Tamandaré: tudo sobre esse paraíso em Pernambuco

por Flávio Mendes

Tamandaré é uma pequena cidade que fica na região sul do estado de Pernambuco. Pra quem não conhece, parece ter chegado em uma cidade no interior do estado, mesmo estando no litoral. Acidade tem cara de cidadezinha do sertão com uma pequena diferença: reserva lindas praias.

A população é simpática e sempre prestativa para dar informações e contar um pouco mais sobre o local. Foi por isso que ficamos 10 dias em Tamandaré, tempo mais que suficiente para conhece-la, além de outras praias vizinhas.

Se sua intenção é se desligar um pouco do mundo (como a nossa foi) recomendamos passar alguns dias por lá. Nada de badalação nem horda de turistas ao redor.

Portanto vamos abordar informações completas sobre Tamandaré conforme a lista abaixo

Onde fica Tamandaré

Tamandaré fica no litoral sul do estado de Pernambuco, a apenas 100 km de Recife50 km de Porto de Galinhas, sendo fácil de chegar.

A cidade possui cerca de 22 mil habitantes, bem pouco. Nossos dias por lá foram resumidos a caminhada na praia durante o nascer do sol, meditação, relaxamento e banhos de mar refrescantes. Mas claro que não deixamos de aproveitar a culinária de Pernambuco, visitando alguns barzinhos e restaurantes de Tamandaré.

Como chegar em Tamandaré

Tamandare-Pernambuco
Rua no centro de Tamandaré

Carro: É super fácil chegar na praia de Tamandaré, por isso recomendamos alugar um carro para facilitar sua viagem. Se você está saindo deRecife, é só pegar a BR101 sentido sul, depois a PE 060 que é a mesma que vai para Porto de Galinhas. Então siga pela PE 076, e assim que passar a praia de Carneiros, a próxima praia será Tamandaré. Quem parte de Maceió deve pegar a AL 101 até chegar em Maragogi e depois seguir pela PE 060. Por fim, você deve entrar na PE 076 para chegar em Tamandaré.

Ônibus: Saindo de Recife com ônibus, como foi o nosso caso, dá para ir de “pinga pinga” saíndo da Praia de Gaibú. Isso quer dizer que pegamos um ônibus comum até Cabo de Santo Agostinho, outro ônibus até Ipojuca e em seguida um ônibus de viagem até Tamandaré.

A Viação Cruzeiro oferece ônibus conectando Recife a Tamandaré de segunda a sábado às 17h40. Já de Tamandaré para Recife, de segunda a sábado eles partem às 05h20. Aos domingos e feriados não existem horário de ônibus disponível para chegar ou sair da cidade. A viagem em ambos os trechos dura pouco mais de 2 horas.

Os ônibus da Viação Borborema fazem a rota entre Tamandaré e Ribeirão de segunda a sábado às 8h, 14h30 e 16h, e domingo às 8h e 16h30. No sentido Ribeirão para Tamandaré o ônibus parte de segunda a sábado às 6h, 10h30 e 17h, e no domingo às 6h e 14h.

Outra opção é pegar um ônibus de Recife até Ipojuca, Sirinhaém ou Barreiros para pegar outro transporte até Tamandaré. Além disso, você pode pegar o ônibus de Recife para Barreiros ou São José da Coroa Grande que ficam depois de Tamandaré.

Pousadas em Tamandaré

Uma amiga nos emprestou sua casa, portanto não ficamos hospedados em hotéis, o que é bem comum, já que na cidade existem diversas casas de veraneio para alugar até pelo próprio site do Booking.

Mesmo a cidade não sendo tão desenvolvida ainda é possível achar boas opções de hospedagem. A exemplo disso está o Hotel Coral Beach, um dos melhores da região, que fica bem de frente pra praia, tem piscina e diversos bangalôs espalhados ao redor.

Por outro lado, temos a Pousada Solar da Praia que está a apenas 100 metros do mar, tem piscina e está rodeada por um jardim tropical maravilhoso. Outra opção, só que mais afastada da praia principal, é a Pousada Baía dos Corais, também com piscina, sem falar do restaurante próprio, sendo mais uma opção para comer em Tamandaré.

Onde comer em Tamandaré

Quiosque-do-Gaucho-Tamandare
Bar na Praia de Tamandaré

Existem diversas opções de restaurantes em Tamandaré para ninguém botar defeito. Por lá você vai encontrar opções para comer bem e barato, principalmente quando comparamos com a Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas.

