Conhecida como a cidade branca da Bolívia, Sucre é também a capital do país e revela uma ótima estrutura aos visitantes. Por isso, neste post vamos te mostrar o que fazer em Sucre, pois além de ser uma cidade cheia de história, tem charme e diversos pontos turísticos interessantes.
Você também vai ver todas as informações relacionadas à viagem. Sendo assim, nossas dicas vão te ajudar a organizar desde o início, pois poderá ver nossas dicas de hotel, onde comer, o que fazer e ainda terá um roteiro completo de visitação, seja para uma viagem curta ou para uma viagem mais completa ao redor da cidade.
Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Neste post você vai ver:
- História de Sucre e da Bolívia
- Como chegar em Sucre, Bolívia
- Quando viajar para Sucre, na Bolívia
- Onde ficar em Sucre, Bolívia
- Bares e restaurantes em Sucre
- Centro de Sucre
- Atrações fora do centro de Sucre
- Parte alta em Sucre
- O que fazer a noite em Sucre
- Passeios bate e volta saindo de Sucre
- Roteiro em Sucre
- Vídeo da nossa visita à Sucre
- Seguro viagem para Bolívia
- Passeios em Sucre, Bolívia
História de Sucre, Bolívia
Antes de começar a falar sobre o que fazer em Sucre e explorar a cidade branca da Bolívia, quero falar um pouco sobre sua história e importância. Dessa forma, você vai poder entender alguns costumes e cultura da cidade.
A história de Sucre começou quando tribos indígenas habitavam a região, até a chegada do Império Inca. Esse período é também chamado de pré-colonial ou pré-colombiano, que foi tudo que aconteceu antes da chegada dos europeus nas américas, principalmente os espanhóis nesta região.
Com a chegada dos espanhóis nas américas e domínio do império inca, diversas regiões foram servindo de acampamentos. Em 1538 a região foi chamada de Charcas e depois de fundar a vila, a região passou a ser “Villa de La Plata de la Nueva Toledo”, por causa das minas de prata da região.
Em 1555 passou à categoria de cidade e depois foi a sede da Corte Real de Charcas, uma região que pegava parte do que hoje é a Argentina, Chile e Peru. Antes da independência da Bolívia, a região era a capital e por isso possuía os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)
Com as diversas batalhas e independência do país declarada, o poder Executivo e o Legislativo foram para La Paz, tornando Sucre a capital constitucional por ter apenas um dos poderes do Estado e La Paz a cidade administrativa.
Como chegar em Sucre, Bolívia
Há algumas opções de transporte para chegar em Sucre com tranquilidade, seja por via aérea ou por terra. Sendo assim, você vai poder se programar de acordo com a cidade que está e seu roteiro de viagem pela Bolívia.
Avião: Para chegar em Sucre de avião, o aeroporto mais próximo é o Alcantarí International Airport que fica a 45 minutos da cidade. A partir de lá, você consegue pegar táxi para chegar ao centro da cidade e ao seu hotel.
Carro: É possível alugar um carro na Bolívia para viajar pelo país. Portanto, recomendamos que acesse o site da Rentcars aqui no blog para escolher a melhor opção com preços baixos.
Há diversas opções, só basta você escolher a cidade e ponto de retirada do carro e claro, escolher o tipo de carro que deseja. Nesse caso, é importante lembrar do seguro saúde pessoal e do seguro do carro. Tenha mais de uma opção para viajar com tranquilidade e segurança.
Ônibus: Nós estávamos fazendo uma viagem por toda Bolívia quando visitamos Sucre, então pegamos o ônibus partindo de Santa Cruz de la Sierra. No entanto, você encontra rotas saindo e chegando das principais cidades do país, como La Paz, Oruro, Potosí e Cochabamba.
Sempre usamos a 12Go para comprar passagens de ônibus e até mesmo passagens aéreas e indicamos. Por lá você pode comprar seus bilhetes com segurança e comodidade.
Quando viajar para Sucre, Bolívia
Para saber qual é a melhor época para viajar para Sucre, na Bolívia, você deve prestar atenção ao clima. Isso porque nos meses chuvosos você poderá acabar perdendo alguns dias por causa das precipitações.
