Caruaru PE: Guia Completo da Princesa do Agreste em Pernambuco

por Flávio Mendes

Quando se pensa no agreste nordestino logo vem à mente a cidade de Caruaru-PE. Terra do forró, da maior festa de São João do mundo e dos artesanatos, Caruaru não deve ficar fora do roteiro de quem visita o interior do estado de Pernambuco.

E a distância não é desculpa para deixar de conhecer a cidade, pois ela fica perto das melhores praias de Pernambuco, destino da maioria dos turistas quando vão ao estado. É claro que é um grande erro deixar o interior do estado fora da viagem, mas procure focar apenas nas praias ou apenas no interior em uma mesma viagem se tiver pouco tempo.

Abaixo deixamos a lista de temas abordados neste artigo, portanto clique e vá direto ao tema que deseja. 

Onde fica Caruaru PE

Caruaru fica no agreste pernambucano, cerca de 135 km saindo da capital Recife. O município fica na região da província de Borborema, com altitudes que chegam aos 1000m. Dessa forma, podemos considerar que a região é uma ótima alternativa para quem procura um lugar com temperaturas mais amenas no interior pernambucano.

A cidade é a terceira mais populosa do interior nordestino, com mais de 350 mil habitantes. Caruaru é a capital do forró, a terra da maior festa junina do mundo e local da Feira de Caruaru, uma das maiores feiras a céu aberto do Brasil.

Como chegar em Caruaru

Transportes em Caruaru
Transporte alternativo em Caruaru

Localizada no interior do estado de Pernambuco, as opções para chegar até Caruaru são diversas. Normalmente quem visita Caruaru parte de Recife, mas Maceió e João Pessoa são outras cidades próximas com fácil acesso.

Avião: A companhia aérea Azul estreou a rota Recife – Caruaru em 2020. Apesar de não ser uma cidade tão distante da capital, existe essa opção. A rota que liga as duas cidades faz um voo de 45 minutos, entre o Aeroporto Internacional de Guararapes (REC) e o Aeroporto Oscar Laranjeira (CAU).

Carro: Utilizar um carro é a forma mais conveniente de chegar a Caruaru, pois com ele dá até para estender o roteiro para outras cidades da região em uma só viagem. Se você não possui um carro, recomendamos alugar pelo site da Rentcars aqui no blog.

Nós fizemos a rota saindo de Recife a Caruaru numa viagem de 135 km pela BR 232. Já partindo de Maceió, a sua viagem será pela BR 104 numa distância de 195 km e saindo de João Pessoa viagem será de 250 km até Caruaru pela BR 230 e BR 104.

Ônibus: Existem três empresas que fazem o trajeto de ônibus de Recife a Caruaru, pois é a rota mais comum, mas também tem ônibus saindo de várias cidades e estados da região. Os ônibus em Recife partem do TIP – Terminal Integrado de Passageiros em Recife e fazem uma viagem que leva 2h30. 

Você pode comprar as passagens aéreas ou de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Transporte alternativo: Também existem esses transportes para viajar entres cidades do interior do estado. Nós vimos que há vans e carros grandes como jeeps que fazem diversas rotas.

Onde se hospedar em Caruaru PE

Quem deseja conhecer boa parte dos pontos turísticos de Caruaru a pé, o ideal é ficar hospedado no centro, como nós fizemos. Os bairros de Maurício de Nassau e Nossa Senhora das Dores ficam na região central da cidade, com o melhor ponto de partida para conhecer as principais atrações da cidade e da Feira de Artesanato de Caruaru, por exemplo.

Citi Hotel Express: Esta é uma ótima opção de hospedagem que fica entre o centro da cidade e o bairro Alto do Moura. Tem café da manhã incluso e os quartos são equipados com ar-condicionado e televisão.

Citi Hotel Premium: Da mesma rede de hotéis da opção anterior, este hotel é bom para quem procura uma hospedagem um pouco mais confortável. Isso porque ele tem piscina, sala de massagem e academia que fazem um complemento na estadia.

Center Plaza Hotel: Essa é uma opção muito boa para quem quer ficar hospedado no centro da cidade, assim como da Feira de Caruaru. Ele tem uma ótima relação custo benefício para a região e comentários positivos que quem se hospedou lá.

Hotel Central Caruaru: Outra ótima opção para quem quer ficar no centro e perto das principais atrações da cidade. Alguns quartos têm até frigobar e mesa para refeições, sendo bom para quem procura um lugar bacana e acessível.

WA Hotel Caruaru: Essa é uma opção de hotel 4 estrelas que deixamos para quem procura mais conforto e um toque de sofisticação. Dessa forma, sua viagem será mais completa e relaxante, já que o hotel oferece boa estrutura.

