9 Passeios em Paraty Para Curtir a História e as Praias

por Andressa Silva

Paraty é uma das regiões litorâneas do Rio de Janeiro que mais chama a atenção, principalmente por causa do centro histórico repleto de casas coloniais. Por ser um destino tão gracioso, os passeios em Paraty são especiais, pois envolvem a história e a natureza. 

Nós selecionamos os melhores passeios em Paraty para você conhecer a região da melhor forma possível. Com esses passeios que recomendamos, temos certeza que a sua viagem ficará completa. 

Ainda mais porque a Civitatis é a nossa parceira quando falamos em excursões, passeios e ingressos. Ela está presente em várias cidades do Brasil e do mundo para você fazer uma viagem divertida e segura. 

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Você pode reservar os seus passeios na Civitatis com tranquilidade porque:

  • A compra é segura e tudo é feito online, em português e pago em Real (R$) no seu cartão;
  • Os valores são competitivos e com certeza são os melhores preços da região, sem necessidade de negociação ou enrolação;
  • Você vai receber tudo por e-mail e vai apresentar o voucher no celular, ou seja, é prático, simples e moderno;
  • A garantia da Civitatis, uma das melhores empresas de ingressos e passeios do mundo. Com ela você terá segurança para reservar os seus passeios em Paraty sem medo.

Principais Passeios em Paraty 

Os passeios em Paraty são pelo centro histórico e pelas praias da região. Contudo, o destino não se resume a apenas isto, já que o parque nacional tem cachoeiras e trilhas maravilhosas. Sem falar das cachaçarias e restaurantes que fazem a viagem ficar completa.

Veja abaixo a lista dos passeios em Paraty que selecionamos e clique para ir direto ao assunto:

1 – Passeio no Centro de Paraty 

Passeios em Paraty no Centro Histórico
Centro Histórico de Paraty

Para começar a sua viagem a Paraty, nada como conhecer a cidade a pé através de uma visita guiada. Falo isso porque só andar pelas ruas e se perder não faz você conhecer a história verdadeiramente.

Portanto, recomendamos fazer um tour guiado em grupo pelo centro de Paraty para entender a história desde a chegada dos portugueses. Neste, que é um dos melhores passeios em Paraty, você vai conhecer as casas coloniais e vai visitar diversas igrejas barrocas, por exemplo.

O centro histórico colonial também pode ser visitado através de um tour privado em Paraty, onde o guia vai te dar atenção total. Se você for acompanhado de amigos e família, o passeio continuará sendo só para o seu grupo, sem pessoas de fora.

2 – Tour de Bicicleta em Paraty

Outra forma muito boa para conhecer a cidade é fazendo o tour de bicicleta por Paraty. Nesse passeio, você vai se divertir e ao mesmo tempo descobrir o que há de mais incrível na cidade, através de diferentes rotas pela região. 

Você pode escolher entre diversos roteiros, como a rota das cachaças, a rota do centro histórico ou a rota das praias, por exemplo. Isso quer dizer que há várias opções para você conhecer partes diferentes da região, pois cada uma tem um foco diferente.

Caso você prefira apenas rodar a região, ou seja, sem guia, recomendamos que alugue uma bike para conhecer a cidade. O aluguel das bicicletas em Paraty pode ser de 3 ou 5 horas para você ir onde quiser.

Lembrando que esses passeios em Paraty são super seguros, pois além de ter um guia local, você vai ter capacete, cadeado e mapa da cidade. Além disso, as crianças entre 12 e 17 anos também podem fazer o passeio.

3 – Passeio de Barco em Paraty

Pequenos barcos parados no rio em Paraty
Barcos em Paraty

Uma viagem ao litoral carioca não fica completa sem um passeio de barco em Paraty. Por isso, recomendamos a excursão às ilhas da região, onde você vai relaxar e tomar banho de mar em águas cristalinas.

O passeio de escuna em Paraty começa pela manhã e termina apenas no final da tarde. Em outras palavras, você vai fazer uma travessia pelo mar do Rio de Janeiro conhecendo ilhas e fazendo mergulhos o dia todo. 

Durante as 5 horas do passeio de barco em Paraty, você vai conhecer a Lagoa Azul, a Praia Vermelha, a Praia da Lula e em seguida ir à Ilha Comprida. Além disso, vai tomar banho de mar, relaxar nas bóias e fazer snorkel à vontade.

4 – Mergulho em Paraty

Quem quer ir além do passeio de barco em Paraty, que comentamos anteriormente, pode fazer um batismo de mergulho. Nele, você vai poder mergulhar em águas mais profundas para conhecer a vida marinha da região. 

