Comidas Típicas de Pernambuco: conheça a culinária do estado

por Andressa Silva

As comidas típicas de Pernambuco, assim como outras comidas do Brasil, tem origens africanas, indígenas e europeias. Contudo, acredito que a diferença da culinária pernambucana esteja na forma e local que foram criadas, bem como nas adaptações que as tornam únicas.

As comidas do estado são ricas e vão desde os doces aos pratos salgados, às vezes bem exóticos. É por isso que vamos falar sobre essa cultura tão rica e cheia de delícias que você deve conhecer e experimentar.

Os pratos típicos do estado revelam uma gastronomia sem igual que deixa qualquer um com água na boca. Alguns pratos não são nada leves como a buchada e o sarapatel. Os doces são de lamber os dedos como o bolo de rolo e a cartola, por exemplo.

Para esse post usarei as versões de palavras nordestinas, afinal sou pernambucana. Como exemplo temos o aipim/mandioca, que serão chamadas de macaxeira e a carne seca, que será a charque.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

A Criação da Culinária Pernambucana

As comidas típicas de Pernambuco foram criadas e feitas por povos de diferentes partes do mundo enquanto o Brasil era colonizado e explorado. Foi nessa época que cada pessoa que chegava, misturava os seus costumes e tradições ao que já tinha por lá.

Nas casas grandes e nas senzalas de engenhos, eram usados ingredientes como o melaço, a manteiga e a farinha de mandioca. Tudo que era feito por lá mesmo, passou a ser usado em receitas europeias, já que não tinham os ingredientes das receitas originais disponíveis no Brasil.

Foi a partir dessas adaptações e modificações que a culinária foi se transformando. A partir daí, as comidas típicas de Pernambuco foram ganhando forma, assim como o nome e sabor único.

Café da Manhã Típico de Pernambuco

Caju
Caju

Ao viajar, se você ficar hospedado em Recife, por exemplo, escolha o hotel que sirva um belo café da manhã com comidas típicas de Pernambuco. Te dou essa dica porque já na primeira refeição do dia você vai encontrar sucos de frutas regionais de caju, pitanga, graviola e acerola.

Pra começar, normalmente há opções como cuscuz de milho, macaxeira cozida, inhame e batata doce. Todos ficam bem acompanhados de charque frita acebolada ou carne-de-sol assada.

O café da manhã dos campeões só fica completo se tiver uma tapioca fresquinha, mungunzá e arroz doce. Além disso, você ainda pode comer queijo coalho assado ou queijo manteiga com mel de engenho.

Bebidas de Pernambuco

Cachaca-Carvalheira
Cachaça Carvalheira

Não poderia deixar de comentar sobre as bebidas de Pernambuco, muitas que são criadas no estado e que muita gente não sabe.

O primeiro engenho do Brasil foi registrado em Pernambuco. Desde aquela época, em torno de 1516, os engenhos serviam como destilarias e fabricavam cachaça. Hoje em dia o estado é o segundo maior produtor de cachaças industriais, como a famosa Pitú. Contudo, as cachaças artesanais têm ganhado a cena como a Carvalheira que visitamos e falamos sobre ela aqui no blog.

Muitas cachaçarias do estado aproveitam para produzir licor de vários sabores. A exemplo disso, a Cachaçaria Triumph produz licor de cana de açúcar, bem como a Santo Gole que tem licor de cajá, goiaba e muito mais.

Ainda é possível encontrar diversos produtores locais que vendem licor caseiro nas estradas da região da mata sul de Pernambuco. Se você alugar um carro para viajar pelo estado, dê uma paradinha para conhecer as comidas e bebidas vendidas nas estradas. Os principais sabores encontrados são os de Tamarindo, Jenipapo e Cupuaçu.

Quem gosta de vinho, pode conhecer o Vale do São Francisco e provar vinhos nas cidades de Petrolina e Lagoa Grande em diversas vinícolas. Além de passear, você vai ver que o sertão de Pernambuco produz vinhos com nível internacional premiados.

Para os cervejeiros de plantão, não deixem de provar as cervejas locais. A cerveja Nossa da Ambev, feita de fécula de mandioca, já ganhou medalha em campeonato internacional. Porém, se quiser provar as cervejas artesanais, procure a Cervejaria Capunga, DeBron e Duvália.

