Home Brasil O que fazer em João Pessoa: Guia da Capital Paraibana

O que fazer em João Pessoa: Guia da Capital Paraibana

por Andressa Silva
Centro histórico de João Pessoa - o que fazer em João Pessoa

Capital da Paraíba, João Pessoa é uma das melhores cidades do nordeste brasileiro para visitar. Isso porque a cidade é muito organizada, tem ótima estrutura turística e muitas atrações que, claro, estão nesta lista sobre o que fazer em João Pessoa.

Neste artigo, você poderá conhecer o que há de melhor na capital paraibana e ainda terá dicas e informações completas para fazer uma viagem melhor. Deixamos a seguir, detalhes que vão fazer toda a diferença na sua viagem, pois abrangem a história, cultura local e as praias para um roteiro de vários dias.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

Abaixo deixamos uma lista com os temas abordados neste post, mas se você quiser ir direto a um assunto, é só clicar na lista.

Como chegar em João Pessoa

A cidade de João Pessoa está localizada entre dois estados com grandes capitais que são Recife e Natal. Isso significa que você terá grande facilidade para chegar em João Pessoa de onde estiver, pois ambas oferecem uma estrutura extra de transporte rodoviário e aéreo. 

Avião: Em João Pessoa você poderá desembarcar no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto que fica a 20km de distância das praias da cidade. Outra opção é desembarcar no Aeroporto de Recife ou Natal.

Carro: Chegar de carro em João Pessoa será a forma mais rápida e confortável, sem sombra de dúvidas. Portanto indicamos que escolha e reserve o carro pela RentCars aqui pelo blog, pois eles são nossos parceiros e oferecem boas opções e preços. Retire o carro em qualquer cidade do Brasil para fazer uma viagem tranquila.

Ônibus: Os ônibus estão disponíveis para chegar de diversas cidades ao redor de João Pessoa. Há rotas saindo de Recife, Natal, do interior do estado, como Campina Grande e de tantas outras cidades mais distantes.

Você pode comprar passagem aérea ou de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando em nosso link. Neste site, você pode fazer a comparação de valores e até combinar mais de um transporte para fazer a rota completa.

Excursão: Quem não tem muito tempo para viajar, indicamos fazer uma excursão saindo de Recife para a capital paraibana, onde você passa o dia todo conhecendo as belezas da região. O passeio saindo de Natal também está disponível com a mesma rota e atrações, pois ambas são reservadas pela Civitatis aqui no blog.

Restaurantes em João Pessoa

Restaurante Mangai em João Pessoa
Restaurante Mangai

A culinária nordestina é muito bem representada em João Pessoa e você poderá provar diversas coisas diferentes. Além disso, há ótimas opções que servem pratos nacionais e internacionais para quem quer uma comida mais familiar e deseja qualidade. 

Para começar, nossa dica é para você conhecer o Restaurante Mangai de João Pessoa. Ele foi a primeira unidade do grupo e apresenta um espaço e comida da melhor qualidade e sabor sem igual. Se você quiser um local mais em conta, pode ir à Praça de alimentação de Tambaú que fica ao lado da feirinha.

Para lanchar, o Pastel da Liberdade é um ótimo lugar, tem preços baixos e pastéis bem recheados e saborosos. Quando quiser se refrescar e tomar uma sobremesa, a Sorveteria Friberg é um lugar super tradicional e famoso na orla de Tambaú.

Onde ficar em João Pessoa

Há diversas opções de hospedagem e áreas para você ficar em João Pessoa. No entanto, depois de viajar diversas vezes para lá e ter uma boa experiência andando por vários bairros da cidade, recomendamos basicamente as regiões de Cabo Branco e Tambaú.

A seguir, deixamos algumas dicas e informações de hotéis do caro ao barato em João Pessoa. 

Hotel Pousada Atlântica: Essa é uma das pousadas baratas de indicamos com a certeza de ser um lugar bacana. É outro local super indicado para quem deseja ficar super bem localizado em João Pessoa e economizar. 

Nord Easy Connect: Um hotel 3 estrelas recomendado para quem deseja mais conforto, serviço excelente e um espaço tranquilo para se hospedar. A piscina, bar e jardim estão à sua disposição para relaxar o dia todo.

Littoral Tambaú Flat: Perfeito para famílias e pessoas que pensam em cozinhar refeições básicas, pois o apartamento conta com uma cozinha. Além disso, você terá varanda, quarto e banheiro bem decorados e agradáveis.

