Praia da Pipa: O que fazer na vila e arredores

por Flávio Mendes

A Praia de Pipa é uma das praias mais conhecidas do Rio Grande do Norte, talvez até do nordeste brasileiro. É retiro de turistas brasileiros e gringos que fazem de lá o lugar ideal para passar seus dias de férias.

Já estivemos duas vezes em Pipa e além dela, conhecemos as praias e cidades ao redor de norte a sul. Nessas visitas descobrimos que Pipa agrada a todos e não importa a sua idade, pois sempre há uma atividade que encaixe com o seu perfil. Se você procura o que fazer em Pipa, está no lugar certo. Criamos um guia completo dessa vila, com as praias mais bonitas, esportes radicais e vida noturna agitada.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Onde Fica a Praia de Pipa

Ao sul de Natal, está a Praia da Pipa, uma das regiões mais bonitas do nordeste. Ela pertence ao Município de Tibau do Sul e é facilmente acessada por transporte terrestre. Partindo de Natal são 85 km ao sul, enquanto de João Pessoa são 145 km ao norte.

Como chegar em Pipa

Dentro do carro na estrada Praia de Malembá
Estrada na Praia de Malembá

Para quem vai de avião para o nordeste, a praia de Pipa fica entre as capitais Natal e João Pessoa. Por isso, pense em pegar voo para essas capitais e do aeroporto seguir viagem.

Transfer: Há transfer saindo do aeroporto de Natal para o seu hotel em Pipa e vice-versa, com a Civitatis. É só programar o dia e hora de chegada que o motorista estará à sua espera.

Carro: Todas as vezes que fomos à Praia de Pipa, utilizamos carro, que facilitou muito a vida. Por isso, recomendo alugar um carro para ter mais liberdade. Neste caso, é possível ir beirando o mar e curtindo o caminho.

Partindo de João Pessoa, é necessário cruzar o riacho numa balsa rústica de madeira em Sibaúma. Nela cabe apenas um carro e é empurrada a mão com um pedaço de bambu, pelo seu proprietário. Por outro lado, quem parte de Natal, pode pegar a balsa regular em Tibau do Sul, mas antes tem que passar por um trecho de areia na beira mar.

Depois de ambas as travessias de balsa é só seguir a estrada que em poucos quilômetros você estará em Pipa. Caso não queira usar as balsas, siga pela BR 101 e depois na RN 003, mas saiba que o caminho é mais longo.

Ônibus: Saindo de Natal é possível utilizar a Viação Riograndense. Os ônibus partem entre 06h e 18h, numa viagem de 02h. Quem parte de João Pessoa não tem a opção de pegar o ônibus direto para Pipa.

Dessa foma, será necessário pegar um ônibus em direção à Natal e pedir para descer em Goianinha numa viagem de 02h30. Em seguida, pegar uma van para Tibau do Sul e parar na praia da Pipa.

Onde se Hospedar em Pipa

Falésias da Praia de Sibaúma
Falésias da Praia de Sibaúma

Embora pequena, a Praia de Pipa oferece uma boa gama de hospedagem, principalmente se a gente contar com as praias ao redor. Por isso, se você ficar hospedado nas principais praias, vai ter acesso à vila numa breve caminhada.

Para quem quer mais sossego, ficar um pouco afastado do trecho central da Avenida Baía dos Golfinhos é a dica. As acomodações vão desde campings, hostels e pousadas baratas em Pipa, até os hotéis de luxo e resorts.

Veja abaixo algumas indicações para ficar na Praia da Pipa:

  • Quem busca se hospedar de forma econômica e com uma vibe única, os hostels em Pipa são ótimos. Por isso, recomendamos a propriedade de um casal de amigos nossos, o Tropical Hostel. Por lá você vai ter piscina, jogos, e ficar a apenas 700 metros da Praia do Amor.
  • Para as pessoas que buscam pousadas aconchegantes, a Pousada Alto da Pipa está perto da praia e do centro de Pipa. Nela, você vai ficar perto da agitação, porém rodeado de natureza e calmaria.
  • Com vista para o mar, privacidade e muito conforto, o Hotel Sombra e Água Fresca é para as pessoas que buscam um hotel de qualidade. Alguns quartos têm banheira de hidromassagem e até piscina privativa.
  • Por fim, o Filha Da Lua Ecolodge é um resort que tem o conceito de luxo integrado à natureza para fazer a estadia inesquecível. Entre tantos serviços e comodidades, o local oferece duas piscinas, restaurante, spa e até evento especial durante a lua cheia.

Para mais detalhes, leia o nosso post sobre onde se hospedar em Pipa, com informações completas sobre as melhores regiões e dicas de hotéis e pousadas na praia da Pipa.

