Como se hospedar pelo Airbnb – passo a passo completo

por Flávio Mendes
Como se hospedar pelo Airbnb

Hospedagem é um ponto chave na viagem e o Airbnb vem como uma opção inigualável para quem deseja o conforto de uma casa e um anfitrião local. O site vem crescendo cada vez mais e ajudando muita gente a economizar um trocado durante a viagem, por isso viemos com um passo a passo de como se hospedar pelo Airbnb para te ajudar a não cometer erros.

Eu tive a oportunidade de me hospedar várias vezes pelo Airbnb e posso dizer que vale muito a pena. A primeira vez que usei foi por apenas alguns dias, onde os hotéis estavam com valores exorbitantes e outras foram para alugar um apartamento por maior tempo.

O que é o Airbnb?

O Airbnb nada mais é do que um site que liga o turista a uma pessoa que tem um imóvel ou quarto para alugar que vem crescendo cada vez mais e está a cada dia incluindo diferente tipos de hospedagem, como pousadas, hotéis e até albergues estudantis.

O pagamento é seguro, feito direto para o site e só é liberado ao proprietário depois que a pessoa confirma que ficou hospedada e está tudo bem.

São inúmeros benefícios como alugar um quarto ou um imóvel completo. Para quem viaja em grupo pode ficar super em conta ao dividir o apartamento com os amigos ou família.

O site Airbnb é Confiável?

Sem sombra de dúvidas, podemos falar que o site é confiável e o Airbnb é seguro, porque usamos rotineiramente em nossas viagens. Ao mesmo tempo que achamos confiável, achamos que também é super seguro em relação ao pagamento, afinal com dinheiro não se brinca.

Durante todos os processos pré hospedagem pelo Airbnb, sempre temos o cuidado de ficar atentos as informações dos anfitriões, sem falar nas verificações que o próprio site pede ao receber um cadastro.

Passo a passo de como se hospedar pelo Airbnb

Vamos ao passo a passo e todos os detalhes de como se hospedar pelo Airbnb para você não ter dúvidas na hora da sua primeira reserva.

1 – Como se cadastrar no Airbnb

Como se hospedar pelo Airbnb

O primeiro passo para começar a buscar a sua hospedagem pelo Airbnb é acessar o site e criar um perfil. De certa forma o Airbnb  funciona como uma rede social, ou seja, um perfil bem preenchido faz a diferença na hora de alugar um apartamento ou casa.

É necessário preencher alguns dados básicos como seu nome, email e telefone. Em seguida é importante colocar fotos legais que mostre quem você é, e para que o anfitrião sinta confiança. Você também pode contar um pouco sobre você, de onde é, seus interesses e hobbies. Ainda é possível fazer o login utilizando sua conta do Facebook para agilizar alguns passos quanto ao preenchimento dos dados.

Não se assuste quando estiver preenchendo seu perfil e lá pedir seus documentos. Isso é normal e é pedido tanto para hóspedes, quanto para anfitriões. É uma forma de segurança para todos, lembrando que esses dados só servem de cadastro e não ficam disponíveis no site.

2 – Buscar a acomodação

foto da tela do site airbnb

Depois de fazer o seu perfil é hora de buscar o local onde vai se hospedar na sua próxima viagem. Escolha a cidade, a data de check-in e check-out e o número de hóspedes. Existem opções para famílias com crianças e bebês. Só por fazer essa busca inicial, já vão aparecer várias opções de casas e apartamentos espalhados pela cidade que você vai, porém são de todos os tipos e valores.

Leia também: Passo a passo de como reservar um hotel pelo Booking

3 – Aplicar os filtros

tela inicial do site airbnb

Com muitas opções abertas em sua tela, vai ficar mais difícil escolher o lugar certo para ficar. Por isso é hora de diminuir o número de opções através dos filtros que o site oferece.

Escolha o tipo de acomodação. Se deseja uma casa ou apartamento completo, quarto de hotel, quarto inteiro só para você ou um quarto compartilhado. Nas opções de casa e apartamento compartilhado, você pode dividir o espaço com outros turistas e/ou com pessoas que moram na casa.

É possível escolher a faixa de preço, detalhando o valor mínimo e o máximo que você pode pagar. Nesta aba, o site tem o valor médio por noite da cidade de busca. Há também a opção de reserva instantânea caso precise para uma data muito próxima. Neste caso, a acomodação pode ser reservada sem a espera da aprovação do anfitrião.

Ainda existem outros filtros para sua pesquisa ser mais apurada, como a quantidade de quartos, camas e banheiros na casa. As comodidades são um ponto importante se você deseja um lugar com tv, internet, máquina de lavar ou até mesmo que tenha incluso o café da manhã. Por fim, também é possível dar um zoom no mapa e selecionar o local de acordo com a localização, direto no mapa.

