Paraíso isolado, a Praia do Sono fica no Rio de Janeiro e é um dos destinos mais procurados por surfistas e pessoas que querem paz e sossego. Contudo, esse paraíso só é acessível por trilha a pé ou de barco. Ela é a primeira praia de uma das trilhas mais bonitas do litoral carioca, chamada de Trilha da Juatinga.
Embora ela seja acessível apenas por trilha ou barco, é bem fácil chegar na Praia do Sono saindo de Trindade e Paraty. Infelizmente ficamos apenas um dia por lá, pois fizemos um bate-volta saindo de Trindade, mas a vontade era de ter ficado mais dias e explico o porquê ao decorrer deste post.
Como chegar na Praia do Sono
Como você já sabe, chegar na Praia do Sono, só é possível através de trilha ou barco. Não se assuste, pois a trilha apesar de rústica, é fácil. Tem parte com escada, corrimão e sinalização para que o turista chegue em segurança. Já o barco parte do Condomínio Laranjeiras.
De onde estiver, viajar de carro sempre vai ser a melhor alternativa, pois você vai ter mais conforto. Seja para fazer um bate e volta a partir de Paraty ou de Trindade ou para ficar lá por alguns dias. Caso você não tenha, pense em alugar um carro para ter conforto e se estiver em grupo, vai acabar economizando.
Recomendo que leia o nosso post sobre como chegar em Trindade e Paraty, para ter mais detalhes e informações completas. A partir daí, você pode seguir as próximas dicas para chegar na Praia do Sono.
Como ir de Paraty à Praia do Sono
Paraty está a 27 km da Vila Oratório, que fica antes da Praia do Sono. Até lá existem algumas alternativas de transportes e rotas.
Carro: Para quem está saindo de Paraty utilizando carro, tudo fica mais fácil. É preciso pegar a Rodovia Rio – Santos sentido Trindade, subir a serra de Trindade até o trevo e pegar a estrada para a esquerda. Essa estrada leva até o condomínio Laranjeiras, onde é possível deixar o carro estacionado ou seguir adiante e parar o carro nas ruas mais pra frente.
Para estacionar o carro na rua que está no início da trilha, os moradores locais cobram R$30 ou mais. Por isso, indico que pare um pouco antes, na pequena vila que antecede o final da estrada e estacione nas ruas da vila para não pagar nada.
Ônibus: É preciso pegar o ônibus da Viação Colitur na rodoviária de Paraty. O ônibus que você irá pegar é o que vai sentido Vila Oratório. Eles partem todos os dias em ambos os sentidos entre 05h30 e 22h10, exceto domingo que funciona das 7h às 19h. A viagem dura 45 minutos e o ponto final é na rua que inicia a trilha para a Praia do Sono.
Como ir de Trindade à Praia do Sono
Trindade e a Praia do Sono ficam a apenas 11km de distância e por isso, ir de uma a outra é simples e rápido.
Carro: Saindo de Trindade é só pegar a estrada seguindo pela pequena serra. Ao chegar no trevo, você deve virar à direita e seguir até o final, como comentamos anteriormente.
Ônibus: De ônibus também é tranquilo e foi assim que chegamos lá. Os ônibus partem de Trindade em direção a Paraty, mas é necessário descer no trevo que está na estrada, ou seja, na metade do caminho. Atravesse a rua pois é preciso pegar outro transporte que vai até a Vila Oratório.
O outro ônibus é aquele que vem de Paraty sentindo Oratório. Não existem ônibus que vão de Trindade direto para a vila. Portanto, será necessário fazer essa troca e, por consequência, pagar outra passagem.
Van: Existem vans que fazem o trajeto Paraty – Trindade – Paraty, mas elas não seguem no sentido da Praia do Sono. Mesmo assim, ainda é possível pegá-la até metade do caminho e de lá, o ônibus até a Vila Oratório.
Carona: O que muita gente faz é pegar carona até a Praia do Sono. Na ida tentamos, mas não conseguimos nada, pois estávamos esperando no meio da serra. Já na volta conseguimos 2 caronas, sendo uma de Oratório até o trevo na serra e outra até Trindade.
