Praias em Alter do Chão: As melhores de toda região

por Viaje Leve
Ponta Grande de Arapiuns

Alter do Chão, um paraíso escondido no coração do Pará, é lar de algumas das praias mais deslumbrantes do país. Com suas areias finas e brancas, águas cristalinas e exuberante vegetação tropical ao redor, esse destino encanta visitantes de todo o mundo. Mas, como são as praias em Alter do Chão? Vale a pena visitar?

Neste artigo, exploraremos as magníficas praias de Alter do Chão, revelando seus encantos naturais e culturais, e destacando por que essa região é considerada um verdadeiro tesouro escondido para os amantes da natureza e entusiastas de praia. Veja mais no artigo!

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

Quando visitar Alter do Chão

Sem sombra de dúvidas, a melhor época para visitar Alter do Chão e aproveitar ao máximo suas praias fluviais é durante a estação seca, que ocorre todos os anos entre os meses de junho a novembro. Até o mês de dezembro e começo de janeiro ainda é possível visitar as praias em Alter do Chão, mas você pode pegar um pouco de chuvas, como aconteceu com a gente.

No período mais seco, o nível das águas do Rio Tapajós baixa, expondo as praias de areias brancas e formando as famosas “praias de rio”. Sendo assim, você vai poder aproveitar melhor, fazer os passeios em Alter do Chão e curtir locais que só estão disponíveis nos períodos da alta estação de Alter.

Quantos dias ficar em Alter do Chão

A quantidade de dias ideais para ficar em Alter do Chão pode variar dependendo da viagem que você programou e da sua disponibilidade. No entanto, para aproveitar as principais atrações e explorar a região com calma, recomenda-se ficar pelo menos 3 a 5 dias. Isso porque em Alter do Chão, você terá várias opções de praias e passeios. 

Onde ficar em Alter do Chão

Quarto da Casa Saimiri - Pousada em Alter do Chão
Quarto da Casa Saimiri

Em Alter do Chão, há várias opções de hospedagem para atender diferentes preferências e orçamentos, como, por exemplo:

  • Casa Saimiri: Nós ficamos nesta pousada que está localizada no centro de Alter do Chão, a região que oferece mais variedade de pousadas, hotéis e casas de temporada. Veja os preços.
  • Pousada Sombra do Cajueiro: É uma opção conveniente e super confortável, pois você estará próximo às praias e às principais comodidades da região. Veja os preços.
  • Pousada e Hostel Coração Verde: Esta pousada é uma das boas opções de hospedagem à beira do Rio Tapajós, que oferece vistas deslumbrantes. Você terá uma experiência mais tranquila e relaxante. Veja os preços.
  • Pousada e Restaurante Amazônia: Esse resorts ecológico em Alter do Chão fica nas proximidades do rio e oferece uma experiência de hospedagem mais próxima da natureza, com serviços e comodidades completas. Veja os preços.
  • Villa Arumã Pousada: As camas com dossel dão o ar romântico e garantem uma estadia ainda mais mágica pois são especiais para casais. Está localizada numa área natural preservada, proporcionando uma imersão na natureza sem igual. Veja os preços.
  • Pousada Ocazum: Nesta pousada é possível estar entre as comunidades locais de Alter do Chão, onde você pode experimentar um estilo de vida mais tradicional e autêntico no centrinho. Veja os preços.

Acesse o buscador de hospedagem e veja a lista completa das melhores pousadas em Alter do Chão.

Melhores Praias em Alter do Chão

Visitar as melhores praias em Alter do Chão é uma ótima forma de conhecer melhor o local e descansar. Para isso, uma das formas de fazer esse passeio é o tour de barco, que oferece uma emocionante experiência de explorar as belezas naturais da região. Com uma duração de 12 horas, você e sua família podem desfrutar desse passeio maravilhoso pelas melhores praias em Alter do Chão.

Ilha do Amor

Ilha do Amor, Pará
Ilha do Amor

A Ilha do Amor em Alter do Chão é um destino encantador para os visitantes. Localizada em frente à orla da Vila, é uma longa faixa de areia que se estende ao longo do rio Tapajós. Embora seja chamada de ilha, não é uma ilha de verdade, e sim uma ponta de areia que aparece durante a seca do rio.