Restaurantes em Pipa

A gastronomia na praia de Pipa é bem diversificada e atende a qualquer paladar. Falo isso porque na vila tem restaurantes que são tanto de comida nacional e regional, quanto internacional com culinária peruana, havaiana e até tailandesa.

Quem busca onde comer em Pipa não vai ter dificuldade entre tantas opções espalhadas pela vila. Mesmo assim queremos dar algumas dicas, afinal, nem tudo que está de portas abertas tem a qualidade que esperamos.

Veja abaixo algumas sugestões de restaurantes para comer bem em Pipa:

  • Para começar, o Restaurante Camarão na Fazenda Pipa, tem pratos surpreendentes e as cervejas artesanais estavam geladíssimas.
  • O Sofi Bistrô é outra ótima opção, já que tem cozinha contemporânea baseada em frutos do mar. Assim como a gente, você também vai adorar.
  • Também contemporâneo, mas com mais opções de carnes, o Trio Restô & Grill é daqueles lugares para ter uma experiência gastronômica, não apenas um jantar.
  • Falando em experiência, o Restaurante Wattana serve a autêntica comida tailandesa na Praia de Pipa e foi super aprovado.
  • Mas se você quer comida italiana com preços justos, o La Dolce Vita oferece pratos com massa fresca e pães caseiros. Para a gente, foi uma das surpresas de Pipa.

O que fazer em Pipa

A Praia de Pipa é um destino bem famoso e por isso tem uma grande variedade de atrações que vão além do sol e mar. Claro que conhecer as praias e tomar um banho de mar é a principal coisa para fazer em Pipa. Contudo, as atividades em Pipa envolvem um contato maior com a vida animal e com a natureza.

Praias de Pipa

Praia de Pipa vista do alto
Praia de Pipa

Sabemos que a praia é a primeira coisa que vem em mente quando pensamos em viajar para o nordeste do Brasil, ainda mais no Rio Grande do Norte. Por isso, começamos a nossa lista do que fazer em Pipa mostrando as principais praias da região.

  • Centro: É a principal praia e fica de frente ao centro da vila. O mar é calmo e quando a maré está baixa, as piscinas naturais se revelam. Há diversas barracas para passar o dia curtindo a paisagem. É de lá que saem os passeios de barco para ver os golfinhos.
  • Amor: Está de frente a falésia em formato de coração com acesso por escadaria. Tem barracas e restaurantes, o mar é mais agitado e por isso acontecem campeonatos de surf.
  • Minas: Essa praia é praticamente deserta e por isso é lar das tartarugas marinhas que fazem ninhos e colocam ovos em suas areias. O Projeto Tamar faz mini eventos para ver a desova das tartarugas.
  • Baía dos Golfinhos: Na verdade o nome é Praia do Curral, mas é conhecida popularmente por Baía dos Golfinhos. Isso porque é nela que dá para avistar esses mamíferos com frequência. O acesso só é feito pela areia durante a maré baixa, por isso é importante ficar atento ao nível do mar.
  • Madeiro: Rodeada de falésias, está um pouco mais afastada do centro de Pipa. Lá de cima é possível tirar boas fotos, pois a praia está rodeada de mata atlântica. Lá embaixo, o mar tem uma parte com ondas fortes, onde escolas de surf estão a disposição. A outra parte é mais calma e boa para banhos.
  • Cacimbinhas: Continuação da praia do Madeiro, porém tem ondas um pouco mais fracas. Você vai ter as dunas para fazer sandboard e uma falésia que é um mirante.

Chapadão de Pipa

Chapadão de Pipa
Chapadão

Esse é um dos principais pontos turísticos de Pipa e parada obrigatória de quem visita a vila. No Chapadão você tem uma bela vista da Praia do Amor e Praia das Minas para fazer fotos incríveis.

A cor vermelha faz contraste com o mar azul e por isso é ponto de parada dos passeios de 4×4 e quadriciclo. Contudo, o acesso pode ser feito a pé a partir do centro da vila, seguindo pela avenida principal.

Uma das melhores horas para visitar o Chapadão é pela manhã para ver o sol nascer. Por isso, recomendamos que chegue bem cedo, porque o sol nasce entre 4h e 5h da manhã.

Centrinho da vila

Uma coisa que eu tenho certeza é que você vai passar pelo centrinho da praia de Pipa pelo menos uma vez em sua visita a vila. É no centro que fica a maior parte dos bares e restaurantes, assim como lojas, boutiques e galerias de arte.

