O que fazer na Ilha de Itamaracá em Pernambuco

por Andressa Silva

A ilha de Itamaracá, em Pernambuco, fica no litoral norte e faz parte da região metropolitana de Recife. Conhecida como ilha encantada, a região é lar de belas praias, uma vila histórica e muitas atrações que estão neste artigo sobre o que fazer na Ilha de Itamaracá. 

Você vai encontrar atividades para toda a família, seja na praia ou fazendo um passeio pela cidade. Quem gosta de esportes e aventura não vai ficar parado, pois a ilha oferece esportes aquáticos no mar e na lagoa, e uma trilha que envolve história e natureza.

Abaixo deixamos a lista de assuntos que abordamos neste artigo e caso você queira ir direto a um tema, é só clicar.

História da Ilha de Itamaracá

Igreja Nossa Senhora da Conceição na Ilha de Itamaracá, PE
Igreja Nossa Senhora da Conceição em Vila Velha

Segundo historiadores, a Ilha de Itamaracá foi habitada por náufragos antes mesmo de 1500, ano do descobrimento e colonização do Brasil. Além disso, há registros de portugueses que estiveram na região em 1493 e que haviam indígenas, já que Igarassu, sua vizinha, era habitada por indígenas antes da chegada dos portugueses.

Em 1516, Pero Capico, considerado o primeiro governador, construiu o primeiro engenho de açúcar do país em que se tem registro. Anos depois uma capela foi construída nas margens do Canal de Santa Cruz e a região de Vila Velha foi expandindo com centenas de edifícios que serviam de moradia, câmara e cadeira, por exemplo.

Os holandeses chegaram na região em 1621 e invadiram, tomando Itamaracá para eles. Com isso, houveram muitas mudanças e entre elas o Forte Orange foi construído. Anos depois tudo foi comprado pelos portugueses que desenvolveram e separaram a região de Igarassu, fazendo da ilha uma cidade com o Pilar de sede.

Historicamente a Ilha de Itamaracá é muito importante, pois é considerada como o local mais antigo a ser habitado no Brasil continuamente. Sem falar que a região foi parte da Capitania de Itamaracá, depois incorporada à Capitania de Pernambuco.

Reginaldo Rossi e a Ilha de Itamaracá

O cantor Reginaldo Rossi tem uma história muito bonita com a Ilha de Itamaracá que é revelada em suas músicas. Na música “Itamaracá – Pedra Que Canta” ele revela que todos os domingos seu pai tinha o costume de lhe levar para a ilha. Apaixonado por Itamaracá, ele nunca deixou de frequentar a ilha e as praias da região.

A relação de Reginaldo Rossi com a Ilha de Itamaracá era forte e deixou marcos na ilha. Hoje em dia, podemos ver, por exemplo, uma simples estátua do cantor de frente a um dos locais que ele frequentava. Além disso, há muitas histórias contadas pelos moradores locais, falando sobre o tempo que ele passava por lá.

Onde fica a Ilha de Itamaracá

Localizada no litoral norte do estado de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá está na região metropolitana do Recife. Se contarmos a rota partindo da Praça do Marco Zero no Recife Antigo até a entrada da ilha, a distância é de 37 km, passando por Olinda, Abreu e Lima, Igarassu e Itapissuma.

Como limite da ilha, temos a cidade de Goiânia ao norte, com a famosa Praia de Ponta de Pedras, um paraíso pouco explorado na região. Por outro lado, temos a cidade de Itapissuma à oeste e Igarassu ao sul, duas cidades importantes na região que você também pode conhecer.

Como chegar na ilha

Ilha de Itamaracá em Pernambuco
Ilha de Itamaracá em Pernambuco

Antes de seguir para o tema principal que é sobre o que fazer na Ilha de Itamaracá, é importante ter algumas informações como por exemplo, as rotas para chegar na ilha. Portanto, abaixo estão as principais dicas para você chegar lá, seja de carro ou com transporte público.

Avião: Infelizmente não há aeroporto na ilha, mas quem desejar chegar de avião, pode desembarcar no Aeroporto de Recife e pegar o serviço de transfer para lá. Outra opção é o Aeródromo Coroa do Avião que fica em Igarassu e recebe jatinhos e helicópteros.

