O que fazer em Santa Cruz de la Sierra – A cidade mais populosa da Bolívia

por Viaje Leve
o que fazer em Santa Cruz de La Sierra

Se você gosta de aventura, cultura, natureza e gastronomia, temos o destino ideal para você! No post de hoje vamos falar o que fazer em Santa Cruz de la Sierra, a maior e mais populosa cidade da Bolívia. 

Além disso, você vai conhecer a cultura e a culinária cruceña, que refletem a diversidade étnica e regional da Bolívia. Então, prepare as suas malas e venha conosco descobrir o que fazer em Santa Cruz de la Sierra, uma cidade que vai te encantar!

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para América do Sul?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra

Onde ficar em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia
Santa Cruz de la Sierra

Você vai se surpreender com as atrações que essa cidade tem a oferecer: desde o seu centro histórico, onde se destaca a bela Catedral Metropolitana, até os seus arredores, onde você pode explorar o Jardim botânico de Santa Cruz de la Sierra, uma referência ecológica. 

Veja a seguir uma lista completa com o que fazer em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia:

  • Explore a Plaza 24 de Septiembre e seus arredores;
  • Descubra a arquitetura da Catedral Metropolitana de Santa Cruz;
  • Faça compras no Paseo Artesanal La Recova
  • Tome café no Mercado Nuevo e saboreie a gastronomia local;
  • Conheça os principais museus da cidade para descobrir a história local;
  • Visite o Monumento Cristo Redentor na Av. Monseñor Rivero;
  • Caminhe pelo Bairro Equipetrol e seus prédios modernos;
  • Tenha um dia tranquilo no Jardim botânico de Santa Cruz de la Sierra;
  • Veja o trabalho do Zoo Noel Kempff Mercado com os animais resgatados;
  • Faça uma excursão ao Biocentro Guembe Mariposario;
  • Vá até o La Rinconada Ecoparque e aproveite seu restaurante;
  • Vá fundo na cultura local visitando o Mercado La Ramada e o Mercado Mutualista
  • Aproveite a noite nos bares e baladas de Santa Cruz de la Sierra;
  • Descubra Santa Cruz num tour guiado com especialistas;
  • Faça passeios pela região para descobrir tesouros escondidos.

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra no centro histórico

Santa Cruz de la Sierra fica no leste da Bolívia, sendo a maior e mais populosa cidade do país atualmente. Ela abriga diversos pontos turísticos, mas o centro histórico é com certeza uma das atrações tipo parada obrigatória. 

O local é o coração da cidade, abrigando o que há de melhor em cultura, arquitetura e claro, gastronomia. Uma boa pedida é fazer um passeio guiado para aproveitar melhor e ter todas as informações sobre a história, costumes e cultura local, já que um guia especializado estará com você o tempo todo.

Descubra a seguir as principais atrações no Centro Histórico de Santa Cruz de la Sierra: 

Plaza 24 de Septiembre

Santa Cruz de la Sierra
Praça de Santa Cruz de la Sierra

A Plaza 24 de Septiembre é a principal praça da cidade, onde fica a famosa Catedral de San Lorenzo. Ao redor dela ficam os prédios históricos, bancos, bares e restaurantes locais que compõem um complexo turístico impressionante.

É na região da praça que você vai encontrar serviços como casas de câmbio (veja a cotação em diversos locais antes de trocar dinheiro), restaurantes de boa qualidade e lanchonetes, por exemplo. Inclusive, perto da praça principal tem um Starbuck e a cafeteria da rede Juan Valdez Café, que oferecem uma diversidade de cafés quentes e frios com acompanhamentos.

Veja os principais destaques da praça: 

  • Teatro Cine Palace: foi construído entre 1918 e 1920, com um teatro e um salão de festas. Em meados dos anos 70 o local virou cinema. 
  • Casa Municipal de Cultura Raúl Otero Reiche: é um centro cultural com exposições de arte. No teatro interno também acontecem apresentações artísticas locais, 
  • Casa Cultural Melchor Pinto: é uma casa do início do século 20 que foi restaurada para oferecer teatro, dança e exposições de arte. O local tem um belo pátio externo, café e ainda oferece exposições de artistas locais.
  • Manzana Uno Espacio de Arte: é uma galeria de arte com exposições de pinturas, esculturas, fotografias, e muito mais.
  • Museu da Independência: museu relativamente novo, criado em 2010 para celebrar os 200 anos do grito de liberdade de Santa Cruz, que aconteceu em 24 de setembro de 1810. Sendo assim, tem salas dedicadas às sete batalhas pela independência, como El Pari, La Florida, Santa Bárbara e Ingavi.