Laguna Praia Hotel: Um local para quem não quer ter a chance de errar com acomodação, já que tem 4 estrelas e nota fantástica no Booking.com. Você vai estar bem localizado, com a praia a sua frente e todos os serviços ao redor.

Nord Luxxor Tambaú: Mais um hotel com 4 estrelas para você ficar na melhor área de João Pessoa. O local tem padrão internacional, está de frente ao mar e ainda conta com a unidade Nord Luxxor Cabo Branco para você escolher onde prefere ficar.

Veja todas as opções de hospedagem em João Pessoa e faça sua reserva com o melhor preço!! Usando nossos links do Booking aqui no blog, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a ganhar uma pequena comissão.

O que fazer em João Pessoa, Paraíba

Para começar a falar sobre o que fazer em João Pessoa, nós vamos deixar em primeiro lugar os atrativos históricos, pois foi a partir de lá que a cidade começou. Em seguida, deixamos as informações sobre as praias e passeios da região, pois são super importantes e provavelmente você vai passar mais tempo entre o sol e o mar.

Não deixe de conhecer a cultura local, fazer compras e provar as delícias da Paraíba. Isso porque as feirinhas e a gastronomia do estado vão complementar o seu roteiro por João Pessoa e vão te mostrar ainda mais, o quanto a cidade é maravilhosa.

Centro Histórico de João Pessoa

o que fazer em João Pessoa, Paraíba
Centro histórico de João Pessoa

Como falamos anteriormente, vamos começar a nossa lista sobre o que fazer em João Pessoa com a parte histórica. Para isso, indicamos que reserve um pedaço do seu dia para conhecer o centro histórico de João Pessoa que é belíssimo. A região está cheia de igrejas e casarios antigos que fazem de lá um lugar especial.

Indicamos também que visite a região pela manhã, pois o sol não está tão forte e você poderá caminhar com mais tranquilidade. Outra dica é fazer uma visita com guia, pois não há muitas informações disponíveis e com a ajuda de um profissional você vai poder conhecer tudo melhor.

Caso não queira fazer o passeio no centro histórico com um grupo, como indicamos acima, você pode fazer um tour privado com um guia só para você e seu grupo de amigos e familiares. Esta é uma ótima opção, pois além de ter atendimento exclusivo, você pode personalizar o seu passeio de forma objetiva.

Igreja São Francisco de Assis

Também chamado de Centro Cultural São Francisco, esse complexo arquitetônico está no centro histórico de João Pessoa. Durante a visita, você poderá conhecer a Igreja, o convento, uma capela e uma casa de oração que é chamada de Capela Dourada. Além disso, há uma fonte e um cruzeiro que formam um dos mais belos locais com arquitetura barroca no Brasil.

Sua história começou quando a igreja foi fundada e dedicada a Santo Antônio, mas por causa de costume popular, o local passou a ser chamado de Igreja São Francisco de Assis em torno do século 20 e assim ficou até os dias atuais.

Hotel Globo

Hotel Globo em João Pessoa
Hotel Globo

Este prédio histórico conhecido como Hotel Globo, foi o primeiro hotel de luxo em João Pessoa. Ele está na frente do Rio Sanhauá, que foi o local onde a cidade foi fundada em 1535 e possui uma vista panorâmica do rio e de outros prédios importantes e históricos.

Além disso, ao visitar o Hotel Globo em João Pessoa, você poderá visitar o seu interior que serve como uma espécie de museu. Você poderá ver as exposições de quadros e peças feitas por artistas locais, bem como um pequeno espaço com lembrancinhas que estão à venda.

Na mesma região, você pode conhecer a ​​Igreja de São Frei Pedro Gonçalves que tem uma bela história e o Museu de Esculturas Jurandir Maciel. Aproveite para tirar belas fotos das casas coloridas e quem sabe comprar lembrancinhas nas lojas de artesanato de frente ao hotel.

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves em João Pessoa
Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves

Seguindo nossa lista com o que fazer em João Pessoa e as principais atrações, não deixe de conhecer a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Foi construída em 1586 quando os primeiros colonizadores da região queriam homenagear a Nossa Senhora das Neves, a santa do dia em que João Pessoa foi fundada.

A catedral foi construída primeiramente em taipa e só depois foi reformada e construída com o estilo eclético que vemos hoje em dia. No local acontecem missas regulares e até casamentos, tanto que quando visitamos, o local estava sendo decorado.

Casa da Pólvora e dos Armamentos

Construída entre 1704 e 1710, a Casa de Pólvora foi feita pelos portugueses que habitavam a região na época e queria demonstrar sua força para colonizar João Pessoa. Como o nome já fala, o espaço foi feito para armazenar material para combates, mas ficou em desuso anos depois.

