O que fazer em Santarém, Pará: Todas as dicas e atrações

por Viaje Leve
Praia em Alter do Chão - O que fazer em Santarém

Santarém, no coração do Pará e da região amazônica, traz uma seleção de lindas paisagens, natureza exuberante e ainda conta com uma cultura rica e vibrante do povo paraense. Santarém é um verdadeiro tesouro amazônico que cativa os visitantes com suas maravilhas únicas! Mas, quem viaja para o local, sempre se pergunta, até para aproveitar melhor a estadia: O que fazer em Santarém?

Se você está em busca de aventuras, praias paradisíacas ou um mergulho na cultura local, Santarém tem tudo a oferecer. Ao longo do artigo, confira a nossa seleção criteriosa para te ajudar a aproveitar o melhor do Pará. Para ver, continue a leitura!

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

Quando viajar para Santarém

Santarém é ótima para visitar o ano inteiro, pois há diferentes atrações e principalmente diferentes cenários. Isso acontece porque existe o período de seca e cheia do rio, que fazem as praias aparecerem ou simplesmente sumirem, assim como há opções de trilhas e tours de bike que acontecem em períodos específicos. 

Dessa forma, podemos dizer que uma boa época para ir a Santarém é de julho a janeiro, quando a vazante do rio acontece, ou seja, ele está seco. Nesse período você vai encontrar a cidade mais cheia, diversas opções de passeios e águas tranquilas, mas vale comentar que fomos em janeiro e já era período de inverno com chuva e só pegamos um dia de sol!

Quantos dias ficar em Santarém

Recomenda-se geralmente ficar em Santarém por cerca de 2 dias, já que a cidade em si é relativamente pequena e não possui muitas atrações turísticas. No entanto, é importante mencionar que a principal atração da região é Alter do Chão, uma praia paradisíaca que fica a cerca de 35 km de Santarém, ok? Dessa forma, você pode complementar sua viagem com mais alguns dias em Alter do Chão.

Como chegar em Santarém

Barcos em Santarém, PA
Barcos em Santarém

Santarém, localizada no coração da Amazônia brasileira, é uma cidade encantadora que atrai visitantes de todo o mundo. Se você está planejando uma viagem para explorar as belezas naturais, a cultura e a rica história desta região, é importante conhecer as opções de como chegar a Santarém.

Avião: A forma mais rápida e conveniente de chegar em Santarém é por meio do transporte aéreo. O Aeroporto Internacional de Santarém (Maestro Wilson Fonseca) recebe voos de diversas companhias aéreas, conectando a cidade a outros destinos nacionais.

Barco: Santarém está localizada às margens do Rio Amazonas, oferecendo a opção de chegar à cidade por meio de barcos. Existem barcos de linha regular que fazem o trajeto de Manaus a Santarém, bem como opções de barcos regionais que conectam Santarém a outras cidades ao longo do rio.

Ônibus: O sistema rodoviário também possibilita o acesso a Santarém por meio de ônibus. Há empresas de ônibus que operam rotas regulares ligando Santarém a outras cidades do Pará e de estados vizinhos, como Belém, Manaus e Macapá, por exemplo.

Carro: Se você estiver viajando de carro alugado ou preferir a comodidade de conduzir seu próprio veículo, é possível chegar em Santarém por meio de estradas. A cidade é acessível por rodovias que a conectam a outras cidades da região, como a BR-163 (que liga Santarém a Cuiabá) e a PA-370 (que liga Santarém a Alter do Chão).

Onde ficar em Santarém, PA

Hotel Palace Santarém Brasil
Hotel Palace Santarém Brasil | Foto: Divulgação

A orla de Santarém na região do centrinho é a melhor região para ficar, pois está localizada às margens do Rio Tapajós. Além disso, fica perto do centro comercial e de diversas atrações turísticas, sendo perfeito para se hospedar e ter tudo por perto. Por lá, você encontrará uma variedade de hotéis aconchegantes ótimos para fazer passeios caminhando com tranquilidade e segurança. 

