Visitar a capital da Grécia entrou em nosso itinerário e claro, a primeira imagem que veio à mente nem foram as praias do país e sim a Acrópole de Atenas. A capital normalmente é o primeiro ponto de parada do viajante, já que é uma cidade espetacular e que abriga um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.
Embora a Grécia não estivesse em nosso roteiro de viagem na volta ao mundo, nós já sonhávamos em conhecer o país há muito tempo. A oportunidade apareceu, conhecemos a Acrópole de Atenas e viemos te mostrar em detalhes como fazer a visita da melhor forma possível.
Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
O que é a Acrópole de Atenas?
Localizada numa colina central de 156 metros de altura, a Acrópole de Atenas leva esse nome por significar cidade alta, traduzido do grego. Ela está num local estratégico pois teve a função de defender a cidade, já que lá de cima é possível vê-la de todos os ângulos.
Apesar disso, a Acrópole não serviu apenas para defender Atenas, é lá que estão os principais templos e locais da religião grega, como o Partenon, por exemplo. Além disso, o local também abrigou reuniões políticas, culto a arte e tantas outras coisas que eram parte do cotidiano de quem morava na cidade.
Infelizmente em tantos séculos de história o local foi destruído e saqueado diversas vezes. No entanto, após a independência da Grécia, a conservação e restauração de diversas partes foram feitas para que hoje possamos visitar e viajar na história.
Como chegar na Acrópole de Atenas
A melhor forma de conhecer Atenas é caminhando ou com transporte público, já que o metrô é eficiente e tem muitas estações perto dos principais pontos turísticos. Portanto, para começar o passeio na entrada da Colina da Acrópole, você deve desembarcar na Estação Akropoli da linha 2 que está a poucos minutos de caminhada da entrada. Outra opção é desembarcar na Estação Monastiraki, através das linhas 1 e 3.
A segunda opção é usar os ônibus turísticos Hop-on Hop-off que fazem circuitos por toda a cidade. Ele tem um ponto de parada bem pertinho da Acrópole que fica super fácil e confortável de chegar.
Por último, quem preferir ir de carro, pode ficar tranquilo, pois a Acrópole também é facilmente acessada. Os táxis podem parar perto da entrada, contudo se for alugar um carro, você deve estacionar em algum dos diversos pontos ao redor da Acrópole.
Como nós ficamos hospedados alguns dias no Hotel Athens Gate, íamos andando porque estávamos a apenas 2 minutos. Por isso, recomendo escolher bem a região para ficar em Atenas, pois poderá ir caminhando tanto para lá quanto para os outros pontos turísticos da região. No Booking.com você encontra as melhores opções para se hospedar na cidade.
Como visitar a Acrópole de Atenas
O complexo da Acrópole em Atenas inclui alguns dos monumentos mais conhecidos do mundo. Os mais imponentes e importantes são o Partenon, Propileu, Erecteion e o Templo de Atena Niké que fazem parte da área de visitação.
Ainda vale lembrar que o Museu da Acrópole de Atenas fica bem de frente a uma das entradas da Acrópole. Visitar o museu é uma ótima opção e experiência para completar as informações e aprendizado sobre a história do local. Sem falar que você vai poder ver peças que foram originais da Acrópole e seus templos.
Veja abaixo o que você vai ver e o que é cada local para visitar dentro da Acrópole de Atenas.
Templo de Atena Niké ou Templo de Atena Nice
Desde o tempo de Péricles, a maneira mais tradicional de visitar a Acrópole é começando pela escadaria. Logo em seguida, você estará no Templo de Atena.
O local onde foi construído o Templo de Atena Niké sempre foi um local de cultos focado para a religião. A princípio o templo dedicado à deusa foi feito em madeira, contudo foi destruído pelos Persas em 480 a.C. Em seguida aconteceu a construção do segundo templo que foi feito em mármore e aí sim, ele foi nomeado de Templo de Atena Nice (ou Niké) que significa vitória, no ano 420 a.C.
Segundo a história da Grécia Antiga, no templo havia uma estátua da deusa Atena para simbolizar a vitória. Contudo essa estátua foi feita sem asas porque eles acreditavam que sem as asas, a deusa não sairia da capital grega e deixaria seu povo.
Propileu Atenas
Esse prédio foi construído entre 437 e 432 a.C. Com seu formato retangular, o Propileu de Atenas era a única porta de entrada da Acrópole com suas colunas enormes e 5 portas de acesso. Quem passava pela entrada monumental da Acrópole dava de frente para a estátua da deusa Atena.
Quando você estiver lá, vai sentir uma sensação incrível só de imaginar como era a Grécia Antiga. Falo isso porque você vai poder ver uma entrada monumental e montar a imagem da estátua gigante da deusa mais amada do país. É sem dúvida, uma viagem no tempo e na história.
Partenon de Atenas
Construído entre os anos 447 e 432 a.C., o Partenon de Atenas é o prédio principal da Acrópole e o mais conhecido por suas colunas esculturais. A princípio, o Partenon em Atenas foi construído para proteger a escultura chamada Atena Partenos, da deusa Atena que era feita de ouro, madeira e marfim.
Durante a história de guerras e invasões da Grécia antiga, o local chegou a ser usado como igreja e até mesquita. Depois disso, foi alvo de balas de canhão, o que acabou destruindo a sua área interna parcialmente. Além disso, o teto caiu e algumas colunas do Partenon grego foram destruídas durante esse tempo.
