Praias de Manaus: Os melhores locais para curtir o rio e se refrescar

por Viaje Leve
Praia de Ponta Negra

As praias de Manaus são um atrativo a parte na cidade. Isso porque, mesmo não sendo banhada pelo mar, a capital manauara tem diversas praias de água doce e balneários. Vale destacar ainda o famoso encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões, que já foi inspiração até de música popular brasileira.

Você pode aproveitar para enriquecer a experiência da sua viagem nos famosos barcos locais e apreciar a vista da natureza exuberante. Por fim, estique o passeio com um mergulho refrescante nas praias de Manaus e não esqueça de recarregar as energias com os pratos típicos dos bares e restaurantes flutuantes. 

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguradoras e ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15!

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

Quando viajar para conhecer as praias de Manaus

O calor de Manaus é constante, sendo assim, a temperatura mínima na região é de aproximadamente 22° o ano todo. Porém, as chuvas também são abundantes, o que pode atrapalhar seus planos de conhecer as praias em Manaus em certos períodos do ano. 

Por isso, a melhor época para viajar e aproveitar as águas frescas dos rios é entre setembro e fevereiro, onde as chuvas dão uma trégua e os bancos de areia começam a aparecer, formando o palco de lindas praias e balneários para um mergulho refrescante. Aproveite para programar sua viagem com antecedência e garantir as melhores condições para sua hospedagem em Manaus

Melhores Praias de Manaus

Abaré SUP and Food
Abaré SUP and Food

Agora que você já está a par da melhor época para conhecer as praias de Manaus, chegou a hora de conhecer quais não podem passar batido no seu roteiro. Vale lembrar que as praias que não tem acesso de carro podem ser acessadas de barco, que sai da Marina do Davi, no bairro de Ponta Negra. É possível entrar em contato pelo whatsapp para se informar sobre vagas e horários das travessias pelo número (92) 99473-7977.

Ponta Negra

A Praia da Ponta Negra, localizada à margem esquerda do rio Negro, é um dos principais pontos turísticos de Manaus. A praia possui uma orla urbanizada e oferece quadras para prática de esporte e um anfiteatro que recebe apresentações musicais e espetáculos teatrais. 

Com fácil acesso, a praia está a aproximadamente 13 km do centro da cidade, o que a torna uma opção de lazer conveniente para os moradores e turistas que visitam a capital do Amazonas. Além disso, a água calma e limpa, bem como os vários quiosques disponíveis para os banhistas, fazem da Praia da Ponta Negra um lugar incrível para passear com a família e amigos.

Durante o período de cheia do rio Negro, a extensão da areia pode não estar visível, mas isso não impede que os visitantes desfrutem da beleza e das opções de lazer oferecidas pela região. Os preços das mesas para aluguel não são tão caros, o que torna a Praia da Ponta Negra uma opção viável para um dia de descanso e diversão na capital amazonense.

Praia Dourada

Se você está procurando uma das melhores praias de Manaus para relaxar e se divertir com a família e os amigos, a Praia Dourada é uma ótima opção. Localizada na zona rural da cidade, a 20 km do centro, essa praia é banhada pelo igarapé do Tarumã e pelo rio Negro, formando um cenário paradisíaco de águas calmas e areias claras.

Na Praia Dourada, você pode escolher entre várias opções de restaurantes flutuantes ou simplesmente curtir a praia ao ar livre. A água é super agradável, ideal para se refrescar do calor e apreciar a natureza. O lugar é limpo e bem cuidado, com excelente atendimento e um clima muito gostoso. Se você quer paz, conexão com a natureza e conhecer um pouco do Amazonas, essa é uma praia que você não pode deixar de visitar.

Praia da Lua

Essa praia tem o formato de uma lua em quarto crescente e fica à margem esquerda do rio Negro, a 23 km da cidade. Para chegar lá, você pode pegar um barco regional na Marina do Davi, pagando uma taxa de R$7, ou uma lancha fretada no pier ao lado do hotel Park Suites, na Ponta Negra.