Veja abaixo algumas hospedagens em Santarém:

  • Hotel London Santarém: Opção de hospedagem 3 estrelas, oferecendo comodidades para uma estadia confortável. Isso porque o hotel possui ambientes para descansar, com quartos equipados, roupas de cama e toalhas de qualidade. Veja os preços.
  • Prata Hotel: Este hotel é mais uma opção em Santarém, pois oferece um lounge para você relaxar e socializar. Além disso, tem Wi-Fi, estacionamento, quartos para famílias e privativos entre suas comodidades. Veja os preços.
  • Hotel Sandis: Aqui os ambientes são climatizados e os quartos confortáveis com frigobar, mesa de trabalho e banheiro privativo, por exemplo. Ficamos neste hotel e recomendamos a estadia! Veja os preços.
  • Hotel Sandis Mirante: É uma excelente opção de hospedagem, pois oferece uma série de comodidades para você ter uma estadia confortável em Santarém, no Pará. Com um terraço, os hóspedes podem desfrutar de vistas panorâmicas e momentos relaxantes a partir do seu quarto. Veja os preços.
  • Hotel Palace Santarém: Excelente opção de hospedagem, com comodidades como um bar para os hóspedes desfrutarem de momentos relaxantes. Este hotel também possui um restaurante onde é servido o café da manhã em buffet diariamente. Veja os preços.
  • Hostel Manga Rosa: Oferece uma estadia confortável e descontraída. O local tem quartos compartilhados e também oferece quartos familiares, tornando-se uma ótima opção para famílias. Veja os preços.

Acesse a lista completa de hotéis em Santarém para ver mais opções

Bares e Restaurantes em Santarém

Comidas típicas do Pará - Tacacá
Provando Tacacá no Pará

Se você está passeando em Santarém, não pode deixar de provar as delícias regionais e os pratos paraenses. Abaixo, confira algumas opções de restaurantes para conhecer:

O restaurante Piracema é muito conhecido na região de Santarém, ficando famoso com comida típica do Pará e um tempero próprio delicioso em todos os pratos. Já o La Tasca fica na orla, na rua do imperador, e oferece uma experiência gastronômica completa para quem gosta de pratos diferenciados e comidas típicas do Pará.

O Massabor é o restaurante mais famoso da cidade, com um rodízio de pizza diferenciado, sabores incríveis e ideal para quem gosta de comida italiana, com diversos outros aperitivos para experimentar. Por outro lado, o Bar do Pereco é uma ótima opção para quem procura um bar na orla, servindo salgados, porções de petiscos e bebidas bem geladas.

Se você busca comida caseira, o Nossa Casa é um restaurante com pratos que tem aquele gostinho de casa, de comida de mãe. Ideal para quem quer se alimentar bem, em boas porções e com um preço justo. E por fim, o restaurante Piracaia é uma boa opção na região com self service barato, além de pratos regionais e ser uma forma interessante de conhecer mais da gastronomia local.

O que fazer em Santarém

Bom, agora que você já conhece algumas hospedagens, opções de bares e restaurantes, que tal conferir algumas opções de passeios e atividades na região? Continue a leitura e veja mais informações sobre o que fazer em Santarém, suas atrações e passeios imperdíveis.

Orla de Santarém

Orla de Santarém
Orla de Santarém

Santarém já é conhecida pelas suas paisagens incríveis e hospitalidade com os viajantes. No entanto, quando falamos sobre a Orla de Santarém, o clima é ainda melhor. O local é perfeito para se reunir com amigos, aproveitar a gastronomia local, além de oferecer um espaço com atrações locais e artesanato, por exemplo.

Durante nossos dias em Santarém, tivemos o prazer de passear pela orla algumas vezes e descobrir que a região fica cheia mesmo ao final da tarde. Quando o sol baixa e o calor é mais ameno, as pessoas locais costumam sair para ver o pôr do sol, relaxar e fazer um lanche. E a orla é um lugar perfeito para isso!