O espaço foi revitalizado e hoje serve como o Museu Fotográfico com exposições temporárias e permanentes que demonstram o olhar dos artistas locais. A visita é super rápida, mas como está perto de outras atrações vale a pena passar por lá e imaginar como tudo era antigamente.

Mosteiro de São Bento

Com estilo barroco, o Mosteiro de São Bento fica no centro histórico de João Pessoa, numa área com muitas casas coloridas e antigas. O edifício histórico e religioso foi construído pelos monges beneditinos no século 17 e a igreja só foi feita no século 18, formando uma área que hoje recebe concertos e missas cantadas.

Ali perto está a Igreja da Misericórdia, a única da cidade que ainda tem sua fachada original, assim como uma boa parte da área interna. Ela é bem mais simples que as outras, pois foi feita com estilo maneirista, mas não deixa de ser bonita e muito interessante.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

O conjunto arquitetônico da Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construído pelos carmelitas no século 16 e 18. Isso porque algumas partes foram feitas primeiro, como a Igreja e o Palácio Episcopal que foi um convento. Os outros edifícios sagrados da região só foram concluídos séculos depois, o que fez do local um dos mais demorados para construir de João Pessoa.

Ao visitar, você verá que está na Praça Dom Adauto e de frente fica o Casarão dos Azulejos. Esse casarão é todo revestido de azulejos portugueses que faz dele um prédio único e belíssimo no centro histórico da cidade.

Praia de Tambaú

Praia de Tambaú em João Pessoa
Praia de Tambaú

Essa é a principal praia de João Pessoa e a mais movimentada, pois tem muitos hotéis, restaurantes e estrutura perfeita. Falo isso porque a orla é extensa com muitos quiosques e um areal muito bom para estender sua toalha e passar o dia tomando sol. 

Durante o dia todo a Feirinha de Tambaú fica aberta para você conhecer o artesanato local e fazer compras. Outro local muito bom para fazer compras e que também fica aberto o dia todo, é o Mercado de Artesanato, localizado na Av. Sen. Ruy Carneiro a apenas duas quadras da praia.

Para fazer boas fotos, visite o Busto Tamandaré e o Letreiro “Eu Amo Jampa” no final da tarde. De frente fica o Largo de Tambaú onde acontecem eventos e tem sorveteria, lanchonete e restaurantes com opções para você fazer uma pausa e ficar tranquilo.

Praia de Cabo Branco

Letreiro de João Pessoa
Letreiro de João Pessoa entre Tambaú e Cabo Branco

Ao sul de Tambaú, está a Praia de Cabo Branco com muitas opções de hospedagem e restaurantes. Essa é outra ótima região de praia, porém é um pouco mais tranquila do que Tambaú, principalmente porque não saem passeios de lá e não tem muitas embarcações na beira mar.

Apesar disso, esta região é tão parecida com a anterior que você nem vai perceber que mudou de bairro. Por lá você também vai encontrar diversos quiosques na extensão da orla inteira e a área da praia é ótima para passar o dia inteiro relaxando na sombra e tomando um banho de mar maravilhoso e refrescante.

Praia de Manaíra

Praia de Maraíra em João Pessoa
Praia de Manaíra

Localizada a norte da Praia de Tambaú, Manaíra é mais tranquila do que as vizinhas ao sul que mencionamos anteriormente. A praia é boa também e tem pouco movimento, principalmente porque não tem quiosques na praia, mas tem pessoas que oferecem as cadeiras e guarda-sóis para você passar o dia. 

Vale comentar que passamos por algumas barracas que estavam na beira mar e perguntamos se teria que pagar. Sim, é necessário pagar uma taxa, que na maioria dos lugares custa R$20 pelo conjunto de duas cadeiras e um guarda-sol para ficar o dia todo, mas se você chegar mais tarde, o valor cai para R$15.

Pôr do sol na Praia do Jacaré

Pôr do sol na Praia do Jacaré com o Bolero de Ravel em João Pessoa
Praia do Jacaré

Esse é o ponto mais famoso de João Pessoa para ver o pôr do sol e realmente vale a pena. Isso porque você vai poder ver o pôr do sol da orla ou num passeio de barco, vendo o mais belo espetáculo da natureza ao som do Bolero de Ravel tocado pelo famoso Jurandy do Sax.