O local é repleto de bares com mesas e cadeiras dispostas ao longo de sua extensão, proporcionando um ambiente agradável para relaxar e apreciar a paisagem. Sendo assim, você pode passar o dia todo por lá, seja relaxando ou fazendo algumas das atividades disponíveis como SUP e jetski. 

Além disso, você pode fazer a trilha até o monte que é chamado de Serra Ibitira Piroca para ter a vista completa da região. Também há um tour de bicicleta pela região que é um passeio interessante e diferente para quem gosta de atividades esportivas.

Acessar a Ilha do Amor é bastante fácil, sendo necessário utilizar os barquinhos da associação dos catraieiros, que cobram uma taxa de R$10,00 pela travessia. Você os verá logo que chegar na pequena orla, pois só há um ponto de chegada e partida dos barquinhos.

Ponta do Cururu

A Ponta do Cururu é uma praia de acesso limitado, uma vez que não há acesso por estrada. Para chegar até lá, é necessário contratar um barco ou participar de um tour específico. Durante o período de seca do rio, essa praia pode apresentar uma faixa de areia de até 2 km de extensão. É uma praia bastante rústica, por isso é aconselhável levar bebidas e outros itens necessários para passar o dia confortavelmente. Lá, você pode fazer o passeio de barco ao entardecer, uma ótima forma de conhecer mais o local e aproveitar a paisagem!

Ponta das Pedras e Lago Preto

Ponta das Pedras é uma das praias mais famosas de Alter do Chão, destacando-se pela sua singularidade na paisagem em comparação com as outras praias da região. Localizada às margens do Rio Tapajós, essa praia encanta os visitantes com suas areias brancas e finas, além de apresentar formações rochosas que conferem um charme especial ao local.

O Lago Preto, também conhecido como Lago do Tapari, é um destino próximo à Praia das Pontas das Pedras. As águas escuras e negras do lago já são um atrativo por si só, mas também podem adquirir tons azuis dependendo da incidência do sol e do horário. Sendo assim, não deixe de visitar o lago quando você estiver em Ponta de Pedras.

Ponta do Tauá e Lago das Piranhas

Passeio de barco em Alter do Chão
Passeio de barco em Alter do Chão

A Ponta do Tauá é um destino encantador disponível para visitas durante o verão amazônico. Trata-se de um cenário formado a partir da erosão de uma encosta, o que resulta em uma paisagem única e impressionante. É um local perfeito para tirar fotos e fazer vídeos, pois oferece uma vista deslumbrante. Além disso, a Ponta do Tauá está localizada muito próxima ao Lago das Piranhas, o que adiciona mais beleza ao ambiente.

O Lago das Piranhas é mais um dos belos atrativos naturais que pode ser explorado por quem faz a trilha para a Ponta do Cururu. Esse passeio acontece a partir de uma caminhada durante o tour pelas comunidades ribeirinhas de Arapiuns. 

Explorar o Lago das Piranhas é uma experiência que vale a pena. Com sua beleza natural e atmosfera tranquila, o lago oferece uma oportunidade única de conexão com a natureza. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer outros locais da região do rio Arapiuns, que é considerado uma das áreas intocadas de Alter de Chão. 

Ponta do Muretá

A Ponta do Muretá é uma praia reservada e isolada, não possuindo nenhuma infraestrutura. Ela se assemelha muito à Ponta do Cururu, mas se destaca por suas areias mais branquinhas e águas mais quentes. Assim como outras praias remotas da região de Alter do Chão, os barcos costumam fazer paradas ao final do dia, permitindo que os turistas desfrutem de uma vista incrível do pôr do sol.

Ponta do Caxambú

A Ponta do Caxambú é uma praia localizada muito próxima da Ponta do Muretá, a apenas 5 minutos de distância de barco. É uma praia mais reservada, menos conhecida entre os turistas e, por esse motivo, não possui quiosques ou restaurantes ao longo de sua extensão.

Devido à falta de acesso por terra, você terá que contratar um tour para conhecer e desfrutar da beleza da Ponta do Caxambú. No entanto, vale muito a pena, pois essa praia é isolada e oferece um ambiente tranquilo e bem preservado, ou seja, é ideal para quem busca momentos de relaxamento e contato com a natureza. 