Terminal Fluvial Turístico

O Terminal Fluvial Turístico de Santarém fica na orla da cidade e é um ambiente cheio de vida e natureza para quem quer passear bastante. No local, há um grande fluxo de pessoas, principalmente no período do final da tarde, e há uma opção de restaurantes no local, com drinks diferenciados e até mesmo jantares. 

Lá, você pode fazer um passeio de barco no encontro dos rios, pode apreciar a feirinha de artesanato com diversas peças feitas pelos artesãos locais e pode ver o pôr do sol. O ambiente é super legal, então vale a pena separar um final de tarde para sentar, relaxar e curtir o local.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Santarém
Igreja Matriz de Santarém

A Igreja Matriz de Santarém, que é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, é um dos pontos turísticos mais procurados da região. Isso porque esse é um dos edifícios mais antigos da cidade, atrai turistas e moradores das regiões para conhecer um pouco mais da cultura local e os seus arredores. 

Esta igreja está localizada no centrinho de Santarém e sempre fica aberta a visitação e tem diversos períodos de missas. Vale a pena dar uma passada por lá para tirar uma bela foto, conhecer um pouco mais das tradições e história local ou quem sabe participar de uma missa.

Cristo Rei – Centro de Artesanato

O Centro de Artesanato Cristo Rei abriga o trabalho de mais de 600 artesãos locais, e quem passa por lá compra alguma coisa, seja morador ou turista. Dessa forma, você pode visitar e também levar um pouco da cultura de Santarém consigo, seja por meio das pessoas, artesanatos ou alimentos preparados com todo carinho.

Centro Cultural João Fona

Centro Cultural Museu João Fona em Santarém
Centro Cultural Museu João Fona

O Museu e Centro Cultural João Fona é um dos poucos museus da cidade e por isso deve entrar na sua lista do que fazer em Santarém. Construído entre os anos de 1853 e 1868 por um engenheiro local, no museu você pode conhecer um pouco mais da história da cidade. Além disso, você verá exposições que contam sobre outras atividades e funções que aconteceram no mesmo prédio, como a cadeia pública, prefeitura e câmara municipal, por exemplo. 

Museu Dica Frazão

A artesã paraense Dica Frazão, conhecida mundialmente pelas suas obras que retratam a natureza de um jeito diferenciado, deixa seu legado no museu que leva o seu nome. Considerada uma das pessoas mais importantes no ramo da moda amazônica, em seu museu, encontramos uma bela exposição com peças originais e um pouco mais da história do seu trabalho.

Mercadão 2000

Mercadão 2000 - o que fazer em Santarém, PA
Mercadão 2000

O Mercadão 2000 é considerado um ponto turístico de Santarém, pois além de ser a maior feira fixa livre da América Latina atualmente é um espaço cultural. Sendo assim, por lá você encontra uma grande variedade de produtos frescos, muitos deles vindo diretamente da região amazônica, como plantas medicinais, artesanatos, frutas da região e muito mais. Não deixe de passar no local durante a sua viagem!

Praia do Maracanã

A Praia do Maracanã, conhecida pela sua receptividade e ambiente ideal para descansar. É uma praia de areia branca, fina e água doce. Há também uma pequena vila de pescadores, e está cercada por bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da região e muitas outras delícias, como o charutinho, um peixe muito similar a sardinha, que é frito e acompanhado de vinagrete e farofa. O local conta com um mirante que traz uma vista belíssima da praia aos turistas e moradores!

Rio Tapajós Shopping e Paraíso Shopping Center

Além de todos os outros pontos que citamos, se você procura restaurantes para comer algo diferente e lojas para fazer algumas compras, é importante você conhecer o Rio Tapajós Shopping e o Paraíso Shopping Center. Isso porque, esses centros comerciais, apesar de não ser uma atração turística, reunem diversos serviços num só lugar.