Camping na Praia do Sono
Os campings estão em maioria, sendo recomendados para ficar nesta região. Diferente de Trindade, na Praia do Sono não existem muros separando os campings, parece que é tudo uma coisa só. Os campings ficam praticamente na areia da praia, com um visual espetacular. Dentre eles estão o Camping Caiçara, Camping Marimbar e o Camping Pescador bem no começo da praia.
Agora, se sua intenção é ficar numa acomodação, tenha em mente que existem pouquíssimas opções. Nós, por exemplo, só achamos duas acomodações no Booking.com que estão a seguir. Mas ainda existem outras casas e chalés disponíveis no local.
Veja as hospedagens na Praia do Sono:
- O Flora Hostel é um local rústico que possui quartos compartilhados e toda estrutura de hostel, mas não tem wi-fi. Lá você vai ter cozinha, espaço para lavar roupas e um jardim bem legal.
- A outra opção que encontramos é a casa Bicho do Mato que acomoda até 6 pessoas. Tem uma cozinha simples, porém completa, uma pequena sala de estar e dois quartos.
Parece que a melhor opção mesmo é acampar, caso você queira dormir na Praia do Sono, mas pode considerar uma pousada em Trindade para se hospedar e ir a praia do sono num bate e volta, como fizemos. Por fim, indicamos que entre em contato com os espaços de camping e verifique se tem barracas para alugar ou você tem que levar a sua.
Onde Comer na Praia do Sono
Mesmo se tratando de um lugar isolado, existem restaurantes, barzinhos e até é possível pagar com cartão de crédito. Você vai achar de tudo um pouco, como por exemplo restaurantes que servem comida no quilo. Nós paramos para comer num restaurante que serve pratos feitos e a nossa escolha foi um belo peixe frito.
Se você ficar em algum espaço de camping, sempre terá a opção de cozinhar. Sendo assim, você pode levar algumas coisas para fazer as suas refeições e pode comprar outra por lá. No final da praia vimos uma pequena barraca de peixe fresco e um mercadinho com algumas coisas básicas.
O que Fazer na Praia do Sono
Apesar de estarmos falando basicamente de uma praia, você pode aproveitar seu tempo para praticar esporte, tomar um banho de mar e relaxar. Além disso, pode e deve visitar as praias vizinhas e fazer trilhas.
Trilha Praia do Sono
Para começar a falar sobre o que fazer na Praia do Sono, é importante saber um pouco mais sobre a trilha que dá acesso a praia. Ela é feita em meio a natureza, cruzando pequenas nascentes num trajeto de 3km que termina na areia da praia onde começam os espaços de camping.
Completamos a trilha numa caminhada de 1 hora exata e achamos bem fácil, mas algumas pessoas levam mais tempo pois fazem paradas. Também vimos muitas pessoas fazendo a trilha e até famílias com crianças, portanto recomendamos que faça a trilha a praia do sono em grupo.
Não estávamos carregando nada, mas quem vai de mochila, barraca e cia, o tempo e esforço pode ser um pouco maior.
A Praia do Sono
Achamos a Praia do Sono muito bem conservada e arrumada para ser um local isolado e nossa vontade foi de ficar por lá mesmo. Só não ficamos, pois estávamos hospedados em Trindade, mas pretendemos voltar para passar alguns dias isolados.
A praia é extensa com a areia bem clarinha, a água é perfeita para tomar banhos quando a maré está baixa, pois é muito limpa e transparente. O mais legal é que tudo é construído em madeira, criando um ambiente ainda mais rústico e conectado com a natureza.
Surf na Praia do Sono
A prática de surf é muito comum na Praia do Sono, porque o mar tem boas condições e quando a maré está alta, faz boas ondas. Se você pratica esse esporte, pode levar a sua prancha e aproveitar ao máximo, mas se você quer aprender, infelizmente não há escolas de surf no local.
Praia de Antigos
No final da Praia do Sono estão para outras praias como Antigos, Antiguinhos, Ponta Negra e o restante da Trilha da Reserva Ecológica da Juatinga que leva até Paraty.