O Quiosque Boteco Beach foi um dos nossos favoritos porque tem música ao vivo, está de frente para a praia e serve delícias da culinária regional, petiscos e diversos drinks.

Para quem quer um restaurante mais arrumado que serve a autêntica culinária de Pernambuco traduzido em pratos de frutos do mar, o Tapera do Sabor é a melhor opção da região.

Já quem quer comer bem sem gastar muito, o restaurante Recanto Tropical oferece bufê self-service  e pratos à la carte. Além disso, o local serve caldinhos maravilhosos para você tomar com uma cerveja gelada.

O que fazer em Tamandaré

A melhor coisa pra fazer em Tamandaré é esquecer da vida e entrar no clima da pequena cidade. Tudo por lá anda devagar, e se o que você procura é sossego, vá sem medo. As coisas costumam abrir cedo alguns dias e outros um pouco mais tarde, mas tudo costuma fechar muito cedo. Até mesmo os bares não ficam abertos até tarde e os comércios e restaurantes costumam fechar depois do anoitecer, com algumas exceções.

Bate-volta para a Praia dos Carneiros

Igreja-de-Sao-Benedito
Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros

A distância de Tamandaré para a praia dos Carneiros é de 8km, sendo possível chegar de moto-táxi, táxi comum ou a pé numa caminhada pela praia. Fomos de duas formas, a primeira usando um moto-táxi que custa em média R$10,00 o trecho por moto/pessoa e a pé que não gasta nada, mas vai demorar cerca de 1 hora em cada trecho.

A praia dos Carneiros é uma das mais bonitas e procuradas da região. É bem famosa por sua igreja e pelo passeio de catamarã. Com toda essa fama, diversos resorts estão presentes por lá, mas não existe absolutamente nada para se fazer a não ser ficar estendido na praia.

Forte de Santo Inácio de Tamandaré

Forte-de-Tamandare-PE
Forte de Santo Inácio de Tamandaré

Também conhecido como Forte de Santo Inácio de Loyola, o Forte de Tamandaré foi restaurado recentemente e futuramente dará lugar a um museu histórico. Junto a ele, diversas lojinhas de artesanato e até um restaurante funcionarão em parceria.

O forte que foi construído no século XVII foi todo restaurado, mantendo parte de sua estrutura original, não perdendo suas características. É provável que uma das salas sirva para as secretarias de turismo e meio ambiente.

Aproveite que vai estar pela região do Farol e do Forte de Santo Inácio de Tamandaré e faça uma visita a praia do Pontal do Lira. Ela tem a extensão de 1 km com areias branquinhas e coqueirais, bem como um mar com águas calmas que é perfeita para banhos.

Praia de Tamandaré

Toda a região é protegida por uma barreira de corais, o que trás um mar calmo em certas partes da praia. A melhor praia pra se ficar é aquela do centro de Tamandaré, onde ficam todos os quiosques porque tem infraestrutura de bares e barracas na areia da praia.

A praia do centro de Tamandaré está localizada entre as praias de Campas e do Pontal do Lira. Aproveite a sua ida para conhecer a Igreja de São José, construída no século XIX com estilo barroco.

Se quiser um pouco mais de privacidade, principalmente nos finais de semana quando a praia fica lotada, vale dar uma breve caminhada sentido norte.

Passeio de catamarã em Tamandaré

Fazer passeio de catamarã de Tamandaré ou de Carneiros é uma opção. Ele é vendido no quiosque do Tapera do Sabor e também no restaurante. O passeio de catamarã passa pelo rio Formoso, faz uma parada para um banho de argila na praia de Guadalupe e visita a famosa igreja de São Benedito.

Praia de Campas

Praia-de-Tamandare
Praia de Campas

A praia de Campas é a extensão da praia de Tamandaré indo sentido norte, ou seja, seguindo para Carneiros. É lá que você vai encontrar a Capela de São Pedro, uma igreja de frente ao mar de estilo colonial que faz homenagem ao padroeiro da cidade.

Essa praia tem aproximadamente 5 km e tem águas ótimas para banho de mar, mas quando o mar fica cheio vai até a igreja. Por isso fique atento à maré, pois para caminhar pela praia e tirar as melhores fotos da igreja precisa ser quando a maré estiver baixa.