Comidas Típicas de Pernambuco: Pratos Salgados

Apesar da comida pernambucana ser popular no Brasil, muitas pessoas nunca provaram nenhum prato. Por isso é bom conhecer e ficar esperto para comer todas essas delícias quando visitar o estado.

No dia a dia, algumas comidas típicas de Pernambuco fazem parte das refeições do povo local. O cuscuz e raízes como por exemplo, a macaxeira e o inhame estão presentes nas refeições. Além disso, a carne de charque e a carne de sol entram no cardápio.

Beiju e Tapioca

Beiju é como uma bolacha feita de goma de mandioca, a mesma da tapioca, só que é mais seca. O beiju normalmente tem o formato redondo ou de concha e é servido com manteiga de garrafa. Como ele é como uma tapioca seca, pode ser consumido com diversos recheios.

A tapioca é uma das comidas típicas de Pernambuco bem conhecida no Brasil todo. Na verdade, a tapioca é um tipo de beiju, só que a massa é mais hidratada. As mais tradicionais tem queijo coalho, manteiga de garrafa e coco seco ralado.

Ainda existe um tipo de tapioca molhada e doce. A massa da tapioca é umedecida com leite de coco e açúcar e quando servida, algumas pessoas complementam com leite condensado.

Um dos lugares mais famosos para comer tapioca é no Alto da Sé em Olinda, onde as tapioqueiras se vestem de forma tradicional e fazem as deliciosas tapiocas com o recheio que você quiser. Recomendo que vá no final da tarde para apreciar o pôr do sol com a melhor vista de Recife e Olinda.

Arrumadinho

O arrumadinho é uma das comidas típicas de Pernambuco mais simples e tem esse nome pela forma que é servida. Pegue um prato e coloque feijão verde cozido, vinagrete, farofa, charque acebolada e macaxeira frita, um ao lado do outro. Para finalizar, regue tudo com manteiga de garrafa e você terá um arrumadinho pernambucano.

Alguns restaurantes especializados em arrumadinho servem o prato com outros tipos de carnes como frango assado, carne de sol, picanha e até mesmo bacalhau desfiado. Vai de acordo com o gosto do cliente, pois o importante mesmo é ter a apresentação e os acompanhamentos.

Escondidinho com Charque e Queijo Coalho

Escondidinho
Escondidinho de Charque

Esse prato é típico do Nordeste brasileiro em geral, mas em Pernambuco você vai encontrar o escondidinho tradicional feito com macaxeira e charque.

O escondidinho, como o nome fala, é aquele prato que você vai esconder a carne. Então na receita tradicional, para ser uma das comidas típicas de Pernambuco, ele deve ser feito com charque desfiada e frita, coberto com purê de macaxeira, queijo coalho e manteiga de garrafa. Para finalizar, o escondidinho é gratinado para o queijo ficar douradinho e crocante.

Atualmente há milhares de versões espalhadas em todo o país, que usam frango, camarão, peixe, bacalhau, legumes, carne moída e tudo que a imaginação permitir. Ainda existem algumas versões feitas com purê de batata, mandioquinha e até abóbora.

Peixada Pernambucana

Peixada-Pernambucana
Peixada Pernambucana

A peixada pernambucana, por exemplo é uma das comidas típicas de Pernambuco que mais amo. No preparo há peixe em postas cozido com cebolas, tomates, pimentões, alho e temperos. Junto ao peixe ainda tem legumes como batata, cenoura, chuchu picados em pedaços grandes.

O peixe é servido com os legumes, verduras do cozimento e ovos cozidos. Tudo isso regado com azeite da melhor qualidade e muito coentro picado. Para acompanhamento servem com arroz branco e pirão preparado com farinha de mandioca e o caldo que sobrou do peixe.

Caldinho

Caldinho-de-Camarao-Comidas-Tipicas-de-Pernambuco
Caldinho de Camarão

Já que estou falando de comidas feitas de peixes e frutos do mar, os pernambucanos consomem muito caldinho. As pessoas normalmente tomam uma boa cerveja gelada acompanhada do caldinho, assim como em entradas antes das refeições.

Os melhores, na minha opinião, são os de sururu, marisco e peixe, mas sem deixar de lado o caldinho de camarão que você encontra em facilmente nos melhores bares de Boa Viagem, em muitos restaurantes e toda praia do estado.