O Paraíso Shopping Center proporciona uma experiência de compra completa, além de oferecer diversas atividade para todos os públicos, incluindo atividades divertidas para as crianças e muito mais. Já o Tapajós Shopping conta com lojas de marcas nacionais, restaurantes conhecidos e opções para para a toda a sua família.

Casa do Saulo

Por fim, a Casa do Saulo, comandada pelo famoso chef Saulo Jennings, é um dos principais pontos gastronômicos da cidade. Conta com pratos típicos e um toque diferenciado no sabor, sendo uma das maiores referências da gastronomia amazônica no momento. O restaurantes está localizado na praia do Carapanari e é um dos três restaurantes do chef no Pará. Para ir ao local, você pode aproveitar o tour de bicicleta na região que passa no restaurante. Resumindo: para quem quer uma gastronomia de alta qualidade, esse é o lugar certo!

Alter do Chão

Você já ouviu falar no caribe amazônico? Ou, ainda, na região do Pará que ganhou fama no mundo inteiro, por uma reportagem do jornal The Guardian, pela sua beleza incomparável? Sim, esse lugar é o Alter do Chão. Com praias de rio lindíssimas, água limpa e quentinha, além de uma areia branca como em nenhum lugar do Brasil, ali, você tem uma infinidade de restaurantes, bares e muito mais para explorar.

Para saber mais, assista o nosso vídeo em Alter do Chão feito com todo carinho para quem quer ver a região de perto.

O que fazer em Santarém à noite

Durante a noite em Santarém, você pode desfrutar de algumas atividades agradáveis. Uma opção é caminhar ao longo da orla da cidade, apreciando a brisa noturna e a bela vista do Rio Tapajós. A orla é um local popular para passeios tranquilos e momentos de relaxamento do final da tarde até a noite. Há, também, os shoppings que abrem até tarde na cidade e fica como uma opção para um local climatizado e seguro.

Além disso, você pode explorar os barzinhos e restaurantes da cidade, onde pode saborear pratos regionais deliciosos e experimentar a culinária paraense. Aproveite para degustar os peixes e frutos do mar frescos típicos da região, acompanhados de uma bebida refrescante.

É importante mencionar que a vida noturna em Santarém não é muito agitada, e não há muitas opções de “baladas” ou casas noturnas. A cidade tem um ambiente mais tranquilo e familiar à noite, onde os moradores locais costumam se reunir para socializar em bares e restaurantes.

Quer saber mais sobre Santarém? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Santarém, no Pará, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Perguntas frequentes

O que fazer em Santarém 3 dias?

Em três dias é possível fazer um tour pela cidade, um passeio de barco no encontro dos rios e visitar as praias de Alter do Chão, por exemplo. Veja mais informações.

Quais os atrativos naturais de Santarém?

Os atrativos naturais de Santarém são o encontro dos dias e as praias de Alter do Chão. Veja mais informações.

Qual a melhor época para ir em Santarém?

Santarém é ótima para visitar o ano inteiro, pois há diferentes atrações e principalmente diferentes cenários, mas a melhor época é de julho a janeiro. Veja mais informações.

Como ir de Santarém a Alter do Chão?

O acesso principal é pela PA-370 que liga as duas regiões. Há ônibus, táxis e transfers disponíveis para você fazer esse trajeto caso esteja sem carro. Veja mais informações.

Passeios em Santarém

Descubra as maravilhas de Santarém, no Pará e faça as suas reservas agora mesmo! Não perca a oportunidade de vivenciar experiências únicas e inesquecíveis nessa cidade encantadora. Clicando nos quadros abaixo você terá acesso a uma seleção exclusiva de passeios e atividades, garantindo que sua viagem seja perfeita do início ao fim.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ranyelle
Ranyelle
5 meses atrás

Muito bonito santarem.

Leticia
Leticia
7 meses atrás

Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x