Carro: Essa é uma das melhores formas de viajar pelo litoral de Pernambuco, por isso recomendamos alugar um carro. Você pode acessar a RentCars aqui pelo blog, pois eles são nossos parceiros e oferecem boas opções e preços. Retire o carro na sua cidade ou quem sabe em Recife ou Olinda para seguir para a ilha. 

Para chegar na Ilha de Itamaracá, você deve seguir pela BR 101 até chegar na cidade de Igarassu para acessar a PE 035. Em seguida você verá a Ponte de Itamaracá que atravessa o Canal de Santa Cruz e terá acesso à ilha. No trevo de Itamaracá, escolha o sentido para o Forte ou para o Pilar. 

Ônibus: Quem está sem carro e quer economizar, consegue chegar de ônibus tranquilamente. Para isso, pegue o ônibus 1968 T.I. Igarassu / Ilha de Itamaracá, que faz a rota saindo de Igarassu. Existem alguns horários desse ônibus que vão para o Forte Orange, mas no geral eles vão para o Pilar.

Quem parte de outros estados, pode comprar passagem aérea ou de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando em nosso link.

Excursão para Itamaracá, PE

Se você não tiver muito tempo de viagem livre para ficar alguns dias na Ilha de Itamaracá, pode fazer uma excursão saindo de Recife, Porto de Galinhas e João Pessoa. O mais legal da excursão à ilha, é que você vai conhecer um pedaço de Igarassu também e vai aproveitar o dia na praia com sombra e água fresca. 

Excursão em grupo saindo de Recife: O seu dia vai começar às 7h com o motorista indo te buscar no hotel. O principal ponto de parada é a Praia do Capitão em Igarassu, onde você poderá passar o dia descansando e se divertindo com atividades e tours em Itamaracá.

Passeio privado saindo de Recife: Partindo de Recife, você pode passear com um guia e motorista exclusivo fazendo o roteiro que desejar. Aproveite para explorar a Ilha de Itamaracá ao máximo.

Excursão em grupo saindo de Porto de Galinhas: Quem está em Porto e deseja conhecer o litoral norte de Pernambuco, recomendamos fazer o passeio à Itamaracá e Igarassu no mesmo dia.

Passeio privado saindo de Porto de Galinhas: Se você prefere exclusividade, pode reservar essa excursão sem medo. Isso porque você terá um serviço exclusivo e pode escolher a rota para os melhores locais de Itamaracá.

Excursão privada saindo de João Pessoa: Quem está na capital paraibana, pode conhecer a Ilha de Itamaracá e Igarassu com um serviço personalizado, motorista e guia particular.

Veja todas as atividades e passeios, e faça sua reserva com nossa parceira Civitatis! Usando os links que deixamos aqui no blog, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a ganhar uma pequena comissão dos nossos parceiros.

Hospedagem e onde ficar na Ilha de Itamaracá

Ilha de Itamaracá em Pernambuco
Ilha de Itamaracá, PE

A Ilha de Itamaracá é grande e oferece muitas opções de hospedagem com diferentes valores. Você poderá escolher uma pousada de frente ao mar, perto de alguma atração ou na região central da ilha, por exemplo. 

Pousada Nossa Ilha: Para começar a falar sobre onde ficar na Ilha de Itamaracá, recomendamos esta pousada que fica na Praia de São Paulo. O espaço é bem decorado, está de frente ao mar e ainda tem ótimas avaliações.

Itamaracá Apartments: Essa é uma ótima opção para quem prefere ficar em um apartamento completo. As opções incluem vista para o mar e espaço para 6 ou 8 pessoas dormirem com conforto.

Villa Manary: Espaço perfeito para quem prefere um local tranquilo e com paz no interior da ilha. Você terá uma bela vista, estará rodeado pela natureza e ficará num ambiente super agradável.

Pousada Refúgio do Forte: Esta pousada é simples, porém muito organizada e com qualidade. Apesar de estar a poucos passos da Praia do Forte, o espaço oferece piscinas para adultos e crianças.

Manga Verde Beach Residence: Apart-hotel de frente a Praia do Forte oferecendo apartamentos completos com ótimo serviço. A piscina central faz de lá um local perfeito para você descansar nas férias.

Veja todas as opções de hospedagem na Ilha de Itamaracá e faça sua reserva com o melhor preço!! Usando nossos links do Booking aqui no blog, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a ganhar uma pequena comissão.