Veja todas as opções de hospedagem em Caruaru PE e faça já sua reserva. Não deixe para a última hora, porque não há muitas opções, então deixamos todos os links para facilitar a sua pesquisa.

O que fazer em Caruaru PE

Uma viagem por Caruaru vai incluir visitar museus, lojas de artesanato e até se aventurar por reservas naturais, assim como as montanhas nos arredores da cidade. Quem pretende viajar em junho, ainda tem a maior festa junina do mundo para aproveitar, por isso recomendamos fortemente visitar a cidade nesse período.

Um roteiro legal pelo interior do estado, seria juntar Caruaru a Bezerros e Gravatá que ficam no caminho, e quem sabe estender a Arcoverde e o Vale do Catimbau. No entanto, se tiver mais tempo, pode conhecer algumas das cidades que fazem parte do Circuito do Frio e os lugares frios para viajar no Brasil, que estão no estado.

Feira de Caruaru

Feira de artesanato na feira de Caruaru
Setor de artesanato na feira de Caruaru

A feira de Caruaru talvez seja uma das feiras mais importantes do país e a principal do estado de Pernambuco. Essa feira, que é dividida em mais 14 segmentos, foi classificada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN em 2006, e faz juz ao título.

O complexo ocupa uma grande área no entorno do Rio Ipojuca, com segmentos voltados aos importados, aos produtos feitos em couro e talvez a principal delas, o artesanato local que é referência no Brasil e no mundo. Outra parte muito importante é a feira da sulanca, onde tudo começou, que vende roupas de todos os tipos.

Recomendamos visitar primeiro a feira de artesanatos de Caruaru por ser o mais importante dos segmentos. Dentre os produtos vendidos, se destacam os feitos em couro, barro, madeira e palha. Juntando todas as feiras que compõem a Feira de Caruaru, são mais de 12.000 comerciantes vendendo seus produtos todos os dias.

  • Como chegar: a feira de artesanatos de Caruaru fica no Parque 18 de maio, junto com outras feiras que compõem o complexo como a Feira da Sulanca.
  • Horário: Aberto de segunda a sábado das 05h às 17h.

Museu do Cordel – Olegário Fernandes

Museu do Cordel em Caruaru
Museu do Cordel

A literatura de cordel foi herdada de nossos antepassados, trazida pelos portugueses para o Brasil e introduzida em nossa cultura no século 18. Ao contrário da literatura comum, a literatura de cordel busca a simplificação das palavras citadas em suas poesias, com termos da língua popular brasileira.

Através de uma linguagem informal, feita para que todos consigam entender, cenas do cotidiano brasileiro são contadas através de versos rimados e de uma forma bem humorada. Dentre os principais cordelistas estão Ariano Suassuna e Guimarães Rosa. 

Olegário Fernandes nasceu em Caruaru e era na Feira de Caruaru que ele vendia seus cordéis, lendo e cantando no meio da multidão. No Museu do Cordel em Caruaru PE, você vai encontrar os versos feitos em folhetos, mantendo a tradição e até poderá adquirir um deles. Eles são impressos e ficam expostos pendurados com pregadores em barbantes ou cordas, dando origem ao nome “cordel”.

  • Como chegar: Av. Lourival José da Silva, 140 – 160 (Feira de Caruaru – Feira dos Importados)
  • Horário: Aberto de terça a sexta das 9h às 17h e sábado das 9h às 13h.

Marco Zero de Caruaru – PE

Marco Zero de Caruaru em Pernambuco
Marco Zero de Caruaru

Esse é o local onde nasceu Caruaru e o centro da cidade, por onde você deve começar seu roteiro. É lá que você vai encontrar a Igreja Nossa Senhora da Conceição, uma das mais bonitas da cidade e o centro comercial, onde também é possível dar uma voltar para ver produtos locais.

A poucos metros dali fica a Paróquia da Nossa Senhora do Rosário, que é a padroeira da cidade de Caruaru. Todos os anos, no mês de outubro, acontece a festa em homenagem a santa que dura vários dias, tem quermesse e shows com atrações musicais religiosas.

Museu do Barro – Espaço Zé Caboclo

Arte em barro da família Zé Caboclo
Arte em barro da família Zé Caboclo

Mestre Vitalino eternizou sua arte que está exposta no Museu do Barro em Caruaru. São 67 peças originais do Mestre Vitalino em uma das salas do museu. Além disso, há exposição de peças de diversos artistas do Alto do Moura e a sala Abelardo Rodrigues que expõe peças de outros artistas da região.

