Viajar é a melhor coisa do mundo, pelo menos pra mim. Conheço poucas pessoas que não gostam de uma boa viagem. Mas para muitos, viajar só rola quando acompanhado de amigos ou familiares. O tema viajar sozinho não é aceito pela maioria das pessoas. Quando digo que vou viajar sozinho, várias pessoas me perguntam: como você consegue viajar sozinho? Não tem amigos? Sempre aquela interrogação como se fosse algo fora do comum.

Pode ser estranho não ter uma pessoa para compartilhar os acontecimentos da viagem. O fato que você não conseguirá se divertir sem alguém ao seu lado durante toda a viagem vem em mente. Eu também achava que não conseguiria fazer uma viagem sozinho, mas as coisas mudaram em 2012, depois do meu primeiro mochilão. Em 2014 tomei coragem para fazer um intercâmbio, morar na Irlanda e a partir daí viajar sozinho tornou-se rotina.

Durante esse tempo fiz algumas viagens sozinho, até que em 2015 tomei coragem de fazer mochilão de 2 meses pelo sudeste asiático sem ninguém me acompanhando. Estava me preparando para o retorno pro Brasil e a escolha era: fico de frescura e depois me arrependo de não ter feito a viagem ou me jogo sozinho mesmo e vejo no que dá.
Optei pela segunda opção e foi a melhor coisa que fiz. Vou dar alguns motivos para você deixar esse medo de lado e te mostrar o porque você deve viajar sozinho pelo menos uma vez na vida.
1 – Viver uma nova experiência
Você não precisa logo de cara sair pelo mundo em um mochilão de vários meses sozinho. Comece com uma pequena viagem de final de semana, evolua para uma viagem pela América do Sul e aí sim se jogue pra Europa ou Ásia. Viajando sozinho você vai sair da mesmice de viajar sempre acompanhado, experimentando algo novo.

Vai ter histórias novas para contar e perceber que você não depende de ninguém para viajar. Vai ter a experiência de conhecer muito mais pessoas do que você conheceria se estivesse viajando acompanhado. Você vai parar para pensar na vida e as vezes se sentir sozinho, mas vai perceber que é necessário sentir isso algumas vezes. Você vai ter tempo de sobra para dedicar apenas à você.
2 – Fazer novos amigos e conhecer culturas diferentes
Viajar sozinho não quer dizer que você vá ficar sozinho a viagem inteira. Conhecer pessoas durante a viagem fica muito mais fácil quando se está só. Você pode até não querer conhecer ninguém, mas provavelmente durante sua viagem um estranho vai se aproximar, puxar papo com você e tentar fazer amizade. Além disso, se você se sentir sozinho, é possível se hospedar pelo Couchsurfing na casa de um morador local que poderá te fazer companhia e te mostrar a cidade.

Durante minha viagem pela Ásia, conheci pessoas de todos os cantos do mundo e algumas mantenho contato até hoje. Quando estava indo de Ko Lipe na Tailândia para Langkawi na Malásia, um grupo de malaios puxou papo comigo no barco e foram conversando comigo durante as 2 horas de viagem. Ficaram interessados em saber mais sobre o Brasil e me convidaram para sair com eles assim que eu chegasse em Kuala Lumpur, aonde eles moravam.

Como Kuala Lumpur seria minha próxima parada, claro que aceitei. Eles me buscaram no hostel e me levaram junto com eles para jantar em um restaurante tradicional na cidade e ainda fomos para um pub curtir a noitada de Kuala Lumpur. Esse é apenas um exemplo de coisas que podem acontecer quando se está viajando sozinho. Talvez fosse diferente se eu estive viajando acompanhado.
3 – Você vai ver que tudo fica mais fácil
Todo o planejamento da viagem será feito por você, mas pelo menos você vai conseguir entender mais sobre todos os locais que irá visitar. Viajar sozinho te dá a opção de fazer o que quiser, na hora que quiser. Você conseguirá fazer tudo muito mais rápido do que se estive viajando em grupo.

4 – Viajar sozinho faz você treinar todas suas habilidades
Viajando sozinho você vai se sentir mais prestativo e ver que você é capaz de fazer diversas coisas que nem sabia. A principal delas é treinar seu inglês e ver que ele é melhor do que você imaginava. Viajando em grupos, muitas das vezes você deixa de se comunicar e treinar seu inglês, pedindo pra algum amigo seu pedir informação ou algo do tipo.
Você também vai ficar mais esperto em relação aos seus pertences. Viajar sozinho te tornará uma pessoa mais atenciosa e cautelosa. Com os horários vai acontecer o mesmo, viajando sozinho você vai ficar muito mais atento à horários de voo, trem e ônibus, correndo menos risco de se atrasar e perde-los. Você vai ver que voltará com muito mais conhecimento sobre tudo.
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
-
- Curta Viaje Leve no Facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube
Ola
Gostei do blog e estou 100% de acordo
Também tenho viajado sozinho e tenho boas experiências .
Quando tiver oportunidade não deixe de visitar a minha ilha ,Madeira Portugal grande abraço e boas viagens 👍
E ai João, tudo bem?
Fico muito feliz de ter gostado do blog.
Já estive 2 vezes em Portugal, mas ainda não conheci a Ilha da Madeira, quem sabe numa próxima.
Abraços
Do alto dos meus 65 anos, sou uma pessoa viajada, adorei seu blog e viajei com vc de forma virtual . Hoje casada com uma pessoa maravilhosa, mas que não anda de avião, contento-me em sair de Brasília, para o Nordeste, começando pela Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraiba, Rio Grande do Norte, Ceará, e Piauí…minha terra natal onde o turismo ainda não bombou. Apesar de ter o Delta do Parnaiba e os Lençóis maranhenses colado ainda tem muito para deslanchar. Quero fazer uma viagem sozinha para bem longe, mesmo que seja apenas 12 dias…conhecer Tokio Kioto Hakone. Cidades onde estão os… Read more »
Oi Maria
Que bom que pude ajudar. Nunca é tarde para tomar coragem e viajar sozinho.
Abraços