Existem outros sabores de caldinho como o de vaca atolada, feito com macaxeira e carne de boi desfiada e o tradicional de feijão, servido com ovo de codorna e pedacinhos de charque.

Buchada

Buchada-Comidas-Tipicas-de-Pernambuco
Buchada

Prato que dá arrepios em muita gente, a buchada de bode é uma iguaria da cozinha sertaneja. A buchada é feita com tripas, fígado e picadinho de sangue coagulado. Tudo muito bem temperado com cebola, alho, hortelã e muito limão.

Na região do sertão de Pernambuco, as pessoas consomem o bode de diversas formas. Tanto que em Petrolina, a quarta maior cidade do interior nordestino, existe um local chamado Bodódromo.

O complexo gastronômico tem mais de 10 restaurantes especializados em carne de bode e comidas regionais. Você pode experimentar pratos como a buchada de bode, pizza de bode, bem como churrasco de bode e outros. Outra região que é especializada em pratos que levam bode, é Caruaru, que fica no agreste de Pernambuco.

No Recife, por exemplo, você vai achar carne de bode em diversos restaurantes de comidas típicas de Pernambuco como o Restaurante Bode do Nô. Por isso aproveite para provar alguma coisa feita com bode.

Doces Típicos de Pernambuco

Eu poderia passar horas e horas falando sobre doces típicos de Pernambuco, porque a lista é infinita. Contudo, escolhi os que achei mais interessantes para apresentar.

Outros doces que estão presentes na culinária pernambucana são feitos com frutas como a passa de caju, doce de jaca e cocada. Além desses, ainda temos o tareco, o bolo de bacia e muitos outros.

Bolo de Rolo

Bolo-de-Rolo-Pernambuco
Bolo de Rolo – Foto: Casa dos Frios

O Bolo de rolo é um dos doces mais conhecidos de Pernambuco e um dos mais tradicionais. É daquele tipo de bolo que está presente na casa de todo mundo, ainda mais depois que inventaram versões com sabores como chocolate, doce de leite e morango.

Para quem não conhece, a receita do bolo de rolo tradicional é feita com goiabada, de preferência caseira. A massa leva farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar depois é assado em camadas bem finas. O bolo tem o recheio de goiabada derretida, em seguida é enrolado e polvilhado com açúcar.

É incrível como é delicioso, todo mundo come, mas pouca gente sabe realmente fazer. Isso acontece porque o bolo é feito com camadas super finas de pão-de-ló, o que dificulta o preparo para fazer em casa. Se ficar com camadas grossas, vira um rocambole de goiabada e o sabor já não é mais o mesmo.

O bolo de rolo é uma das melhores comidas típicas de Pernambuco e foi considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. Por isso, uma das coisas que todo Pernambucano como eu não aceita, é ouvir que bolo de rolo é rocambole.

Quando você chegar em Recife pelo aeroporto, logo verá locais que vendem bolo de rolo. Falo do aeroporto, porque você consegue comprar o bolo na Casa dos Frios, em embalagem especial para viagens.

Bolo Souza Leão

Desde já é importante saber que o Bolo Souza Leão tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco. Ele foi criado na região de Jaboatão dos Guararapes, ao lado de Recife.

Considerado um dos doces mais antigos do Brasil, você vai comer e sentir o sabor da história em seu paladar. A receita de bolo Souza Leão teve algumas mudanças desde a sua invenção porque precisava ser feito com ingredientes locais.

O bolo amarelinho e com textura molhada, leva farinha de mandioca, também conhecida como massa puba, leite de coco, manteiga, açúcar e muitas gemas de ovos.

Há quem adicione algumas especiarias como a canela, cravo e erva-doce, mas esses ingredientes não fazem parte da receita original, criada há mais de 100 anos.

Cartola Doce

Cartola-Comidas-Tipicas-de-Perbambuco
Cartola Doce

Considerado em 2009 Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, a cartola é uma das comidas típicas de Pernambuco mais populares do Nordeste.

A cartola tradicional é feita em camadas de bananas fritas e queijo manteiga assado e então cobertos por açúcar e canela. Alguns restaurantes apresentam versões que utilizam técnicas arrojadas e alguns complementos.

