Os países que compõem os bálticos são cheios de histórias relacionadas a época medieval, castelos e guerras. Quando soubemos sobre um dos resquícios do baluarte que fazia proteção de uma parte da muralha da Vilnius, logo quisemos conhecer.
No Vilniaus Gynybinès Sienos Bastèja, como é chamado na língua local, é uma parte que restou da fortificação da cidade. No museu que funciona no local, você aprenderá um pouco sobre a história da cidade.
Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
História de Vilnius e sua muralha
Inicialmente, as muralhas que circulavam toda cidade faziam o papel de proteger o castelo de Vilnius. No entanto, com o crescimento e expansão da cidade, a pequena muralha e castelo não foram mais suficientes para proteger a população.
Ainda mais porque a Rússia representava ameaça na época e o perigo era iminente. Foi então que em 1503 o Duque da Lituânia, a pedido da população aflita, mandou construir uma nova muralha ao redor de toda cidade.
Essa segunda muralha defensiva teve que ser feita às pressas com ajuda de toda a população. Posteriormente o baluarte foi construído e toda a muralha fortificada com pedras e tijolos, porém a finalização só aconteceu 21 anos depois.
Como é a estrutura da Muralha de Vilnius
O baluarte da muralha de Vilnius é a parte que podemos visitar e o que restou da fortificação. Ela tem a fachada externa com 8 metros de altura, as paredes com incríveis 3 metros e meio de espessura e na parte do teto a largura chega a pouco mais de 1 metro.
Ela é composta de uma torre, uma área com a plataforma superior externa e uma área inferior interna em formato de ferradura. Nesta parte inferior há um túnel de artilharia, onde 24 canhões tinham a possibilidade de disparar ao mesmo tempo se houvesse um ataque.
A muralha defensiva com seu baluarte passou por diversos danos, modificações e restaurações no decorrer do tempo. Os russos invadiram, usaram o espaço e modificaram muito o seu estado original, contudo a Lituânia reconstruiu e renovou. O mesmo aconteceu na Guerra do Norte e durante a Segunda Guerra Mundial, pois houveram modificações quando o espaço foi usado pelos alemães.
Com o passar dos anos e desuso do espaço, o baluarte da muralha de Vilnius perdeu sua função e virou o lixão da cidade. O país enterrou e esqueceu de tudo, mas em 1966 houve uma reforma e reconstruíram a partir de investigações arqueológicas.
Como é a visita ao baluarte da muralha de Vilnius
Atualmente o local é uma das unidades do Museu Nacional da Lituânia e abriga algumas peças de armamento original, assim como alguns canhões ainda estão por lá. Em nossa visita pudemos conhecer toda a história do local, da cidade e das guerras.
Visitamos o túnel que abriga uma exposição do museu que apresenta peças encontradas nas escavações. Tivemos a sensação inigualável de imaginar os momentos em que soldados protegiam a cidade durante as guerras e dos momentos em que os 24 canhões foram usados.
Na parte superior externa do baluarte, você terá uma boa visão panorâmica da cidade. Por fim, vale comentar que o local é um das principais atrações da cidade e vale muito a pena ir até lá para conhecer mais sobre Vilnius e sua história.
Informações gerais da muralha de Vilnius
Para chegar à muralha de Vilnius é bem fácil pois o museu está na região central da cidade velha. Você pode usar o ônibus turístico por exemplo e descer no Town Hall e andar apenas alguns metros para chegar.
Você também pode fazer um tour guiado de bike por toda a cidade que também passa por lá. Por último, recomendo verificar se o seu hotel em Vilnius fica próximo, pois poderá ir andando já que a cidade velha não é muito grande.
- Endereço: Bokšto Str. 20/18 – Vilnius.
- Horários: Aberto de terça a domingo das 10h às 18h.
- Preços: Adultos €4 mas fica de graça com o Vilnius Pass. É possível alugar o guia em áudio do museu por €3.
Passeios em Vilnius
Com as informações de como é o baluarte da muralha de Vilnius e a visita, recomendamos que faça as suas reservas e o roteiro de viagem. Portanto, abaixo deixamos alguns passeios que você pode conhecer pelo centro histórico através do Get Your Guide, nosso parceiro de ingressos e passeios pelo mundo.