Além de visitar as atrações, você pode ir na praça no final da tarde, quando ela fica mais movimentada porque o pessoal local vai tomar ar e passear. Normalmente tem apresentações e ambulantes vendendo lanches e café.

Catedral de Santa Cruz

o que fazer em Santa Cruz de La Sierra
Catedral de Santa Cruz de La Sierra ao anoitecer

O monumento é o principal templo católigo da cidade e pode ser visto ao longe com suas imponentes torres de tijolos cor de terra. Foi construída no início do século XVI, mais precisamente em 1770 e passou por cinco reformas até chegar na atual composição. 

Dentro dela você vai ver um mix de estilos arquitetônicos e um museu de arte sacra com diversas peças históricas. Nós tentamos ir no museu 3 vezes no mesmo dia, mas infelizmente estava fechado em todos os momentos, apesar de ser horário de funcionamento.

O Museu de Arte Sacra “Mons. Carlos Guericke Suárez” que fica dentro da Catedral de San Lorenzo, conta com grande acervo barroco e renascentista. Também é possível subir nas torres da igreja para apreciar a vista e observar o antigo relógio que ainda funciona. 

Você também pode apreciar a vista do Centro Histórico subindo nas torres da igreja, então é um ótimo lugar para tirar fotos. Ao lado da catedral também acontece uma feira de artesanato local nos finais de tarde, onde pessoas locais e crianças passeiam e aproveitam a região.

Paseo Artesanal La Recova

Paseo La Recova
Paseo La Recova

O Paseo Artesanal La Recova é uma pequena rua com mais de 50 lojas de artesanato local. Entre os produtos você encontra bijuterias, cerâmicas e diversas lembrancinhas de viagem representando a arte boliviana.

Dá para fazer boas compras nessas lojinhas e comprar alguns presentes, pois muita coisa tem bons preços. Sem falar que há muitos materiais diferentes, ou seja, dá para comprar coisas diferenciadas.

Além disso tem um palco com apresentações folclóricas locais, oferecendo uma agradável experiência cultural para quem visita o centro histórico de Santa Cruz de la Sierra. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7:00 às 14:30, e aos domingos, das 8:00 às 14:30 horas. 

Mercado Nuevo

O Mercado Nuevo é um dos pontos gastronômicos mais tradicionais da cidade e existe desde 1943. Ele é composto por diversos restaurantes, com pratos típicos da Bolívia, além de frutas, verduras, queijos e outros produtos frescos. 

É um ótimo local para desfrutar o café da manhã ou almoçar e abastecer as energias no passeio pelo centro histórico. O mercado está aberto de segunda a sábado, das 7:00 às 19:00, e aos domingos, das 7:00 às 14:00 horas. 

Museus em Santa Cruz de la Sierra

Manzana Uno Espacio de Arte - o que fazer em Santa Cruz de la Sierra
Manzana Uno Espacio de Arte

O centro histórico de Santa Cruz de la Sierra é repleto de cultura e arte. Sendo assim, existem vários museus que você pode visitar, confira um pouco mais sobre eles:

  • Museu de Arte Contemporânea: fundado em 1991, esse museu é dedicado a tendências das artes plásticas bolivianas. Também é onde acontecem eventos como bienais, exposições e festivais. 
  • Museu de História Regional UAGRM: museu administrado pela universidade Autônoma Gabriel René Moreno e localizado em uma antiga casa construída entre 1915 e 1920. Além da arquitetura preservada, conta com documentos, fotografias e maquetes que destacam o desenvolvimento da cidade. No local tem ainda uma biblioteca especializada em história regional, um centro de pesquisas, um instituto de seminário e uma casa-teatro.
  • Museu Beni Altillo: conta com sete salas permanentes, aborda temas como a fundação da cidade, arquitetura colonial, vida cotidiana, economia, cultura, religião e política. Além disso, o museu tem uma sala para exposições temporárias, uma sala de conferências e uma cafeteria.
  • Museu de História Natural Noel Kempff Mercado: museu de preservação da biodiversidade natural e cultural boliviana. O local abriga grandes coleções científicas, incluindo plantas, insetos, mamíferos, peixes, répteis, anfíbios, aves e fósseis.
  • Museu Histórico Militar Heroes del Chaco: esse museu está sob administração do Exército Boliviano e abriga um amplo acervo de batalhas como a Guerra do Chaco (1932-1935). O principal objetivo é manter o patriotismo vivo nas gerações atuais e futuras. 

Vale a pena tirar um dia só para visitar os museus do Centro Histórico e apreciar a diversidade cultural que a cidade boliviana tem a oferecer, principalmente se você tem vários dias para explorar a cidade.

