Praia do Patacho em Porto de Pedras: O que fazer na região

por Andressa Silva

A Praia do Patacho é um paraíso ao norte da costa de Alagoas que chama a atenção de muita gente que quer paz e sossego. A praia começou a fazer sucesso quando foi descoberta entre os destinos da Rota Ecológica, uma área de preservação ambiental no litoral Brasileiro.   

Quase deserta, rústica e cheia de coqueiros, a Praia do Patacho foi ganhando fama com suas pousadas de charme e passeios para as piscinas naturais. Hoje em dia ela é a casa de todos que querem estar em contato com a natureza, nem que seja de passagem.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

Portanto, escrevemos este post para falar sobre o que fazer na Praia do Patacho e tudo que acontece por lá. Clique abaixo no assunto que deseja ser direcionado.

Como chegar na Praia do Patacho

A Praia do Patacho está localizada ao norte de Alagoas, no município de Porto de Pedras, a 100 km de Maceió. Poderia falar em resumo que ela está entre as famosas praias de São Miguel dos Milagres e Maragogi. 

Para você chegar lá, a melhor e mais confortável maneira é pegar um transfer do aeroporto de Maceió ou de Recife. Você deve fazer a reserva do transfer com antecedência porque o motorista vai te esperar no aeroporto e te deixar diretamente no hotel.

A segunda alternativa é alugar um carro da cidade ou aeroporto que estiver. Falo isso porque viajar pelo nordeste de carro vai facilitar muito a sua vida. Com um carro alugado, você vai ter a liberdade de passear entre as praias da região e vai poder chegar até o hotel tranquilamente.

Para ir a Patacho saindo do aeroporto de Recife, por exemplo, você deve seguir pela PE 60 até Maragogi, que está na divisa do estado. A partir daí, a rodovia se tornará AL 101, do qual você seguirá viagem até atravessar a balsa para Porto de Pedras. 

Partindo do aeroporto de Maceió, você tem duas alternativas que são pelo litoral ou por dentro do estado. Para ir por dentro, siga a AL 105 e no município de São 

Luís do Quitunde pegue a AL 101 em Passo de Camaragibe. Já para seguir pelo litoral, você deve ir pela AL 104 sentido a cidade de Maceió e em seguida a AL 101 até Patacho. 

Quem deseja ir de ônibus, deve ter em mente que não há um transporte direto. Dessa forma, partindo de Maceió ou Recife, pegue o ônibus da Real Alagoas para Maragogi. Contudo, desembarque em Porto Calvo se sair de Maceió ou em Maragogi se sair de Recife, para pegar outro transporte até Patacho.

Onde ficar na Praia do Patacho

Pedras-do-patacho-Pousada
Pedras do Patacho – Foto: Divulgação

Na Praia do Patacho, pousadas são as melhores alternativas, pois estão espalhadas por toda a região entre os coqueirais. Isso quer dizer que há várias opções de luxo, embora tenha outras mais simples e algumas casas de veraneio. Indicamos pousadas na Praia do Patacho num post exclusivo aqui do blog, mas também deixamos algumas opções abaixo.

Veja nossas sugestões de onde ficar na Praia do Patacho:

  • Para começar as dicas de onde ficar na Praia do Patacho, a Pousada Quinta do Patacho é uma ótima opção para quem está planejando uma viagem econômica. 
  • Quem viaja em grupo de família e amigos, pode contar com a Morada Patacho, pois é uma casa completa para 4 pessoas que fica num espaço com mais uma casa, jardim e piscina.
  • Outra opção maravilhosa para ficar na Praia do Patacho é a Toca do Caranguejo que oferece chalés completos para uma estadia super aconchegante para as suas férias
  • O hotel boutique Pedras do Patacho tem excelentes instalações e oferece quartos com vista para o mar, piscinas privativas e muito conforto na sua estadia. 
  • Por último, a Pousada Samba Pa Ti finaliza a nossa pequena lista em grande estilo, pois ela tem bangalôs com sofisticação e estilo, alguns tem até piscina privativa.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem na região.

Onde comer na Praia do Patacho

Na Praia do Patacho, você vai encontrar boas opções para comer nas ruas internas, bem como restaurantes das pousadas na beira do mar. Contudo, isso não é um problema, já que as pousadas recebem pessoas que não estão hospedadas por lá.

Uma sugestão de restaurante em Patacho é o Mangute Bain, um lugar rústico que oferece comida caseira com toques locais. O Empório Patacho também é uma boa opção, pois serve cafés da tarde deliciosos, mas também tem refeições como a massa com camarão, por exemplo.

