Teatro Amazonas: Tudo sobre a jóia da cultura manauara

por Andressa Silva
Teatro Amazonas a noite

Cartão postal de Manaus, o Teatro Amazonas é um dos locais mais importantes da cidade, não só por sua beleza e estética, mas também pela sua história. O local transformou a cidade e deu ainda mais brilho a Manaus, que passava por uma remodelação cultural e financeira na época da borracha.

Neste post, você vai conhecer a história do Teatro Amazonas, detalhes da sua arquitetura e decoração requintada e como é a visita ao local. Além disso, deixamos dicas de como você pode assistir a um espetáculo ou ir a eventos no teatro, como comprar ingressos e onde sentar para ter a melhor visibilidade do palco. 

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguradoras e ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15!

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

História do Teatro Amazonas

Camarotes do Teatro Amazonas
Camarotes do Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas que hoje é um grande símbolo de Manaus e riqueza no ciclo da borracha, tem uma grande história. Isso porque, nos tempos áureos, a capital amazonense era uma das cidades mais ricas do Brasil e tinha uma presença européia muito forte, principalmente de franceses. 

Além disso, europeus vindos de países como Itália, Alemanha e Inglaterra, tinham costumes parisienses e por isso houve a necessidade da construção de uma casa de óperas. Dessa forma, em 1884 foi dado o pontapé inicial para a construção do teatro, mas ele só ficou pronto 12 anos depois, porque não havia material e mão de obra para tanto. 

Com inspiração na Ópera Garnier, de Paris, o teatro foi projetado em estilo renascentista com detalhes ecléticos, simbolizando assim a cultura francesa. O Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o que deu a Manaus ainda mais a fama de ser a Paris dos trópicos, pois era muito rica e com tecnologias como nenhuma outra cidade brasileira.

Para sua festa de inauguração, o espetáculo da ópera “A Italiana in Algeri”, de Gioachino Rossini, foi mostrado aos cidadãos da elite e convidados, como o barão de Rio Branco e o então presidente da República, Prudente de Morais. Muitos artistas nacionais e internacionais se apresentaram por lá, porém o teatro foi inutilizado quando houve o declínio da borracha e uma grande crise econômica.

Por volta de 1960 o local foi revitalizado para ser um centro cultural com espetáculos e festivais para a população local. Hoje em dia mais de 300 espetáculos acontecem todos os anos. Além disso, o espaço passou a abrir como museu durante o dia para visitantes do Brasil e do mundo apreciarem a beleza dessa obra arquitetônica.

Estrutura, arquitetura e decoração

Pinturas no teto
Pinturas no Teatro Amazonas

Manaus foi chamada de Paris dos trópicos por ser muito rica e ter muita tecnologia comparada às demais capitais brasileiras. A cidade foi a primeira capital a ter luz elétrica, sistema de esgoto, telefone e urbanização, por exemplo. Entre essas coisas, uma casa de óperas se fez necessária para a socialização da elite local. 

Portanto, entre seu estilo arquitetônico renascentista e seus detalhes ecléticos, podemos ver peças vindas de diversos países europeus. Tudo foi idealizado e decorado pelo artista pernambucano Crispim do Amaral e sua equipe, que fez questão de fazer tudo minuciosamente.

Do lado de fora, podemos ver a famosa cúpula que se destaca em meio a cidade que é feita nas cores verde, azul e amarelo, presentes na bandeira brasileira, de peças importadas da Alsácia, na França. O tom rosado também chama a atenção, que hoje tem a mesma cor da primeira construção, mas já foi cinza numa das reformas.

Detalhes como o pano de boca no palco que representa o fim da monarquia e o encontro dos rios Negro e Solimões, o teto côncavo com telas pintadas em Paris e as 701 cadeiras de jacarandá que são divididas entre a plateia, frisa e camarotes, são apenas algumas das coisas que o visitante se depara ao entrar na sala de espetáculos.

A parte central também tem um belo lustre de metal francês que pesa 200 kg, as colunas de ferro fundido escocês e as grades de ferro inglês dos camarotes que tem máscaras que fazem homenagem a compositores e dramaturgos. Mas tudo isso não se compara ao salão nobre que tem lustres de murano da Itália, muitos quadros e colunas de mármore.

Como chegar no Teatro Amazonas

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas fica super bem localizado, pois está no centro histórico de Manaus e tem fácil acesso. Portanto, chegar ao teatro de ônibus, carro ou táxi é super fácil e tranquilo, pois tem muitas opções de transportes e rotas como vou mostrar a seguir.

A avenida Getúlio Vargas, uma das principais da cidade, fica a apenas duas quadras do teatro e tem dois pontos de ônibus importantes, na região do Hospital Beneficente Português. Portanto, podemos contar com a plataforma azul e a plataforma amarela que é parada de diversas linhas. 

