Muralha de Vilnius: Conheça o museu e fortificação da cidade

por Flávio Mendes

Os países que compõem os bálticos são cheios de histórias relacionadas a época medieval, castelos e guerras. Quando soubemos sobre um dos resquícios do baluarte que fazia proteção de uma parte da muralha da Vilnius, logo quisemos conhecer. 

No Vilniaus Gynybinès Sienos Bastèja, como é chamado na língua local, é uma parte que restou da fortificação da cidade. No museu que funciona no local, você aprenderá um pouco sobre a história da cidade.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

História de Vilnius e sua muralha

Inicialmente, as muralhas que circulavam toda cidade faziam o papel de proteger o castelo de Vilnius.  No entanto, com o crescimento e expansão da cidade, a pequena muralha e castelo não foram mais suficientes para proteger a população. 

Ainda mais porque a Rússia representava ameaça na época e o perigo era iminente. Foi então que em 1503 o Duque da Lituânia, a pedido da população aflita, mandou construir uma nova muralha ao redor de toda cidade. 

Essa segunda muralha defensiva teve que ser feita às pressas com ajuda de toda a população. Posteriormente o baluarte foi construído e toda a muralha fortificada com pedras e tijolos, porém a finalização só aconteceu 21 anos depois. 

Como é a estrutura da Muralha de Vilnius

Baluarte da muralha de Vilnius
Baluarte da muralha de Vilnius

O baluarte da muralha de Vilnius é a parte que podemos visitar e o que restou da fortificação. Ela tem a fachada externa com 8 metros de altura, as paredes com incríveis 3 metros e meio de espessura e na parte do teto a largura chega a pouco mais de 1 metro. 

Ela é composta de uma torre, uma área com a plataforma superior externa e uma área inferior interna em formato de ferradura. Nesta parte inferior há um túnel de artilharia, onde 24 canhões tinham a possibilidade de disparar ao mesmo tempo se houvesse um ataque.

A muralha defensiva com seu baluarte passou por diversos danos, modificações e restaurações no decorrer do tempo. Os russos invadiram, usaram o espaço e modificaram muito o seu estado original, contudo a Lituânia reconstruiu e renovou. O mesmo aconteceu na Guerra do Norte e durante a Segunda Guerra Mundial, pois houveram modificações quando o espaço foi usado pelos alemães. 

Com o passar dos anos e desuso do espaço, o baluarte da muralha de Vilnius perdeu sua função e virou o lixão da cidade. O país enterrou e esqueceu de tudo, mas em 1966 houve uma reforma e reconstruíram a partir de investigações arqueológicas.

Como é a visita ao baluarte da muralha de Vilnius 

Túnel da fortaleza de Vilnius na Lituânia
Túnel da fortaleza de Vilnius

Atualmente o local é uma das unidades do Museu Nacional da Lituânia e abriga algumas peças de armamento original, assim como alguns canhões ainda estão por lá. Em nossa visita pudemos conhecer toda a história do local, da cidade e das guerras. 

Visitamos o túnel que abriga uma exposição do museu que apresenta peças encontradas nas escavações. Tivemos a sensação inigualável de imaginar os momentos em que soldados protegiam a cidade durante as guerras e dos momentos em que os 24 canhões foram usados. 

Na parte superior externa do baluarte, você terá uma boa visão panorâmica da cidade. Por fim, vale comentar que o local é um das principais atrações da cidade e vale muito a pena ir até lá para conhecer mais sobre Vilnius e sua história.

Informações gerais da muralha de Vilnius

Para chegar à muralha de Vilnius é bem fácil pois o museu está na região central da cidade velha. Você pode usar o ônibus turístico por exemplo e descer no Town Hall e andar apenas alguns metros para chegar.

Você também pode fazer um tour guiado de bike por toda a cidade que também passa por lá. Por último, recomendo verificar se o seu hotel em Vilnius fica próximo, pois poderá ir andando já que a cidade velha não é muito grande.

  • Endereço: Bokšto Str. 20/18 – Vilnius.
  • Horários: Aberto de terça a domingo das 10h às 18h.
  • Preços: Adultos €4 mas fica de graça com o Vilnius Pass. É possível alugar o guia em áudio do museu por €3.

Passeios em Vilnius

Com as informações de como é o baluarte da muralha de Vilnius e a visita, recomendamos que faça as suas reservas e o roteiro de viagem. Portanto, abaixo deixamos alguns passeios que você pode conhecer pelo centro histórico através do Get Your Guide, nosso parceiro de ingressos e passeios pelo mundo. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x