O que fazer em Veneza: A cidade mais romântica na Itália

por Flávio Mendes
Canal em Veneza

Veneza é uma das cidades mais bonitas e românticas do mundo. É dona de uma arquitetura diferente de tudo e única, além de ser mergulhada em história. Por isso vamos falar sobre o que fazer em Veneza para você viajar e não perder nenhum detalhe.

Estivemos lá em um mochilão pela Europa e pudemos conhecer este local que é único no mundo. Seus diversos museus e igrejas ficam espalhados por suas labirínticas ruas estreitas que são atrações imperdíveis da cidade.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para qualquer destino?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abaixo está a lista com assuntos abordados neste post, se quiser você pode clicar nos links para ser direcionado.

Como chegar em Veneza

Podemos dizer que chegar em Veneza é fácil, pois há várias opções de transporte. Você pode contar com duas estações de trem e um aeroporto para chegar até a cidade e com vaporetto, ônibus, tram e até barcos particulares para chegar ao seu hotel.   

Avião: Quem sai do Brasil direto para Veneza, deve fazer uma parada pela Europa para acessar a cidade. Isso quer dizer que a conexão é necessária para chegar ao Aeroporto Internacional Marco Polo. A segunda opção é ir para o Aeroporto de Treviso, mas fica mais longe de Veneza. 

Transfer: Para sair do aeroporto Marco Polo, você pode pegar o traslado para Piazzale Roma ou a opção de transfer para Mestre em apenas 20 minutos. Outra opção é sair do aeroporto Marco Polo para o seu hotel com o táxi aquático. Se você chegar pelo aeroporto Treviso, pode pegar o ônibus expresso que faz uma parada em Mestre e outra em Veneza.

Ônibus: Há diversas rotas de ônibus que vão para Veneza, inclusive de Roma, a capital italiana. Para ver mais opções de rotas e horários, recomendamos o site 12Go que é nosso parceiro aqui no blog. 

Trem: Para chegar de trem a Veneza, você também terá várias opções de rota, principalmente dentro da Itália e de Roma. Contudo, você deve ficar atento onde vai chegar, pois existe a estação Venezia Mestre que fica na parte continental e a estação Venezia Santa Lucia que fica na região das ilhas.

Carro: Se você quiser alugar um carro para chegar a Veneza, é tranquilo pois as estradas são de boa qualidade. No entanto, você não poderá rodar a região das ilhas com o carro, mas pode deixar estacionado na Piazzale Roma, logo depois que passa a Ponte della Libertà.

Onde ficar em Veneza

Apesar de Veneza ser formada por milhares de ilhas, ela é dividida entre bairros desde a região continental. Um dos bairros mais famosos e que tem uma grande concentração de hotéis é o bairro de San Marco, mas é uma região mais cara para ficar. 

Deixamos abaixo algumas dicas de hotéis em Veneza para te ajudar com a pesquisa. Contudo, recomendamos que leia o nosso post exclusivo sobre onde ficar em Veneza para ter maiores informações de cada região.

  • Hotel Venezia Mestre 2: Localizado no bairro de Mestre, que é a região continental de Veneza, este hotel é uma opção econômica. O local é bem moderno e oferece conforto para quem quer conhecer a cidade e ficar perto da estação de trem Venezia Mestre.
  • Hotel Villa Rosa: Este hotel também fica bem localizado e numa região perto das atrações turísticas para ir andando ou de vaporetto. Além disso, podemos considerar que ele tem boa relação custo-benefício, pois está numa parte que é mais em conta. 
  • Rosa Salva Hotel: ótima opção para quem quer ficar ao lado das principais atrações de Veneza. Esta região é mais cara, por isso você vai ter mais opções de luxo como este hotel. 
  • Savoia & Jolanda: Ainda falando em hotel de luxo, este hotel 4 estrelas é perfeito para quem quer um local com muito conforto e sofisticação. Você vai passar seus dias em Veneza com a vista do Grand Canal a partir de uma suíte luxuosa.
  • Baglioni Hotel Luna: Por fim, este hotel 5 estrelas é feito para quem quer viver uma experiência, pois ele fica num edifício histórico. Neste hotel você terá dias inesquecíveis, ainda mais por ter bar, restaurante e serviços de alto padrão à sua disposição.