O que fazer na Ilha de Itamaracá, Pernambuco

Nós consideramos a Ilha de Itamaracá como um dos melhores lugares para visitar em Pernambuco. Isso porque você vai poder fazer uma visita histórica, cultural e ainda poderá aproveitar as belas praias da ilha. Em Itamaracá há muitas praias de águas claras, areal extenso e tranquilo que são ótimos para passar o dia todo se divertindo.

Forte Orange – Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá

Forte Orange em Itamaracá PE
Forte Orange

Construído em taipa, o Forte Orange começou sua história em 1631 quando os holandeses invadiram a Ilha de Itamaracá. Ele foi reformado posteriormente com uma estrutura mais robusta, com pedras e por isso passou a ser o maior forte feito em pedra do nordeste do país.

O seu nome vem da família holandesa Orange-Nassau e em homenagem ao príncipe da época. No entanto, quando os portugueses tiveram a ilha de volta, passaram a chamar o local de Fortaleza de Santa Cruz.

Hoje em dia, o espaço é um museu que conta mais detalhes da história do forte e da Ilha de Itamaracá. Você poderá ver exposições de peças que foram encontradas no local quando foram realizadas escavações arqueológicas.

Praia do Forte

Viajar por Pernambuco significa conhecer as praias e em nossa lista sobre o que fazer na Ilha de Itamaracá, é claro que tem muitas praias. Para começar, a Praia do Forte é uma das principais, porque fica de frente a Coroa do Avião e tem o Forte Orange como ponto histórico.

Além disso, você terá uma boa estrutura que conta com diversos bares e restaurantes. Os espaços são ótimos para quem deseja passar o dia na praia, pois tem comidas e bebidas de todos os tipos, espaços com sombra, mesas e cadeiras. 

Coroa do Avião

Essa ilhota que fica na frente da Praia do Forte em Itamaracá, faz parte do município de Igarassu. A ilha que podemos ver hoje em dia, era apenas um banco de areia que aparecia durante a maré baixa, mas com o acúmulo de areia foi se formando uma ilhota com vegetação. 

Hoje em dia, temos um espaço muito bonito com direito a um bar e restaurante, mesas, cadeiras e redes para descansar na sombra das árvores. Para chegar lá, você pode pegar um pequeno barco na beira da Praia do Forte, mas não esqueça de combinar seu retorno.

Praia de São Paulo

Pedra furada na Praia de São Paulo na Ilha de Itamaracá
Pedra furada na Praia de São Paulo

A praia de São Paulo é um dos nossos locais favoritos na Ilha de Itamaracá, pois não fica muito lotada. Ela é bem tranquila e extensa com boa faixa de areia branca onde alguns bares e restaurantes oferecem cadeiras e guarda-sóis. Quando a maré está baixa, o local fica perfeito para tomar um banho relaxante e super refrescante. 

Não deixe de caminhar até a Pedra Furada, uma formação natural que aparece perfeitamente com a maré baixa. Ela está junto a uma pequena barreira de corais na beira mar que também formam piscinas naturais.

Praia de Pilar

Essa é uma das principais praias da Ilha de Itamaracá em Pernambuco, pois fica na região da vila, onde ficam os prédios do governo, por exemplo. Por ficar no centrinho da ilha e ter todos os serviços por perto, a Praia de Pilar é bem popular e nos finais de semana fica mais lotada. 

Ao sul desta praia, você terá a Praia de Baixa Verde e o Iate Clube. Em ambas as praias há muitas opções de bares e restaurantes na beira mar, caso você queira passar o dia por lá, ou seja, dá para ficar o dia todo curtindo o sol e as águas do mar nordestino.

Pontal e Praia de Jaguaribe

Ilha de Itamaracá em Pernambuco
Praia na Ilha de Itamaracá

Um pouco mais ao norte da Praia de Pilar está o Pontal de Jaguaribe e a Praia com o mesmo nome. Nesta região você vai encontrar areia branca, águas claras e muita tranquilidade, principalmente quando falamos do pontal. No entanto, é importante ficar atento nas partes com barreira de corais, que aparecem apenas na maré baixa.

Na Praia de Jaguaribe você vai encontrar barracas na beira mar que oferecem refeições e bebidas, porém no pontal não tem quase nada. Para chegar ao Pontal você terá que caminhar, já que a estrada acaba por alí e há apenas um lindo coqueiral.

