Como tirar o passaporte brasileiro no exterior

por Flávio Mendes

Recentemente uma noticia foi divulgada que a emissão de passaportes no Brasil foi interrompida, sem data para retorno. Para quem está com viagem marcada fica meio que impossível, mas para quem está fora do Brasil e precisa fazer um novo passaporte, faze-lo no exterior pode ser a solução.

A solicitação de passaporte no exterior é simples e as vezes o processo é mais rápido do que fazer no Brasil. Recentemente renovei meu passaporte na Tailândia e foi bem simples.

Na verdade nem precisei fazer um agendamento. Apenas me dirigi à embaixada do Brasil na Tailândia com a documentação e em 2 dias meu passaporte estava pronto. A validade do passaporte normalmente é de 10 anos e o valor será o equivalente na moeda do país que estiver. O meu custou 4800 baht (R$ 467).

Como tirar o passaporte brasileiro no exterior

1 – Preencher o formulário on-line

passaporte no exteriorPrimeiramente será necessário fazer o pedido do passaporte através do formulário online que você encontra no Portal Consular do Itamaraty ou no site da Embaixada do Brasil do país que você estiver. O formulário será o mesmo, independente de onde você estiver.

No formulário será necessário preencher 5 etapas com seus dados pessoais, documentos, dados profissionais, contatos e documentos digitalizados. Ao final, você vai ter que imprimir e assinar a página de solicitação do passaporte.

Dica: Como você estará num país diferente, as vezes não tem como escanear facilmente os documentos, por isso você pode baixar no seu celular um aplicativo muito bom chamado CamScanner. Esse aplicativo já salva o arquivo em PDF no seu celular.

2 – Reunir os documentos

Assim como tirar o passaporte no brasil, é necessário que você reúna todos os seus documentos para fazer o passaporte no exterior e levar a Embaixada.

Os documentos necessários são:

  •  Protocolo mencionado acima impresso e assinado;
  •  Foto colorida de tamanho 3×4 ou tamanho passaporte com fundo branco e que seja recente (menos de 6 meses)
  •  Passaporte que está vencendo. Em caso de perda ou roubo, deve ser apresentado o registro policial.
  • Documento de identidade (RG) ou Carteira de trabalho ou Carteira de Habilitação com foto. Levar original e cópia;
  •  Carteira de reservista (apenas homens entre 18 e 45 anos).  Levar original e cópia;
  • Comprovante de quitação eleitoral que você pega através do site do TSE. Levar impresso.

Para retirar sua certidão de quitação eleitoral, acesse o site do TSE, preencha o formulário e imprima. Caso você esteja em situação irregular como era meu caso, não vai conseguir emitir o certificado no site. Mas isso não é problema.

Passaporte brasileiro no exterior

Aviso de situação eleitoral não regularizada

Na hora de dar entrada no pedido do passaporte, você deve avisar que está em situação irregular e que autoriza colocar esta observação em seu passaporte. Isso não vai prejudicar em nada. Ao seu retorno para o Brasil, você deve ir ao TSE para se regularizar em até 30 dias após sua chegada.

Outra coisa importante é que o certificado de reservista precisa ser o original e ninguém anda com isso para lá e pra cá. Também foi o meu caso e tive a sorte de um amigo estar indo pra Tailândia na época que renovei meu passaporte. Em todo caso, se for muito importante, você pode pedir pra alguém enviar pelo FEDEX ou DHL em remessa expressa para o exterior.

3 – Ir a Embaixada do Brasil no país que está

Para fazer o passaporte de fato, você deve ir até a embaixada levando toda documentação e cópias em mãos. Em alguns países é necessário que faça o agendamento, por isso confira no site da embaixada do país que está para ver o procedimento correto.

Após dar entrada no passaporte, deve ser feito o pagamento. Normalmente só é feito através de depósito na conta da embaixada e os dados da conta você consegue na própria embaixada ou no site.

Dica: todos os sites de embaixadas do Brasil pelo mundo têm a mesma estrutura. No lado esquerdo da tela há uma barra com os serviços prestados por eles. Procure pelo campo ‘Passaporte’ onde contém todas as informações de como fazer o novo passaporte.

Para as pessoas que não estão na mesma cidade da embaixada, é possível enviar os documentos pelos correios, assim como o comprovante do deposito para o pagamento do passaporte. Os seus documentos e novo passaporte serão devolvidos também pelos correios.

Para mais detalhes, veja no site a lista completa dos países e embaixadas de acordo com o país e cidade.

Quanto tempo demorei para tirar meu passaporte no exterior

Entre chegar na embaixada, entregar toda documentação, ir ao banco fazer o depósito, tirar fotos 3×4 e retornar até a embaixada, gastei cerca de 30 minutos. Dei entrada no passaporte em uma sexta-feira e na segunda-fera fui buscar o novo.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio aqui


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x