O que fazer em Natal e região: um guia completo!

por Flávio Mendes

Entre rio, mar e dunas, Natal é o ponto mais próximo entre o Brasil e a Europa, bem como entre o Brasil e a África. Saber o que fazer em Natal é o que todos querem saber durante o planejamento de uma viagem.

Quase o ano todo ensolarada, não é à toa que chamam Natal de Cidade do Sol e atrai mais turistas de todo o mundo.

Conhecemos o estado em duas road trips que fizemos pelo Nordeste, passando por Pernambuco e Paraíba. Com certeza foi o estado que mais gostamos e o com as praias mais bonitas que já vimos.

Veja neste post o que fazer em Natal e nos arredores, já que dá para conhecer e fazer atividades em São Miguel do Gostoso, bem como em Pipa e outras cidades, fazendo a capital como ponto de partida.

História de Natal, RN

Fundada em 25 de dezembro de 1599, conhecem a capital do Rio Grande do Norte por causa de suas dunas e pelo Forte dos Reis Magos, construído pelos portugueses no século XVI. Cidade que antes chamavam de cidade dos Reis, devido ao nome do forte, passou a ser simplesmente Natal.

Os indígenas vindos da região amazônica habitaram a cidade inicialmente, mas logo depois sofreu a influência dos portugueses por causa das suas colonizações pelo Brasil. A invasão e expulsão dos franceses foi ponto chave para a retomada dos portugueses à cidade. Mais tarde, a presença dos holandeses fez a cidade crescer e se chamar Nova Amsterdã.

Entre tantos acontecimentos, hoje em dia não se sabe ao certo quem fez e quando houve a primeira fundação da cidade, pois muitos perderam documentos entre guerras e incêndios. Contudo, alguns historiadores locais ainda lutam para reconstruir a história dentre tantas controvérsias.

Como chegar em Natal

As principais formas de acesso a Natal são de carro e ônibus para quem vai por terra ou de avião para quem vem de cidades mais distantes.

Quem vai fazer uma viagem pelo Nordeste do Brasil alugando carro, ou vindo de estados próximos ao Rio Grande do Norte, pode chegar a Natal facilmente. Isso acontece porque o acesso se dá pela BR 101, também acessível a quem parte dos estados do sudeste do Brasil como Rio de Janeiro ou São Paulo.

Para chegar de ônibus em Natal, também é fácil, porque existem rotas que partem das principais capitais do Brasil e das cidades mais próximas fora do estado. Empresas como a Expresso Guanabara, Viação Progresso e Gontijo, por exemplo, fazem viagens regulares para a cidade.

As pessoas que preferem pegar um avião para Natal por causa da rapidez e praticidade, podem ficar tranquilos, pois existe o Aeroporto Augusto Severo em Natal. De lá partem e chegam voos das principais cidades do Brasil com a Latam, Azul e Gol, bem como voos internacionais pela Tap, por exemplo.

Ao chegar de ônibus pela rodoviária você pode pegar um táxi para o centro. Contudo, se você chegar de avião, pode contratar o serviço de transfer que vai te deixar direto no hotel.

Onde ficar em Natal

Todas as vezes que viajamos para Natal,  ficamos pela região de Ponta Negra, mas Natal não se resume a apenas esta área. É por isso que vamos falar um pouco sobre as regiões e dar sugestões de pousadas baratas em Natal, bem como hotéis legais e hostels econômicos.

Um dos lugares que os turistas mais procuram para se hospedar em Natal, com certeza é Ponta Negra. É lá que você vai encontrar um belo trecho de orla cheio de restaurantes e bares para aproveitar a noite e ter fácil acesso a tudo.

Lá em Ponta Negra nos apaixonamos pela Pousada Manga Rosa Beira Mar cheia de charme e delicadeza em sua decoração de madeira e palha. Mas se você estiver procurando um local com piscina e um pouco mais central, o Natal Dunnas Hotel é uma ótima opção.

Para aqueles que preferem ficar numa região com menos turistas, na Praia de Areia Preta tem o Hotel Paraíso Natal de frente ao mar com um areal enorme para descansar. Ali pertinho fica a Praia dos Artistas onde está o Havaí Atlântico Hostel e Pousada sendo uma ótima opção para quem busca economia durante a viagem.

Bares e Restaurantes em Natal

Falar sobre onde comer em Natal é falar sobre o que a culinária potiguar tem de melhor. E como todo o Nordeste, as comidas baseadas em peixes e frutos do mar ganham destaque.

Por isso que de cara já indicamos o restaurante Camarões em Natal, que tem duas unidades, uma chamada simplesmente Camarões e outra chama Camarões Potiguar. Esses são lugares obrigatórios que todo turista deve ir para se deliciar com a culinária praiana de Natal.