Do final ao começo do ano, Sucre passa pelo período de chuvas que vai de dezembro a março. Por outro lado, o clima mais quente e seco vai de maio até setembro.
Apesar disso, há alguns meses em que o turismo é mais forte, com ou sem chuva que são do final de março até metade de maio, assim como da metade de julho até a metade de dezembro.
Com todas as informações, você pode se programar melhor para visitar a região. Nós, por exemplo, estivemos em Sucre no início de dezembro e o clima estava super tranquilo, pois não pegamos nenhum dia de chuva e a noite estava fria e agradável.
Onde ficar em Sucre, Bolívia
Essa dica é especial para quem busca ficar hospedado num hotel em Sucre que tenha ótimas comodidades, conforto e excelente localização. Sendo assim, quero deixar a dica para você se hospedar no Mi Pueblo Samary Hotel, onde nós ficamos.
Este hotel tem ótima localização, pois está situado no centro histórico de Sucre e a poucos metros da praça principal, ou seja, você vai poder conhecer toda cidade andando. Com essa localização, vai ser bem mais fácil se programar e seguir um roteiro na cidade para conhecer todas as atrações.
Além disso, o Mi Pueblo Samary Hotel está situado num prédio histórico do período colonial. Sua decoração é toda baseada na história local, pois há peças históricas em exposição em diversas partes do hotel, inclusive nos quartos.
No quarto que ficamos, por exemplo, havia um tecido usado em cerimônias do período pré-colombiano. Isso faz com que a experiência da hospedagem seja elevada, pois combina com conforto e toda boa estrutura.
Indo além desses detalhes, ainda indicamos este hotel pelo bom serviço prestado e gentileza de toda equipe de funcionários. Ainda podemos contar com restaurante que serve um delicioso café da manhã e fica disponível para jantares típicos. Também há um pequeno bar tradicional que oferece diversos coquetéis.
Acesse o Mi Pueblo Samary Hotel para fazer sua reserva, ver mais informações e os preços de acordo com a data da sua viagem. No Booking.com você pode ver opções para toda sua viagem pela Bolívia e ainda vai fazer parte do programa Genius de Fidelidade para ter descontos e vantagens.
Bares e restaurantes em Sucre, Bolívia
Em Sucre você vai encontrar muitos lugares bacanas para comer, seja pratos tradicionais ou internacionais. Então, a seguir ficam algumas dicas de regiões e locais para você conhecer durante sua viagem.
Na praça central, você vai ter um ambiente mais turístico e por isso vai ver diversos restaurantes, cafeterias e sorveterias ao redor. Alguns locais bem recomendados são o Cosmo Café Restaurante e o Metro Café.
Bem próximo ainda recomendo que conheça a Salteñeria El Patio que tem salteñas deliciosas. Além desse local, você vai encontrar muitas lanchonetes para provar salteñas na cidade como a Salteñeria Regional, por exemplo.
Quem busca um restaurante mais refinado e quer uma experiência gastronômica, pode visitar o Restaurante Nativa. Eles oferecem menu degustação com entradas, pratos principais, sobremesas e coquetéis.
Para doces, há três chocolaterias em Sucre que são bem famosas e você vai ver lojas espalhadas pela cidade. Elas são: Chocolates Para Ti, Chocolates Sucre e Chocolates Taboada.
Além disso, recomendo a sorveteria Sucre Icecream que tem uma torta três leites muito boa e sorvetes de ótima qualidade. Outra sorveteria famosa é a Vacafría, mas sinceramente não achei muito saboroso.
Por fim, a região da Av. de las Américas também tem vários restaurantes, sendo um segundo ponto para você explorar a gastronomia da cidade.
O que fazer em Sucre no centro histórico
Agora vamos ao que interessa que é falar sobre o que fazer em Sucre, na Bolívia. E para começar, nada como explorar o centro histórico da cidade, afinal a região é um museu a céu aberto e cada cantinho conta um pouco de história.
Só de caminhar pelo centro de Sucre, você vai ter um dia repleto de atrações. Isso porque cada casa, edifício e igreja tem uma arquitetura única, as ruas têm nomes de personalidades e muitas delas tem uma placa contando um pouco sobre a pessoa.