Recomendamos caminhar pelas ruas para sentir a mistura de cores e culturas. Comece pela Avenida Baia dos Golfinhos e explore as outras ruas em seu entorno. Não esqueça de tirar uma foto no vilarejo grego, na praça dos pescadores e na entrada da Rua do Céu.

Esportes na Praia de Pipa

Praia do Amor
Praia do Amor

As opções de esporte são diversas e quem gosta de fazer atividades ao ar livre vai aproveitar a praia de Pipa ao máximo.

  • Surf: Pipa ficou popular com o surf e por isso é um dos esportes mais praticados. Quem quiser aprender, vai ver várias escolas à disposição.
  • Kite e Windsurf: Os ventos de Pipa são constantes e ótimos para a prática desses esportes. Para quem quiser, dá para fazer aulas numa das diversas escolas da vila.
  • Canoa Havaiana: Uma forma exótica de surf está disponível entre os esportes locais, pois Pipa oferece excelentes condições para a prática.
  • Parapente: Quem quer fazer um esporte mais radical, o passeio aéreo de parapente acontece de outubro a março quando os ventos estão em melhores condições.
  • Sandboard e Skibunda: A prática de “esqui” nas dunas de areia com pranchas de madeira pode ser encontrada em alguns locais como por exemplo em Cacimbinhas.
  • Caiaque: Os melhores lugares para alugar e praticar são na Baía dos Golfinhos e Madeiro. Além disso, na Lagoa de Guaraíras o passeio de caiaque passa pelas falésias e mangue.
  • Slackline: Se você nunca tentou se equilibrar nas fitas de um slackline, pode ir até a Praia do Amor, do Madeiro ou à Baía dos Golfinhos para tentar.
  • Stand Up Paddle: Em região de mar calmo como na Baía dos Golfinhos, você consegue praticar SUP e ainda ter a possibilidade de ser acompanhado por golfinhos.
  • Arvorismo e Tirolesa: Por dentro da mata atlântica há 10 estações entre 5 e 25 metros de altura para o arvorismo. No final, a tirolesa encerra a atividade com um visual sem igual.

Se você gosta de esportes como futebol, frescobol, tênis e vôlei, alguns trechos de areia são perfeitos. Tanto é que empresas alugam ou vendem equipamentos para você se divertir.

Trilhas em Pipa

coqueiro na praia de pipa
Praia de Pipa

As trilhas são um tipo de esporte que merece um trecho especial em nossa lista do que fazer em Pipa. Isso porque as trilhas na região podem ser feitas de bicicleta e claro, a pé.

Para fazer uma trilha de bike, há tours exclusivos com guia para você conhecer a região. Os roteiros ecoturísticos fazem os passeios passando pela história, biologia e cultura de forma interativa. Também dá para alugar beach bikes e passear nas faixas largas de areia das praias de Pipa.

O hiking também está incluído nas atividades por Pipa. No Santuário Ecológico de Pipa, há 16 trilhas disponíveis em meio a mata atlântica. Elas estão distribuídas em 5 níveis que vão do fácil ao difícil para você escolher. No mesmo local estão as atividades de arvorismo e tirolesa que mencionei anteriormente.

Passeios de Barco em Pipa

São diversos os tipos de passeios de barcos oferecidos em Pipa, dede os gastronômicos até os com muita festa durante a navegação. Porém os mais tradicionais e conhecidos são para ver os golfinhos, mas não é garantia que eles vão estar por lá.

Outra opção é fazer o passeio na Lagoa Guaraíras com direito a ver um pôr do sol espetacular para finalizar o dia. Esta opção inclui comidas e bebidas e dura a tarde toda com direito a paradas para banhos.

Por fim, você pode entrar em contato com as empresas locais para alugar um barco ou lancha e personalizar o seu passeio. Dessa forma, você vai ter maior conforto e exclusividade, vai parar onde quiser e passar o tempo desejado em cada local.

Passeios de Jeep 4×4 e Quadriciclo na Praia de Pipa

placa da praia do amor em pipa
Praia do Amor

Os passeios duram meio dia ou o dia inteiro, passando por diversas praias e vilas da região. Para fazer esse passeio, você deve primeiro escolher o tempo e tipo de roteiro que deseja, pois há duas opções. A primeira é mais curta e vai a apenas uma região, norte ou sul. Já a segunda opção é mais longa, ou seja, o tour é completo indo de ponta a ponta, para conhecer todas as praias de Pipa.

Para fazer o passeio do dia todo, a diferença básica está na condução do 4×4 ou do quadriciclo. No 4×4 haverá um motorista e guia, e no quadriciclo que leva até duas pessoas, uma tem que dirigir. O guia do passeio vai em outro quadriciclo a frente mostrando o caminho. Outra diferença é em relação a rota, pois alguns acessos são por estradas off road, ou seja, são mais complicados para dirigir e precisam de um carro forte.