Outros pontos importantes são o Colégio Militar e o General Osório, que ficam um ao lado do outro na Avenida Epaminondas. Nestes pontos você vai encontrar muitas opções de linhas de ônibus que vão sentido centro da cidade

Quem vai de carro, pode estacionar nas ruas ao redor do teatro que usam o sistema de estacionamento rotativo ou pode deixar seu carro num dos estacionamentos privativos. Na R. Barroso, 262 fica o estacionamento Estarmak, na Rua 24 de Maio, 580 fica o estacionamento Gurgel e na R. Marçal, 133 fica o estacionamento Central Park. 

Como é a visita ao museu-teatro

Visita ao Teatro Amazonas
Visita ao Teatro Amazonas

A visita em grupo, com o guia do Teatro Amazonas, começa com a visita à platéia, onde o visitante tem 10 minutos para apreciar o local e tirar fotos. Durante uma parte do tempo, o guia fala um pouco da história do teatro e mostra alguns detalhes da arquitetura. 

Depois seguimos para o primeiro andar onde é possível ver uma namoradeira, um espelho com sua moldura original, onde fomos convidados a entrar no salão de gala, onde se encontra a maior parte de peças originais. Além disso, essa é a sala mais luxuosa do teatro, já que era o local onde aconteciam os eventos de alta sociedade ou mais exclusivos e afortunados. 

Em seguida, fomos até a varanda para tirar fotos, ver o Largo de São Sebastião e o entorno. No segundo andar do teatro há uma maquete do teatro feita com 30 mil peças de lego e algumas peças das telhas que formam a famosa cúpula, que tem as cores da bandeira brasileira. Também dá para conhecer os camarotes e ter um novo ângulo do palco e da platéia. 

O tour ainda segue pela sala verde, local que funcionava o bar do teatro que hoje guarda uma exposição de Zezinho Corrêa e tem o busto de Heitor Villa-Lobos e Antonio Carlos Gomes, dois grandes nomes da música e ópera brasileira. O último ponto é um camarim, no andar térreo, que expõe algumas roupas e acessórios que os artistas usavam na época.

Por fim, fomos à loja, vimos alguns painéis com informações sobre o teatro e à cafeteria La Gioconda. O pequeno espaço revela uma grande variedade de detalhes na decoração que faz você se sentir num filme de época. Há cafés, chás, pequenos lanches e até cachaça de jambu.

Espetáculos, eventos e festivais que acontecem no Teatro Amazonas

Camarotes do Teatro Amazonas
Camarotes do Teatro Amazonas

No meio de tanta história, o Teatro Amazonas se tornou um ponto de acesso à cultura para os manauaras. Isso porque acontecem mais de 300 espetáculos todos os anos, sendo a maior parte gratuita.

Os eventos são bem ecléticos no que se diz a respeito de gêneros musicais, pois as apresentações variam de ópera, a rock e bumba meu boi. Dessa forma, podemos falar que nesse teatro, artistas de todas as classes já passaram, assim como famosos e profissionais em início de carreira.

Além disso, o teatro conta com festivais como o Festival Amazonas de Ópera, o Festival de Jazz e tantos outros festivais de Dança e Teatro. Para saber a programação e o que está rolando por lá, acesse o site oficial e veja o calendário de apresentações.

Melhores fileiras e cadeiras para sentar

Plateia do Teatro Amazonas
Plateia do Teatro Amazonas

Quem está se programando para visitar o Teatro Amazonas durante um espetáculo, é hora de saber quais são os melhores lugares para sentar. Veja a seguir um guia completo dos assentos da plateia, frisas e camarotes, que tem as cadeiras da platéia, frisa e camarote com número ímpar do lado esquerdo e número par do lado direito.

Entre os 701 assentos do teatro, 132 lugares são reservados para a plateia, sendo 6 lugares cativos. Há 87 lugares para as frisas, sendo que 23 assentos são cativos e há 3 andares, dos quais o primeiro andar tem 96 lugares, sendo 5 cativos, no segundo andar há 115 lugares e no terceiro andar há 87 lugares

Veja um resumo das fileiras e cadeiras para sentar no Teatro Amazonas:

Boa visibilidade para o palcoVisibilidade intermediária para o palcoBaixa visibilidade para o palco
Plateia “D” a “P”Plateia “A”, “B” e “C”Camarotes do 1º andar nº 1 ao nº 8 
Frisas nº 11 a nº 15 e nº 17Frisas nº 3 a nº 10Camarotes do 2º andar nº 1 ao nº 8
Camarotes do 1º andar nº 15 a nº 19Camarotes do 1º andar nº 9 a nº 14Camarotes do 3º andar nº 1 ao nº 8
Camarotes do 2º andar nº 15 a nº 23Camarotes do 2 º andar nº 9 a nº 14
Camarotes do 3º andar nº 9 a nº 20

Ingresso para o Teatro Amazonas

Visita ao Teatro Amazonas
Visita ao Teatro Amazonas

Para fazer a visita, você primeiro deve ir até o local para comprar seu ingresso e ver qual é o próximo horário disponível para o tour. No entanto, você pode fazer um tour privado com seu guia e entrar a qualquer hora, ou seja, é uma grande vantagem para quem deseja ter agilidade e boa programação em seus dias de viagem. 

