O que fazer em Oslo, Noruega: Guia completo

por Flávio Mendes

Oslo é uma das cidades mais ricas e seguras do mundo, cercada de um lado por fiordes e do outro por parques e paisagens de tirar o fôlego. Para te inspirar a viajar com bom planejamento, montamos um roteiro com informações sobre o que fazer em Oslo. 

A cidade é moderna, o transporte público impecável e para quem gosta de arquitetura, lá é o local para se inspirar. Além disso, a qualidade de vida é altíssima, por isso é importante saber que a Noruega é um dos países mais caros do mundo e você deve ir com o bolso preparado.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Quando ir a Oslo

Para começar esse post, precisamos te alertar para não cometer o erro de viajar a Oslo no final de ano como a gente fez. Fomos na época mais fria do ano e também na época em que algumas atrações estavam fechadas por causa do feriado.

Durante os dias que estávamos lá, amanhecia às 11h e anoitecia às 15h, ou seja, foi bem ruim para aproveitar. Além disso, o frio nos impedia de sair para andar pelas ruas por muito tempo, pois pegamos -10 graus com sensação térmica mais baixa. 

Nesse sentido, recomendamos viajar no verão, pois é muito mais produtivo. Falo isso porque nos países nórdicos os dias são mais longos e o clima mais agradável em torno dos 25 graus. Ainda mais quando acontecem festivais, onde as pessoas estão mais felizes e tudo fica aberto, fazendo um astral super bom para as suas férias.

Como chegar em Oslo

Não existem voos diretos do Brasil, por isso é necessário fazer uma escala, ou mais, em países como Portugal e Inglaterra. Visitamos Oslo quando morávamos em Dublin, na Irlanda, portanto, viajamos com a Ryanair em um voo direto para lá. 

O aeroporto de chegada foi o Rygge, utilizado pelas companhias aéreas low cost, que também são conhecidas como companhias de baixo custo. Contudo, se você partir do Brasil, o aeroporto de chegada provavelmente será o principal, o Gardermoen

A partir do aeroporto, o mais indicado é pegar o transfer para o seu hotel, assim você terá mais conforto. Outra possibilidade é alugar um carro para poder passear pela cidade e por todo o país. Mas quem quer economizar, pode pegar o transporte público até o centro.

Para quem parte de outros países da Escandinávia, como a Finlândia, por exemplo, é possível chegar de trem ou ônibus. O trem chega na estação Sentralstasjon, que fica bem no centro da cidade e a estação de ônibus fica bem ao lado da estação de trem.

Onde ficar em Oslo

Antes de falar o que fazer em Oslo, é importante saber que achar onde ficar pode ser tarefa árdua, ainda mais para quem está indo com o orçamento apertado. Portanto, separamos algumas hospedagens com notas e comentários bons no Booking.com e com faixa de preço variada.

Ficamos hospedados no Comfort Hotel Xpress Central Station, que fica bem de frente pra estação de trem e bem no centro da cidade. Achamos que foi uma boa escolha, pois ficamos perto de tudo e o local é excelente.

Veja abaixo algumas sugestões para ficar em Oslo:

  • Para começar, a dica para economizar é o Anker Hostel Apartment, nele você vai encontrar opções de quartos compartilhados e studios com cozinha compacta para você fazer suas próprias refeições. 
  • Outra opção muito boa é o Citybox Oslo, um hotel 3 estrelas bem legal que fica perto da estação central de trem, ou seja, é perto de tudo.
  • Com estilo e decoração elegante, o Smarthotel Oslo é outro hotel 3 estrelas que tem ótimas instalações. Além disso, ele fica a apenas 5 minutos da rua principal da cidade onde você vai encontrar lojas e restaurantes.
  • Quem vai viajar em grupo, indicamos o Forenom Aparthotel, pois ele tem opções de apartamentos de até 3 quartos. As unidades são espaçosas, tem cozinha, banheiro e varanda, por exemplo.
  • Se você está planejando uma viagem mais luxuosa e busca um lugar com sofisticação, a nossa indicação fica para o Grand Hotel, um 5 estrelas perto de tudo, bem como o Hotel Continental, pois acreditamos ser o melhor da cidade.

