Home Brasil Estação das Docas em Belém do Pará: Guia de visitação

Estação das Docas em Belém do Pará: Guia de visitação

por Andressa Silva
Estação das Docas em Belém do Pará

A Estação das Docas, em Belém do Pará, é um antigo porto que foi revitalizado e transformado no polo gastronômico e cultural mais agitado da cidade. Se transformou em um ponto de encontro para os moradores locais e uma atração turística para os visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo que chegam em Belém. 

Neste post, você vai conhecer toda a história, detalhes da estrutura e arquitetura, dicas do que visitar, os melhores restaurantes e bares, assim como o que fazer ao redor. Também deixamos algumas dicas importantes como horários de funcionamento, hospedagem próxima e como chegar nesta, que é uma das melhores atrações turísticas de Belém.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

História da Estação das Docas

O local onde hoje encontramos a Estação das Docas, na beira da baía do Guajará, funcionava o porto de Belém, na capital do Pará. Neste porto, chegavam e saíam navios carregados de material que abasteciam a cidade, bem como eram destinados a outras cidades do Brasil e para exportação.

Na mesma região havia o Forte de São Pedro Nolasco construído em 1665 para a defender a cidade e a orla. Ele foi parte de grandes batalhas como o Movimento da Cabanagem que aconteceu em 1825 que transformou tudo em ruínas. A região foi revitalizada para ser parte da Estação das Docas, e hoje é o Anfiteatro onde acontecem apresentações culturais.

Em resumo, todo o processo de revitalização do porto com seus três armazéns e o antigo forte foi feito por profissionais capacitados. Sua inauguração aconteceu em maio de 2000, onde 32 mil metros quadrados se tornaram um dos cartões postais de Belém e o maior complexo turístico da cidade.

Estrutura e arquitetura da Estação das Docas

Estação das Docas, Belém do Pará
Estação das Docas

Na Estação das Docas você vai encontrar muitos bares, restaurantes, lanchonetes e lojas, feitos para todos os gostos e bolsos. Você também vai encontrar um espaço cultural onde shows musicais, teatrais, exposições e eventos acontecem regularmente. Tudo isso aliado a vista da baía do Guajará que fica especialmente bela durante o pôr-do-sol.

Seus 3 armazéns de ferro inglês são da segunda metade do século XIX, sendo um dos belos exemplares da arquitetura vinda de países europeus. Eles são chamados de Boulevard das Artes, Boulevard da Gastronomia e o Boulevard das Feiras e Exposições. 

Além disso, o complexo conta com o Teatro Maria Sylvia Nunes e o anfiteatro que foi parte das ruínas do Forte São Pedro Nolasco. Ainda podemos encontrar os guindastes externos de cor amarela que foram fabricados nos Estados Unidos e chamam a atenção dos visitantes. Todo o charme e estilo industrial da Estação das Docas está unida à máquina a vapor de meados de 1800 que fornecia energia para o porto.

Como chegar à Estação das Docas

A Estação das Docas está localizada numa das regiões mais conhecidas de Belém do Pará, principalmente por estar na orla da Baía do Guajará e ter como vizinhos os terminais marítimos e o Mercado Ver-o-Peso. Sendo assim, você pode contar com diversas opções de transporte para chegar na região e diversas vias de acesso.

Ônibus: Para chegar ao local usado o transporte público, utilize os ônibus urbanos de número 634, 912 e 919 que tem ponto de parada na frente da Estação das Docas. Você também pode usar os ônibus 309, 548, 758, 906, 907 ou 911 que passam perto. 

Carro: Você pode usar aplicativos de mapas para traçar a melhor rota se estiver de carro, já que há boa sinalização do local pelo GPS. Na Estação das Docas você encontra estacionamento para carro e moto que custa R$8 até 2h (após 2h custa R$6 a fração de hora). Portanto, alugue um carro para aproveitar melhor a região e principalmente para ter mais conforto em Belém do Pará. Com o buscador de aluguel de carros Rentcars, você garante o melhor custo-benefício para sua viagem.

Além disso, você também pode usar os aplicativos como uber e 99 para chamar táxis ou até mesmo pegar um táxi na rua, mas tenha atenção ao trajeto feito. Você também pode ir de bike, já que as bicicletas podem estacionar gratuitamente, mas não esqueça de levar suas correntes.