Em outras palavras, as visitas são apenas guiadas, seja com o guia do teatro com horários predeterminados ou com guia particular a qualquer horário. Aos finais de semana o horário é reduzido, por isso deixarei todos os detalhes mais a frente.

A entrada para o tour no Teatro Amazonas custa R$20, inteira, e R$10, meia-entrada, que é válido para estudante, professor e idoso a partir de 60 anos mediante comprovação. Pessoas naturais do estado não pagam para entrar, porém tem que levar um documento que comprove a naturalidade.

Por fim, vale comentar que você não pode agendar a visita, bem como não consegue comprar os ingressos com dias de antecedência, apenas algumas horas antes de acontecer o passeio, então se programe. Você pode chegar na região do centro histórico, ir ao teatro comprar o ingresso para a hora desejada naquele dia e passear ao redor enquanto sua vez não chega. 

O que visitar perto do Teatro Amazonas

Largo de São Sebastião em Manaus
Largo de São Sebastião

A região ao redor do Teatro Amazonas é cheia de atrações para você visitar enquanto espera a sua vez de fazer a visita guiada ao local. A primeira atração que você verá é o Largo de São Sebastião com seu monumento dos quatro continentes. 

Na mesma região você também verá a Paróquia São Sebastião, a Galeria do Largo, o Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas e diversos bares bacanas, assim como há restaurantes deliciosos

Para ver mais detalhes, recomendo que leia o nosso artigo sobre o que fazer em Manaus aqui no blog, pois há informações sobre cada lugar mencionado anteriormente e muito mais. 

Hotéis perto do Teatro Amazonas

Fica hospedado na região do Teatro Amazonas, é como ficar em meio a história da cidade. Sendo assim, quem tem dúvidas de onde ficar em Manaus, já fique atento a esta parte, pois deixaremos algumas opções de hotéis especiais. Veja a seguir!

  • Hotel Villa Amazônia: Hotel 5 estrelas com decoração moderna que revela uma estadia com sofisitação e luxo a poucos passos do Teatro Amazonas. Você passará seus dias com conforto em suas comodidades elegantes.
  • Juma Ópera: Outro hotel 5 estrelas com ambientes muito agradáveis e decoração impecável e de muito bom gosto. Fica ao lado do Teatro Amazonas e tem a vista da atração das janelas de alguns quartos, do bar e restaurante, assim como da piscina.
  • Seringal Hotel: Elegante hotel de charme que está a apenas uma quadra do teatro e de diversas atrações da cidade. Tem uma nota muito boa e avaliações que falam de uma estadia agradável e confortável.
  • Local Hostel Manaus: Acomodação econômica que oferece quartos e outros espaços compartilhados, porém com ambiente jovem e animado. A localização é ótima para todos os momentos na cidade.
  • Aldeia Hostel: Por fim, mais uma opção de hospedagem econômica que oferece quartos compartilhados e ambientes alegres para os mais aventureiros. Sua localização é excelente, já que está no centro histórico a apenas uma quadra do teatro.

Acesse a lista completa de hotéis, pousadas e hostels em Manaus e encontre o local perfeito para sua viagem!

Informações complementares

Agora que você já sabe tudo sobre o Teatro Amazonas, é hora de organizar a sua viagem para visitar essa bela atração. Portanto, deixo a seguir as informações complementares:

  • Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM
  • Horário: Aberto de terça a sábado das 9h às 17h, domingos e feriados de 9h às 13h
  • Entrada: R$20 inteira e R$10 meia-entrada. Amazonenses não pagam, mediante comprovação da naturalidade.
  • Dica: Se você é estudante, professor ou idoso a partir de 60 anos, vai com crianças de 6 a 10 anos, é doador de sangue, militar e acompanhante de pessoa com deficiência (PCDs), têm direito a pagar meia entrada mediante comprovação.

Quer saber como é a visita ao Teatro Amazonas? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Manaus, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre o Teatro Amazonas e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. 

Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em Manaus

Com todas as informações sobre o Teatro Amazonas em mãos, é hora de programar sua visita nesta atração maravilhosa! Mas já que estamos falando em programação, que tal reservar alguns passeios?! Abaixo ficam algumas dicas para você se divertir na capital amazonense.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ana
Ana
9 meses atrás

Oi Andressa, adorei seu relato completo sobre o Teatro! Muito obrigada pelas dicas sobre a visitação, estou planejando nossa viagem e fiquei com mais vontade ainda de conhecer depois de ver o vídeo!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x