O que fazer em Oslo, Noruega: Principais Pontos Turísticos

Para te mostrar o que fazer em Oslo, nós vamos indicar abaixo informações sobre cada atração, endereço, horários e valores. Além disso, separamos as atrações numa ordem fácil de seguir, onde é possível percorrer num roteiro.

Ao final deste post, você terá uma sugestão de roteiro em Oslo para 1, 2 ou 3 dias na cidade. Dessa forma, você pode aproveitar tudo e muito mais que a cidade tem a oferecer.

Ópera de Oslo

Opera-de-Oslo-Noruega
Opera de Oslo

Localizada em frente ao fiorde de Oslo, a casa de ópera e ballet norueguês é um espetáculo por si só. O prédio exuberante está no centro da cidade e tem fácil acesso. Além disso, tem uma vista espetacular da baía que cerca a cidade.

Na parte externa você pode andar por uma plataforma que vai até o teto do prédio para admirar a vista lá de cima. Na parte interna, por outro lado, você pode ir a um espetáculo ou pode fazer um tour guiado para saber o que acontece por trás das cortinas e aprender sobre a arquitetura do local.

  • Endereço: Kirsten Flagstads Plass 1 – Bjørvika;
  • Horário: O tour acontece todos os dias às 12h, 13h e 14h;
  • Entrada: Adultos NOK 120 e crianças NOK 70. Os preços dos ingressos variam de acordo com os espetáculos que estão sendo apresentados.

Fortaleza de Akershus

Fortaleza-de-Akershus-Oslo
Fortaleza de Akershus

Seguindo nossa lista sobre o que fazer em Oslo, a Fortaleza de Akershus é a próxima atração, pois foi construída há 700 anos para proteger a cidade de Oslo. Já serviu como residência da família real e prisão, mas hoje em dia abriga várias atrações como o castelo, igreja e museu, por exemplo.  

Não é preciso pagar para entrar na região da fortaleza, algumas partes são gratuitas e outras são pagas, como o castelo e o museu. Contudo, fique atento, pois os portões laterais abrem das 7h às 21h e o principal fica aberto das 6h às 21h.

Para conhecer a muralha, você pode fazer uma visita autoguiada pelo mistério da Fortaleza de Akershus. Você vai conhecer mais da história de forma interativa e divertida.

Museu: Nele você poderá saber mais sobre a Noruega na época da segunda guerra mundial. Além disso, diversas exposições sempre estão em cartaz e você vai poder conhecer o local melhor.

  • Horário: Aberto entre setembro e maio das 10h às 16h de segunda a sexta e das 11h às 16h aos sábados e domingos. Já de junho a agosto ele abre das 10h às 17h de segunda a sábado e das 11h às 17h aos domingos;
  • Entrada: Adultos NOK 60, crianças e estudantes NOK 30.

Castelo de Akershus: É possível visitar o interior do castelo medieval e residência real que data de 1299. Nele você vai ver salões ornamentados, masmorras e onde o rei dinamarquês vivia.

  • Horários: Aberto de julho a final de agosto de segunda a sábado das 10h às 16h e domingo das 12h às 16h. Já de setembro a final de novembro abre sábado e domingo das 12h às 17h.
  • Entrada: Adultos NOK 100, estudantes NOK 60 e crianças de 6 a 18 anos NOK 40. 

Portão de Karl Johans

Portao-de-Karl-Johans-Oslo
Karl Johans

Essa é a rua Karl Johans, a principal de Oslo, que se estende desde a estação de trem até a praça Slottsplassen que fica de frente ao palácio real. Nele é possível achar de tudo um pouco como lojas de grife, restaurantes, pubs e fast-foods, por exemplo.

Esse bulevar está sempre cheio e é um passeio bem legal no centro de Oslo. Aproveite que vai estar por lá para provar a culinária local e comprar lembrancinhas.

Palácio Real de Oslo

Palacio-Real-de-Oslo
Palácio Real de Oslo

O palácio real da Noruega é o local onde vive a família real e onde acontece diariamente o trabalho da monarquia norueguesa. Ele fica de frente a uma das ruas principais da cidade e da praça Slottsplassen, localizado em um declive em meio a um imenso jardim.