Monumento Cristo Redentor e Av. Monseñor Rivero

A Bolívia também tem um Cristo Redentor, que é uma das principais atrações da cidade, assim como o nosso Cristo no RJ. A estátua fica em pedestal de braços abertos, ganhando ainda mais destaque a noite graças a iluminação especial. 

Já a avenida Monseñor Rivero é uma das mais importantes, no cruzamento de duas avenidas super movimentadas de Santa Cruz de la Sierra. Também é um ótimo ponto para encontrar restaurantes, dentre eles o Mi Pueblo Cafe & Grill, Restaurant Mediterraneo Resto Bar, Pizza Hut Monseñor River e a sorveteria Cerrado. 

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra ao redor do centro

Santa Cruz de la Sierra tem muito mais a oferecer. Apesar do Centro Histórico reunir diversos pontos turísticos pertinhos um do outro, reserve um dia para atividades turísticas extras e não perder as belezas escondidas da maior cidade boliviana. 

Veja a seguir as atrações de Santa Cruz de la Sierra que ficam ao redor do centro: 

Bairro Equipetrol 

Bairro Equipetrol
Bairro Equipetrol

O Equipetrol é um dos bairros mais sofisticados de Santa Cruz de la Sierra, destacando-se pela hotelaria, edifícios comerciais, escritórios, assim como lojas e boutiques de luxo. Também é onde fica localizado o famoso shopping Ventura Mall. 

Além disso, em Equipetrol ficam localizados muitos dos bares e restaurantes mais badalados da cidade. Mesmo que você não esteja hospedado por aqui, vale dar uma voltinha durante a noite para ver o movimento, assim como a gente fez. 

Jardim Botânico de Santa Cruz de la Sierra

O Jardim Botânico de Santa Cruz de la Sierra é um dos maiores da América do Sul, com uma área de 186 hectares e mais de 2 mil espécies de plantas nativas e exóticas. Conta com trilhas ecológicas em meio a flora e fauna diversificadas, lagoa e área de acampamento.

O local é dividido em áreas temáticas como bosque seco, bosque úmido, bosque de bambu, jardim de orquídeas, entre outros. Um pouco afastado da cidade, esse ponto turístico é perfeito para quem quer escapar da agitação por um dia e curtir a natureza.

Recomendamos que levem uma canga ou toalha, para sentar na grama, e comidinhas, para um piquenique. Para chegar no local tem um micro-ônibus no Mercado Los Pozos que vai em direção a Cotoca. Basta pedir que o motorista te deixe em frente ao Jardim Botânico. A passagem custa 2 bolivianos e a entrada no parque custa 10 bolivianos.

Zoo Municipal Noel Kempff Mercado

O Zoológico Municipal Noel Kempff Mercado é o maior e mais antigo zoológico boliviano, fundado em 1943. Conta com aproximadamente 250 espécies da fauna local, muitos dos animais são resgatados do tráfego ilegal e tirado de condições precárias.

O local tem como objetivo preservar o meio ambiente e promover a educação ambiental. Além disso, o zoológico dispõe de um parque infantil, restaurante, loja de souvenirs e um auditório, ou seja, é um passeio obrigatório para quem faz viagem com criança pela Bolívia.

Ele fica próximo a Plazuela Blacutt, uma praça com gramado, trilhas, áreas pavimentadas, árvores e comida de rua. Uma visita para se fazer no mesmo roteiro é o Museu de História Natural Noel Kempff Mercado, que mencionei anteriormente.

Biocentro Guembe Mariposario

O Biocentro Guembe Mariposario é um complexo turístico ecológico que reúne mais de mil espécies de borboletas. Além disso, oferece diversas atrações, como orquidário, bromeliário, cactário, aquário, serpentário, aviário, mamífero e insetário, entregando uma experiência única sobre a diversidade boliviana. 

O local também conta com hotel, restaurante, spa, área de camping, capela e biblioteca. Dá para visitar por conta própria ou fazer um passeio completo. Ambas as formas são valiosas, divertidas e confortáveis, já que você vai com transporte e guia.

La Rinconada Ecoparque

Um ecoparque com cerca de 50 hectares de lagoas, cascatas, lírios gigantes, piscinas, restaurantes e trilhas. Possui piscinas, espaço infantil, toboggans, tirolesa, passeios de aventura e mirantes com vista para a natureza. 

Ótimo lugar para se divertir, levar as crianças, explorar os aquários e as plantas locais que são super bem cuidadas e organizadas, fazendo de lá um local com uma paisagem única. A entrada custa 60 bolivianos, mas vale a experiência. 