Para fazer refeições em locais sofisticados e com comida de qualidade superior, o Restaurante Xuê, localizado na Pousada Xuê, é um dos melhores da região. Você também pode ir ao Restaurante da Pousada Patacho ou ao Restaurante Corten que fica no Hotel Pedras do Patacho.

Por outro lado, quem quer economizar pode ir ao Galeto do Gil que tem o conceito de servir comida boa e barata cumprindo seu papel com maestria. Outro local é o Churrasquinho Do Zezinho, que serve petiscos e bebidas.

O que fazer na Praia do Patacho

Aproveite seus dias na Praia do Patacho para conhecer a região e aproveitar o mar de águas rasas e mornas. Além disso, recomendamos que tire um tempo para descansar, afinal numa praia isolada como Patacho, a paz reina e o som do vento, folhas dos coqueiros e as ondas do mar são os únicos barulhos da região.

Piscinas Naturais do Patacho

Jangadeiros-Praia-do-Patacho
Jangadeiros Praia do Patacho

Embora a praia seja paradisíaca, o passeio principal para fazer na Praia do Patacho é o das piscinas naturais. Essa é uma daquelas atrações que você não pode deixar de fazer, pois é o ponto alto da visita ao local. 

As piscinas naturais do Patacho são marcantes, ainda mais com as redes na água e bóias que os barqueiros levam para tirar fotos. As águas são cristalinas onde é possível ver os peixinhos coloridos típicos do nordeste.

Para fazer o passeio, marque com o seu hotel ou com algum barqueiro na praia. As jangadas normalmente saem quando a maré está bem baixa, por isso você deve marcar com antecedência.

Capela São João do Patacho

Localizada ao lado da Pousada Patacho, a Capela São João está em meio ao coqueiral e na frente na praia. A capeta também é conhecida como Capelinha do Patacho e serve como local para mini casamentos e celebrações.

Ela faz parte de um cenário perfeito para quem quer fazer uma celebração íntima e simples, porém sofisticada. Além disso, o local serve como cenário para ensaios fotográficos, para quem quer fazer o álbum de uma viagem inesquecível.

O local lembra a capela da Praia de Carneiros que também é fantástica. Contudo o grande diferencial da Capelinha do Patacho é ter o chão de areia da praia.

Túnel Verde

Tunel-Verde-do-Patacho-Alagoas
Túnel Verde

Uma rua com túnel de árvores é um dos pontos mais bonitos da Praia do Patacho e merece ser visitada. A rua tem vegetação de ambos os lados que se encontram em cima, fechando e formando uma obra da natureza.

Se você fizer o passeio de buggy, com certeza vai passar por lá e vai poder parar para tirar fotos, mas se não fizer, pode chegar lá caminhando ou de carro. 

Praia de Lages

Praia-da-Lage
Praia de Lages

A Praia de Lages fica ao lado da Praia do Patacho, o que significa que é tão bonita e paradisíaca quanto. Ela é bem próxima, por isso, se você gosta de caminhar, pode ir para lá tranquilamente.

Por lá, você vai encontrar algumas pousadas com restaurantes, bem como casas de veraneio, mas são poucas. Assim como no patacho, a praia tem uma boa faixa de areia branca, muitos coqueiros e o mar é ótimo para banhos.

Recomendamos que fique atento à maré, pois é melhor fazer a caminhada e mergulhar com a maré baixa. Além disso, lembre-se que por ser uma praia mais deserta, não há muita estrutura de barracas, por isso leve água e comida se desejar.

Farol de Porto de Pedras

O Farol tem um mirante e vale a pena ser visitado se você tiver um tempinho extra. Falo isso porque o mirante e o farol nem sempre estão abertos e há uma controvérsia entre poder ou não acessar o local.

De qualquer forma, o acesso é pelo centro de Porto de Pedras, numa ladeira que dá pra subir a pé ou de carro. A partir do farol, você vai ter uma das vistas mais espetaculares da região, onde é possível ver o encontro do rio e mar, assim como a vista da cidade. 

Passeio de buggy 

Praia-do-Patacho
Praia do Patacho

O passeio de buggy na Praia do Patacho é basicamente o mesmo feito partindo das praias ao redor. Claro que dependendo de onde você compra os passeios, podem ter toques especiais que o local oferece. 

O roteiro passa pelas praias de Lages, Tatuamunha, São Miguel dos Milagres até Barra de Camaragibe, bem como faz algumas paradas para banhos e fotos. Os trechos são realmente lindos, contudo os pontos mais bonitos são o mirante dos milagres e o túnel verde.