O palácio abre para visitação durante o verão norueguês apenas, então se estiver por lá durante esse período, não deixe de ir. Os ingressos abrem para venda no dia 1 de março de cada ano através do Ticketmaster.no. Contudo, é possível comprar os ingressos na porta, mas eles acabam rápido. 

  • Endereço: Karl Johans gate, 1 – Sentrum;
  • Horário: Os tours acontecem todos os dias das 10h às 17h, apenas no verão;
  • Entrada: Adultos NOK 135 e crianças de 3 a 12 anos pagam NOK 105.

Museu Nacional

Antiga galeria nacional de Oslo, foi a maior galeria de arte do país, exibindo esculturas, quadros e pinturas. Contudo, seu funcionamento chegou ao fim para que em 11 de junho de 2022 o Museu Nacional abra suas portas no mesmo local.

O espaço é o maior museu de arte dos países nórdicos, com exposições de arte antiga e moderna, bem como de arquitetura e design, por exemplo. Portanto se você já está programando a sua viagem inclua ele na sua lista do que fazer em Oslo.

  • Endereço:  Universitetsgata 13 – Sentrum.

Parque Vigeland

O Vigeland é o maior parque de esculturas do mundo que é feito por apenas um único artista. São mais de 200 esculturas produzidas por Gustav Vigeland, talhadas em granito, bronze e ferro, espalhadas por um jardim de 850m de comprimento.

Nele ficam diversas atrações como o portão principal, construído em granito e ferro forjado que marca o início do passeio. Seguindo em frente você chegará na Broen, a ponte com 100m de comprimento cercada por diversas estátuas.

Em seguida você vai ver imensa fonte de bronze que chama a atenção de longe. Após ela, fica o monolito, uma estátua que fica em cima de uma escadaria rodeada de outras estátuas.

Finalizando o trajeto, fica a roda da vida, uma estátua em formato de círculo onde este círculo é formado por pessoas. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e o parque fica sempre aberto.

Por fim, recomendamos que faça um tour guiado pelo parque para entender tudo sobre as obras, o local e o artista. 

Para saber mais sobre as esculturas, você pode visitar o Museu Vigeland. As informações estão abaixo.

  • Endereço: Nobels gate 32 –  Parque Frogner – Majorstuen;
  • Horário: Aberto de terça a domingo das 12h às 16h;
  • Entrada: Adulto NOK 100 e crianças NOK 50.

Museu Norueguês da História Cultural

Esse é o maior museu de história cultural do país, contando como era a vida da Noruega desde os anos 1500 até os dias de hoje. Dentro dele ficam edifícios históricos que contam a história do país de uma forma diferente, mostrando como eram as construções e cidades em tamanho real, sem falar das exposições de arte, roupas e costumes do país.

Além disso, você vai ver exposições de artefatos que foram usados por todos os grupos sociais que viveram por lá e pode visitar o museu ao ar livre. O mais legal é que você pode levar seu lanche e fazer um picnic na área aberta do museu.

  • Endereço: Museumsveien 10 – Bygdøy;
  • Horário: Aberto todo so dias das 10h às 17h;
  • Entrada: Adulto NOK 180 e criança NOK 40.

Museu do Barco Viking

O-que-fazer-em-Oslo-Museu-do-Barco-Viking
Museu do barco viking

O museu do barco viking ou em norueguês Vikingskipshuset, é um local que abriga diversos barcos que foram resgatados intactos das profundezas do mar. Nele estão expostos os barcos Oseberg, Gokstad e The Tune. 

Por lá, você também vai ver em exposição os objetos achados como, armas, mobiliários e roupas, por exemplo. Aproveite que pode adquirir o ingresso com antecedência e evite filas comprando o ingresso antecipado aqui.

  • Endereço:  Huk Aveny 35 – Bygdøy;
  • Horário: Aberto de terça a domingo das 10h às 17h;
  • Entrada: Adultos NOK 120, estudantes e idosos NOK 90 e crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.

Museu do Kon-Tiki

Museu-Kon-Tiki-O-que-fazer-em-Oslo
Museu Kon-Tiki

É um museu que expõe a jangada Kon-Tiki e alguns objetos das expedições de Thor Heyerdahl. Esse explorador atravessou o oceano pacífico nesta jangada em 1947, registrando tudo em um documentário ganhador de um óscar. 