Praia da Boca da Barra

Com 2,5 km de extensão, a praia da boca da barra tem piscinas naturais que podem ser vistas com a maré baixa. Além disso, os bancos de areia e o manguezal formam um cenário único. O paraíso é ainda mais encantador por causa do encontro entre o rio Mamucabas e o mar que estão em área de preservação natural.

Você consegue chegar de carro por uma rua de barro, mas com área de estacionamento ou de barco pequeno com possibilidade de ancoragem. Assim dá pra aproveitar o dia na praia e no manguezal.

Reserva Biológica de Saltinho

Para fazer uma atividade diferente e fugir um pouco da praia, recomendamos que você conheça a Reserva Biológica de Santinho e a Cachoeira Bulha D’Água.

Numa distância de aproximadamente 10 km partindo da praia de Tamandaré, a cachoeira tem 10 metros de altura e três quedas que fazem a alegria dos amantes da natureza.

Centro de Artesanato de Tamandaré

No centro de artesanato você vai encontrar de tudo um pouco. Os artistas locais oferecem artesanatos ligados à cultura do estado feito em palha, madeira, coco e até escamas de peixes e conchinhas. Além disso, o local ainda tem algumas lanchonetes, sorveteria e bebidas para completar o passeio.

Aproveite para tirar uma foto no letreiro com o nome da cidade que fica bem de frente ao centro de artesanato.

O que fazer a noite em Tamandaré

Submarino-Amarelo-Tamandare
Bar Submarino Amarelo

Apesar das coisas fecharem cedo, nós achamos o que fazer em Tamandaré a noite. As opções ficam mais focadas em bares e restaurantes da região, já que por lá não há baladas nem grandes casas de festas.

Contudo, no verão existe o Tamandaré Fest, um dos maiores eventos de música do estado. São 5 dias de festival com bandas vindas de todas as partes do Brasil para animar o verão de Tamandaré.

Bares e restaurantes em Tamandaré

Muito caldinho de frutos do mar, peixes, moquecas e caldeiradas são apenas algumas opções de comidas que você vai encontrar. Então aproveite, já que os preços são bem mais em conta do que na vizinha Porto de Galinhas.

A noite vale a pena conhecer os bares da cidade e curtir um pouco. A exemplo disso o Quiosque Boteco Beach tem música ao vivo e o Submarino Amarelo, um bar com decoração em homenagem aos Beatles também bomba. Ambos sempre ficam abertos até mais tarde te dando a possibilidade de curtir um pouco da cidade de noite.

Feirinha de artesanato

Todas as noites alguns moradores locais e hippies expõem sua arte nessa pracinha que fica de frente pro bar Submarino Amarelo. É uma feirinha bem pequena, mas que vale a visita, comprar uma lembrancinha e ajudar a comunidade local.

Não deixe de fazer uma caminhada pelas ruas principais e visitar a feirinha para conhecer um pouco do ritmo de vida de Tamandaré, a história do povo e da cidade.

Passeios em Tamandaré e região

O litoral de Pernambuco é recheado de praias de areias brancas e águas quentes e cristalinas, por isso fazer passeios por toda região é mais do que essencial. Aqui ficam algumas sugestões de passeios por todo o litoral, passando pelas principais praias do litoral como Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
6 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Carol
Carol
3 anos atrás

Obrigada! Ajudou muito no planejamento da minha viagem.

Eduardo Martins da Silva
Eduardo Martins da Silva
2 anos atrás

O ônibus de viagem que vcs pegaram pra chegar em Tamandaré era muito cheios? Notei que são poucos horários então pensei que poderia muita gente neles… E, como o trajeto ficou mais curto já que vc fizeram parte dele por ônibus convencional, a tarifa do ônibus de viagem fica mais barato?

Andressa Silva
Admin
2 anos atrás

Oi Eduardo, na ida para Tamandaré foi tranquilo, mas no retorno foi lotando conforme parava nas outras cidades.
É meio complicado chegar de ônibus em Tamandaré porque é bem restrito, principalmente se você não for de Recife.
Quanto ao valor, infelizmente não recordados quanto pagamos, mas ele custa em torno de R$20.
Abraços.

Patricia Leal
Patricia Leal
2 anos atrás

Oi Flavio. Muito obrigada pelas dicas. Foram importantes para planejar nossa viagem. Você tem informação de como
chegar em Maragogi saindo de Tamandaré com transporte público?

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

6
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x