Antes de tudo, é importante saber que para fazer o batismo de mergulho em Paraty você não precisa ser profissional ou precisa fazer um curso para mergulhar. Isso acontece porque antes de cair na água o instrutor vai te ensinar vários detalhes e vai te acompanhar dentro do mar.

Por fim, não esqueça de incluir no seu passeio um pacote de fotos subaquáticas, afinal, você vai fazer uma atividade inesquecível.

5 – Passeios em Paraty com Jeep 

Quem gosta de aventura não pode deixar de fazer o tour de jeep pela Serra da Bocaina, um dos parques nacionais mais bonitos do país. Ainda mais quando falamos de um passeio em meio a natureza que inclui paradas em cachoeiras e cascatas. 

O roteiro desse passeio pelo parque nacional vai de jeep 4×4 até as cascatas de Pedra Branca e em seguida a Vila da Penha. Você vai poder se refrescar, conhecer a fauna, a flora e fazer uma pequena trilha por lá. 

Este passeio ainda faz uma parada para almoço, bem como para conhecer alambiques de cachaça tradicional. Dessa forma, o seu dia vai ser completo num dos únicos passeios em Paraty que faz a conexão com a natureza e a gastronomia.

6 – Passeio para Trindade

Praia do Meio em Trindade
Praia do Meio em Trindade

Para ir mais além e sair da região central de Paraty, recomendamos que você conheça Trindade. Na excursão às praias de Trindade, você vai conhecer o litoral maravilhoso que fica mais isolado e perto da pequena vila.

Ao chegar na vila, você vai poder conhecer a Praia do Cepilho, a Praia dos Ranchos, assim como a Praia do Meio. Por último, o guia vai te levar numa trilha até a Praia do Cachadaço e em seguida você vai poder mergulhar na piscina natural do Cachadaço.

Nós já falamos sobre o que fazer em Trindade aqui no blog e recomendamos a leitura para você obter mais informações. Você também pode ver como chegar em Trindade, para incluir a vila na sua lista de destinos depois de ficar em Paraty.

7 – Saco do Mamanguá

Mais uma atividade que pode entrar na sua lista de passeios em Paraty, é a excursão a Saco do Mamanguá. Por lá, você vai se conectar com a natureza, o mar e quem sabe ver tartarugas e golfinhos. 

A rota começa num passeio de lancha em Paraty até Saco do Mamanguá com parada na Praia do Engenho. Em seguida você pode conhecer a Praia da Costa e o Ilhéu de Mamanguá para tomar banho de sol e mar.

Com três paradas para você relaxar e tomar banho de mar nas águas cristalinas no Saco do Mamanguá, a sua viagem a Paraty fica completa.

8 – Praia do Sono 

Pessoas sentadas na areia da Praia do Sono
Praia do Sono

Outro local que pode entrar na sua lista de passeios em Paraty é a Praia do Sono, um destino de paz e tranquilidade. Para chegar lá, apenas de barco, carro e trilha.

Para fazer o passeio a Praia do Sono, recomendamos pegar um barco em Paraty para ir direto para lá. Você pode passar o dia na praia, tomar uma bebida, comer em algum dos restaurantes e ao final do dia retornar para a sua pousada em Paraty.

Se você gosta de trilhas, pode fazer a trilha à praia do Sono saindo de Paraty em grupo. Ao chegar na vila de Laranjeiras a caminhada começa explorando a mata atlântica que está nesta área de proteção ambiental. Com certeza será uma experiência sem igual.

Ao chegar lá, você pode usufruir de um dia de descanso e paz, pois a praia é isolada e não há muita coisa na região. Além disso, você pode surfar e fazer pequenas trilhas para as praias ao lado como a Praia de Antigos e a Praia de Antiguinhos.

9 – Experiência Gastronômica em Paraty

Frente do Restaurante Casa Coupê em Paraty
Frente do Restaurante Casa Coupê

Umas das melhores formas de conhecer o destino da sua viagem é conhecer a gastronomia local. Por isso, recomendamos ter uma experiência de almoço ou jantar em Paraty para provar deliciosos pratos brasileiros. Fazer um passeio gastronomico em Paraty vai te levar à conhecer a cultura do nosso país através dos sabores de um dos restaurantes da cidade.

Portanto, escolha um dos restaurantes premiados da cidade e desfrute de uma entrada, prato principal e sobremesa. Além disso, inclua drinks e música ao vivo na sua experiência para ser ainda melhor.

Reserve seus Passeios em Paraty

Ao fazer a programação da sua viagem a Paraty, não esqueça de fazer suas reservas com antecedência. Por isso, deixamos abaixo os passeios que a Civitatis, nossa parceira, tem disponível na região. Fazendo a reserva com antecedência, você não terá dor de cabeça e nem vai se preocupar em ter que escolher as atividades de última hora. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x