Antes de planejar sua viagem é bom saber os 6 aplicativos essenciais para viajar para China. Sem sombra de dúvidas a China foi o país onde passamos mais perrengue. Viajar por conta própria por lá não é para iniciantes, isso porque há uma grande diferença cultural e linguística no nosso país. As cidades são imensas, muita gente pra todo lado e o país é fechado para tecnologias que eles produzem e só funcionam lá.
O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.
Tudo é escrito em chinês, incluindo letreiros, cardápios de restaurante e seja lá o que for, sem contar que 99% das pessoas não falam inglês. Contudo, a tecnologia está aí para nos ajudar. Se você está planejando sua viagem, veja os 6 aplicativos essenciais para viajar para a China. Sem eles se comunicar e andar por lá pode ser um pouco difícil. A não ser que você fale Chinês, claro!
6 aplicativos essenciais para viajar para a China
Aqui vão os 6 aplicativos essenciais para viajar para a China e te ajudar durante a sua viagem. Ainda mais quando sabemos certas dificuldade, principalmente com a língua, que é possível passar por lá. Veja a lista completa:
- Conexão com a internet na China
- Aplicativo de mensagem mais usado na China
- Aplicativo de bike compartilhada na China
- Aplicativo de táxi e transporte na China
- Aplicativo de mapa da China
- Aplicativo para tradutor de Chinês
1 – Conexão com a internet na China
Aplicativos essenciais para viajar para a China – VPN
O primeiro aplicativo que você precisa ter para viajar para a China, é sem dúvida o VPN. Para quem não conhece, o VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual). É o aplicativo que vai fazer com que a internet que você está usando seja privada. Dentro da China, o VPN vai fazer o acesso da sua internet vir de outro país.
Alguns sites e aplicativos são bloqueados por lá, então o uso do VPN acaba sendo essencial para nós que usamos o Google para quase tudo. O Facebook, Instagram e outros aplicativos também ficam bloqueados sem o VPN. Não dá para ficar a viagem toda sem postar uma foto, né? Baixe o aplicativo desde o Brasil, pois depois que entrar na China você não vai conseguir instalar e fazer o login.
Leia também: Seguro viagem para Ásia – Porque você deve contratar
2 – Aplicativo de mensagem mais usado na China
Aplicativos essenciais para viajar para a China – Wechat
Um dos aplicativos mais usados na China é o WeChat. Ele vai servir para você se comunicar com todas as pessoas por lá. E quando falo todas, são todas!! Desde hotéis, lojas e restaurantes a amigos que possa fazer por lá. Se você nunca ouviu falar, o WeChat é como o WhatsApp que estamos tão acostumados a usar, porém com bem mais funcionalidades. Além do chat, o aplicativo oferece funções de tradutor, acessar sites, ler QR Codes, fazer pagamentos, entre outros.
Nós usamos o aplicativo desde o primeiro dia que chegamos em Xangai e foi essencial em algumas situações. Você pode usar o aplicativo com seu número do Brasil, então baixe e se cadastre antes mesmo de viajar. Não deixe para registrar o aplicativo com o chip da China, pois precisa de verificação de conta bancária chinesa e você pode não conseguir. Falo isso porquê foi o que aconteceu com o WeChat no celular de Flávio. Os chineses usam o WeChat regularmente para pagamentos, mas sem uma conta bancária chinesa não conseguimos fazer o mesmo.
3 – Aplicativo de bike compartilhada na China
Aplicativos essenciais para viajar para a China – Bike compartilhada
Os aplicativos Mobike, Ofo e Bluegogo parecem ser os mais populares e recomendados. Vimos bicicletas compartilhadas espalhadas por diversas cidades. Aparentemente é bem fácil de usar, mas para estrangeiro o desbloqueio do usuário deve levar pelo menos 24 horas. Então se pensa em usar o aplicativo para alugar as bicicletas compartilhadas, lembre-se de fazer o seu cadastro com antecedência. Como pegamos o clima mais frio na China acabamos não usando, mas pelo que percebemos é tranquilo e seguro pois há ciclovias em todo lugar.
Leia também: Primeiras impressões sobre a China
4 – Aplicativo de táxi e transporte na China
Aplicativos essenciais para viajar para a China – Didi
O aplicativo Didi é o Uber da China. Se você pensa em pegar táxi com mais praticidade, pode usar esse aplicativo. Os valores são competitivos e você não vai ter o estresse de ter que negociar a corrida ou ter que apelar para o taxista ligar o taxímetro. Pegamos táxi apenas uma vez na China e era tarde da noite, por isso não tivemos oportunidade de usar o aplicativo. Para nossa sorte e surpresa, após falar o destino, o taxista simplesmente ligou taxímetro. Acho que foi por causa da hora, nem a gente nem o taxista tinham muitas opções, era ligar o taxímetro mesmo e ir.
5 – Aplicativo de mapa da China
Aplicativos essenciais para viajar para a China – Baidu Maps
A melhor forma de ver um mapa e achar tudo que você quer na China é pelo aplicativo Baidu. Ele funciona como o Google Maps que estamos acostumados porém em Chinês. Como falamos, o Google é bloqueado no país e mesmo usando o VPN achamos que ele é bem incompleto. Nós usamos muito esse aplicativo e dá para achar de tudo por lá. Até banheiro público, acredite!
A dica é procurar a palavra em Chinês na internet, copiar e colar no Baidu. Em alguns casos consegui achar o nome do estabelecimento mesmo, como o Mc Donald’s e KFC. No Baidu você vai ver algumas opções em desenhos. Com isso você vai conseguir usar o aplicativo tranquilamente para traçar rotas de carro, bike, a pé e de transporte público. Mesmo não sabendo nada de chinês é possível usar o aplicativo e deduzir os botões. Eles estão dispostos de forma bem parecida ao Google Maps.
6 – Aplicativo para tradutor de Chinês
Aplicativos essenciais para viajar para a China – Google Tradutor
Sem dúvida esse é o aplicativo que você mais precisa ter para viajar para a China e sem sombra de dúvidas foi o aplicativo que mais usamos. O Google tradutor nos serviu tanto que até aprendemos um pouco de chinês com ele. Mas ele só pode ser usado com VPN como já mencionei acima. Também existe o Baidu Translator que faz as mesmas funções. Em ambos os aplicativos é possível traduzir escrevendo, por áudio ou câmera.
A função da câmera nos ajudou muito a ver cardápios em restaurantes, já que ela converte as palavras de chinês para nossa alfabeto. Não é totalmente preciso, mas da pra ter uma noção do que se trata, principalmente em restaurantes quando não existe a foto do prato. A dica é baixar os dicionários das principais línguas, como Chinês e Inglês no caso, para assim poder utilizar até quando estiver offline. Percebemos que traduzindo do chinês para o inglês, a tradução ficava bem mais precisa.
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
-
- Curta Viaje Leve no Facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube
Olá, baixei o WeChat, achei q era só criar um login, que nada…descobri que preciso de alguém com wechat liberado, que possa ler o QR pra liberar! Estou na luta, tentando alguém que faça essa caridade kkkkk
Oi Adriana! Nossa eu não sabia que estava assim. Espero que você consiga o mais breve possível…
Abraços e boa sorte.
Eu registei hoje o Wechat e realmente pede o QR code, mas também tem mais possibilidades para se fazer o registo . Eu consegui usando o cartão de credito para a verificação .
Oi André, obrigada pelas informações! Vai ajudar bastante
comprei a passagem mas estou desanimando com tamanhas dificuldades
Oi Fernando, não desanima.. a cultura e os costumes são bem diferentes. vai ser uma viagem única!
Abraços.