Ainda falando sobre onde comer e beber em Natal, o restaurante Mangai tem duas unidades para você escolher, uma em Ponta Negra e outra em Lagoa Nova. O local oferece comida nordestina num ambiente típico e alegre.

Quem quiser passar o dia na Praia de Ponta Negra, sem deixar de comer e beber bem em Natal pode ficar no La Praia Beach Lounge. Um espaço completo na beira do mar que serve cardápio de comidas e bebidas variadas.

O que fazer em Natal: Melhores Praias

Várias praias urbanas chamam a atenção de todos que buscam o que fazer em Natal. As praias reúnem alguns pontos turísticos da cidade, com feirinhas de artesanato e uma estrutura de restaurantes e bares sem igual.

As praias mais visitadas pela população local são a Praia do Meio e a Praia da Areia Preta. Já na Praia de Redinha e na Praia dos Artistas, é possível ver uma mistura muito grande de pessoas locais e turistas. Por outro lado, as praias de Ponta Negra e a Praia do Forte são tomadas por turistas vindos de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Aqui você terá informações e dicas do que fazer em Natal, onde indicamos os pontos turísticos e cada praia ou região. Só não deixe de fazer um tour completo por Natal para conhecer cada canto da cidade do sol.

Ponta Negra

Praia de Ponta Negra – Foto: Pedro Menezes em Unsplash

Na parte sul de Natal está a praia de Ponta Negra que é muito conhecida como Copacabana potiguar. É engraçado, mas o título é bem fiel à larga orla cheia de bares e restaurantes que ao fundo revela o Morro do Careca, cartão postal da região que está fechado desde o final da década de 90 .

A Praia de Ponta Negra é a praia urbana mais popular de Natal e foi por isso que ficamos por lá mesmo nas duas vezes que visitamos a cidade.

Durante o dia, Ponta Negra oferece diversão para todos e o mar chama os visitantes para um banho refrescante. Você pode fazer caminhadas, tomar um banho de mar ou passar o dia numa das diversas barracas de praia.

É nessa praia que fica o famoso Centro de Artesanato para fazer compras de produtos regionais e lembrancinhas de todos os tipos, bem como a Escadaria de Ponta Negra que rende belas fotos.

Os praticantes de esportes radicais e aquáticos podem fazer kite surf, stand-up paddle ou até mesmo voos de parapente. Próximo ao final da orla, sentido norte, você vai encontrar um bom ponto para surfar, pois as ondas são mais fortes.

Via Costeira

Subindo a Praia de Ponta Negra está a Via Costeira, uma rodovia que dá acesso a região norte de Natal. É lá que estão o enorme Parque das Dunas, a Praia da Barreira d’água, a Praia da Via Costeira e a Praia de Mãe Luiza.

Essa região é bem isolada porque tem a praia da frente e o parque das dunas atrás, ou seja, não tem cidade, prédios, trânsito, nem nada disso. Com todo esse espaço, é lá que ficam alguns dos melhores e maiores resorts de Natal.

Já chegando no final da Via Costeira, tem o bairro e a Praia de Mãe Luiza, onde é possível visitar o Farol de Mãe Luíza e o Mangue da via costeira.

Praia de Areia Preta

O bairro de Areia Preta fica na zona leste de Natal, onde era uma vila de pescadores, hoje estão prédios altos e de luxo.

É lá que encontramos a praia de Miami, onde os surfistas fazem a festa nos horários de ondas fortes e as famílias aproveitam as barracas de praia e o banho no mar durante a maré baixa.

Nessa região você também pode visitar o Relógio de Sol, tirar fotos e aproveitar o calçadão para fazer caminhadas e sentir o ritmo de vida da população local.

Praia do Meio

Um local perfeito para famílias com crianças, a Praia do Meio tem o mar calmo com piscina natural formada pelo Recife de Natal. A areia é limpa e clara, o que faz da praia um lindo lugar para aproveitar o sol de Natal.

Na região da Estátua de Iemanjá, é possível praticar esportes como vôlei e futebol de praia quando a maré está baixa.

Para completar a sua lista do que fazer em Natal, pela região da orla da Praia do Meio, dá pra ir num dos quiosques para comer e beber bem e barato.

Praia do Forte

Entre a praia do Meio e a praia de Redinha, está o bairro de Santos Reis onde fica a Praia do Forte. Por lá tudo é organizado e com estrutura turística completa. As piscinas naturais são formadas na maré baixa, quando é revelada uma longa faixa de areia e a barreira de arrecifes.

O nome já fala tudo, pois é a praia que está o histórico Forte dos Reis Magos com seu formato de estrela. Esta praia é bem turística e tem esse fator histórico que leva o visitante a um passeio dois em um. Além de curtir o mar, ainda dá para desfrutar de um ponto turístico único.

