São Miguel do Gostoso é uma pequena cidade que fica bem na curva do Rio Grande do Norte. Não é um destino tão conhecido, mas que agrada e atrai velejadores e praticantes de esportes náuticos há muitos anos.
Embora a cidade seja pequena, descobrimos o que fazer em São Miguel do Gostoso em alguns dias de viagem. Passamos por ela em uma viagem de carro pelo litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O Rio Grande do Norte foi o estado que mais gostamos durante essas viagem. Isso porque muitas praias ainda não foram descobertas pelos turistas. Ainda dá para encontrar aquela prainha deserta para curtir e chamar de nossa. Foi o que mais fizemos enquanto estivemos em São Miguel do Gostoso.
Abaixo listamos as principais atividades para fazer em São Miguel do Gostoso. Se preferir, vá direto ao tópico desejado:
- Como chegar em São Miguel do Gostoso
- Pousadas em São Miguel do Gostoso
- Bares e Restaurantes
- O que fazer em São Miguel do Gostoso
- Praias de São Miguel do Gostoso
- Praia de Tourinhos
- Praia do Marco
- Aulas de Windsurf e Kitesurf
- Stand up Paddle
- Tênis de Praia
- Passeio de quadriciclo
- Passeio de buggy e 4×4
- Cachaçaria Urca do Tubarão
- Museu Casa de Taipa
- Praia de Galinhos
- Touros
- Praia de Perobas
- Maracajaú
Como chegar em São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso fica 100 km ao norte de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Quando fomos para lá, estávamos numa viagem percorrendo as praias do nordeste brasileiro. Por isso, sabemos que é bem fácil chegar de carro, mas se esse não é seu caso, veja todas as informações abaixo.
Transfer: Dá para contratar o serviço de transfer no aeroporto com uma agência local ou reservar com a sua pousada em São Miguel do Gostoso. Dessa forma, você vai chegar ao seu destino com conforto e agilidade.
Carro: Saindo de Natal, você pode alugar um carro no aeroporto ou na própria cidade. A partir de lá, pegue a BR 101 e a RN 221 para ter acesso à cidade. O caminho é muito tranquilo, visto que é próximo e a estrada é boa.
Ônibus: A Viação Cabral tem ônibus saindo de Natal em direção à São Miguel do Gostoso todos os dias das 06h15 às 16h45 numa viagem de 02h15. No sentido contrário o ônibus funciona das 05h30 às 16h15.
Pousadas em São Miguel do Gostoso
Antes de falar o que fazer em São Miguel do Gostoso é necessário saber onde você vai ficar. Pousadas não vão faltar para ter uma estadia confortável nas suas férias. Uma dica é pegar uma pousada bem perto do centro de São Miguel e claro, de frente à praia.
Veja abaixo as nossas dicas de Pousadas em São Miguel do Gostoso:
- Para começar, um Eco-Resort que une o mar, a natureza e uma hospedagem de qualidade é a Bangalô Kauli Seadi. O local tem piscina, spa, restaurante e está de frente ao mar.
- A Pousada Mi Secreto também está de frente ao mar, numa área mais reservada próximo à Praia da Ponta do Santo Cristo. O local é tão maravilhoso que tem até banheira com vista para o mar.
- Outra opção é a Villa Namú que tem suítes com decoração em madeira e ambiente clean. Na área comum, a pousada oferece espaço para churrasco com piscina e cozinha.
Mais opções de pousadas baratas em São Miguel do Gostoso:
- Em meio a natureza, mas acessível ao centro e a praia numa breve caminhada, a Pousada Cajú Verde é uma ótima opção para economizar sem perder a qualidade.
- Localizado na avenida principal, perto da praia e do centro, o Mandacaru Flat tem quartos simples, porém completos e confortáveis.
- Por fim, a Pousada Arte do Velejo tem excelente custo benefício e fica perto de tudo. O ambiente é agradável e os quartos são completos tendo uma boa relação custo-benefício.
Em São Miguel do Gostoso não há grandes hotéis de luxo, mas pousadas que são classificadas com 3 e 4 estrelas. Clicando nos nomes das pousadas, você poderá ver mais detalhes, fotos e valores de cada uma de acordo com a data da sua viagem.