4 – Ver as opções e detalhes

visão geral do site de reserva de acomodação

Com as opções em tela, é hora de entrar em cada perfil e analisar as acomodações. Clicando na foto ou na descrição do local, outra página irá se abrir com todos os detalhes e fotos disponíveis.

Na visão geral, será possível ver o tipo do imóvel como casa, apartamento, etc. Também será possível ver quantos hóspedes cabem, assim como quantas camas existem. Há também detalhes das comodidades, taxas e descontos, regras do local, política de cancelamento e disponibilidade.

Na parte dos comentários é possível ver o que hóspedes anteriores acharam da casa e do anfitrião, através de seus comentários escritos e por estrelas dadas para comunicação, valor, localização e limpeza por exemplo.

Ler o perfil do anfitrião e ver se ele é bem classificado e imprescindível para ter maior segurança. Você poderá ver desde quando a pessoa está cadastrada no Airbnb, os comentários e referências. Além disso, o anfitrião deixa um texto falando um pouco de si e as vezes alguns recados para os futuros hóspedes. Ao final do perfil é possível enviar uma mensagem para ele.

Por fim tem as informações do endereço. O anfitrião descreve um pouco de onde está o imóvel, o que tem ao redor, como é o bairro entre outras informações. Dá para ver no mapa mais ou menos a localização.

Taxas do Airbnb

É importante ver todas as taxas cobradas junto com o local alugado. Por exemplo, o valor mostrado inicialmente será o valor de cada noite. Junto a isso serão adicionados taxas de limpeza, serviço e imposto de ocupação. Assim como algumas taxas são adicionadas, outras podem ser removidas utilizando cupons de desconto.

5 – Escolher a acomodação e falar com o anfitrião

print de tela do site de acomodações

Depois de olhar os imóveis e escolher bem, você vai poder ter mais informações e tirar qualquer dúvida que ainda tenha entrando em contato com o anfitrião. Indicamos sempre enviar uma mensagem ou fazer perguntas ao anfitrião para saber quão atenciosa e rápida é a sua resposta. Já aconteceu da pessoa nunca responder, imagina se tivesse feito a reserva!

Ao escolher a melhor opção para se hospedar, será necessário a pré-aprovação para daí fazer a confirmação da reserva.

Se ainda não for a hora de reservar, você pode colocar as acomodações que mais gostou numa lista de desejos para acessar mais tarde. Para isso, é só clicar no coração na página geral de todas as acomodações ofertadas ou na página do imóvel clicando em ‘Salvar na wish list’.

6 – Realizar o pagamento

Seu pedido de estadia sendo aceito pelo anfitrião, é hora de realizar o pagamento. É possível realizar o pagamento através dos principais cartões de crédito ou boleto bancário. O pagamento só será realizado de fato se o anfitrião aceitar a reserva dentro de 24h. Caso contrário, você não vai pagar nada e não terá a reserva feita.

Leia também: 5 Vantagens de reservar um hotel antes da viagem

7 – Combine a sua chegada

Depois de tudo é hora de esperar a sua viagem. Após realizar o pagamento é super importante que você entre em contato mais uma vez com o anfitrião para então combinar os detalhes da sua chegada.

Você deve informar a hora que vai chegar e se possível, pegar algum outro contato em caso de emergência. As vezes a pessoa só vai na casa para te receber e entregar as chaves.

Depois dos dias de hospedagem, é hora de combinar a saída e entrega das chaves. Não esqueça de avaliar o anfitrião deixando um comentário, pois a pessoa vai fazer o mesmo e te deixar uma avaliação de como você foi como hóspede.

Conclusão de como se hospedar pelo Airbnb

Se hospedar pelo Airbnb pode ser uma opção barata, mas vale sempre a pesquisa. Existem lugares que não valem muito a pena. Outra dica é que vale mais a pena se hospedar pelo Airbnb quando se viaja em grupos.

Contrate passeios para o seu destino

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
gabi
gabi
1 ano atrás

o linkn para desconto não funciona

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  gabi

Oi Gabi, infelizmente o link não funciona mais porque o Airbnb tirou todas as vantagens que os clientes poderiam ter em relação a desconto e vouchers. Indico que busque apartamentos para alugar através do Booking.com, pois quanto mais reserva você fizer, mais vantagens tem pelo programa fidelidade genius. Acesse o Booking.com nesse link para procurar hospedagens para o seu destino e não esquece de voltar aqui e nos contar como foi a sua viagem!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x