Como é a visita à Estação das Docas

Área externa - Estação das Docas
Área externa da Estação das Docas

A visita à Estação das Docas pode ser feita a qualquer hora, pois a entrada é gratuita e dá para ir de forma livre para observar a sua arquitetura, para ver o pôr do sol a partir da orla ou fazer um passeio de barco, quem sabe. Você também pode visitar o espaço para comer num dos restaurantes, cervejaria ou bares e tomar um sorvete. 

Além disso, você pode ir à Estação das Docas para algum evento, show e apresentação cultural. Veja a seguir algumas das atrações e restaurantes que estão presentes na Estação das Docas.

Ruínas do Forte São Pedro Nolasco

As ruínas do forte que hoje se transformou no anfiteatro onde acontecem apresentações culturais, fica na área externa da Estação das Docas. Em outras palavras, está bem ao lado da entrada principal para os armazéns onde fica o Marujos Restaurantes, o Bar Marujos, banheiros e alguns serviços do governo. Não deixe de ir para fazer algumas fotos e visitar esse monumento que faz parte da história da cidade.

Armazém 1 – Boulevard das Artes

O primeiro armazém, também chamado de Boulevard das Artes, apresenta uma junção de pequenas lojas e quiosques que vendem de tudo um pouco, revelando a cultura e arte da Amazônia. Tem dois andares, mas o andar térreo é sempre mais movimentado principalmente por ter uma grande cervejaria e as lojas que chamam a atenção dos turistas.

Abaixo alguns empreendimentos presente no armazém 1:

  • Memorial do Porto: Um pequeno museu aberto ao público com uma exposição permanente que conta a história da navegação no Pará através de quadros e peças antigas.
  • Amazon Beer Belém: Gastropub especializado em cervejas artesanais, pratos e petiscos com sabores da região com área interna e externa. Nós provamos algumas cervejas artesanais com sabores amazônicos e tivemos uma boa experiência.
  • Quiosque Popcorn Gourmet: Comandado pela chef Elaine Moura, o quiosque tem várias opções de pipocas doces e salgadas com toques especiais.
  • Feirinha de Artesanato: Dentro do primeiro armazém você encontra uma parte com vários quiosques reunidos que vendem peças de artesanato de madeira, palha e tecido, por exemplo.

Armazém 2 – Boulevard da Gastronomia  

Unha de Caranguejo - comidas típicas do Pará
Unha de Caranguejo

O segundo armazém, que também é conhecido como Boulevard da Gastronomia tem todo espaço dedicado a bares e restaurantes. Neste armazém você vai encontrar depois andares com opções gastronômicas regionais, nacionais e internacionais, ou seja, é a melhor área para comer bem, de dia ou de noite. Todos os dias tem música ao vivo e happy hour em vários restaurantes para você aproveitar descontos de bebidas e petiscos.

Abaixo alguns bares e restaurantes presente no armazém 2:

  • Tio Armênio: Com área interna e externa, este restaurante serve culinária portuguesa com um toque regional. Nós fomos diversas vezes pela boa qualidade e preços acessíveis. Recomendamos provar a unha de caranguejo e um bom chopp gelado.
  • Bêra Gastronomia: Oferece um cardápio com pratos paraenses e portugueses, drinks amazônicos e carta de vinhos. Tem mesas na área interna e externa com ambiente mais descontraído.
  • Soprano Restô: Espaço com pratos contemporâneos do almoço ao jantar, lanches e uma carta de bebidas completas para você desfrutar.
  • Gelateria Damazônia: Especializada em sorvetes de alta qualidade com sabores regionais e tradicionais. Nós provamos 3 sabores e nos encantamos com a diversidade.
  • Cairu: Eleita uma das melhores sorveterias do estado, conta com muitas opções de sabores regionais e nacionais. 

Armazém 3 – Boulevard das Feiras e Exposições

Como o nome já fala, o terceiro armazém é dedicado a feiras e exposições, por isso só fica aberto ao público de acordo com a agenda de eventos. Quando nós visitamos, por exemplo, estava fechado e não havia programação de feiras, tampouco peças teatrais ou shows no Teatro Maria Sylvia Nunes. Apesar disso, você pode acompanhar a programação do projeto Pôr do Som que acontece todas as sextas feiras na orla de frente ao armazém 3.

Eventos e festivais na Estação das Docas

Além do espaço de feiras e eventos, junto ao teatro do armazém 3, a Estação das Docas tem algumas apresentações culturais para crianças de adultos que acontecem regularmente em alguns dias da semana. Veja a seguir algumas das programações fixas e fique de olho no site oficial para ver outros eventos que possam acontecer nas demais áreas do complexo. 