O museu Kon-Tiki fica ao lado do Fram, dando para conhecer no mesmo dia. 

  • Endereço:  Bygdøynesveien 36 – Bygdøy;
  • Horário: Aberto todos os dias das 11h às 17h;
  • Entrada: Adultos NOK 140, crianças e estudantes NOK 50.

Museu do Fram 

Museu-do-Barco-Fram-Noruega
Museu do Barco Fram

Fram é o veleiro polar de madeira mais famoso do mundo. No museu é possível ver exposições sobre o veleiro, das viagens que ele fez e, claro, ver o próprio Fram. 

O mais legal de tudo é que dá para entrar no veleiro e conhecer cada detalhe, pois ele foi totalmente restaurado. Em resumo, você pode visitar as cabines, a sala de máquinas e andar pelo convés, por exemplo.

  • Endereço:  Bygdøynesveien 39 – Bygdøy;
  • Horário: Aberto todos os dias das 11h às 17h;
  • Entrada: Adultos NOK 140 e crianças NOK 50.

Bate e Volta a partir de Oslo

Fazer alguns passeios pela região perto de Oslo vai completar a viagem de quem tem vários dias disponíveis. Por isso, abaixo deixamos algumas dicas para você aproveitar esses dias extras.

Hovedøya

Hovedøya é a ilha mais próxima de Oslo, que está localizada a poucos minutos de barco da cidade. Portanto, recomendamos que faça esse passeio de bate e volta saindo de manhã bem cedo para aproveitar ao máximo. 

Entre as atividades para fazer em Hovedøya, você pode ir à praia, fazer hiking ou apenas caminhar pelos campos, por exemplo. Existem duas praias no canto esquerdo da ilha onde é possível nadar em dias de verão e sol. Ainda é possível visitar um monastério datado de 1147.

Os barcos partem diversas vezes ao dia do píer Rådhusbrygge 4. A linha B1 faz o trajeto durante o ano todo, as linhas B2 e B3 entre junho e agosto (verão) e a linha B4 entre maio e setembro. Os bilhetes de retorno devem ser comprados ainda em Oslo, pois não são vendidos na ilha.

Fortaleza de Oscarsborg

A fortaleza de Oscarborg faz parte da cidade de Drøbak, sendo a sua principal atração. Ela fica em duas ilhas bem de frente pra cidade. A fortaleza servia como proteção para a cidade de Oslo quando sua construção foi iniciada durante o reinado de Christian IV.

A construção foi finalizada em 1644, mas entrou em desuso até 1814, durante a guerra com a Suécia. Após isso, durante o século 19, participou de outras batalhas, foi restaurada e fortificada e serviu como defesa ao exército da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Para chegar na fortaleza, primeiramente será necessário chegar em Drøbak. Os ônibus partem de Oslo da estação central numa viagem que dura 40 minutos. Outra opção é pegar um barco de Oslo até Drøbak que está disponível como uma alternativa de transporte.

Quando você chegar em Drøbak, pegue o barco que cruza até as ilhas. A viagem dura apenas 10 minutos.

O que fazer em Oslo no inverno

Fiordes-de-Oslo
Fiordes da Noruega

Com certeza não vão faltar coisas para fazer em Oslo durante o inverno, aliás, em toda a Escandinávia. Como mencionamos anteriormente, estivemos em Oslo durante o inverno, que é bem rigoroso, por isso fique atento se for nessa época.

Se for no Natal, por outro lado, você vai poder viver um dos momentos mais mágicos da cidade. Falo isso porque tudo fica decorado e muito iluminado, além de acontecer feiras e eventos especiais. Clique aqui para ver o passeio de Natal em Oslo e comprar o seu.

Lillehammer: Essa cidade que fica a 2 horas de viagem para o norte de Oslo já sediou as olimpíadas de inverno em 1994. Hoje em dia é procurada pelo complexo de jogos de inverno que ela tem. Pistas de esqui e snowboard são algumas das atividades que você poderá fazer por lá.

Oslo Vinter Park: É a estação de esqui mais famosa da cidade. Fica um pouco afastada do centro da cidade, mas é possível chegar de metrô e trem. Só abre durante a temporada de inverno.