Praia do Sossego

Como a estrada principal da Ilha de Itamaracá termina na região de Jaguaribe, há um barco que faz a travessia para a Praia do Sossego. A embarcação só leva pessoas e bicicleta, por isso, se programe caso esteja com carro para estacionar por perto e fique de olho na hora do retorno. Apesar disso, há uma estrada para a Praia do Sossego, mas é de barro.

A Praia do Sossego é como o nome já fala, super tranquila, principalmente por causa do acesso mais difícil. As águas são rasas, cristalinas e muito boas para banho, com pouquíssimas barracas que oferecem comidas e bebidas.

Enseada dos Golfinhos

Mais ao norte da ilha está a Enseada dos Golfinhos com o mar muito tranquilo e com poucas pessoas. Ela está conectada ao Pontal da Ilha de Itamaracá, outro local super tranquilo e ótimo para passar o dia relaxando no mar calmo da região.

Por causa do acesso que é complicado, você só poderá chegar de carro nelas, assim como a praia de Jaguaribe. Não vimos muitos bares na praia, principalmente no pontal da ilha, por isso recomendamos levar comida e bebida se quiser passar o dia por lá.

Vila Velha em Itamaracá, PE

Tapiocaria da Dona Idalice na Ilha de Itamaracá
Tapiocaria da Dona Idalice em Vila Velha

Visite Vila Velha para conhecer mais da história da ilha de Itamaracá e ver o Canal de Santa Cruz e a Coroa do Avião do alto. Foi lá que as primeiras casas foram construídas, bem como uma casa de saúde, igrejas, câmara e a cadeia na época dos portugueses e holandeses. 

É em Vila Velha que você poderá visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no final do século 16. Bem de frente você vai encontrar a famosa Tapiocaria de Dona Idalice, onde provamos uma tapioca de siri com queijo que é dos deuses e tomamos um café quentinho.

Aproveite que está na vila e pegue uma pequena trilha para o espaço de artesanato no Forno da Cal na beira do Canal de Santa Cruz. O local foi um forno usado para queimar pedras de calcário, tijolos e telhas, mas como tem prazo de vida útil, foi descartado. Um artista local revitalizou e construiu uma loja com diversos tipos de artesanato que ele mesmo faz em pedras e madeira, por exemplo.

Lagoa Azul na Ilha de Itamaracá

Lagoa Azul na Ilha de Itamaracá
Restaurante na Lagoa Azul

Seguindo na mesma estrada que vai para Vila Velha, existe um acesso para a Lagoa Azul. Esse espaço é uma lagoa natural que virou atrativo para os visitantes da ilha que querem conhecer um lugar diferente e com água doce. Na Lagoa, você vai encontrar um pequeno restaurante e poderá fazer atividades como pedalinho e tirolesa, por exemplo.

Trilha dos Holandeses

Loja de artesanato no Forno da cal na Ilha de Itamaracá
Loja de artesanato no Forno da Cal às margens do Canal de Santa Cruz

Quem gosta de caminhar e se aventurar, essa é uma boa opção para entrar na sua lista do que fazer na Ilha de Itamaracá. Essa trilha é de nível fácil e é relativamente curta, tanto que algumas pessoas fazem até de bicicleta. 

A rota da Trilha dos Holandeses na Ilha de Itamaracá, passa por caminhos históricos, iniciando em Vila Velha até a Praia do Forte. Durante a caminhada, você passará por uma ponte de madeira, pelas ruínas da casa de Padre Tenório e pode ir até o Forno da Cal. 

Esportes aquáticos

Se você gosta de esportes aquáticos, pode aproveitar os ventos da ilha para fazer kitesurf. Outra opção é alugar jet ski para se divertir nas águas da ilha e ir na região da Coroa do Avião. Além disso, você pode alugar lancha para fazer um passeio com seus amigos e familiares pelo Canal de Santa Cruz, por exemplo ou quem sabe um passeio de catamarã.

Quer saber mais sobre Itamaracá? Assista nosso vídeo

Durante nossa última viagem a Pernambuco, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana e você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe o que fazer na Ilha de Itamaracá em Pernambuco, já pode se programar para viajar. Usando os links que deixamos neste artigo, você poderá fazer as suas reservas de hotéis, aluguel de carro e passeios com o melhor preço. Abaixo ainda deixamos mais dicas de passeios pelo estado para você aproveitar a sua viagem ao máximo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x