Então, a primeira dica é: caminhe e se perca pelas ruas explorando a cidade o máximo possível. Outra dica é fazer um tour pelas igrejas, pois há tantas opções, que fazer um passeio com guia vai te dar mais conhecimento.
Plaza de Armas 25 de Mayo
Como você já deve imaginar, esse é o principal ponto da cidade, pois além de ser central, tem muitas atrações ao redor, restaurantes, bares, sorveterias, cafeterias e lojas.
Na praça ficam edifícios importantes como o Palacio Del Gobierno Nacional, Museo de arte Alfredo Gutiérrez e Museo del Tesoro que conta a história da Bolívia por meio de seus minerais. Ao redor ainda vale visitar o Museo Nacional de Etnografía y Folklore que fala sobre costumes regionais.
No centro da praça, você ainda vai ver as estátuas de Bernardo Monteagudo e António José de Sucre, personalidades que fizeram parte da independência do país e marcaram a história do país.
A região sempre fica movimentada, mas durante o final da tarde e à noite, o fluxo de pessoas aumenta para ver a praça iluminada. Além disso, há vendedores ambulantes, apresentações de artistas locais e mais.
- Ingresso: Gratuito
- Horário: 24h
Catedral Basílica de Nuestra Señora de Guadalupe
Mais conhecida como Catedral Metropolitana de Sucre, esse é o templo mais importante da cidade, não só pela sua localização na praça central, mas também por ser a maior de todas as igrejas da cidade.
Ela foi construída em 1559, mas só teve sua conclusão 153 anos depois, com a inclusão do relógio na torre em 1772 que funciona até hoje. Foi chamada de Igreja Catedral de Charcas e Igreja Catedral de La Plata, pois foram alguns dos nomes que Sucre teve antes da era republicana e independência.
Ao lado fica o museu da catedral com exposição de peças sacras, onde você poderá fazer um breve passeio guiado, por uma taxa, para conhecer mais detalhes.
- Ingresso: gratuito
- Horário: missa na quinta e domingo às 9h
Casa de la Libertad
A Casa de la Libertad leva esse nome por ter sido o local onde aconteceu a declaração da independência da Bolívia em 1825. Por lá, você vai encontrar várias salas com acesso livre, onde há pequenas exposições falando sobre alguns dos grandes heróis que foram responsáveis pela independência boliviana.
Há uma sala especial onde é necessário pagar para entrar, pois é lá que fica a réplica do livro de assinatura da independência. Em conjunto, as salas são: Sala Virreinal, Salón de la Independencia, Sala de los Guerrilleros, Bandera de Macha, Sala de los Firmantes, Galeria de Presidentes, Sala del Mariscal Sucre e Sala de Honor
No pátio externo sempre acontece uma feirinha de artesanato onde você pode comprar lembrancinhas e presentes para levar pra casa. No restante do prédio acontecem alguns eventos.
- Ingresso: 30 BOB, mas é gratuito para algumas salas
- Horário: aberto de segunda a sexta das 8h30 às 12h30 e de 14h30 às 18h30, sábados e domingos das 9h às 13h.
Templo de São Felipe Neri
O Templo de São Felipe Neri é uma das igrejas que se destaca em Sucre. Construído entre 1975 e 1800, sua arquitetura neoclássica inclui pinturas de artistas famosos, além de uma cripta com personalidades do período colonial.
Você pode fazer uma visita completa para observar sua arquitetura e subir ao terraço para ter uma bela vista da cidade e da Escola María Auxiliadora que fica no prédio adjacente.
- Ingresso: 10 BOB.
- Horário: aberto de segunda a sexta das 15h às 18h e sábado das 09h às 18h.
Igreja de San Miguel e Igreja de Santa Mónica
Essas são duas belas igrejas onde você poderá conhecer um pouco mais da religiosidade assim como a gente fez. Elas ficam bem próximas uma da outra, assim como está bem pertinho da praça principal no centro histórico.
A primeira que eu aconselho a visitar é a Igreja de San Miguel, pois a sua torre é uma cafeteria hoje em dia. Assim que nós vimos a placa indicando a entrada, fomos explorar o local que se chama Café Mirador.