O passeio passa apenas por Sibaúma, ou Barra de Cunhaú, ou só em Tibau do Sul. Bem como é possível fazer o passeio de ponta a ponta, como disse anteriormente, indo de Barra de Cunhaú até Tibau do Sul, finalizando o dia na Lagoa Guaraíras.

Passeio de Buggy em Pipa

Com capacidade para até 4 pessoas, o passeio de buggy em Pipa faz o roteiro por outras praias do litoral. Isso quer dizer que o passeio não é exclusivo pelas praias de Pipa e vai mais além. Normalmente dura 5 horas e o bugueiro te leva para um cenário totalmente diferente.

Esse tipo de passeio busca passar por praias com dunas, começando por Tibau do Sul. Em seguida você atravessa a balsa passando pela Praia de Malembá e indo em direção às diversas dunas no litoral do estado como Pirangi.

Hotéis com Day-use na Praia de Pipa

Embora você fique hospedado num hostel ou pousada, passar o dia descansando num resort de luxo é uma opção. O day-use num espaço de luxo está disponível na praia de Pipa para você ter um dia especial.

O AcquaPipa Resort tem estrutura para adultos e crianças. Há duas piscinas, mini campo de futebol, quadra de vôlei, playground e jogos, por exemplo.

Por outro lado, o day-use do Pipa Privilege é focado no público adulto que busca privacidade. Falo isso porque o local é limitado a 10 pessoas por dia, tem espaço para meditação, além de claro, bar, restaurante e piscina de borda infinita nas falésias da Praia de Cacimbinhas.

Por último, o day-use da Ponta do Pirambu, um resort na Praia do Giz em Tibau do Sul. A piscina com borda infinita e o redário de frente ao mar vão fazer você querer ficar lá para sempre.

O que Fazer em Pipa a Noite

Vila de Pipa a noite
Vila de Pipa a noite

Se de dia são as praias que bombam, de noite é o centro que recebe toda a atenção. As opções de restaurantes e bares são grandes, dá para escolher a vontade. A Rua Baía dos Golfinhos começa a lotar logo no entardecer e por isso é o ponto mais badalado da vila.

Se quer uma noite calma, você pode andar no centrinho a noite, comprar lembrancinhas e conhecer as galerias de arte. Escolha um dos restaurantes que indicamos anteriormente e saboreie a culinária local. Mas se quer uma noite mais agitada vá para um barzinho com música ao vivo ou até uma casa noturna.

Abaixo estão algumas opções de música e agitação para curtir a noite na praia de Pipa:

  • Para tomar uma cervejinha e ver o pôr do sol, o Mirante Sunset Bar é o lugar mais recomendado.
  • O Ágora Lounge Bar toca de música eletrônica a samba e forró num espaço a céu aberto com uma vibe especial. Esse foi um dos que mais gostamos!
  • Outro local é o Tribus Bar, que serve drinks para animar. Também tem um espaço aberto e é ponto de encontro de quem gosta de curtir a noite.
  • Se você quiser ouvir rock, o Mikroponto Bar é focado neste tipo de música. Por lá, a variedade de cervejas e coquetéis não deixa nada a desejar.

Bate e Volta Saindo da Praia de Pipa

A aventura para chegar em Pipa, na minha opinião, chega a ser até mais legal do que a própria praia de Pipa. As praias e vilas rústicas ao redor proporcionam isso para quem viaja de carro pela região.

Portanto, aproveite os seus dias pela região para conhecer mais e ir além. A região ao redor tem muito a oferecer com cenários totalmente diferentes como Tibau do Sul, Sibaúma e Barra de Cunhaú. São destinos obrigatórios para quem vai passar vários dias na vila.

Tibau do Sul

Tibau do Sul
Tibau do Sul

Pipa na verdade é uma vila que faz parte do município de Tibau do Sul, que fica 8 km ao norte. Mesmo sendo um município, Tibau do Sul é bem pequeno, mas tem praia e rio para passar o dia relaxando.

A Praia do Giz é o pontal onde tem o mar de um lado e a lagoa do outro. O legal de lá é sentar em um de seus barzinhos pé na areia bem de frente pro encontro da Lagoa Guaraíras e o mar. Na Lagoa, você pode tomar banho, fazer caiaque e outras atividades.

Se estiver de carro e sua intenção for continuar a viagem para o norte do estado, a rota será essa mesmo. Para isso será necessário pegar a balsa que desembarca na Praia de Malembá. Serão alguns quilômetros pela areia da praia, até chegar na estrada. É altamente recomendável fazer esse trajeto com um carro 4×4.