Bares e Restaurantes em São Miguel do Gostoso
Mesmo a cidade sendo pequena, existem ótimas opções de restaurantes. Quando estivemos lá, não perdemos tempo e provamos alguns lugares. Dentre as opções de bares e restaurantes, alguns têm música ao vivo e acabam virando mais uma opção do que fazer em São Miguel do Gostoso.
Um local que funciona durante o dia e a noite é o Spaço Mix, localizado na Pousada NaPraia Brasil. A proposta do bar/restaurante é bem legal, pois durante o dia você pode usar todo o espaço e piscina pagando o day-use e durante a noite, pode assistir os shows e tomar um drink no bar.
Outro restaurante “sem frescura” que recomendamos é o Jack Sparrow, pois ele tem cara de bar de praia. A decoração é toda em madeira rústica e tem redes para descansar. Os pratos são em grande maioria de frutos do mar e alguns são até requintados.
Por fim, nossa indicação para quem quer comer bem, é o restaurante La Pepita. O local tem um cardápio autêntico italiano e apesar do ambiente simples, os pratos são deliciosos. Nossa dica fica para você provar o nhoque, que é tão bom que derrete na boca.
O que fazer em São Miguel do Gostoso RN
Por ser uma cidade litorânea, falaremos sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso focando nas atividades que envolvem a praia. Além disso, os ventos na região são fortes e por isso praticar esportes acaba sendo o ponto forte da vila.
Praias de São Miguel do Gostoso
Apesar da água do mar não ser nada parecida com a de suas vizinhas, as praias de São Miguel do Gostoso são extensas e bonitas. São basicamente 4 praias “urbanas” que fazem um cenário espetacular da região e entram em primeiro lugar na nossa lista sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso.
Praia da Xepa: Essa é a praia mais central e fica paralela com a rua principal de São Miguel. Há várias lojas, bares e restaurantes disponíveis que ficam abertos até de noite, fazendo de lá uma praia mais especial. Ela também é uma boa praia para fazer caminhadas e ver o pôr do sol. Por isso, escolhemos ela para passar bastante tempo e adoramos.
Praia do Cardeiro: Tem uma faixa de areia extensa com mar de águas claras e calmas. Por lá, você vai achar uma boa estrutura de bares e restaurantes. Na parte de trás da praia tem a Lagoa do Cardeiro que é formada pelas chuvas, por isso é possível visitar e fazer algumas fotos.
Praia de Maceió: Com as mesmas características da praia do Cardeiro, contudo tem menos movimento, a Praia de Maceió tem um espaço ótimo na areia para quem deseja praticar esportes como futebol e vôlei. Por lá não recordo de ter visto barracas e restaurantes, mas tem algumas pousadas.
Ponta de Santo Cristo: Fica localizada em um ponto um pouco mais alto e tem um local ótimo para ver o pôr do sol. O pessoal normalmente acessa o monte com quadriciclo, mas dá para chegar andando tranquilamente. A Praia de Santo Cristo é bem deserta e tem uma bela faixa de areia, assim ela é mais destinada para quem faz Kitesurf.
Praia de Tourinhos
A Praia de Tourinhos faz parte de São Miguel dos Gostoso, porém está um pouco mais distante, não ficando na lista das 4 praias centrais que citei anteriormente. É uma praia pequena, mas que tem formações rochosas que são diferentes de tudo na região. Por lá também tem uma falésia, diferente das que encontramos na Praia de Pipa, porque é bem menor.
Para passar o dia você pode escolher uma das barracas disponíveis. A maioria das barracas são simples, mas oferecem comida e bebida. Contudo, o Restaurante Borabora Tourinhos tem uma estrutura melhor, banheiro e chuveiro.
É nela que dá para presenciar um fenômeno da natureza chamado de suspiro da baleia. As ondas do mar entram por baixo das pedras, em uma pequena fresta e com o choque com os arrecifes, faz a água ser jorrada para cima, parecendo “respiro de uma baleia”. Contudo, para ver isso acontecer você tem que ter paciência e ir na hora que a maré estiver baixando.