A entrada tem um pequeno balcão e ali mesmo você vai ver o cardápio e tem que fazer o pedido para um dos funcionário levar até onde você estiver. Depois é hora de começar a subir. São cinco andares no total e em cada andar tem duas ou três mesas.
Como estamos falando de uma torre, tudo é meio apertado, mas é bem legal ir até o topo, pois lá em cima ficam os sinos. Além disso, dá para ver um pedaço da cidade e uma bela vista da Universidade de São Francisco Xavier que fica anexo.
Ao descer você já pode visitar o corpo da Igreja de San Miguel e depois a Igreja de Santa Mónica que fica bem ao lado. Essa segunda igreja é super bonita, tem estilo maneirista e conta com o conjunto do convento de 1574.
- Ingresso: gratuito
- Horário: a cafeteria abre de segunda a domingo das 10h às 20h. A igreja tem missas de segunda a sábado das 07h30 às 19h15 e domingo das 08h, 11h e 19h15.
Basílica de São Francisco
A Basílica de São Francisco é uma das mais antigas e faz parte do belo conjunto arquitetônico da cidade para entrar num roteiro junto com os museus. Sendo assim, neste local você vai fazer uma visita combinada a igreja e ao local onde estão as criptas dos espanhóis que fundaram a cidade.
Por lá, você também vai ver o famoso Sino da Liberdade que foi adicionado em 1800, mas recebeu esse nome depois da independência do país. A visita fica super completa pois a igreja e museu contam muitos detalhes da história de Sucre.
- Ingresso: 30 BOB
- Horário: O museu abre de segunda a sexta das 9h às 12h e das 15h às 17h. As missas acontecem de segunda a sexta às 7h e às 19h, sábados às 7h e domingo das 7h, 10h30 e 19h.
Mercado Central de Sucre
O Mercado Central de Sucre é uma atração para você fugir um pouco das igrejas e museus do centro histórico. Isso porque ele apresenta muito da cultura local, principalmente das tradições bolivianas, o que é ótimo para quem gosta de observar e viver o ritmo de vida local.
Sendo assim, neste mercado você vai poder visitar dois andares repletos de lojas e restaurantes que vendem de tudo. A parte que nós mais gostamos foi o pátio a céu aberto onde há diversas barracas de frutas que vendem sucos.
Se você quiser comer, no andar de cima há diversos restaurantes com pratos tradicionais do país que ficam à disposição desde o café da manhã.
- Ingresso: gratuito
- Horário: aberto de segunda a sexta das 06h às 20h, sábado das 06h às 18h e domingo das 06h às 16h.
Monastério, Igreja, Museu e Beco de Santa Teresa
O Beco de Santa Teresa guarda diversas surpresas junto com o monastério e a igreja. Em primeiro lugar, o local é interessante por si só, pois é um conjunto com belos edifícios religiosos de 1655.
O mosteiro dos Carmelitas Descalços de Santa Teresa apresenta suas particularidades, como por exemplo, suas pinturas a óleo feitas no período colonial e que apresentam bom estado até os dias de hoje.
E por fim, o Beco de Santa Teresa feito com pedras e ossos de animais. O local chama muita atenção e fazer um passeio guiado é melhor ainda, para saber mais sobre o local.
- Ingresso: 10 BOB
- Horário: missas todos os dias às 7h. O museu fica aberto de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h, sábado das 13h às 18h.
Igreja e Convento de Santa Clara
Mais um templo interessante para visitar em Sucre é a Igreja e convento de Santa Clara. Esse espaço assim como muitos na cidade é formado por uma igreja e um museu onde você pode conhecer um detalhes da história da cidade, sua formação e claro, arte sacra.
Esse espaço foi fundado em 1636 para as freiras franciscanas em Sucre, que na época da construção era chamada de Charcas. Na área do museu é possível ver exposições de diversos artistas como pinturas, esculturas e mais.
- Ingresso: 10 BOB
- Horário: o museu abre de segunda a sexta das 09h a 12h e das 15h a 18h, no sábado abre das 09h à 12h. As missas acontecem de segunda a sexta às 07h e nos domingo das 8h30.