Mercado La Ramada e Mercado Mutualista

Artesanato Boliviano
Artesanato boliviano

Os mercados La Ramada e Mutualista em Santa Cruz de la Sierra são locais extremamente populares, com uma variedade de produtos, desde alimentos até eletrônicos e artesanatos. 

A segurança não é lá essas coisas, é preciso ter atenção, mas vale a pena pelas opções de compra. Também são locais apropriados para experimentar pratos da gastronomia típica da Bolívia, mas é bom ficar de olho na organização e limpeza dos locais. 

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra a noite

o que fazer em Santa Cruz de La Sierra
Santa Cruz de La Sierra ao anoitecer

Santa Cruz de la Sierra é uma cidade cheia de diversidade, com opções para se divertir de dia e também à noite. Há basicamente três regiões para aproveitar a noite, mas há restaurantes em todos os cantos para você explorar.

Uma das opções mais populares é o bairro Equipetrol, que tem os melhores bares e restaurantes da região. Aprecie os drinks locais e curta música ao vivo no melhor local para curtir a vida noturna da cidade.

Além disso, o Cristo Redentor e o Centro Histórico recebem iluminação à noite, deixando esses pontos turísticos ainda mais atrativos. em ambas regiões também é possível curtir um barzinho com som ao vivo, pratos típicos e bebidas refrescantes. 

Melhores Passeios em Santa Cruz de la Sierra

Aproveite seus dias em Santa Cruz para fazer alguns passeios pela região central. Essa dica é super importante e válida, porque ao fazer um tour com guia, você vai poder aproveitar melhor seu tempo na cidade. Veja algumas dicas a seguir:

Passeios de bate e volta em Santa Cruz de la Sierra

Se você estiver com tempo para explorar a região é possível programar um passeio em Santa Cruz de la Sierra para bate e volta. Existem boas opções de atrações turísticas para isso, confira agora as principais. 

Bons locais para fazer passeio de bate e volta saindo de Santa Cruz são:

Parque Regional Lomas de Arena

O Parque Regional Lomas de Arena, situado a 12 quilômetros a sudeste de Santa Cruz de la Sierra, é uma área protegida na Bolívia. Isso porque estamos falando de uma reserva de 140 km² com lagoas e dunas de areia que alcançam até 12 metros de altura. Abrangendo savana, floresta e uma lagoa principal, o parque abriga uma variada fauna. 

Destaca-se por suas dunas de areia, alcançando até 12 metros de altura e oferece atividades como sandboard e passeios de quadriciclo. Sendo assim, é um dos pontos turísticos mais populares da região.

Perfeito para quem aprecia de verdade a natureza, mas se não tem um 4×4, nem pense em ir, pois corre o risco de ficar atolado. A melhor opção é ir com um tour guiado, principalmente pelo transporte e suporte durante o trajeto. 

Samaipata

Samaipata é uma pequena cidade localizada a aproximadamente 125 quilômetros de Santa Cruz de la Sierra. Ela é bastante procurada por turistas por sua beleza natural, clima agradável e patrimônio histórico e cultural. 

Um dos destaques turísticos é o sítio arqueológico El Fuerte, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. El Fuerte é uma imponente pedra talhada que serviu como centro cerimonial e administrativo para diversos povos pré-colombianos, incluindo os Mojocoya, Chané e Incas. 

Além da visita a El Fuerte, a região oferece atrativos como cachoeiras, trilhas, mirantes e restaurantes, tornando Samaipata um local ideal para relaxar e conectar-se com a natureza e a história.

Você pode fazer o passeio até Forte de Samaipata que inclui transporte e ida e volta no mesmo dia, almoço e ingressos, ou pode fazer o passeio de dois dias para conhecer a região ainda melhor. Escolha o seu passeio a seguir:

Missão Jesuítica de San Javier, Concepción e San José

Três das seis missões, reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1990, foram estabelecidas pelos jesuítas nos séculos XVII e XVIII para evangelizar os povos indígenas em Chiquitos. 

As missões destacam-se pela arquitetura única, combinando elementos europeus e locais. O melhor de tudo é que dá para fazer uma excursão saindo de Santa Cruz para lá e retornar no mesmo dia. 

Os visitantes podem explorar ainda mais locais como igrejas, museus, oficinas de artesãos e apreciar paisagens naturais em um passeio de quatro dias saindo de Santa Cruz de la Sierra. A música barroca interpretada pelos locais é uma atração adicional.