  • Teatro ao Pôr-do-Sol: Durante os últimos domingos de todos os meses às 17h, no anfiteatro, acontecem apresentações ao pôr do sol com programação infantil e gratuita.
  • Pôr-do-som: A celebração do pôr-do-sol acontece todas as sextas-feiras do mês, às 18h30, com músicas e danças folclóricas de Belém do Pará, na orla do armazém 3. 
  • Música ao vivo: Todas as noites, palcos deslizantes do Boulevard da Gastronomia e Boulevard das Artes tocam artistas regionais. Esse é um tipo de evento fixo que agita a Estação das Docas e atrai o público aos bares e restaurantes para curtir até tarde da noite.

O que visitar perto da Estação das Docas

Mercado de Carnes Francisco Bolonha - Mercado Ver o Peso
Mercado de Carnes Francisco Bolonha – Mercado Ver o Peso

Ao visitar Belém você vai perceber que há muitas atrações para explorar a cultura e história da cidade. Sendo assim, para ir além da Estação das Docas, você pode incluir em sua lista de atividades diversos pontos turísticos próximos, como o centro histórico e o Mercado Ver-o-Peso. No entanto, indicamos que faça um tour guiado para ter mais segurança e obter mais informações sobre cada local. 

Você poderá visitar o Complexo Feliz Lusitânia, que é a parte histórica da cidade. Esse conjunto arquitetônico reúne monumentos como o Forte do Presépio, a Igreja Santo Alexandre, o Museu de Arte Sacra, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e a Catedral Metropolitana de Belém Nossa Senhora da Graça. 

Além disso e toda essa diversidade, você pode visitar nosso artigo sobre o que fazer em Belém, para ver mais pontos de interesse, dicas e informações sobre a capital paraense. Também indicamos que faça o passeio de barco ao pôr do sol para fechar seu dia com chave de ouro, partindo da Estação das Docas com um belo percurso na Baía De Guajará.

Hotéis perto da Estação das Docas

Nada como viajar para Belém e ficar numa boa hospedagem, né verdade?! Por isso, deixamos a seguir algumas dicas de hotéis em Belém do Pará que ficam perto da Estação das Docas para você aproveitar esse complexo turístico da melhor maneira possível.

Acesse a lista completa de hospedagem em Belém perto da Estação das Docas

Informações complementares

Estação das Docas - Amazon Beer - Restaurantes em Belém
Amazon Beer na Estação das Docas

Por fim, aqui estão algumas informações extras e um resuminho das dicas mais importantes para você colocar a Estação das Docas na sua lista do que fazer em Belém e aproveitar ainda mais!

  • Endereço: Av. Boulevard Castilhos França – Belém
  • Horários: Aberto na segunda e terça das 10h à 00h, quarta das 10h à 01h, quinta, sexta e sábado das 10h às 02h e domingo das 09h à 00h.
  • Dica: Acompanhe o calendário de eventos no site oficial da Estação das Docas e se programe para visitar alguma feira, evento ou apresentação cultural.

Quer saber mais sobre Belém do Pará? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Belém do Pará, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeos toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?! Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Perguntas frequentes

Quais são os melhores restaurantes na Estação das Docas?

Os melhores restaurantes estão no armazém 2 como o Tio Armênio, o Bêra Gastronomia e o Soprano Restô. Veja mais informações.

Como fazer o passeio de barco na Estação das Docas?

Indicamos que faça a reserva do passeio de barco online, para evitar filas e falta de ingresso. Veja mais informações.

Quando inaugurou a Estação das Docas?

A inauguração da Estação das Docas ocorreu no dia 13 maio de 2000, onde 32 mil metros quadrados se tornaram um dos cartões postais de Belém e o maior complexo turístico da cidade. Veja mais informações.

Qual o valor do estacionamento da Estação das Docas?

O estacionamento para carros e motos custa R$8 até 2h (após 2h custa R$6 a fração de hora). Veja mais informações.

Passeios em Belém do Pará

Agora que você já sabe como é a visita à Estação das Docas e viu informações sobre a história, arquitetura e outros atrativos da cidade, é hora de fechar as malas e partir para Belém. Para te ajudar com a programação e fazer você aproveitar ainda mais essa bela cidade, deixamos a seguir dicas de passeios inesquecíveis.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x