O que fazer em Sucre fora do centro histórico
Agora vamos explorar o que fazer em Sucre fora do centro histórico. Essas atrações estão a poucos quilômetros e se você gostar de caminhar, pode explorar essa outra região da cidade a pé também.
Outra opção é explorar a cidade fazendo uma excursão em Sucre. Você pode fazer um tour privado para ter mais liberdade com o itinerário ou pode fazer um city tour em grupo para ter preços mais baixos.
Plaza de la Libertad, Obelisco
Para começar as dicas de atrações fora do centro de Sucre, indicamos uma caminhada até a Praça da Liberdade, também conhecida como Praça do Obelisco. Este local passou por diversas fases e teve até diferentes nomes, até que em 1826 passou a ter o nome atual em homenagem ao libertador Simón Bolívar.
Ao redor da praça há um teatro e você vai perceber que há diversas clínicas e hospitais, tanto que a região já foi chamada de Praça dos Hospitais.
- Ingresso: gratuito
- Horário: 24h
Parque Simón Bolívar
Quando Sucre fazia parte da Corte Real de Charcas, o último presidente mandou construir o espaço de lazer. Com o passar dos anos houveram diversas modificações e reformas até o que vemos hoje.
Os ambientes desta praça que leva o nome do herói da libertação boliviana Simón Bolívar tem características e influências francesas, tanto que conta com uma fonte, um mini Arco do Triunfo de Paris e a miniatura da Torre Eiffel.
- Ingresso: gratuito
- Horário: 24h
La Rotonda e Gruta de Nuestra Señora de Lourdes
Outro lugar que é possível visitar durante a caminhada fora do centro histórico de Sucre é o La Rotonda. Esse espaço foi criado em agradecimento à Virgem de Carmen. A igreja tem o formato circular com diversas colunas e uma cúpula, sendo mais um espaço religioso da cidade.
O espaço tem uma praça marcada pela “La Feria de Alasita” que acontece em julho todos os anos. Essa feira faz parte das celebrações do festival Carmem e vendem miniaturas de figuras religiosas feitas por artesãs locais.
A Gruta de Nuestra Señora de Lourdes é mais um espaço religioso, só que dessa vez esse foi construído em 1992, não sendo tão antigo quanto todas as outras atrações da cidade.
- Ingresso: gratuito.
- Horário: o La Rotonda abre de segunda a sexta das 08h às 18h.
Mercado Negro
Se você gosta de conhecer mercados tradicionais, pode visitar o Mercado Negro. Este espaço é focado na parte de roupas de todos os tipos a preços baixos. Há também diversos tipos de tecidos e outros tipos de confecções para explorar como bolsas, mochilas e sapatos, por exemplo.
- Ingresso: gratuito
- Horário: aberto todos os dias das 08h às 20h.
O que fazer em Sucre na parte alta da cidade
Sucre conta com uma parte baixa e outra parte alta. A região do centro histórico é mais baixa e na grande maioria plana, mas você deve andar por algumas ladeiras (pouco íngremes) durante a sua caminhada por lá.
Para explorar a parte alta da cidade, você pode sempre caminhar ou pode pegar um táxi, já que tem preços baixos. Essa outra parte da cidade conta com algumas atrações legais e o melhor de tudo é que estão bem próximas umas das outras.
Palácio Guereo e Callejones de los Gatos
O primeiro lugar que indico para você conhecer nesta parte alta de Sucre é o Palácio Guereo. Isso porque o local foi uma casa de fazenda construída no século 19 e quando os espanhóis da família Guereo chegaram por lá, deixaram esse legado que virou museu.
Você pode conhecer o espaço de forma livre, pois não há guia e nem taxa para entrar. Depois indicamos procurar as Callejones de los Gatos, que são ruas antigas, coloniais e pitorescas nomeadas de gatos como “Gato Negro” (gato preto), “Gato Blanco” (gato branco), “Gato Pardo” (gato marrom) e “Calle de los Pendencieros” (rua dos briguento).
- Ingresso: gratuito.
- Horário: aberto de terça a domingo das 09h às 17h.