Quando viajar para Santa Cruz de la Sierra

Cholita boliviana
Cholita boliviana

Agora que você já sabe o que fazer em Santa Cruz de la Sierra, já pode se programar para viajar. Então para te ajudar com mais algumas dicas para a organização da sua viagem, vamos te falar quando viajar e muito mais!

O clima de Santa Cruz de la Sierra é tropical de savana e faz sol quase o ano inteiro. No entanto, existem períodos de temperaturas bem diferentes. Sendo assim, a melhor época para visitar a cidade depende do seu objetivo. 

Para quem deseja evitar a chuva e aproveitar a temperatura fresca, os meses de maio a setembro são os mais recomendados. Nós fomos para lá em dezembro e pegamos um clima bom.

Já para quem é fã de atividades aquáticas e aventuras ao ar livre, os meses de outubro a abril são os mais indicados. Nesse período chove bastante, o que deixa o clima mais quente, os rios mais cheios e as paisagens naturais ainda mais coloridas. 

Como chegar em Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra é um destino bem popular e existem várias maneiras de chegar na cidade. Tudo vai depender do seu ponto de partida, do tempo que você deseja chegar e também do seu orçamento para locomoção. 

Avião: Você pode buscar voos para Santa Cruz de la Sierra já que a cidade tem dois aeroportos, o El Trompillo e o Viru Viru. Empresas como a Gol e Latam têm voos para o Brasil.

Carro: Se for viajar de carro, o principal acesso é pela Ruta Nacional 4, que liga Santa Cruz de la Sierra com La Paz, e também se estende até Corumbá, na fronteira com o Brasil. Você pode alugar um carro no Brasil ou na Bolívia, é só usar o site da Rentcars para ver e reservar com as melhores locadoras e ter os preços mais baixos. 

Não esqueça de ter os documentos corretos à mão, assim como ter um seguro de qualidade para alugar o carro e não deixe de ter um seguro pessoal para estar protegido contra qualquer imprevisto. 

Ônibus: Você encontra ônibus saindo de São Paulo com a viação La Preferida Bus. Como nós já estávamos em viagem pela América do Sul, pegamos o ônibus saindo de Assunção no Paraguai. 

Trem: Há opções para você fazer viagens de trem através do Expreso Oriental e da  Ferrobus.

Para ver todas as rotas, preços e opções de transporte, recomendo acessar o site da 12Go. lá você pode traçar as rotas e comprar as passagens para Santa Cruz de la Sierra com o melhor preço.  

Bares e restaurantes em Santa Cruz de la Sierra

Silpancho
Silpancho

A culinária de Santa Cruz de la Sierra é influenciada pela diversidade cultural da cidade e existem vários pratos típicos saborosos para o turismo gastronômico. Além disso, existe uma variedade de bares e restaurantes para abastecer as energias durante a viagem. 

A começar pela praça de alimentação do Ventura Mall, que é o principal shopping da cidade. Por lá você encontra uma diversidade de pratos, incluindo os típicos e fast-food. Além disso, o local tem um Hard Rock Cafe que é uma das lojas mais tradicionais.

A avenida San Martín, no famoso bairro Equipetrol, tem ótimos estabelecimentos, dentre eles a La Cabrera Grill, a cafeteria Buen Dia SC e o conhecido Restaurante El Arriero. Esse último é um destaque, pois oferece ambiente rústico e acolhedor, bom atendimento e preços justos com ótima qualidade.  

Para quem aprecia vinhos, a La Casa del Camba é um restaurante tradicional que serve uma deliciosa comida caseira e apresenta diversidade na adega. Já o Pollos Kiky é uma rede local de fast food de frango frito, bastante reconhecida na região. 

E para quem está no centro da cidade, existem ainda mais opções: 

  • El Aljibe Comida Típica: restaurante tradicional especializado em comidas típicas da América do Sul
  • Noi Pizzería: pizzas, pratos típicos, comida caseira e bebidas com o bônus de um bom atendimento. 
  • Bistro La Casona: um restaurante especializado em culinária alemã em plena Bolívia.
  • Irish Pub: bar e grill bem centralizado, se destaca pelos drinks e pelas atrações, com música ao vivo a noite e ótimo atendimento.
  • Heladeria Dumbo – Ayacucho: doceria bem popular na região, com ótimos doces, sobremesas, sorvetes e também tem pratos salgados e bebidas. 

Essas são algumas das opções, mas tem muito mais a ser explorado, tanto em estabelecimentos locais como em redes internacionais. 

Quer saber mais sobre Santa Cruz de la Sierra? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Santa Cruz de la Sierra, gravamos muita coisa legal para o canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita pela região. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem da Bolívia 

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem na América do Sul, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos como extravio de malas e atraso no voo. Então, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x