Na Praia da Lua, você pode aproveitar a areia branca e as águas escuras do rio Negro, que são mornas e calmas. O local oferece sombrinhas e cadeiras para ficar à beira d’água, além de barraquinhas que servem refeições deliciosas, como peixes frescos e guarnições. 

Além disso, a praia é bem tranquila e segura durante a semana, ideal para relaxar e se divertir com a família e os amigos. Então, se você quer ter uma boa experiência junto à natureza e relaxar, não deixe de apreciar a linda vista do pôr-do-sol no final da tarde, que é um espetáculo à parte.

Praia do Tupé

Pôr do sol em Manaus
Pôr do sol em Manaus

Já imaginou conhecer uma praia paradisíaca no meio da floresta amazônica? Essa é a Praia do Tupé, uma das principais praias de Manaus, que fica na margem esquerda do rio Negro, a 34 km da cidade. Essa praia é um verdadeiro refúgio que traduz natureza e tranquilidade, com areias brancas e águas escuras, que contrastam com o verde da mata ao redor.

A Praia do Tupé faz parte de uma reserva de desenvolvimento sustentável (RDS do Tupé), que abriga cerca de seis comunidades que vivem do turismo e da agricultura familiar sustentável na região. Essas comunidades são super receptivas e oferecem opções de estadia rústica para os visitantes que querem vivenciar a cultura e o modo de vida local. 

Além disso, a praia conta com uma boa infraestrutura e barraquinhas que servem deliciosas comidas regionais, como o famoso Tambaqui, peixe típico do Amazonas. Tudo feito e servido pela comunidade local que faz o visitante se aproximar cada vez mais das pessoas locais, tendo assim o turismo comunitário.

Para chegar à Praia do Tupé, é preciso pegar uma embarcação fluvial na Marina do Davi, que leva cerca de 30 a 40 minutos até o destino. Outra opção é alugar uma lancha com o capitão e se divertir com seu grupo, principalmente porque o passeio privado vale muito a pena. 

Por fim, vale saber que a praia é mais tranquila nos dias de semana, mas fica mais movimentada nos fins de semana, quando muitas famílias e turistas aproveitam para curtir o sol e a natureza local.

Praia Paricatuba

A Praia Paricatuba fica às margens do rio Negro, em frente à praia do Tupé, a 30 km de Manaus. Ela só aparece na época da seca, entre agosto e novembro, quando o nível do rio baixa. A areia branca e fina contrasta com a água escura e morna do rio, criando um cenário paradisíaco e único no mundo. 

Além da praia, você também pode conhecer a Vila de Paricatuba, que fica bem próxima à praia. Essa vila foi classificada como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Amazonas desde 2015, por preservar a memória e a identidade dos moradores locais. Lá você pode visitar as ruínas do antigo leprosário, que hoje é praticamente um museu ao ar livre, e também pode admirar a arquitetura colonial dos casarões e da antiga igreja da vila.

Para completar a sua experiência, não deixe de experimentar as delícias da culinária regional nos bares e restaurantes da praia. Você pode saborear um peixe assado na brasa, uma fruta fresquinha ou uma tapioca recheada. E para relaxar ainda mais, que tal atar uma rede debaixo das árvores e sentir a brisa fresca que sopra do rio?!

A Praia Paricatuba é um lugar perfeito para quem quer conhecer um lado diferente de Manaus. É uma oportunidade de se conectar com a natureza exuberante, a história fascinante e a cultura vibrante dessa região tão singular.

Ponta das Lajes

Esse é mais um destino turístico incrível de Manaus, que une natureza e aventura. Essa praia pública fica a cerca de 20 km do centro da cidade, e você pode chegar de carro pela rodovia BR 319.

A Ponta das Lajes tem um mirante que oferece a melhor vista panorâmica da cidade para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Você pode admirar as cores e as formas que se criam na superfície do rio, e até avistar alguns botos. 

Além disso, você também pode descer uma escada de barro que leva até a praia, onde dá para tomar um banho refrescante nas águas geladinhas. Mas atenção: a descida para a praia é íngreme e leva cerca de 8 minutos, então é preciso ter um certo preparo físico e cuidado.