Praia do Carapanari

A Praia da Carapanari é um destino acessível tanto por terra quanto por mar, situada no rio Tapajós. Essa praia oferece um ambiente tranquilo e relaxante, com suas areias finas e branquinhas, características típicas da região. Além disso, ao longo de sua orla, é possível encontrar pequenas lagoas que acrescentam encanto ao local. A Praia da Carapanari é conhecida por ser popular devido a um dos mais renomados restaurantes em Alter do Chão, o restaurante Saulo, que atrai visitantes em busca de uma experiência gastronômica única.

Praias em Alter do Chão na região de Belterra

Praia em Alter do Chão - O que fazer em Santarém
Barcos na praia em Alter do Chão

As praias de Alter do Chão que ficam na região de Belterra são belíssimas e uma ótima opção para quem quer descansar e dar um tempo da cidade grande. Com acesso por carro, é uma localidade fácil de encontrar e passear com a família. 

Além disso, se você quiser aproveitar todas as exclusividades da região, poderá fazer um divertido tour de bicicleta, para ver de perto as paisagens locais e muito mais. Abaixo, veja um pouco mais sobre as praias na região de Belterra:

Praia do Pindobal

A Praia do Pindobal é um destino encantador localizado na região de Alter do Chão, no Pará. Essa praia é conhecida por suas belas paisagens e tranquilidade, proporcionando aos visitantes momentos relaxantes em meio à natureza exuberante da Amazônia.

Uma característica marcante da Praia do Pindobal são suas extensas faixas de areia, finas e douradas, que se estendem ao longo da margem do rio Tapajós. Para aproveitar tudo o que o local tem a oferecer, há um tour de bicicletas pelas praias de Pindobal, que pode ser uma ótima experiência se você gosta de fazer turismo com esporte.

Praia do Aramanaí

A Praia do Aramanaí é um tesouro escondido localizado no município de Belterra, na região de Alter do Chão. Embora não seja muito famosa, é uma praia encantadora que vale a pena conhecer, seja por conta própria ou fazendo um passeio de bicicleta pela região.

Ao chegar na Praia do Aramanaí, você será recebido por uma ampla faixa de areia branquinha e águas cristalinas. O cenário é complementado por vários bangalôs suspensos, oferecendo um charme especial ao local. A infraestrutura da praia é razoável, e você poderá encontrar alguns restaurantes para saborear pratos regionais.

Praia Paraíso

Praias em Alter do Chão
Praia em Alter do Chão

A Praia Paraíso está localizada na Comunidade Porto Novo, ao sul de Alter do Chão. É um destino perfeito para aqueles que desejam desfrutar de praia e tranquilidade. No entanto, é importante levar sua própria alimentação e água, pois não há barracas disponíveis na praia. Uma opção interessante é ir em grupo de passeio, pois é possível reservar comida com a comunidade local, sendo uma opção econômica e prática.

A Praia Paraíso oferece aos visitantes a oportunidade de aproveitar a beleza natural e a tranquilidade de uma praia intocada. Embora seja necessário se organizar com relação à alimentação, a experiência de desfrutar desse refúgio paradisíaco vale a pena!

Porto Novo

Porto Novo é uma praia localizada ao sul da Praia Paraíso, citada anteriormente. É possível chegar a ela de carro, tornando o acesso conveniente para os visitantes. Porto Novo é um lugar tranquilo e limpo, ideal para relaxar e aproveitar momentos de tranquilidade. Com a água morna, limpa e transparente ela te convidará para um mergulho refrescante, enquanto a areia clara convida para um passeio revigorante ao longo da praia.

Ao chegar em Porto Novo, você será recebido por barracas que oferecem petiscos e pratos regionais deliciosos. Uma opção recomendada é o Bar e Restaurante Belo Porto, onde você irá saborear as iguarias locais e peixes de água doce, maravilhosos.

Praia de Cajutuba 

A Praia de Cajutuba é conhecida por ser muito tranquila e limpa, principalmente devido à sua difícil acessibilidade devido à distância. Apesar de seu acesso um pouco mais desafiador, a Praia de Cajutuba recompensa os visitantes com sua tranquilidade, beleza natural e águas cristalinas. 