A melhor forma de chegar lá é fazendo o tour do entardecer, pois você vai com uma equipe e transporte incluído. Você poderá passear pela feirinha, fazer compras e assistir ao pôr do sol. Se quiser fazer um lanche ou tomar um café, há muitas opções da região para fechar o passeio.

Dique de Cabedelo e Forte de Santa Catarina

Esse é outro lugar muito bom para ver o pôr do sol e entra em nossa lista de atrações em João Pessoa. Esse local é bem mais distante e você terá que acessar de carro, mas vale a pena visitar, pois tem um cenário belíssimo do mar e do céu quando o sol se põe. 

O Forte de Santa Catarina está bem próximo e faz parte da visita à região, então não deixe de visitar essa atração.Esse forte tem muita história, pois foi construído pelos portugueses no século 16, sendo um dos conjuntos de edificações militares que Portugal nos deixou de herança.

Ponta do Seixas e Farol de Cabo Branco

Farol de Cabo Branco em João Pessoa
Farol de Cabo Branco

Para finalizar as dicas sobre o que fazer em João Pessoa, deixamos a Ponta do Seixas. Esse local é o extremo oriental das Américas e você estará na pontinha do Brasil e mais perto do continente africano ao visitar a praia e o Farol de Cabo Branco. 

Nossa dica é visitar os principais pontos da região fazendo o Passeio da Ponta do Seixas, pois inclui a visita a muitos locais interessantes. Para começar, você irá às piscinas naturais para mergulhar com os peixes, depois poderá provar a culinária local e visitar o Santuário de Nossa Senhora da Penha, por exemplo.

Passeios de Barco em João Pessoa

Em João Pessoa existem três passeios de barco que são muito famosos pela região. Um deles é o passeio para as Piscinas Naturais de Picãozinho, que fica de frente a Tambaú, a região mais conhecida da cidade. Na maré baixa, o barco sai num passeio de algumas horas para você ver e mergulhar com os peixes.

O outro passeio de barco é para Areia Vermelha, um banco de areia de cor bem diferente que fica no litoral norte da cidade. Para visitar, também é necessário que tenha a maré baixa, pois o banco de areia aparece e você conseguirá ver a cor e poderá mergulhar ao redor, pois há peixes e corais.

Por fim, há o passeio para as Piscinas Naturais do Seixas, que fica na parte do litoral sul da cidade, mas não é longe do centro. O mar é maravilhoso e você poderá nadar tranquilamente nas piscinas naturais que se formam com a maré baixa. 

O que fazer em João Pessoa a noite

A noite de João Pessoa é muito boa e oferece várias opções para quem gosta de um lugar mais tranquilo, ou para quem quer agitação até amanhecer. Uma das opções para quem busca mais tranquilidade é caminhar pela orla e parar num dos restaurantes locais para jantar.

Se você quiser tomar uma cervejinha e curtir música ao vivo, os bares da orla como o Arpoador e o Giramundo, por exemplo, são boas opções. O Villa Gourmet fica em Manaíra e serve como uma praça de alimentação bem completa com música ao vivo, opções de bar e parquinho para as crianças.

O Bar do Cuscuz fica na orla de Cabo Branco e é super animado, assim como o Esperanto Boteco, porém essa segunda opção tem uma pegada mais local. Além disso, há alguns bares na beira mar que ficam abertos 24 horas.

Roteiro em João Pessoa

Escadaria da Penha em João Pessoa
Escadaria da Penha

Para complementar a sua viagem, deixamos uma sugestão de roteiro em João Pessoa que pode te ajudar a fazer uma visita focada nas atrações. Apesar disso, mais uma vez recomendo que faça um tour com guia, seja em grupo ou privado, pois você vai obter mais informações sobre cada local visitado.

Para quem vai passar apenas um dia, recomendamos que conheça primeiro o centro histórico e depois curta as praias. Você também pode fazer o passeio para as Piscinas Naturais de Picãozinho e para Areia Vermelha, pois são lugares incríveis para mergulhar e aproveitar o mar quente do nordeste.

Se você tem 3 dias, pode fazer os passeios para conhecer as praias do litoral norte e sul da cidade. No entanto, se tiver mais dias de viagem disponíveis, recomendamos muito que vá além de João Pessoa e explore as praias do estado e se encante ainda mais. 

Quer saber mais sobre João Pessoa? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em João Pessoa, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana e você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. 

Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na Paraíba, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com nada, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em João Pessoa

Agora que você conhece as principais atrações e sabe o que fazer em João Pessoa, já pode se programar e viajar. Portanto deixamos a seguir mais dicas de passeios saindo de João Pessoa para diversos destinos do estado e do nordeste em geral. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x