Se você está fora do Brasil e precisa saber como tirar o passaporte brasileiro no exterior, este guia é para você. A solicitação do passaporte em embaixadas ou consulados é uma alternativa prática e, em muitos casos, mais rápida do que realizar o processo no Brasil. Com a documentação adequada e algumas orientações, você pode obter seu novo passaporte sem complicações.
Neste post, vamos explicar o passo a passo para tirar o passaporte brasileiro no exterior, desde o preenchimento do formulário online até a retirada do documento pronto. Com informações atualizadas e dicas úteis, você estará preparado para seguir sua jornada internacional com tranquilidade.
Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Como tirar o passaporte brasileiro no exterior: Passo a Passo
O processo de solicitação é simples e, em muitos casos, pode ser mais rápido do que fazê-lo no Brasil. Por exemplo, ao visitar a embaixada do Brasil na Tailândia, consegui meu passaporte em apenas dois dias, e com a mesma validade de 10 anos que tem o passaporte quando fazemos no Brasil.
Veja como é o passo a passo para fazer:
1 – Preencher o Formulário Online
O primeiro passo é solicitar o passaporte através do formulário online disponível no Portal Consular do Itamaraty ou no site da Embaixada do Brasil do país onde você está. O formulário é padronizado, independentemente da sua localização, e consiste em cinco etapas que incluem seus dados pessoais, documentos, informações profissionais e contatos.
Ao final, imprima e assine a página de solicitação. Dica: se você não conseguir escanear documentos facilmente, baixe o aplicativo CamScanner, que permite salvar arquivos em PDF diretamente no celular.
2 – Reunir os Documentos
Assim como no Brasil, é fundamental reunir todos os documentos necessários para dar entrada no passaporte no exterior. Você precisará de:
- Protocolo impresso e assinado.
- Foto colorida 3×4 recente com fundo branco.
- Passaporte vencido. Em caso de perda, apresente o registro policial.
- Documento de identidade (RG, Carteira de Trabalho ou Habilitação) com cópia.
- Carteira de reservista (apenas para homens entre 18 e 45 anos) com cópia.
- Comprovante de quitação eleitoral, que pode ser obtido no site do TSE. Se você estiver em situação irregular, avise ao solicitar o passaporte; isso não prejudicará sua solicitação.
3 – Ir à Embaixada do Brasil
Dirija-se à embaixada brasileira no país em que você está, levando toda a documentação e cópias. Em alguns países, pode ser necessário agendar um horário; consulte o site da embaixada para verificar o procedimento correto. Após entregar os documentos, efetue o pagamento, geralmente feito por depósito na conta da embaixada, cujos dados estarão disponíveis no site ou diretamente na embaixada.
Dica: os sites das embaixadas têm uma estrutura semelhante, facilitando a busca por informações sobre passaportes.
Se você estiver distante da embaixada, pode enviar os documentos pelo correio, juntamente com o comprovante de depósito. O novo passaporte será devolvido pelo mesmo meio.
Quanto tempo demorei para tirar meu passaporte no exterior
No meu caso, entre a chegada à embaixada, entrega de documentos, depósito e fotos, levei cerca de 30 minutos. Dei entrada no passaporte em uma sexta-feira e, na segunda-feira, já estava de volta para buscar meu novo passaporte.
Em outro caso, fizemos o passaporte de Andressa em Sófia, e lá o tempo de processamento foi maior. Depois de dar entrada, o passaporte só ficou pronto 10 dias depois e por isso tivemos que ficar hospedados na cidade esperando.
Sendo assim, vale comentar que você deve se programar quanto às datas e principalmente financeiramente para arcar com despesas de alimentação e hospedagem na cidade que estiver.
Isso porque o tempo de processamento pode variar, mas, em geral, o novo passaporte pode estar disponível em poucos dias. Vale ressaltar que, enquanto você está no exterior, o tempo de espera pode ser menor do que no Brasil.
Por fim, vale comentar que pessoas com deficiência, idosos (60 anos ou mais), gestantes, lactantes, e quem estiver com crianças de colo têm direito a atendimento prioritário, conforme a legislação brasileira.
Quanto custa fazer um passaporte no exterior?
Os emolumentos consulares variam conforme a moeda da jurisdição consular, ou seja, o preço varia de país para país e em relação às moedas. Esteja preparado para pagar a taxa correspondente em moeda local.
O meu custou 4800 baht (aproximadamente R$ 467) e o de Andressa foi outro valor, variando de acordo com o país, conforme falei. Vale a pena entrar em contato com o consulado que você vai dar entrada e verificar as taxas antes de fazer ou acessar o site oficial do governo para ver essa informação atualizada.