A Praia de Antigos é a que vem depois da Praia do Sono, numa trilha e caminhada de 30 minutos. Boa parte dessa trilha é subindo, mas vale a pena ter a vista e a praia na chegada. Ela é deserta, o mar é transparente e as areias brancas e limpas. Não é permitido acampar por lá, por isso só tem gente que chega de barcos ou pela trilha.
Se você quiser partir da Praia do Sono sem fazer a trilha, pode sempre negociar o preço e horários de ida e volta com um barqueiro.
Praia de Antiguinhos
Logo depois de Antigos, está a Praia de Antiguinhos, acessada também por uma trilha. Dessa vez o caminho é bem mais curto e a caminhada leva apenas alguns minutos. Por causa disso, normalmente as pessoas que vão para Antigos, esticam até Antiguinhos já que está alí do lado.
A praia é pequena e tão paradisíaca quanto suas vizinhas, sendo uma das mais bonitas da região. Ela também faz parte da área protegida e não é possível acampar nela.
Praia de Ponta Negra
Se você continuar a caminhada na Trilha da Juatinga, a Praia de Ponta Negra será a próxima, 2 km depois da Praia de Antigos. Contudo, é possível pegar um barco para voltar até a Praia do Sono se você não quiser voltar andando.
Saindo da Praia do Sono, você também pode pegar o barco para ir e voltar de lá, se não quiser fazer nenhuma parte da trilha. Por isso, não esqueça de combinar com um barqueiro.
Embora a Praia de Ponta Negra seja mais distante da Praia do Sono, ir até ela vale a pena. Falo isso porque a praia além de paradisíaca, tem mais estrutura. Tem bares na praia, restaurantes e uma pequena vila.
Cachoeira das Galhetas
Quem gosta de fazer trilhas pode sair da Praia do Sono até a Praia de Antigos e de lá seguir para a Cachoeira das Galhetas. Chegando em Antigo, há uma placa que indica o sentido que você deve seguir. A caminhada na trilha dura mais 30 minutos depois de Antigos, pois está numa distância de 1,2 km.
A cachoeira é pequena, mas vale a pena tomar um banho de água doce e gelada. Sem falar que o caminho até lá é incrível e vai fazer você se conectar com a natureza ainda mais.
De lá dá para ir até a Praia de Galhetas fazendo uma trilha de nível médio. A praia é pouquíssimo visitada porque é de pedras e tem até uma pequena ponte para chegar nela.
Cachoeira Saco Bravo
A ida até a Cachoeira do Saco Bravo é outra alternativa, mas esteja preparado para caminhar. Falo isso porque o acesso a essa cachoeira fica depois da Praia de Ponta Negra e para fazer o caminho completo vai levar algumas horas. O mais indicado é pegar um barco para ir e voltar e combinar os horários muito bem, por causa da maré.
Essa cachoeira fica de frente ao mar numa praia de pedras e por isso é ideal visitar com a maré baixa. A sua queda é pequena, mas é em cima de uma pedra grande que forma uma piscina maravilhosa.
Noite na Praia do Sono
Se engana quem pensa que a noite da Praia do Sono é só calmaria. Quem quer curtir, tem duas opções de bares que fazem shows de reggae, forró e até samba. Além disso, muita gente se reúne na areia da praia para ver fazer um pequeno luau, levam violão e fazem fogueira.
Em datas comemorativas e feriados, a praia fica ainda mais animada, já que os campings, bares e restaurantes promovem festas.
A Praia do Sono é um destino muito especial, tanto que é isolada e feita para quem busca se conectar com a natureza e passar dias de paz. Contudo, você também pode considerar ir para Trindade, bem como fazer os passeios em Paraty.
Por fim, lembre-se que no período de verão, a praia sempre fica mais cheia e por isso é importante se programar.
Passeios na Região da Praia do Sono
Agora que você já sabe tudo sobre a Praia do Sono, sobre as trilhas e praias ao redor, é hora de programar o que vai conhecer pela região. Por isso, a nossa parceira Civitatis tem os melhores passeios para fazer em Paraty e excursões a partir de lá para completar as suas férias.