Para ver o pôr do sol, existe uma pequena plataforma na ponta da praia e no topo da falésia, onde o pessoal se reúne para ver o final do dia chegar. Mas você sempre pode ver na beira da praia mesmo, pois a localização é perfeita.
Praia do Marco
Essa praia fica um pouco mais ao norte da Praia de Tourinhos e está entre Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. Ela também é conhecida como a Praia Arraial do Marco do Descobrimento.
Apesar da praia do Marco não ter estrutura turística, você pode visitar e ficar apenas algumas horas. Pensando assim, você pode ver as atrações, tirar fotos e tomar um banho de mar nas águas tranquilas da praia.
Além disso, dá para visitar o Marco do Descobrimento do Brasil e a singela Capela da Nossa Senhora dos Navegantes que estão de frente para o mar.
Aulas de Kitesurf e Windsurf
O que mais atrai turistas do Brasil e do mundo são os ventos de São Miguel dos Gostoso. Sua localização privilegiada garante bons ventos o ano inteiro. Além disso, praticamente não chove nessa região fazendo com que as condições sejam favoráveis para a prática do esporte.
A melhor época para quem faz kite ou windsurf é de outubro a dezembro quando os ventos estão no ponto certo. É durante esses meses do ano que a cidade lota de pessoas amantes do esporte.
Quem nunca praticou, pode ir sem medo, pois na cidade tem diversas escolas que ministram aulas. Mas os cursos estão disponíveis do básico ao avançado. Portanto, procure a Praia do Cardeiro e a Ponta do Santo Cristo, pois elas se destacam como as melhores para Kitesurf e Windsurf.
Stand Up Paddle
Algumas empresas de kitesurf também oferecem equipamentos para stand up paddle. Por isso, se você quer aproveitar o mar para fazer SUP em São Miguel do Gostoso, fique atento às empresas locais.
Normalmente eles tem as pranchas rígidas e também as infláveis. No caso dos que nunca praticaram e não sabem como se equilibrar, há instrutores para ajudar e dar as aulas iniciais.
Tênis de Praia
No Clube Kauli Seadi existem quadras de tênis de praia disponíveis para a prática do esporte. Inclusive o professor de lá foi campeão brasileiro e ensina aos iniciantes e ajuda os experientes a melhorar as suas técnicas.
Se você gosta de tênis de praia, essa é uma oportunidade de jogar de frente a uma das praias mais incríveis do estado. Sem falar que a vibe do lugar é toda voltada para esportes, o que dá um gás a mais.
Passeio de Quadriciclo em São Miguel do Gostoso
As praias de Maceió e Cardeiro são os melhores lugares para andar de quadriciclo. Para usar o quadriciclo, você tem duas opções. A primeira é alugar e ficar rodando pelas praias do centro e a segunda é fazer o passeio.
As agências locais oferecem passeios de quadriciclo com guia que te leva pelas praias, em pontos estratégicos para ver o pôr do sol e faz parada para banhos. Mas fique atento, alguns incluem a praia de Tourinhos, outros não. Por isso, escolha a melhor rota de acordo com o seu tempo disponível na cidade.
Passeio de Buggy e 4×4 em São Miguel do Gostoso
Um dos poucos passeios que tem para fazer em São Miguel dos Gostoso são de buggy. Com ele você vai poder conhecer as praias da região com mais conforto.
Existem vários tipos de passeios de buggy e 4×4, porque tem diferentes percursos. Há passeios que ficam apenas nas praias centrais de São Miguel, outros que incluem lagoas. Além disso, é possível incluir a famosa praia de Galinhos para você passear pelas dunas e curtir um cenário diferente.
Cachaçaria Urca do Tubarão
Localizada em São José, a 8 km de distância, a Pousada Urca do Tubarão entra em nossa lista de atividades para fazer em São Miguel do Gostoso. O local é uma pousada, restaurante e cachaçaria de fabricação própria ao mesmo tempo.
É por causa da cachaçaria que indicamos que você visite o local. Por lá você vai ver objetos antigos e poderá ver como é a fabricação da cachaça de forma manual. A cachaçaria em si parece um museu com antiguidades num espaço rústico.