Esse é um destino perfeito para os amantes da natureza que buscam relaxamento e uma experiência mais reservada ao longo do litoral da região. Portanto, recomendamos que você faça uma excursão de 5 dias pelo rio Tapajós e conheça melhor a região numa aventura sem igual.

Praia de Maguari

A Praia de Maguari está localizada a aproximadamente 45 km de Alter do Chão e certamente vale a pena o deslocamento para visitá-la, pois conta com a formação de um lindo banco de areia no meio do rio quando as águas estão mais baixas e tranquilas. Isso cria um cenário único e encantador que os visitantes podem desfrutar.

Praias em Alter do Chão no Rio Arapiuns

Praia da Ponta do Toronó em Alter do Chão
Praia da Ponta do Toronó

Já as praias na região do Rio Arapiuns são um respiro ideal para quem tem a rotina corrida e precisa descansar, quer arejar a cabeça e passar um tempo em meio a natureza. Contudo, nessa região, os acessos são de barco. Pelo encontro dos rios Arapiuns e Tapajós, há a possibilidade de a sua viagem de barco ser um pouco turbulenta, tudo bem? Geralmente, o trajeto leva de 1 hora a 30 minutos. Então, se você se interessar, poderá ainda fazer o tour de cinco dias pelo rio Arapiuns para explorar ainda mais. Abaixo, saiba mais sobre as praias da região.

Ponta do Toronó

A Ponta de Toronó é uma praia localizada às margens do Rio Arapiuns. A Praia da Ponta de Toronó se destaca pela sua longa ponta de areia clara, proporcionando uma paisagem encantadora. Além disso, nas entranças do rio, formam-se pequenas piscinas naturais perfeitas para relaxar e se refrescar.

As águas do Rio Arapiuns são escuras, mas muito limpas, e possuem um tom dourado que adiciona um charme especial à paisagem. Essas águas convidam os visitantes a aproveitarem um banho revigorante e a se conectarem com a natureza ao seu redor.

Ponta Grande

Ponta Grande de Arapiuns
Ponta Grande de Arapiuns

A Ponta Grande é mais uma das praias localizadas às margens do Rio Arapiuns. Essa praia é verdadeiramente paradisíaca, apresentando uma combinação de pequenas piscinas naturais e uma extensa ponta de areia branca, que certamente irá surpreender você.

Assim como em outras partes do Rio Arapiuns, as águas são escuras, mas muito limpas, exibindo um tom dourado encantador. Essas águas convidativas proporcionam um ambiente refrescante e convidam os visitantes a mergulhar e aproveitar a natureza ao redor.

Ponta do Icuxi

Localizada às margens do Rio Arapiuns, a Ponta do Icuxi é mais uma praia encantadora em Alter do Chão. Suas águas rasas e profundas formam um verdadeiro espetáculo de piscinas naturais, convidando os visitantes a se refrescarem e se maravilharem com a beleza do local. 

Além disso, as areias brancas e finas da praia, que às vezes se transformam em pequenas dunas, acrescentam um charme especial ao cenário. Apesar das águas escuras do Rio Arapiuns, elas são surpreendentemente limpas e exibem um tom dourado escuro, criando um contraste encantador com o ambiente ao redor. 

Quer saber mais sobre Alter do Chão? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Alter do Chão, no Pará, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Perguntas frequentes

Como está em janeiro as praias de Alter do Chão?

Neste período do ano, ainda estão boas para visitas, porém as chuvas podem atrapalhar a sua viagem pela região. Veja mais informações.

Qual a praia mais bonita de Alter do Chão?

A praia mais bonita e também a mais famosa é a Ilha do Amor, que fica bem de frente a vila. Veja mais informações.

Quando tem praia em Alter do Chão?

Durante a estação seca do rio Tapajós, as praias de revelam e os passeios são convidativos em diversas partes. Veja mais informações.

Qual a melhor data para visitar Alter do Chão?

A melhor época para visitar Alter do Chão é entre os meses de junho a novembro. Veja mais informações.

Passeios em Alter do Chão

Descubra as maravilhas de Alter do Chão, no Pará e faça as suas reservas agora mesmo! Não perca a oportunidade de vivenciar experiências únicas e inesquecíveis nessa cidade encantadora. Clicando nos quadros abaixo você terá acesso a uma seleção exclusiva de passeios e atividades, garantindo que sua viagem seja perfeita do início ao fim.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x