Erecteion
Outra construção impressionante da Acrópole de Atenas é o templo de Erecteion, que foi feito entre os anos 420 e 406 a.C. Ele foi o templo mais sagrado de toda a Grécia Antiga por ficar no local onde a deusa Atena plantou a primeira oliveira, segundo a história.
O que mais chama atenção nesse templo são as 6 colunas de mulheres que sustentam a galeria sul. Elas são chamadas de cariátides, pois significa moças de Karyai, uma antiga cidade do Peloponeso, que serviu de inspiração para a construção.
Entretanto, as esculturas das cariátides que estão na Acrópole são apenas réplicas. As cariátides originais estão no Museu da Acrópole e no Museu britânico, onde é possível visitar e ver mais de perto.
As Encostas da Acrópole de Atenas
Chegando na Acrópole pelo lado sul, do Museu da Acrópole, a primeira coisa que você vai conhecer são as encostas. Lá está o Teatro de Dionísio, que foi o primeiro teatro do mundo a ser construído em pedras.
Logo depois é possível ver o Asclepion, uma área com pequenos templos da região onde cobras eram oferecidas aos deuses como o pedido de cura. Ainda tem a Panagia Hrysospiliotissa que é uma gruta que serviu de local para culto a Dionísio na Grécia Antiga.
Por fim, você pode ver o Teatro de Herodes Ático, que atualmente funciona como teatro durante o Festival Helênico. Se quiser se programar para entrar no teatro e ter a mesma sensação que os gregos tinham no século 04 a.C., dê uma olhada na programação de eventos do local.
Ingresso da Acrópole de Atenas – Compre antecipado!
É possível comprar o ingresso em um dos guichês localizados nas entradas da Acrópole, mas se prepare para pegar uma fila quilométrica e esperar bastante tempo. Por isso, indicamos que você garanta aqui o seu ingresso da Acrópole com antecedência e escape da fila gigantesca.
O ingresso básico para comprar online na Civitatis custa o mesmo preço que nas bilheterias, ou seja, vale a pena comprar antes. Além disso, o ingresso é online e você vai apresentar pelo celular, sem precisar imprimir o ticket.
Você não vai perder tempo na fila podendo conhecer uma das cidades mais incríveis do mundo, né?! Com o ingresso em mãos, é só ir direto para a entrada e curtir o seu dia.
A Civitatis é uma empresa de venda de ingressos, passeios e atrações no mundo e é nossa parceira de confiança aqui no blog. Além disso, você vai poder comprar seus ingressos e passeios num site em português, pagando em real sem nenhum problema.
Veja abaixo os tipos de ingressos para entrar na Acrópole de Atenas:
- Para começar, o mais básico é o ingresso regular que inclui a entrada na Acrópole e seu complexo.
- A segunda opção é o ingresso casado da Acrópole e mais 10 museus da cidade. Com essa opção, você já vai conhecer várias atrações num período de 3 dias.
- Mais uma ótima opção é o ingresso combo de mais de 30 atrações e a Acrópole de Atenas. Esse ingresso é válido por 7 dias e dá bastante tempo para que o visitante possa explorar a cidade, sem falar que tem desconto em lojas e restaurantes.
- Por último, você ainda pode comprar o ingresso com guia particular. Com certeza essa é a melhor opção se você prefere ter uma pessoa para te explicar cada detalhe e ainda tirar suas dúvidas.
Informações Adicionais da Acrópole de Atenas
Algumas informações extras são necessárias para que você faça uma viagem perfeita. Falo isso porque a Acrópole tem preços e horários que variam durante o ano.
Os valores dos ingressos mudam de acordo com a estação e pelo movimento turístico na cidade. Por isso, de 1 de abril a 31 de outubro é considerado o verão e o valor é regular. No inverno, por outro lado, os preços são mais baixos, sendo de 1 de novembro a 31 de março.
Ainda é possível entrar e aproveitar a Acrópole de Atenas de graça em alguns dias do ano:
- 6 de março – feriado em memória de Melina Mercouri;
- 25 de março – feriado nacional grego;
- 18 de maio – dia Internacional dos museus;
- 28 de outubro – feriado nacional grego.
Quanto aos horários da Acrópole, observe que em alguns dias ela fecha mais cedo:
- 1 de novembro a 30 de março – aberto das 8h às 17h;
- 1 de abril a 15 de setembro – abre das 8h às 20h;
- 16 a 30 de setembro – 8h às 19h;
- Outubro – das 8h00 às 18h.
Por último, não esqueça dos feriados, pois a Acrópole fecha ao público:
- 1 de janeiro – Ano Novo;
- 25 de março – Dia da Independência grega;
- 1 de maio – Dia do Trabalhador;
- Domingo de Páscoa;
- 25 e 26 de dezembro – Natal.
Contrate seu passeio em Atenas
Agora que você conhece mais sobre a Acrópole de Atenas, é hora de programar mais passeios pela cidade para fazer uma viagem completa. Como você já sabe, a Civitatis é a nossa parceira de passeios e ingressos na Grécia e no mundo inteiro. Por isso, não deixe de fazer as suas reservas com antecedência e garanta a sua diversão sem dores de cabeça durante a viagem.