Museu Casa de Taipa
Pertinho da praia de Maceió em São Miguel do Gostoso, está a Pousada Casa de Taipa que é um espaço voltado à cultura do nordeste brasileiro. Lá você vai poder visitar o Museu Casa de Taipa que expõe peças mostrando um pouco da vida do povo do sertão.
Além disso, há uma réplica, em tamanho real, de uma casa de taipa típica do sertão nordestino. Fazendo a visita você vai poder sentir um pouco da simplicidade de como as famílias do sertão vivem.
O que fazer em São Miguel do Gostoso – Bate e volta
Falar sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso, inclui fazer passeio de bate e volta. Por isso, deixamos algumas opções de cidades que estão perto e que são pontos turísticos que valem a visita.
Praia de Galinhos
Galinhos fica a uma hora de São Miguel do Gostoso seguindo ao norte da cidade. É uma vila praticamente deserta com uma praia linda para relaxar. A melhor forma de chegar até lá é de buggy ou 4×4 a partir de São Miguel do Gostoso, pois você pode ir pela beira do mar apreciando o cenário. Contudo, para chegar de carro comum, há acesso pela RN 402 e uma balsa.
De um lado está a Praia de Galos, do outro a Praia de Galinhos e a pequena vila no meio. Você pode conhecer tudo caminhando, pois a vila é tranquila e ótima para andar e ver o ritmo de vida local. Na ponta, fica o Farol da Praia de Galinhos que também merece ser visitado.
Na mesma região estão as Dunas de Capim e as Dunas de André que são os melhores pontos para ver o pôr do sol. Se você for para a região de buggy, com certeza passará por lá, pois faz parte do passeio.
Touros
O município de Touros, apelidado de esquina no Brasil, está a 26km de distância de São Miguel do Gostoso. Por lá, você vai encontrar algumas praias e atrações que podem ser vistas em um dia.
Ponto pitoresco e único no Brasil, o Marco Zero da BR-101 marca o início da rodovia com um portal onde é possível fazer algumas fotos. Atrás do portal tem uma praia belíssima e um pequeno restaurante. Na mesma região está o Farol do Calcanhar, também conhecido como Farol de Touros.
Se quiser passar mais tempo pela região vá até a Praia de Cajueiro que apesar de ter ondas fortes é bem bonita. Por lá também tem as Dunas de Cajueiro para dar uma visitada.
Por fim, está a Praia de Touros com uma larga faixa de areia, é área de pescadores e por isso tem algumas barracas de praia. Consideramos que é um lugar simpático e dá para tomar banhos, mas não tem muita sombra se a sua intenção é passar o dia sentado na areia. Esta região não é turística, por isso, não espere muita estrutura.
Praia de Perobas
A Praia de Perobas é linda e maravilhosa para tomar banhos. Tem algumas barracas que você pode passar o dia curtindo tranquilamente. Contudo, ela se resume a basicamente isso, pois a cidade é muito pequena e tem apenas algumas pousadas e restaurantes.
Além de relaxar na beira da praia, o mais indicado na região é fazer o passeio para os Parrachos de Perobas. As águas rasas e com muitos peixinhos são perfeitas para fazer snorkel e mergulhar.
Maracajaú
Localizada no município de Maxaranguape, a 52 km de São Miguel do Gostoso, Maracajaú merece uma visita. É uma das mais belas da região e o mar é sem igual. Além disso, dá pra se divertir fazendo um passeio de quadriciclo pelas dunas.
Se quiser passar o dia todo, recomendamos o Parrachos Praia Clube, um lugar muito agradável. É de lá que saem os passeios para mergulhar nos Parrachos de Maracajaú.
Por outro lado, se sua intenção for de fazer uma atividade diferente, a Lagoa do Vital é uma ótima opção. A água da lagoa é limpa e com peixes e há restaurantes caso você queira comer ou beber alguma coisa. Se tiver fôlego, recomendamos que faça a Trilha do Povoamento na mesma área da lagoa.
Excursão a São Miguel do Gostoso
Viajar pelo Rio Grande do Norte é conhecer praias lindas e fazer passeios inesquecíveis. Por isso, a nossa parceira Civitatis oferece as melhores excursões pelo estado. Partindo do Natal principalmente, você pode fazer uma excursão a São Miguel por um dia ou quem sabe conhecer o que há de melhor da região.