As peças feitas em barro fizeram e fazem sucesso no Brasil e no mundo. Nelas são retratados o cotidiano pernambucano através da arte feita no barro que nasceu em Caruaru. São peças mostrando o forró, a medicina e a culinária nordestina, por exemplo.

  • Como chegar: Procure o Espaço Cultural Tancredo Neves na Praça Coronel José de Vasconcelos ou o pátio de eventos Luiz Gonzaga.
  • Horário: Aberto de terça a sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 13h.

Museu do Forró – Luiz Gonzaga

Museu do Forró em Caruaru
Museu do Forró

No mesmo edifício que fica o Museu do Barro encontramos o Museu do Forró. Essa parte do museu foi criada em homenagem a um dos principais compositores do estilo musical, Luiz Gonzaga, responsável por introduzir no Brasil diversos estilos musicais, dentre eles o forró, o xaxado e o baião.

Luiz Gonzaga fez músicas que retratam em suas letras as histórias vividas no cotidiano brasileiro, principalmente as dificuldades do povo nordestino. As canções são cantadas na companhia da sanfona, principal instrumento desse estilo musical, acompanhadas do triângulo e do agogô.

Dentre as diversas salas, também se encontra uma sala destinada a Elba Ramalho. No Museu do Forró você vai conseguir aprender um pouco mais sobre o estilo musical. Além disso, poderá ver fotografias, discos antigos e até instrumentos musicais que foram usados por famosos, ou seja, esse é um dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro em Caruaru.

  • Como chegar: Procure o Espaço Cultural Tancredo Neves na Praça Coronel José de Vasconcelos ou o pátio de eventos Luiz Gonzaga.
  • Horário: Aberto de terça a sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 13h.

Alto do Moura

Fugindo um pouquinho do centro de Caruaru, vamos direto ao bairro chamado Alto do Moura. O bairro que fica a 7km do centro da cidade concentra a maior parte dos ateliês e galerias de arte feitas em barro, bem como algumas das próximas atrações da nossa lista do que fazer em Caruaru – PE.

Até a década de 40 toda economia da região era baseada na agricultura e confecção de artesanato, que foi herdado dos antepassados que viviam na região, as tribos de índios Kariri. As coisas começaram a mudar com a chegada dos principais artistas – Mestre Vitalino e Mestre Galdino, pois tornaram a região o principal lugar para quem procura artesanatos feitos de barro.

Como resultado, a região ainda é um dos pólos onde acontece o São João de Caruaru e se tornou uma região bem legal para quem gosta de bares e restaurantes. Acho que vale bem a pena conhecer bem e andar por cada cantinho do Alto do Moura, conhecer os ateliês e experimentar um pouco das comidas típicas de Pernambuco.

Casa Museu Mestre Vitalino

Casa Museu Mestre Vitalino no Alto do Moura em Caruaru
Casa Museu Mestre Vitalino

O maior artista de barro de Caruaru também ganhou um museu. Severino Vitalino administra a casa construída em 1959, contudo fez do local um pequeno museu para ter suas obras expostas. O museu expõe obras do Mestre Vitalino como seus bonecos de barro, mas também sua história, fotos da sua vida e outros objetos pessoais.

Vitalino Pereira dos Santos começou a trabalhar muito cedo, quando tinha apenas 8 anos de idade. Tudo começou como uma brincadeira, mas o sucesso explodiu quando ele expôs suas obras fora do Brasil.

  • Como chegar: Rua Mte. Vitalino, 447, Alto do Moura.
  • Horário: Aberto de terça a sábado das 8h às 12h e das 14h às 17h. No domingo abre das 9h às 13h.

Memorial Mestre Galdino

Mestre Galdino nasceu no município de São Caetano, em Pernambuco, mas ainda jovem se mudou para Caruaru. No início ele trabalhava como pedreiro na prefeitura da cidade, mas conhecendo o trabalho que Mestre Vitalino fazia no Alto do Moura, ficou fascinado e resolveu largar seu antigo emprego.

Antes de tudo, Manoel Galdino de Freitas, que também era ceramista e músico, se destacou por ter um estilo artístico diferente. Dentre as obras que mais faziam sucesso estavam aquelas em que ele esculpia humanos misturados com animais.

Em seu memorial estão expostos trabalhos, fotos bem como um pouco mais de sua história, que valem bem a pena de ser conhecidos. Portanto, quando for ao Alto do Moura, não deixe de incluir esse local na sua lista com o que fazer em Caruaru.

  • Como chegar: Rua São Sebastião, 181, Alto do Moura.
  • Horários: Aberto de terça a sábado das 8h às 12h e 14h às 17h. No domingo abre das 9h às 13h.