A Ponta das Lajes é um paraíso natural, ideal para quem gosta de tirar fotos e curtir a tranquilidade. É um lugar bem familiar, que recebe muitos visitantes nos fins de semana, mas vale ficar atento, pois não tem nenhum comércio no local. Portanto, se você quiser comer e beber algo, precisa levar seu próprio piquenique, mas lembre-se de recolher o seu lixo e descartar num local apropriado, para preservar a limpeza e a beleza do lugar.

Praia do Japonês

Essa praia fica no município de Iranduba, a pouco mais de 30 minutos de carro da capital, e tem estacionamento na região. Lá você vai encontrar um lugar amplo, com areia branca e água limpa e deliciosa que é perfeita para um banho de rio refrescante.

A Praia do Japonês tem uma estrutura de serviços e atrações que garantem a diversão e conforto. Você pode alugar um caiaque ou um banana boat para se aventurar no rio, ou simplesmente relaxar nas redes e espreguiçadeiras a beira do rio. 

Você também pode saborear uma deliciosa refeição no restaurante local que serve comida a quilo, peixes, carnes, petiscos e bebidas geladas. O destaque é o saboroso tambaqui na brasa, típico da região. No entanto, recomendamos ir cedo, se for para almoçar, pois o lugar fica cheio nos fins de semana e feriados.

Além disso, a Praia do Japonês também é um lugar ótimo para tirar belas fotos e registrar a sua viagem para sempre. Você pode apreciar a paisagem local no mirante, que oferece uma vista panorâmica do rio e da floresta. Além disso, é possível observar os pássaros e os macacos que vivem na área verde.

Praia do Açutuba

Essa praia fica a 55 km da capital, no município de Iranduba e nela você vai encontrar um lugar perfeito para relaxar em contato com a natureza exuberante do local. Em outras palavras, é um paraíso imperdível para quem quer conhecer uma praia rústica e bem cuidada na Amazônia.

A Praia do Açutuba tem areias brancas e finas, banhadas pelas águas escuras, porém limpas do rio Negro. Você pode aproveitar para tomar um banho refrescante e admirar a paisagem linda que se forma na superfície do rio. 

A Praia do Açutuba também tem uma estrutura completa de gastronomia, com ambiente familiar e acolhedor, ideal para quem quer curtir um dia de descanso e desfrutar da culinária manauara. Você pode escolher entre vários restaurantes que servem pratos típicos da região, como o peixe na brasa e o baião de dois. Tudo isso com um ótimo atendimento e preços acessíveis. 

Praias de Manaus – Balneários

Pôr do sol em Manaus
Pôr do sol em Manaus

Manaus é uma cidade que oferece diversas opções de lazer e diversão para quem gosta de natureza e água, pois vai além das praias paradisíacas de água doce. Sendo assim, algumas das atrações são os balneários, que são espaços que contam com piscinas, praias, bares, restaurantes e outras atividades para todas as idades e gostos. Há balneários tanto na zona urbana quanto na estrada, para quem quer fugir um pouco da cidade. 

Conheça alguns deles:

  • Balneário da Prainha: Esse balneário fica no Tarumã, na rua Aruanda. Ele tem uma praia de areia branca banhada pelo rio Negro, ideal para tomar um banho refrescante e relaxar. O local também tem uma estrutura de serviços completa, com bares e restaurantes que servem pratos típicos da região. 
  • Balneário do Maia: Esse balneário também fica no bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus. Ele oferece banho de piscina, tanto para adultos quanto para crianças, além de bares e restaurantes. O local é cercado por árvores e tem um clima agradável. 
  • Balneário Recanto do Quixito: Por fim, esse balneário fica no Distrito Industrial II, na zona leste de Manaus. Ele tem uma piscina natural com água corrente e cristalina, que vem de uma nascente. O local também tem churrasqueiras, mesas e cadeiras para os visitantes. 

Parques aquáticos 

A diversão não tem limites se você é um fã de atividades aquáticas. Isso porque Manaus também conta com diversos parques aquáticos bem estruturados que são muitas vezes consideradas as praias de Manaus, pois há diversão para todas as idades, o que é ótimo para se refrescar do calor da capital manauara.