Praça Pedro de Anzures e La Recoleta
Na mesma região das ruas dos gatos, você vai encontrar a Praça Pedro de Anzures, considerada um dos locais mais altos de Sucre. Desta praça, você vai ter uma bela vista de toda região e vai poder visualizar alguns dos pontos turísticos que visitou no centro histórico.
Alí por perto fica o Museu e Monasterio de La Recoleta, fundado em 1600 e considerado um dos mais bonitos de toda Charcas. O museu fica aberto à visitação e possui salas com exposições de pinturas, esculturas e tantas outras peças religiosas.
- Ingresso: gratuito
- Horário: 24h
Mirador Norte Churuquella
Se você quiser ir mais alto ainda para ver Sucre e região, pode conhecer o Mirador Norte Churuquella. Há acesso de carro ou você pode se programar para fazer uma trilha, mas fique atento, pois a caminhada é de 40 minutos.
- Ingresso: gratuito.
- Horário: 24h.
O que fazer a noite em Sucre, Bolívia
Sucre tem uma noite bem animada principalmente no final de semana. A gente pode aproveitar um pouco e por isso queremos deixar algumas dicas, seja para uma noite com música e bebidas ou uma noite mais tranquila.
Se você quer uma noite mais tranquila, há um espetáculo folclórico em Sucre que é interessante e divertido ao mesmo tempo. Esse local oferece um show cultural com apresentação de músicas e danças folclóricas junto com o jantar.
Falando em jantar, sair para jantar num bom restaurante é mais uma opção de noite mais tranquila em Sucre. Há bons restaurantes espalhados pela cidade e pequenos bares tradicionais com coquetéis e vinhos.
Para uma noite mais agitada no centro histórico o Joy Ride Cafe é uma opção. Além disso, o Goblin, o Klasicos Lounge e o Cheers Beer Company são algumas opções onde você vai encontrar boa cerveja e petiscos.
Passeios de bate e volta em Sucre, Bolívia
Para concluir as opções do que fazer em Sucre, na Bolívia, quero deixar algumas dicas de passeios pela região. São locais próximos que você vai poder conhecer num dia, fazendo o famoso bate e volta, usando o transporte local ou indo de carro.
Parque Cretácico Cal Orck’o
O Parque Cretácico é um lugar super interessante, único no mundo e que vale muito a pena visitar. Ele fica bem perto do centro de Sucre e você pode chegar lá usando os ônibus do próprio parque que saem da praça central.
No local você vai encontrar a maior concentração de pegadas de dinossauros do período cretáceo superior. São cerca de 5 mil pegadas deixadas por 332 espécies de dinossauros antes da extinção da espécie.
A melhor dica é pegar o ônibus na praça às 11h para fazer uma trilha às 12h junto ao passeio guiado pelo parque. O passeio normal tem duas etapas e o guia vai falando melhor sobre as pegadas e as espécies, mas no horário das 12h tem a inclusão da trilha.
Outra boa opção para conhecer o parque é fazer um passeio privado, pois você terá motorista e guia só para seu grupo de familiares e amigos.
- Ingresso: 30 BOB do parque e 15 BOB do ônibus
- Horário: abre de segunda a sexta das 9h às 17h, sábado, domingo e feriados das 10h às 17h. Os ônibus partem da praça central às 9h30, 11h, 12h, 14h e 15h.
Castillo de La Glorieta e Palacete de la Florida
Outro passeio bate e volta saindo de Sucre é para o Castillo de La Glorieta e o Palacete de la Florida no mesmo dia. Isso porque um fica próximo do outro e você pode pegar um táxi para se locomover de um local para o outro.
Os táxis também podem te deixar lá, se desejar partir do hotel com mais conforto. Se quiser economizar, o ônibus da linha 4 passa na região e custa apenas 2 BOB.
Pelo nome você já deve ter percebido que estamos falando de um castelo. Ele pertenceu à família La Glorieta e foi construído com diversos estilos arquitetônicos, do qual chegou a ser chamado de “brega” por alguns críticos.
A visita completa deve levar cerca de 1h30 se você for por conta própria ou até mesmo com guia.