Monte Bom Jesus

Mirante do Monte Bom Jesus em Pernambuco
Mirante do Monte Bom Jesus

Bem no meio da cidade, fica esse morro de onde você poderá ter a melhor vista de Caruaru do alto. Para os corajosos, são 365 degraus que levam até o topo do monte, que tem 630 metros. Lá no alto fica a igreja de Santa Luzia e durante a sexta-feira santa o monte é tomado pela multidão em comemoração.

Você pode subir tanto pela escadaria, quanto de carro pela estrada. Lá no alto, poder ver além da igreja, duas pequenas plataformas que dão a melhor vista de Caruaru. Será possível identificar diversos pontos da cidade e ver a grandeza da feira de Caruaru.

São João de Caruaru – PE

Praça de Eventos Luiz Gonzaga em Caruaru PE
Praça de Eventos Luiz Gonzaga

A maior festa de São João no Brasil acontece em Caruaru todos os anos durante o mês de junho. Para quem quer saber a melhor época para visitar a cidade, tá aí: junho. Durante esse mês de festas, bandas famosas se apresentam tocando desde o tradicional forró e baião até axé e sertanejo. 

O espaço de eventos Luiz Gonzaga é o principal pólo de eventos onde mais de 1 milhão de pessoas costumam passar durante os dias de festa. Quem marca presença no evento todos os anos são Elba Ramalho e Alceu Valença, por exemplo. Em outros pólos como o do Alto do Moura, pólo alternativo e pólo infantil também tem shows diversos.

As comidas gigantes chamam a atenção de quem vai à festa. Dentre elas estão o pé de moleque gigante, maior quentão, maior cuscuz, bem como o maior caldinho, por exemplo. O mais legal do São João de Caruaru é que ele acontece em vários pontos da cidade. 

Ecoturismo em Caruaru PE

Quem gosta de natureza, vale a pena fazer alguns bate-voltas saindo de Caruaru. A cidade fica numa região de vales e montanhas, por isso, encontrar trilhas para se aventurar será bem fácil. A seguir, você poderá ver algumas opções de destinos famosos e ótimos para explorar na região.

Serra dos Cavalos

Pertinho de Caruaru, na vila de Murici, fica o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. O local é mais conhecido como Serra dos Cavalos, uma unidade de conservação ambiental que fica a 15km do centro de Caruaru com 7 rotas. 

Se programe para fazer algumas dessas rotas, pois elas podem ser feitas pelo parque, com distâncias que variam de 1 a 12 km. Ruínas, árvores antigas, animais ameaçados de extinção e muitas outras coisas podem ser vistas nessa região, pois é preservada desde 1983.

  • Como chegar: Recomendamos ir de carro já que fica um pouco afastado da região urbana. Para fazer uma comparação de valores sempre utilizamos a Rentcars. Contudo, se não for possível, tem um ônibus que faz o trajeto saindo da rodoviária de Caruaru que vai até a Serra dos Cavalos. O ônibus número 149 faz a rota entre às 6h15 e 17h30.
  • Onde ficar: Se deseja estender os dias pela Serra dos Cavalos, existem algumas opções de camping e até centros de terapia na região que inclui yoga e meditação. Recomendamos passar pelo menos uma noite por lá, evitando assim que a viagem fique muito corrida.

Pedra do Cachorro

A Pedra do Cachorro é outra opção para os que gostam de se aventurar. É no município de São Caetano – PE que fica o parque onde fica localizada essa pedra, mas está a 33 km de Caruaru. No entanto, a Pedra do Cachorro fica dentro de uma propriedade privada, e por isso é necessário entrar em contato com o dono da reserva para fazer esse trekking.

Em uma caminhada de algumas horas dá pra chegar até o alto da pedra que fica a quase 500m de altura. O Sr. Guaraci, que é dono da propriedade, é que faz o agendamento dos horários para quem deseja subir até o topo e passar a noite por lá, por exemplo.

Há quem vá e volte no mesmo dia, mas acampar no topo é mais uma opção aos aventureiros. O trajeto é feito por meio da caatinga, vegetação típica local e tem até uma parte que deve ser feita utilizando corda. No final, ao chegar no topo, dá pra ter uma boa vista da região de Caruaru. 

Quer saber mais sobre Caruaru? Assista nossos vídeos

Durante nossa última viagem a Pernambuco, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana e você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe tudo sobre Caruaru, que tal dar uma olhada em outros passeios pelo estado de Pernambuco para complementar sua viagem? Conhecer Porto de Galinhas, passear pela capital Recife, bem como por outras cidades no litoral são algumas opções abaixo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x