Eu que nem sou fã número um de banana, adoro a cartola e repito quando posso. Principalmente as versões mais modernas que tem uma camada de sorvete.

Você acha a cartola facilmente nos restaurantes em Recife e em todo o estado de Pernambuco.

Bolo de Noiva Pernambucano

Diferente dos demais, o bolo de noiva típico de Pernambuco é escuro e molhadinho, coberto com glacê branco para ter um toque de doçura a mais. Ele está presente na grande maioria dos casamentos do estado, mas se popularizou tanto que o pessoal consome em outras festas.

A receita do bolo de noiva pernambucano inclui vinho tinto, ameixas e frutas cristalizadas. É muito popular no mês de maio, já que é o mês das noivas e época que mais acontecem casamentos. Contudo, é possível encontrar o bolo durante o ano todo, inclusive na versão bolo de rolo.

Sabe aquela tradição de congelar um pedaço do bolo no dia do casamento para comer somente na comemoração de um ano do matrimônio? Pois é, um fato curioso, é que com o bolo de noiva pernambucano isso por ser feito sem medo, pois o vinho ajuda na conservação e não deixa que estrague.

Nego Bom

Nego-Bom-Doce-Pernambuco
Nego bom – Foto: Euclid316, CC BY-SA 4.0

Quando comecei a lembrar da minha infância e do doce nego bom, só vem à cabeça a voz da moça que gritava “40 nego bom é 1 real”. Por isso, só os recifenses sabem do que estou falando.

Pra quem não tem nem ideia dessa história eu explico. O nego bom é um doce feito de banana amassada, açúcar e limão. Depois de ser bem caramelizado, fica preto. Quando está pronto, envolve-se em açúcar para então cortar em pequenos cubos. Ele normalmente é embalado por um pequeno pedaço de plástico, como uma bala industrializada.

Hoje em dia a moça não grita mais nas ruas do centro do Recife. Também não acho mais aquela versão que ela vendia, embalada num plástico transparente sem marca. Além disso, não havia data de validade, informações dos ingredientes ou qualquer outra coisa. Contudo, ainda é possível achar essa delícia em algumas casas de doces pelo estado, normalmente industrializado.

Quem é de outros estados, pode conhecer essa, que é uma das melhores comidas típicas de Pernambuco, como bala de banana ou bananinha. Se não conhece, recomendo que você prove essa iguaria quando for a Pernambuco ou porque não se aventurar na cozinha.

Comidas de Milho

Mungunza-Comida-Pernambuco
Mungunzá

Para finalizar a nossa lista com as melhores comidas típicas de Pernambuco, quero falar um pouco das comidas feitas de milho no período do São João.

O São João de Pernambuco é a maior festa do estado e tem comidas feitas somente nessa época do ano. Com a abundância de milho dá para fazer pamonha, canjica, mungunzá doce e bolo de milho, por exemplo.

Saiba que os nomes desses doces são diferentes em outros estados. A canjica nordestina de milho verde, em outras cidades de curau. Também tem o mungunzá, conhecido como canjica nos estados do sul e sudeste.

Livros sobre a culinária nordestina

Abaixo listamos 3 opções sobre a culinária nordestina que podem ser adquiridos no site da Amazon. Somos parceiros deles e você consegue fazer suas compras direto por aqui. Além de você não pagar nada a mais por isso, nos ajuda a manter o blog atualizado e produzindo conteúdo gratuito. Basta clicar no livro desejado que você será redirecionado para o site da Amazon para finalizar a compra ou escolher por outros livros.

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. 

Caso seu plano de saúde não tenha abrangência em São Paulo, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com nada, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em Pernambuco

Eu amo as comidas típicas de Pernambuco, ainda mais quando sei da história e origem de cada uma delas. É apaixonante entrar de cabeça na cultura.

Para complementar a cultura gastronômica, faça passeios pelas cidades do litoral ao sertão. Por isso, não deixe de aproveitar as dicas de passeios por todo o estado para conhecer o que há de melhor em Pernambuco.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Patricia
Patricia
7 meses atrás

Só em ler seu artigo já deu água na boca kkkk.

isabella.brolesi
isabella.brolesi
1 ano atrás

hola!
ajudou muito
obrigada

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

3
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x