Contudo, se quiser passar o dia lá, faça um passeio de barco ou pegue uma lancha que vai até o Bar da Lagoa de Guaraíras e ao Restaurante A Gringa, ambos localizados em bancos de areia no meio da lagoa.

Sibaúma

Balsa de Sibaúma
Balsa de Sibaúma

Quem sai de Pipa em direção ao sul, pela praia, vai passar por Sibaúma. Algumas falésias marcam o fim de Pipa e o início de Sibaúma, que apesar de não ter muita estrutura turística, é uma ótima opção de bate e volta.

Na Praia de Sibaúma o mar é calmo e na maré baixa, as piscinas naturais são formadas. A praia é tranquila e tem uma grande extensão de areia, o mar é ótimo para banhos e tem algumas barracas de praia para passar o dia.

Se quiser ir além, vai ser necessário pegar uma balsa bem diferente das que você está acostumado. Como disse lá no começo do texto, a balsa de Sibaúma é feita de madeira e só vai um carro por vez.

Barra do Cunhaú

Barra do Cunhaú
Barra do Cunhaú

Após a travessia de balsa de Sibaúma, siga cerca de 4 km pro sul até chegar em Barra do Cunhaú, um dos nossos lugares preferidos nesta região. Outro rio, só que bem mais largo, corta o caminho novamente, mas dessa vez se quiser continuar caminho não será necessário cruzá-lo.

Se você seguir pela pequena estrada, sem atravessar pela balsa de Sibaúma, vai chegar até a Fazenda Sonho Meu. Nela, há atividades para toda a família como por exemplo passeio a cavalo, arco e flecha e caiaque.

Barra do Cunhaú é uma pequena vila que fica bem na esquina do mar com um rio. Diversos bares e restaurantes ficam ali bem de frente, com boa comida e um visual sem igual. Por isso, aproveite para tomar um banho no rio Curimataú ou praticar kite ou windsurf. Os ventos da região são ótimos para isso.

Quem não estiver com carro, pode ir fazer o passeio de 4×4 ou quadriciclo que mencionamos anteriormente, pois ambos vão até lá. Dessa forma, você conhece toda a região e ainda vai para a Praia da Barra do Cunhaú.

Roteiros em Pipa

Para te ajudar, criamos um roteiro em Pipa para você aproveitar ao máximo os seus dias. Por isso, abaixo deixamos dicas para quem só pode ficar um dia ou para quem pode ficar mais dias.

O que fazer em Pipa em 1 dia: Se você só tem um dia na Praia da Pipa, aproveite para curtir ao máximo as praias fazendo o passeio de 4×4 ou quadriciclo de ponta a ponta. À noite, curta o jantar num bom restaurante e se tiver energia, recomendamos esticar a noite num bar ou numa balada da vila.

O que fazer em Pipa em 2 dias: Para quem tem mais um dia disponível, que tal fazer um passeio de barco e aproveitar o resto do tempo num beach bar na praia de pipa?! Você pode ver o pôr do sol num mirante, curtir a noite do centrinho e fazer compras.

O que fazer em Pipa em 3 dias: Quem tem a oportunidade de ficar mais dias na praia de Pipa, vai poder ir além. Os dois primeiros dias foram dedicados às praias, agora é hora de se conectar com a natureza no Santuário Ecológico. Outra opção é praticar um dos diversos esportes como caiaque, SUP e surf.

O que fazer em Pipa em 4 dias: Faça tudo recomendando nos dias mencionados anteriormente. Aproveite o seu quarto dia para fazer o passeio de buggy pelas dunas do estado e depois descansar na piscina do hotel ou numa das opções de day-use. À noite, um jantar especial num dos melhores restaurantes de Pipa e uma barzinho cai bem.

A Praia de Pipa é cheia de atividades e passeios, por isso esperamos ter ajudado com todas as informações e dicas dispostas acima. Tem mais alguma sugestão? Então deixa nos comentários.

Quer saber mais sobre Pipa? Assista nossos vídeos

Durante nossos dias em Pipa, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana e você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. 

Caso seu plano de saúde não tenha abrangência no Rio Grande do Norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com nada, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios na Praia de Pipa e Todo Litoral

Com a nossa parceira, a Civitatis fica ainda mais fácil programar a sua viagem. Eles oferecem passeios, ingressos e excursões em diversas cidades do Brasil e do mundo. Contudo, recomendamos fazer as reservas com antecedência para não ter dor de cabeça durante a viagem. Deixe que a empresa cuide de você para que tenha uma viagem excelente.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x