Ir ao forte é obrigatório para quem está na região, principalmente para ver no pôr do sol, que é imperdível. Como o Forte dos Reis Magos está para dentro do mar, o acesso é feito somente a pé por uma passarela, mas tem estacionamento disponível bem pertinho.

Praia de Redinha

Ponte-Newton-Navarro

Até acontecer a construção da Ponte Newton Navarro, a Praia de Redinha era parte da simples vila de pescadores de Natal. Hoje é super visitada durante os fins de semana por turistas e pessoas locais que vão curtir o sol ao encontro do rio com o mar.

A praia de Redinha está dividida entre Redinha Nova e Redinha Velha e é a primeira praia urbana no litoral norte de Natal. A Redinha Velha tem boa estrutura com barracas de praia, bares e um mar de águas calmas e azuis.

Não deixe de ir ao Mercado Público da Redinha que fica bem ao pé da ponte. É lá que você vai ter uma bela vista da ponte e do rio, e ainda vai poder experimentar a culinária local.

Próximo à praia, ainda é possível visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, a primeira do local e o Aquário Natal.

O que fazer em Natal a noite

De noite, a orla de Ponta Negra enche de pessoas que vão às feirinhas de artesanato, à procura de um bom restaurante para um jantar típico e para tomar drinks de frutas tropicais.

Em Ponta Negra, por exemplo, o que mais fazíamos era caminhar pela orla, entrar nas lojas para ver o artesanato, as lembrancinhas e as comidas típicas embaladas que você pode levar para casa.

Para conhecer a noite de Natal, nada como um show de forró no centro da cidade. Lá você vai estar num prédio histórico e ainda vai dançar forró a noite toda.

O que fazer em Natal: Dias extras

Se você tem mais dias de viagem e está disponível a fazer um roteiro de mais dias ou quem sabe um roteiro de 7 dias em Natal, pode procurar algumas alternativas de passeios ou viagem de bate e volta.

Nesse caso, Natal vai acabar sendo o seu ponto de partida para vários passeios de Norte a Sul do estado.

Genipabu

O-que-fazer-em-Natal-Genipabu

Praia, areias douradas, deserto de dunas, dromedários, lagoas, sandboard, esquibunda, buggy e muita emoção. É tudo isso que Genipabu tem numa área de diversão que você não encontrada em nenhum outro lugar do mundo.

A Praia de Genipabu já foi cenário de novelas, por isso atrai turistas para o passeio de buggy nas dunas móveis e fixas do parque estadual. Você pode fazer um passeio de buggy pela costa norte do estado onde estará com um bugueiro credenciado que conhece muito bem a região e te leva para os melhores pontos. E aí, quer com emoção ou sem emoção?

Também é possível visitar a Lagoa de Genipabu e ir até o Bar e Restaurante 21. Por lá você vai contemplar a natureza e experimentar um dos pratos de frutos do mar, assim como pratos da comida típica nordestina.

Praia de Pipa

Praia-de-Pipa-RN

A Praia de Pipa fica 80 km ao sul de Natal e vale muito a pena visitar a região do litoral sul do Rio Grande do Norte. Você pode fazer o passeio para Pipa saindo de Natal em um dia de excursão, bem como pode ficar mais tempo por lá.

Se você tem dias extras para viajar pelo RN, recomendamos que fique pelo menos uns 2 dias em Pipa. Dessa forma, você consegue conhecer todas as praias e atrações. Há diversas opções de hospedagem para ficar em Pipa, que vãos dos resorts luxuosos,  a pousada baratas e hostels para quem quer uma vibe diferente.

Nós já fomos algumas vezes e contamos o que fazer na Praia de Pipa e arredores num post completo para você ler e se encantar.

Praia e Lagoa de Jacumã

A Praia de Jacumã está a apenas 33 km de Natal e por ser bem próxima, é um dos lugares imperdíveis de ir. O local é bem tranquilo e ótimo para quem quer fugir da badalação, assim como das praias cheias de turistas.

Com mar calmo e tranquilo, os arrecifes fazem um lugar perfeito para relaxar a beira do mar e aproveitar os dias de sol. Além disso, Jacumã tem uma lagoa, onde todos os passeios de buggy fazem parada obrigatória.

A lagoa tem estrutura turística com estacionamento e barracas com bebidas e comidas deliciosas. Para quem tem coragem, o famoso e peculiar aerobunda. Ele te leva através de um cabo de aço que parte das dunas até a margem do outro lado, mas para na água.

Passeios em Natal

Aproveite todas as informações deste post, faça a sua lista de passeios em Natal e garanta os seus bilhetes. Portanto siga a nossa principal dica que é reservar tudo com antecedência a partir dos links que disponibilizamos aqui no post. Com eles você vai garantir uma viagem perfeita.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x