de preferência fazer a reserva online e retirar no aeroporto de Recife. Aproveite e compare as diárias e taxas das principais locadoras de veículos.

As principais empresas de aluguel de carros estão no aeroporto de Recife. Todas ficam no piso térreo de frente aos portões de desembarque. Dessa forma você vai encontrar a Movida, Unidas, Avis, Hertz e a Localiza.

Restaurantes, Lanchonetes e Cafés

Para matar a fome ou apenas fazer um lanchinho, o aeroporto de Recife tem uma boa variedade. Os restaurantes e lanchonetes estão em sua maioria no segundo piso, porém há cafés espalhados pelos outros andares.

No segundo piso, onde estão a maioria das opções de alimentação, como o Restaurante Bonaparte, o Restaurante Nioi e o Camarão & Cia. As cafeterias são o Café São Braz, Cafeteria Palheta, Romar Cafeteria e o Pastello. Já os fast foods incluem o Subway, Batata Inglesa, Pizza Pronta, Bob’s e o Frango Assado. As sobremesas ficam por conta da Sorveteria Nestlé, Sweets e Tangerina.

No primeiro piso fica a Doce Brasil e no térreo a Sweets Café e a Casa dos Frios. Elas garantem um pequeno lanche, bem como doces da culinária Pernambucana.

Bancos e Casas de Câmbio no Aeroporto de Recife

No andar térreo estão todos os serviços de banco localizados no aeroporto de Recife. Para iniciar, o Banco do Brasil tem uma agência dentro do aeroporto. Para saque e serviços rápidos há caixas eletrônicos do HSBC, Itaú, Rede Banco 24 Horas, Santander e Bradesco.

As casas de câmbio do aeroporto de Recife são a Confidence Câmbio e a Europa Câmbio e Turismo. Ambas localizadas no piso de desembarque para você trocar moedas estrangeiras.

Agências de Turismo

Quem deseja contratar algum serviço de viagem na chegada à Recife, pode contar com algumas agências. Todas ficam no térreo que é o andar de desembarque, por isso é fácil de achar.

As agências de turismo são a Luck, Brasluso, Mônaco, Nassau, Pontestur, Pontual, Salgueiro e Visão Turismo. Para qualquer questão, vá para a ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem localizada no aeroporto de Recife.

Lojas e Presentes

Há diversas lojas espalhadas por todo o aeroporto de Recife. Os artigos vendidos vão desde presentes à necessidades básicas. Tem de tudo um pouco, caso o turista tenha necessidade de comprar alguma coisa por lá.

Para comprar presentes, as lojas A Arca, Bee, Blue Spirit, Gatos de Rua, H. Stern, Havaianas, Le Postiche, Macaco Prego, O Boticário, Mix, Tabacaria Havana e Vermelho Pimentão devem atender às suas necessidades.

Os presentes e artesanatos regionais estão disponíveis na Fátima Rendas, Mundo Brasil Renaissance, bem como na Romar Artesanato.

As lojas de bebidas e comidas são a Cachaça Brasil, Cacau Show e Casa dos Frios. Nelas você pode comprar artigos locais e nacionais. Por fim, no aeroporto de Recife também tem o Salão Aeroporto, a Livraria La Selva, Engraxate e a Farmácia Rede Med.

Apenas no embarque e desembarque internacional a loja Duty Free Dufry oferece artigos livres de taxas. Contudo, as lojas Dufry Shopping e a Duty Free tem os mesmos produtos internacionais só que com taxas. Por isso, fique atento e não se engane com o nome.

Órgãos Públicos

No terminal do aeroporto internacional de Recife há serviços essenciais dos órgãos públicos. Eles atendem ao turista que chega ou parte de Recife resolvendo diversos casos.

Nesse sentido, você pode contar com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, o Juizado de Menores e o Juizado Especial Cível no primeiro andar. Porém a Anvisa, o Ministério da Agricultura e a Receita Federal estão no piso térreo do desembarque.

Os serviços de segurança são a Delegacia do Turista, Polícia Federal e Polícia Militar. Todos esses estão localizados no andar térreo.

Por último, para tirar dúvidas ou achar alguma loja ou serviço dentro do aeroporto, a Infraero disponibiliza um Balcão de Informações no primeiro andar. Mas se você quer informações de Recife ou do estado, deve ir ao Centro de Atendimento ao Turista no térreo.

Outros Serviços

Por último, há outros serviços que podem ajudar as pessoas que chegam ou partem do aeroporto de Recife. Nesse sentido, o setor de Achados e Perdidos fica localizado no primeiro andar. Você pode entrar em contato pelo telefone (81) 3322-4193.

A Casa Lotérica e o Correios estão no piso de desembarque no térreo do aeroporto. Lá você terá acesso a todos os serviços oferecidos por ambas as casas.

Para proteção de bagagens, a empresa Malex tem um balcão disponível na frente no Banco do Brasil no térreo.

Hotel no Aeroporto de Recife

Infelizmente não existe hotel dentro do aeroporto de Recife. Contudo, Boa viagem tem a maior concentração de hotéis da cidade e fica a apenas 5 minutos de carro.

O único hotel realmente próximo ao aeroporto de Recife é o Ibis Recife Aeroporto. Ele está localizado na frente do aeroporto e é possível chegar numa caminhada de 5 minutos. Neste hotel você pode descansar, fazer boas refeições e até jogar bilhar, afinal há serviços de entretenimento para todos os gostos.

Você também pode ficar num dos diversos hotéis no bairro de Boa Viagem a 1km de distância. Perto da praia estão localizados o Mar Hotel Conventions e o Ramada by Wyndham Recife Boa Viagem, por exemplo. De frente a praia está o Park Hotel para você fazer uma pausa na cidade.

Lá você ainda encontra pousadas baratas em Recife que vão te ajudar a economizar. A exemplo disso podemos indicar a Suites Residence, assim como o Hotel Pousada da Praça.

Localização

O aeroporto de Recife fica no bairro da Imbiribeira, na capital pernambucana.

  • Endereço: Praça Min. Salgado Filho, s/n – Imbiribeira, Recife – PE, 51210-902, Brasil;
  • Código: REC;
  • Horário de funcionamento: 24 horas;
  • Central de atendimento ao cliente: (81) 3322-4188.

Foto destacada: Infraero Aeroportos Flickr | Creative Commons: CC BY-NC-ND 2.0

Passeios em Recife

Agora que você já sabe tudo sobre o aeroporto de Recife, é hora de programar os seus passeios. Então, deixo abaixo as melhores atividades para fazer na cidade. Tenho certeza que vai gostar, afinal estamos falando do nordeste do Brasil.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x