Veja todas as opções de hospedagem em Veneza e faça a sua reserva já! 

Venice Museum Pass

Antes de começar a falar sobre o que fazer em Veneza, queremos indicar o cartão turístico da cidade. Isso porque ele inclui diversas atrações para você conhecer em Veneza durante a sua viagem. 

O cartão Passe Museus te dá acesso a dezenas de museus, como o Palácio Ducal, por exemplo. Junto com ele tem o Passe Coro para entrar nas diversas igrejas de Veneza. Você também pode contar com o Passe Museus Plus que é um pouco mais caro, mas inclui ainda mais atrações. 

O bom disso tudo é que esses cartões têm a validade de 180 dias a partir do momento que você trocar o voucher online pelo físico. Em outras palavras, podemos dizer que se você for viajar a Veneza mais de uma vez dentro desse período, poderá usar o mesmo cartão sem precisar pagar nada a mais.

Compre seu Venice Museum Pass agora mesmo!

O que fazer em Veneza

Veneza é formada por um conjunto de ilhas, algumas delas artificiais que com o tempo se tornaram uma grande cidade. É tudo conectado por mais de 400 pontes e se perder por lá é bem fácil.

Portanto abaixo você vai descobrir o que fazer em Veneza através da nossa lista com as melhores atrações e pontos turísticos da cidade. Uma boa dica é se deixar levar pelas ruas e pontes e se perder por um tempo para descobrir locais únicos.

Ponte Rialto

Foi a primeira ponte a conectar os dois lados do Grande Canal de Veneza. A ponte Rialto é também a ponte mais antiga da cidade construída em 1181 e claro, a mais famosa. A antiga ponte de madeira não aguentou o desgaste e o peso, por isso desmoronou. Foi aí que em 1588 a nova ponte que é a atual, foi projetada e então construída.

Uma boa opção de passeio é fazer o tour de gôndola até a Ponte Rialto. Em seguida você pode gastar um tempo fazendo fotos e apreciando a região e depois visitar o Mercado Rialto, outro local bacana que você pode conhecer num tour gastronômico.   

Piazza, Torre e Basílica de São Marco

Praça de São Marco em Veneza
Praça de São Marco

Na Piazza San Marco ficam algumas das atrações que vou falar a seguir e é lá também que fica a Basílica di San Marco. Esta basílica é a mais famosa e importante de Veneza, onde ficam os restos mortais de São Marcos, padroeiro da cidade. É lá também o local onde eram guardados todos os objetos de valor saqueados pelos mercadores venezianos em Alexandria.

Seu projeto original é de 828, mas sofreu diversas modificações e reparos conforme os anos por causa de desastres e incêndios que aconteceram por lá. Em 1063 foi reconstruída e desde 1094 permanece a mesma que você pode visitar e ver hoje em dia.

A visita à Basílica é de graça, mas paga-se para entrar no museu, por isso recomendamos a visita com um guia especializado. Outra opção é comprar o tour para a Basílica e para o Palácio Ducal que falamos a seguir.

Você também deve fazer uma visita à Torre dell’Orologio, o relógio mais famoso de Veneza. Ele foi construído a mais de 500 anos e tem a estátua de um leão alado e o sino no topo que é acessível de elevador.

Palácio Ducal

Entrada do Palácio Ducal - o que fazer em Veneza
Entrada do Palácio Ducal

Construído todo em estilo gótico entre os séculos 13 e 14, o Palazzo Ducale não pode ficar fora da lista de atrações turísticas de Veneza. Foi construído a partir de três grandes blocos incorporando construções antigas. 