Centrinho de Porto de Pedras

Embora seja bem pequeno, recomendamos que conheça o ritmo de vida local no centrinho de Porto de Pedras. Você vai perceber que a cidade é charmosa e acolhedora. Por lá você vai encontrar alguns restaurantes, prédios públicos e mercados, por exemplo. 

Além disso, perto da balsa fica o letreiro de Porto de Pedras e a praia com um visual deslumbrante.

Beach Club na Praia do Patacho

Se você quiser passar o dia na beira do mar, caso a sua pousada já não esteja na frente da praia, uma boa opção é ir para um beach club. Como nós sabemos, a Praia do Patacho é meio deserta e não tem várias opções, contudo viemos indicar uma alternativa. 

O restaurante Sonhos do Patacho está localizado entre Patacho e Lages e é um ótimo lugar para passar o dia na beira mar. Lá você vai ter mesas e cadeiras, guarda-sóis, redário e piscina. Aproveite que o restaurante do local é bem elogiado e serve pratos deliciosos baseados em frutos do mar e comida regional.

Associação Peixe Boi em Tatuamunha

Tatuamunha
Tatuamunha Alagoas

Visite o povoado de Tatuamunha para ver as casinhas coloridas e como a vila de pescadores vive nesta região de Alagoas. Por lá, você pode fazer uma parada na Associação do Peixe Boi para ver como esses mamíferos vivem, conhecer o manguezal e fazer um passeio de barco pelo Rio Tatuamunha.

Nós escrevemos um post completo sobre a Associação Peixe Boi em Tatuamunha que fala em detalhes como é a visita ao local.

Praia de Tatuamunha

Essa é a mesma praia que tem a saída do rio onde fica o pessoal da associação do peixe boi. A praia é ótima para curtir o pôr do sol, principalmente na área do encontro do rio com o mar, onde o cenário é mais lindo ainda. 

Se você quiser passar o dia por lá, pode ir sem medo, pois há algumas barracas e restaurantes. A barraca do João, por exemplo, é um local acolhedor e recebe muitos elogios. 

O que fazer na Praia do Patacho – passeio bate e volta 

Quem tem vários dias para conhecer a região, não pode passar as férias sem ir para outras praias. É por isso que queremos deixar mais 3 lugares como sugestão do que fazer na Praia do Patacho durante as suas férias. 

Praia de Maragogi

O-que-fazer-em-Maragogi
Praia de Maragogi

Para começar, não poderíamos deixar de citar a praia mais famosa do estado, Maragogi. É lá que estão os famosos galés e o caminho de Moisés. Além disso, há vários beach clubs para você passar o dia, bem como os diversos bares e barracas na orla de Maragogi. 

Para saber mais e ver informações completas, acesse o nosso post sobre a Praia de Maragogi. São dicas de locais para comer, o que fazer, passeios e muito mais!

Japaratinga

Praia de Japaratinga
Praia de Japaratinga

Outra região que recomendamos a visita é Japaratinga, que está ao norte da praia do Patacho. Para chegar lá é necessário fazer a travessia de balsa a partir de Porto de Pedras e em poucos quilômetros você chega lá.

A praia de Japaratinga é muito boa, assim como o centrinho. Por lá, você pode ir até o mirante para ver tudo do alto e fazer belas fotos. Queremos deixar o nosso post com informações e dicas do que fazer em Japaratinga para complementar o seu planejamento.

São Miguel dos Milagres

São-Miguel-dos-Milagres
São Miguel dos Milagres

Por último, a nossa recomendação de mais um local para visitar num bate e volta é São Miguel dos Milagres. Essa que está ao sul da Praia do Patacho, a apenas 10 km de distância, é super famosa em Alagoas.

Em São Miguel dos Milagres há várias atrações e coisas para fazer durante o dia e algumas opções para a noite. Portanto, indico que leia o nosso post sobre o que fazer em São Miguel dos Milagres para descobrir mais um paraíso no estado de Alagoas.

Seguro viagem nacional

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeios.

Para quem não conhece, um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência em Alagoas, é mais do que recomendado que se faça um seguro nacional para garantir a segurança em todos os momentos.

Às vezes um simples corte no pé pode causar um gasto enorme e fazer um rombo no seu orçamento, que nem estava planejado. Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura em qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do sus durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Mais opções de passeio em Alagoas

Para continuar viajando por Alagoas e pelo nordeste, deixamos mais uma dica final. A Civitatis, nossa parceira de passeios no Brasil e no mundo, tem passeios, excursões e ingressos por várias cidades. Por isso, recomendo conhecer e fazer as suas reservas já que o atendimento é em português e você não vai ter stress.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Marcelo Valeriano Rezende
Marcelo Valeriano Rezende
6 meses atrás

Quero viajar ..
Para a Praia do Pstacho

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x