Confira alguns dos principais:

  • Hope Bay Park: Esse é o maior parque aquático do Amazonas, com mais de 20 atrações para todas as idades. Localizado na estrada AM-070, no município de Iranduba, esse parque tem opções emocionantes como o Piratão, um toboágua gigante com vista panorâmica, a piscina Curaçao, inspirada na ilha caribenha, e a piscina de ondas Eldorado, que remete à lenda da cidade perdida.
  • Balneário Gouveia Acqua Park: Esse é um verdadeiro refúgio natural no Distrito Industrial II, com uma piscina natural de água corrente e cristalina, que vem de uma nascente local. Além disso, o local conta com diversas piscinas artificiais, toboáguas, churrasqueiras, mesas e cadeiras para os visitantes, com estrutura para refeições e pratos típicos.
  • AABB: Se você está procurando por um clube recreativo, a AABB é uma excelente opção no bairro Flores, próximo a BR-174. Com uma área verde incrível, esse clube tem piscinas adulto e infantil, quadras esportivas, salão de jogos, restaurante e lanchonete. A entrada pode ser feita mediante pagamento de taxa ou convite de associado.
  • Parque Aquático do SESC: Por fim, esse parque é outra opção divertida, localizada no bairro Alvorada, na zona leste de Manaus. Com piscinas adulto e infantil, toboágua, escorregador aquático, playground e vestiários, esse parque é aberto ao público mediante pagamento de taxa ou apresentação da carteira do SESC.

Bares flutuantes próximo as praias de Manaus

Pulseira de acesso ao Abaré SUP and Food
Pulseira de acesso ao Abaré SUP and Food

Não podemos deixar de falar sobre os bares e restaurantes flutuantes da cidade, que são atrações típicas e bastante procuradas em Manaus, seja por turistas ou pelos moradores locais. Isso porque você terá uma vista incrível da natureza e poderá apreciar os pratos típicos da região, curtir um som ao vivo e se divertir com a família ou amigos.

Flutuante Salomé

Esse é um dos mais antigos e tradicionais bares flutuantes de Manaus, por isso vale a pena visitar. Ele fica na Praia Dourada, no lago do Tarumã-Açu, um lugar perfeito para passar um tempo de qualidade em contato com a natureza, apreciar a vista do pôr do sol da cidade, assim como dar um mergulho refrescante. 

Além disso, você pode aproveitar a oportunidade de estar neste belo local e saborear as delícias da culinária regional, como o tucunaré na brasa, a caldeirada de tambaqui e a tapioca na manteiga. O local tem música ao vivo nos fins de semana e feriados.

Abaré SUP and Food 

Esse é um bar flutuante próximo a praia Dourada, com uma vista incrível da natureza local. Ele tem um clima familiar e aconchegante, com decoração rústica e charmosa. Você pode praticar esportes aquáticos no rio, dar um mergulho, ou simplesmente relaxar nas redes e espreguiçadeiras. 

Além disso, você também pode experimentar as delícias regionais do cardápio, como o camarão servido no abacaxi, o peixe coberto com crosta de castanha e o brigadeiro de pirarucu. Nossa dica é provar a caipirinha de jambu com gengibre que traduz os sabores de Manaus.

Esses são alguns bares e restaurantes flutuantes de Manaus, mas existem muito mais opções para conhecer por lá. Você pode ficar a par do assunto com o nosso artigo especial sobre bares e restaurantes flutuantes em Manaus, onde falamos das principais atrações turísticas flutuantes da cidade com mais detalhes. 

Quer saber mais sobre as Praias de Manaus? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Manaus, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. 

Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios nas Praias de Manaus

Agora que você conhece as melhores praias de Manaus e suas diversas atrações e atividades, que tal programar a sua viagem e reservar alguns passeios na cidade?! Sendo assim, deixamos abaixo várias dicas que vão te ajudar a fazer uma viagem completa e mais proveitosa pela capital amazonense.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x