A asa em direção a Basílica di San Marco é a mais antiga, construída em 1340. Já a asa em direção a Piazza San Marco foi construída em 1424 e construída por último, entre 1483 e 1565, a asa do canal que abriga os apartamentos do Doge e diversos escritórios do governos.

Dentro do palácio há muito o que se ver como a Sala del Maggior Consiglio, a Sala dele Scudo e a famosa Ponte dei Sospiri, que ligava o Palazzo Ducale à prisão. Era nessa mesma ponte que os prisioneiros passavam pela última vez antes de serem presos.

  • Endereço: Piazza San Marco, 1.
  • Horários: Aberto todos os dias das 10h às 18h.
  • Preço: €28 – Compre seu ingresso com antecedência e não pegue filas.

Museu Correr

O Museo Correr tem esse nome devido a Teodoro Correr, que quando morreu doou todos seus objetos de arte assim como o seu museu para a cidade. Até então, suas obras não eram expostas e abertas a visitação. 

Após anos de doações e depois de algumas mudanças de local, foi que o Museu Correr se estabeleceu em seu atual endereço, a Piazza di San Marco. No museu você verá moedas, pinturas, gravuras, armas e tudo que tem a ver com a cidade de Veneza.

  • Endereço: Piazza San Marco, 52.
  • Horários: Aberto todos os dias das 11h às 17h.
  • Preço: Se você já comprou o ingresso do Palazzo Ducale, a entrada é grátis usando o mesmo ingresso ou com o Venice Museum Pass.

Museu Arqueológico Nacional de Veneza

Em seu acervo estão expostas diversas esculturas arqueológicas, algumas delas gregas. Também é possível ver coleções de moedas, bronzes, cerâmicas e jóias, por exemplo, assim como algumas obras do Museo Correr que estão expostas por lá.

  • Endereço: Piazza S. Marco, 17/52.
  • Horários: Aberto todos os dias das 11h às 17h.
  • Preço: O ingresso está incluso junto com o do Palazzo Ducale ou com o Venice Museum Pass.

Biblioteca Nacional Marciana

Foi construída e decorada para receber os manuscritos gregos e latinos, doados para Veneza pelo cardeal Bessarion em 1468. A biblioteca recebeu diversas doações, o que enriqueceu seu acervo e por isso podemos visitar o local.

  • Endereço: Piazza San Marco, 7.
  • Horários: Aberto de segunda a quinta das 9h às 15h30 e sexta das 09h às 12h30.
  • Preço: Se você já tem o bilhete do Palazzo Ducale, a entrada está incluída, bem como no Venice Museum Pass.

Galleria Dell’accademia di Venezia

Ponte e canal de Veneza
Ponte e canal de Veneza

Na Academia de Belas Artes de Veneza você encontrará coleções de pinturas venezianas, assim como as pinturas bizantinas e góticas. Além disso, você poderá ver pinturas de artistas do século 14 como Bellini, Carpaccio, Giorgione, Veronese e Tintoretto, por exemplo, e obras de artistas do século 18 como Canaletto, Galdi e Bellotto.

  • Endereço: Campo Caritá, Dorsoduro, 1050.
  • Horários: Aberto na segunda das 08h15 às 14h e de terça a domingo das 08h15 às 19h15. 
  • Preço: €12.

Coleção Peggy Guggenheim

Uma das maiores coleções de arte moderna do século 20 e local onde Peggy Guggenheim viveu, fica este museu. A localização é no Palazzo Venier dei Leoni, um palácio do século 18, de frente para o Grand Canal de Veneza. 

Dentre as obras encontradas por lá, estão peças de artistas como Picasso, Miró e Dalí, por exemplo. Além disso, há muito mais a conhecer da arte cubista, surrealista e do expressionismo abstrato.

  • Endereço: Dorsoduro, 704.
  • Horários: Aberto de quarta a segunda das 10h às 18h. 
  • Preço: €16 – Ingresso vendido apenas no Get Your Guide.

Basílica Santa Maria Della Salute

A Basílica Santa Maria Della Salute foi fundada em 1630 em homenagem à Virgem Maria. A história do local conta que depois de Veneza ter se livrada de um surto de pragas que matou boa parte da população, houve a necessidade de homenagear a santa. 