Passeio de Trenó: Aproveite as montanhas e florestas para fazer um passeio de trenó na neve em Holmenkollen. Temos certeza que você vai ter uma experiência e tanto.

O que fazer em Oslo no verão

Com os dias bem maiores, alguns quase sem noite, talvez seja a melhor época para visitar a Noruega. Tirando as atividades de inverno, como esqui, todas as atividades listadas acima poderão ser praticadas. Mesmo assim, separamos algumas coisas diferentes para fazer em Oslo no verão.

Mergulho: Apesar do verão em Oslo beirar os 20 e poucos graus, existem alguns lugares onde você pode nadar. Claro que essa temperatura não será problema para os noruegueses, mas para nós talvez seja um pouco frio.

Aproveitar os terraços: Bares e restaurantes com terraços no último andar (rooftops) são populares durante o verão. Isso acontece porque tudo fica lacrado no inverno e em épocas frias, não há nada melhor do que tomar um drink ao ar livre e com dias ensolarados bem longos.

Conhecer os Fiordes: Existe uma infinidade de passeios pelos Fiordes noruegueses, como passeios de barco ou visita às ilhas próximas da capital, por exemplo. 

Fazer trilha: Sair para um hiking é uma das opções para fazer no verão em Oslo. Existem algumas montanhas bem próximas, acessíveis de metrô. Dentre elas estão a Holmenkollen e a Vettakollen.

Andar de bicicleta: Por último, a nossa recomendação é aproveitar o clima gostoso da cidade e fazer um tour de bike em Oslo. Você vai poder conhecer mais sobre a vida e história da cidade num passeio com guia.

Roteiro Oslo

Criamos algumas alternativas de roteiros sobre o que fazer em Oslo, que vão de 1 a 3 dias na cidade. Separamos as atrações por regiões que você poderá ver quando marcar em seu mapa. 

Roteiro de 1 dia em Oslo

  • Comece seu dia na Ópera de Oslo para conhecer um dos locais mais incríveis da cidade;
  • Em seguida, é hora de conhecer a Fortaleza Akershus com seu autoguia e ter um momento Sherlock Holmes;
  • Faça uma caminhada pela Rua Karl Johans Gate e aproveite para tomar um café, fazer um lanche ou quem sabe almoçar;
  • Se estiver no período do verão, que tal entrar no Palácio Real?! Dessa forma, você vai ver como a realeza vive e entrar mais na história e cultura;
  • Passe no Museu Nacional e se estiver aberto, aproveite para conhecer o que há que mais legal na arte da país;
  • Por último, o Parque Vigeland é um local especial para você descansar e finalizar o dia.

2 dias de Roteiro em Oslo

  • Comece seu segundo dia indo para o Museu Norueguês da História Cultural e gaste um bom tempo lá;
  • Seguindo o roteiro, o próximo ponto de parada é no Museu do Barco Viking para se deslumbrar com a história daqueles barcos;
  • Continuando a jornada sobre embarcações do país, o Museu do Kon-Tiki é a próxima parada; 
  • Por fim, o Museu Fram está bem de frente e pode ser visitado logo em seguida para finalizar o seu segundo dia.

Roteiro de 3 dias em Oslo

  • Como você tem mais dias disponíveis, vamos seguir com sugestões do que fazer em Oslo. Por isso, acorde cedo para visitar Hovedøya e aproveitar o dia entre caminhadas e praias;
  • Outra alternativa é ir para Oscarsborg de ônibus ou barco para conhecer a fortaleza e a história da região.

Contrate seu passeio em Oslo

Para quem vai conhecer muitas atrações de Oslo, recomendamos comprar o Oslo Pass clicando aqui. O cartão de turismo para 24, 48 e 72 horas te dá a opção de entrar em mais de 30 atrações e utilizar o transporte público à vontade. São entradas para museus, tours e piscinas públicas, por exemplo, bem como descontos em parques de diversão, lojas, restaurantes e muito mais.

Abaixo ainda deixamos algumas das diversas opções de passeios que podem entrar na sua programação do que fazer em Oslo. Com a Get Your Guide, nossa parceira de confiança para passeios e ingressos no mundo todo, você não pega fila e ainda conhece o que há de melhor no mundo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x