- Ingresso: 25 BOB
- Horário: aberto de terça a sábado das 09h às 17h e domingo das 09h às 18h.
Por outro lado, temos o Palacete de la Florida, um belo casarão no estilo colonial. Seus afrescos chamam a atenção junto com toda arquitetura projetada nos mínimos detalhes. Além disso, na região você vai poder ver a antiga fábrica de telhas e argila.
- Ingresso: gratuito
- Horário: aberto de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h30 às 18h .
Tarabuco
Tarabuco é um pequeno vilarejo localizado a 65 km de Sucre, o que dá 1h30 de viagem de carro. A visita é mais indicada nos domingos, quando acontece uma feira livre que reúne pessoas de diversas tribos da região.
O destaque fica para os tecidos, mas você encontra de tudo pois a feira é de comerciantes locais também. Muitos deles moram ao redor da cidade e vão até Tarabuco levar suas mercadorias para vender, então há frutas, verduras, sapatos, roupas e até peças eletrônicas.
Além da feira de domingo, você pode dar uma caminhada pelas ruas mais tranquilas da cidade para explorar a região. Há também uma praça central com monumentos em homenagem a heróis, alguns pequenos restaurantes e lojas.
Dá para visitar Tarabuco e outras cidades interessantes como Puka Puka e Candelaria por exemplo, fazendo o passeio de um dia completo.
- Ingresso: gratuito
- Horário: a feira começa em torno das 8h e vai até as 13h mais ou menos.
Roteiro em Sucre, Bolívia
Antes de finalizar este artigo sobre o que fazer em Sucre, quero deixar sugestões de roteiro para você fazer na cidade. Você pode usar este roteiro para conhecer todo o centro histórico, suas igrejas e entrar em alguns museus.
Esse roteiro em Sucre começa a partir do Mi Pueblo Samary, o hotel onde ficamos hospedados. No primeiro dia do roteiro inclui:
- Templo de São Felipe Neri com subida na torre
- Catedral Metropolitana de Sucre
- Casa de la Libertad e entrada no museu
- Plaza de Armas 25 de Mayo e pausa para almoço
- Igreja de São Miguel e Café Mirante para sobremesa
- Igreja de Santa Mônica
- Plaza de la Libertad e Obelisco
- Parque Simón Bolívar
- La Rotonda e Gruta de Lourdes
- Mercado Central e pausa para tomar um suco refrescante ao final do dia
Para o segundo dia de roteiro em Sucre você pode explorar a parte alta da cidade e por isso saímos do hotel para visitar:
- Guereo Mansion
- Callejones de los Gatos
- Plaza Pedro de Anzúrez
- Museu La Recoleta
- Almoço no Café Time e La Recoleta
- Museo Nacional de Etnografía y Folklore
- Beco e Museo Convento Santa Teresa
- Museu Convento de Santa Clara
- Basílica de São Francisco
- Lanche da região da Plaza de Armas
- Pôr do sol no Mirador Norte Churuquella
No terceiro dia em Sucre você pode fazer um bate e volta. Se for num domingo, recomendo que saia do hotel em torno das 9h para ir a Tarabuco e retorne para almoçar em Sucre. No período da parte você pode ir para Castillo de La Glorieta ou Parque Cretáceo.
Com mais dias à disposição, você pode fazer outros passeios. Há diversos locais para explorar, como a comunidade Pampa Yampara, fazer trilha na Cordillera de los Frailes ou uma trilha pela cratera de Maragua.
Quer saber mais sobre Sucre, na Bolívia? Assista nosso vídeo!
Durante nossos dias em Sucre, gravamos muita coisa legal para o canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita pela região. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!
Seguro viagem da Bolívia
Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem na América do Sul, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.
Um seguro viagem te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos como extravio de malas e atraso no voo. é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.
Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!
Passeios em Sucre, Bolívia
Agora que você já sabe o que fazer em Sucre e conhece os melhores pontos turísticos da cidade, já pode se programar e fazer as malas! Para te dar uma força a mais, quero deixar vários passeios para você fazer em Sucre e região.
Com eles seu tempo será melhor aproveitado e você ainda verá um guia sempre ao seu lado para passar todas as informações necessárias. Veja algumas opções: