Hvar é uma das maiores ilhas da Croácia, talvez a mais frequentada por quem procura festas e baladas. Ela também é conhecida como a Ibiza da Croácia, por isso viemos mostrar tudo o que fazer em Hvar e mais dicas de viagem.
É no verão que a ilha enche de jovens em busca de praias bonitas e festas até o dia amanhecer. Existem vários bares e baladas abertas o dia todo e passeios de barco regados a muita música eletrônica e bebidas.
Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Abaixo está a lista com todos os assuntos abordados neste post. Dessa forma, você pode clicar no tema que deseja para ser encaminhado.
- Como chegar em Hvar
- Onde ficar e dicas de hotéis
- Ilhas e praias
- Bares e baladas
- Centro histórico
- Passeios em Hvar
Como chegar em Hvar na Croácia
Para chegar em Hvar é necessário pegar um barco para chegar à ilha. Isso porque existem 4 portos da cidade e várias opções para chegar lá. Contudo fique atento às informações que damos abaixo.
Ferry: Existe barco saindo de Split e Dubrovnik, por exemplo, mas é importante ficar atento, pois em Hvar existem quatro portos, o Stari Grad, Jelsa, Sucuraj e o Hvar Port. Você deve ir para o Hvar Port, pois ele é o mais central e fica perto de várias praias.
Você pode verificar algumas rotas e horários no site 12Go e comprar seus bilhetes. Porém, muitas vezes só é possível comprar o bilhete no dia, como foi o nosso caso.
Carro: Se você estiver viajando pela Croácia e quiser alugar um carro, é uma ótima opção, mas só vá de carro se quiser rodar a ilha toda. Isso porque você não poderá andar de carro no centro de Hvar, então terá que deixá-lo em algum estacionamento na saída do ferry.
Se sair de Dubrovnik, pare em Split e se sua viagem tiver continuidade em direção a Zadar e Zagreb, devolva o carro em Split. Em seguida faça a sua viagem por Hvar, conheça sem pressa e alugue o carro novamente.
Muitas pessoas optam por atravessar Hvar de carro, conhecer a ilha e continuar viagem sentido Dubrovnik. Dessa forma, você vai atravessar a ilha sair pelo porto de Surajac.
Excursão: Essa não é a melhor opção para conhecer bem Hvar, mas é perfeita para quem não tem muito tempo para viajar pela Croácia. Pensando assim, uma das melhores opções é o tour das 5 ilhas, bem como o passeio de lancha particular para seu grupo de até 12 pessoas. Se quiser só conhecer a vida noturna, também há um passeio que vai à noite.
Onde ficar em Hvar
Hvar possui hospedagem para todos os gostos e bolsos, com opções desde hostels até resorts de frente para o mar. Apesar disso, a melhor área para conhecer a parte histórica é ficando na região do porto de Hvar.
Portanto, deixamos abaixo algumas opções para te ajudar com a pesquisa:
Hostel Villa Skansi: Com boa localização, quartos espaçosos e áreas compartilhadas, este hostel é uma dica para quem quer economizar. Além disso, ele faz uma pequena festa todas as noites para os hóspedes se conhecerem.
Rooms Hvar: Este pequeno hotel é bem popular entre os mais em conta da ilha. Isso porque além de ter boas acomodações, o anfitrião oferece um ótimo serviço e algumas gratuidades como transfer do porto, por exemplo.
Pharos Hotel: Se você quer mais conforto, este hotel 3 estrelas é uma boa escolha, pois os comentários de quem já ficou lá são ótimos. Os quartos são modernos e as comodidades incluem bar e piscina.
Adriana Spa Hotel: Hotel 4 estrelas que oferece sofisticação aos seus hóspedes através de quartos elegantes e confortáveis, espaço de spa, restaurante e bar. A sua localização é bem central, ficando de frente ao porto principal da ilha.
Palace Elisabeth: Este é um dos poucos hotéis 5 estrelas da região central de Hvar e é o mais antigo da cidade. Nele você vai ter luxo, conforto e atendimento excelente desde a sua chegada.
Veja todas as opções de hospedagem em Hvar e escolha a sua!
Atrações e o que fazer em Hvar, Croácia
Há muito o que se fazer em Hvar, portanto não tente fazer bate-volta a partir de Split que não vale a pena. Por isso, recomendamos que coloque pelo uns 5 dias para conseguir conhecer os principais locais, passear de barco pelas ilhas vizinhas e curtir algumas festas.
Ficamos 3 dias e 3 noites completas e mesmo assim não deu tempo de fazer os principais passeios. Portanto, se puder fique mais para fazer passeios para a praia de Bol e ilhas de Vis e Bisevo, onde fica a Blue Cave.
Ilhas Pakleni
O arquipélago mais famoso e próximo a Hvar se chama Pakleni Island. Ela também faz parte de Hvar, pois é um conjunto de ilhas e praias que pode ser conhecido em etapas.
Do porto de Hvar partem barquinhos a cada hora, mas cada barco leva você a somente uma parte da ilha. Quando estivemos lá conhecemos 3 partes da ilha e ainda assim faltou algumas.
No primeiro dia fomos para Zdrilca e Mlini Beach, que são na mesma ilha da balada Carpe Diem e achamos uma das melhores praias por lá. Já no segundo dia fomos para a Palmizana Beach que fica em outra parte da ilha e também é muito bonita.
No último dia fomos à praia mais próxima chamada Jerolim, mas começou a chover muito e todos que estavam lá resolveram voltar. Todas as ilhas e praias contam com restaurantes e bares, ou seja, tem boa estrutura para passar o dia todo.
Existe um passeio de caiaque saindo de Hvar que é bem interessante para quem curte esportes aquáticos. Outra opção é fazer o passeio de barco a vela que dura o dia todo e faz diversas paradas.
Vis e Bisevo
Essas ilhas ficam ao sul de Hvar e é possível conhecer no tour de um dia. No entanto, é aconselhável passar em torno de duas noites por lá, pois as ilhas são um pouco mais distantes.
Existem 2 cidades na ilha de Vis, que são Vis e Komiža, as duas muito bonitas. Na ilha de Bisevo, que fica bem próxima à Vis, existe um passeio imperdível para a Blue Cave. Ela é uma caverna entre as pedras dentro do mar que durante um certo horário no dia é iluminada pela luz do sol dando uma cor única.
Para conhecer tudo, recomendamos o passeio de um dia que vale super a pena, pois inclui tudo. Você vai ter desde toalhas, até almoço, lanches e bebidas alcoólicas e não alcoólicas o dia todo.
Brac
Essa ilha imensa fica ao norte de Hvar e existem tours diários para sua cidade mais famosa, Bol. Em Bol fica a praia eleita como a mais bonita da Croácia, Zlatni Hat, uma extensão de areia que vai se afunilando em direção ao mar, formando uma curva em sua ponta.
Existe um passeio particular que inclui a ida até Brac e pode entrar na sua lista do que fazer em Hvar.
Bares e baladas
Opções de bares, baladas e restaurantes não faltam na ilha para você provar a culinária local e aproveitar a noite. A maioria deles começa a encher no final de tarde e contornam todo o centro da cidade.
Alguns deles que te indicamos visitar para aproveitar a noite e a boa culinária são:
Carpe Diem Beach: Fica localizado na praia de Stipanska, na ilha Marinkovac e a viagem de barco dura uns 10 minutos. Nele você poderá curtir a tarde, durante os Sunset Grooves. Você pode ir para aproveitar um jantar por lá ou ir apenas durante a noite, quando a balada começa.
Hula-Hula Beach Club: Um bar legal de ir é o Hula-Hula que fica em Hvar mesmo. Ele fica bem no boulevard lateral saindo do porto, é aberto ao público e só paga o que consome. Além disso, todos os dias rolam os Sunsets, onde o pessoal se reúne para ver o pôr do sol e já ficam para a festa a noite.
Forr: Este restaurante também fica na frente do porto, só que do lado oposto ao bar que falamos anteriormente. Nele você vai encontrar um balcão com cadeiras viradas para a marina e mesas regulares para um jantar mais tranquilo.
Centro histórico
Uma das primeiras coisas que deve entrar na sua lista do que fazer em Hvar na Croácia é conhecer o centro histórico. Isso porque você provavelmente vai ficar por lá e pode fazer um tour guiado ou uma caminhada nem que seja entre a ida à praia e a balada
Teatro público: Este é o teatro comunitário mais antigo da Europa e se chama Hvarsko kazalište. Ele está localizado no Arsenal e sua história é bem legal, por isso vale a pena passar por lá.
Hvar Arsenal: Esse prédio histórico do século 14 foi construído como um estaleiro de manutenção de barcos. Com o passar dos anos foi ganhando outras funções e deu espaço ao teatro, por exemplo.
Catedral de Santo Estêvão: Na mesma região está a Katedrala sv. Stjepana I., na língua local. Esta catedral é católica romana e fica aberta a visitação, porém não é possível subir na torre. Na frente há uma praça rodeada por lojas, bares e restaurantes sendo um ótimo lugar para fazer uma caminhada.
Fortaleza Espanhola: No alto da cidade velha fica a fortaleza espanhola que chama atenção desde a chegada no porto. Este é um dos melhores locais para se visitar e ter a vista da cidade toda.
Passeios em Hvar
Com todas as informações do que fazer em Hvar na Croácia, é hora de reservar seu passeio e excursões. Durante todo este artigo deixamos links das atrações e passeios, mas abaixo estão mais opções para você escolher.
Flavio, Porra muito legal seu post,show de boa mesmo! Estou usando para organizar minha trip pra Hvar e Dubrovink. Queria tirar umas duvidas contigo se possivel cara, que vai me ajudar bastante. 1- Ia alugar um carro, nao vou mais vou pra Hvar sem carro. Qual seria o melhor lugar da ilha para ficar a pe? To vendo AIRBNB, porque os hostel estao muito caro! 2- Alugar moto, scooter, quadriciculo é de boa ? 3-Tenho só sete dias na croacia, meu roteiro inicial era 3 dias só em Hvar, to pensando em nao ir pro parque nacional e ir direto… Read more »
E ai João, beleza? Então, no centrinho de Hvar não passa carro, só nas ruas mais pro alto, digo, por Hvar possuir muitas escadarias e ladeiras, e acho que não tem necessidade, da pra fazer tudo a pé. Um carro só compensa se você está com uma galera e isso no continente. Eu mesmo fiz tudo de ônibus e foi sussa. Eu também não fui nos parques (Krka e Plitvice), mas se tivesse que escolher um dos 2 iria no Krka, pois é parecido com Plitvice com a diferença que é possível entrar na água. Já Dubrovnik não deve ficar… Read more »