Sua construção durou 57 anos devido às dificuldades de assentamento no solo lamacento de Veneza. Na fachada é possível ver a figura dos quatro evangelistas e da Virgem Maria.

  • Endereço: Campo della Salute, 1.
  • Horários: Aberto diariamente das 09h às 12h e das 15h às 17h30;
  • Preço: Entrada gratuita, mas é necessário pagar uma pequena taxa para acessar a sacristia.

Canais e Pontes de Veneza

Ponte dos Suspiros
Ponte dos Suspiros

Os canais de Veneza são o principal cartão postal da cidade e podem ser conhecidos sem pagar nenhum centavo. Por outro lado, fazer um passeio com áudio guia para descobrir as histórias da cidade é bem melhor.

Com mais de 400 pontes e 117 canais, o melhor a se fazer por lá é se perder em suas ruelas, apreciar a arquitetura e o cotidiano dos moradores locais. Você também pode sentar na beira de um dos canais e ver o tempo passar.

Não esqueça do passeio de gôndola que vai te dar um novo olhar das pontes e canais de Veneza. Você pode escolher entre fazer o passeio privado ou quem sabe compartilhado, para ficar mais barato.

Ilhas de Burano, Murano e Torcello

Essas ilhas ficam bem próximas à Veneza e é possível visitá-las em apenas algumas horas. Para chegar nelas é possível pegar um transporte a partir de Veneza ou fazer um passeio de barco que vai para as três no mesmo dia.

Burano é toda colorida e bem bonita, já Murano que é a maior delas, é onde ficam algumas fábricas de vidro. Torcello traz muita história e é lá que fica a Basílica de Santa Maria Assunta.

O que fazer em Veneza de graça

Canal em Veneza
Canal em Veneza

Quem busca fazer uma viagem econômica, os free tours, ou em português, passeios de graça, são essenciais. Portanto deixamos abaixo as opções que a Civitatis, nosso parceiro aqui no blog, oferece em Veneza.

  • Free tour por Veneza: Esse é o passeio básico que explora as ilhas e principais atrações da cidade. Com um guia, você poderá ter maiores informações sobre a história de diversos locais em Veneza.
  • Lendas de Veneza: Nesta segunda opção você poderá conhecer Veneza mais a fundo passando por áreas residenciais para ver como é a vida local. Além disso, mitos e lendas serão revelados para você.
  • Veneza desconhecida: Este passeio é ótimo para quem busca o que fazer a noite em Veneza, pois acontece ao final do dia, quando Veneza se torna ainda mais bonita. O guia vai te levar para conhecer atrações, história da cidade e até para uma oficina de gôndolas.
  • Free tour por Murano e Burano: Com um guia especializado, vá com o grupo de vaporetto até Burano e Murano para conhecer este outro lado de Veneza. Neste tour você terá a chance de conhecer as casas coloridas, rendas e vidros destas ilhas, e o melhor, tudo de graça.

Para quem ainda não sabe como funciona um Free Walking Tour, escrevemos um post contando todos os detalhes e porque você deve fazer.

Seguro viagem Itália

Já sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem para a europa é obrigatório ser um, ou seja, a questão vai além da segurança. Em outras palavras, ter um seguro viagem para Itália, também significa uma documentação extra para viajar pelo país.

Além disso, com um seguro viagem você conta com assistêcia para imprevistos com malas e atrasos da viagem ou até mesmo precisar de atendimento de emergência. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Itália e viagem com uma segurança extra.

Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios em Veneza

Com todas as informações sobre o que fazer em Veneza, você já pode se programar e comprar os seus ingressos. Com nossas dicas, a sua viagem vai ficar mais organizada e você poderá viajar com tudo certo para não ter dor de cabeça. Abaixo ficam mais ingressos e passeios em Veneza com o Get Your Guide que é nosso parceiro aqui no blog.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x