Morar em Jericoacoara: O Sonho de Viver Com o Pé na Areia

por Flávio Mendes

Vila de pescadores isolada em meio às dunas, morar em Jericoacoara torna-se o sonho de muita gente que visita a vila. As ruas de areia, a meia luz a noite, os bares e restaurantes charmosos, chamam a atenção de qualquer um que chega lá.

Jericoacoara fica longe das cidades grandes e está numa área de preservação ambiental. Por isso, ela encanta e seduz quem deseja ter uma vida tranquila, sem correria e com pé na areia. É o que muita gente tem feito ao visitar a vila e decide voltar para lá, como foi o nosso caso.

Portanto, esse post é dedicado a passar para você algumas informações de como morar em Jericoacoara. Além disso, vamos comentar sobre alguns fatos interessantes, casa trabalho e custo de vida.

O que torna Jericoacoara tão especial?

Manguezal em Jericoacoara
Manguezal em Jericoacoara

Já viajamos para alguns lugares no Brasil, muitos deles paraísos naturais, mas Jericoacoara nos chamou muito a atenção. Há algo de especial naquele lugar e acho que o que nos fez gostar mais de lá do que de outros lugares, é o fato de ser uma vila totalmente rústica.

Antes de ir, vi muitos comentários de quem não quer mais voltar e por isso deveríamos tomar cuidado para não se apaixonar. Mas nunca achei que isso fosse acontecer com a gente, afinal tínhamos acabado de nos mudar para Recife depois de morar na Irlanda.

Acredito que o que mais encanta, é o fato de Jericoacoara não possuir pavimentação nas ruas, ou seja, todas as ruas são de areia, assim como o interior de algumas lojas e restaurantes. A vila vive a meia luz pois não possui iluminação urbana e a noite apenas as luzes dos comércios, bares, restaurantes e pousadas é que iluminam a pequena vila.

O especial de Jeri é ser natural, é trazer de cada um o melhor de si através da alegria e gentileza de um povo que te abraça. O encanto do lugar vem da experiência de viver em meio a pessoas boas e em meio a natureza. Coisas básicas que não temos no dia a dia da correria e das cidades grandes que moramos.

Como morar em Jericoacoara

Vila de Jericoacoara a noite
Vila de Jericoacoara a noite

Jeri foi descoberta pelos turistas anos atrás quando foi anunciada em alguns jornais como um paraíso intocado. A partir daí passou a ser muito frequentada por turistas de todos os cantos do mundo.

Hoje a vila é formada por uma mistura de pessoas locais e aquelas que buscavam um lugar para trabalhar longe do caos da cidade, com o pé na areia e ao mesmo tempo aproveitando o tempo vago para a prática de esportes ou apenas sossegar.

Trabalho em Jericoacoara

No geral, as pessoas vão para a vila a turismo, se encantam e acabam voltando para lá. São as pessoas que realizam o sonho de falar “larguei tudo e fui morar em Jericoacoara”. Isso acontece porque conseguir emprego em Jeri é relativamente fácil e muitas vagas são oferecidas para pessoas que não tem experiência na área.

Com certeza o trabalho é uma das primeiras coisas que vem à cabeça, afinal, é necessário ter uma fonte de renda para morar em qualquer lugar. Caso você tenha um trabalho remoto e online, facilita muito, já que pode viver em qualquer lugar.

Quem quer arrumar emprego na vila, pode ficar tranquilo, pois há muitas vagas principalmente em hotéis e pousadas, mas as lojas e restaurantes também têm vagas disponíveis. Por isso, vá com a mente aberta para conseguir um emprego simples se quiser buscar as vagas direto na vila. Para cargos mais específicos e executivos, busque primeiro na internet, entre em contato com as empresas do local e faça entrevista.

Outra forma de ter emprego e morar em Jeri, é com seu próprio negócio. A exemplo disso, você pode investir e abrir uma pousada, loja ou restaurante. Quem é artista, tem habilidades de produzir algo para vender ou prestar serviços, Jeri é um belo lugar para mostrar o seu trabalho aos visitantes e moradores locais.

Casas para morar em Jericoacoara 

Quem quer morar em Jericoacoara já deve ter em seu planejamento a moradia. Achar uma casa para alugar em Jeri não é uma tarefa muito fácil. Portanto, você pode seguir alguns caminhos.

A primeira ideia é procurar casa em Jeri através de sites de venda e aluguel de imóveis como o Zap ou aluguel de temporada como Booking.com. Você pode ir para a vila, ficar numa pousada barata e nesse tempo fazer a busca pela moradia perfeita.

Outro caminho para morar em Jericoacoara é ficar num hotel ou pousada, por isso pesquise as melhores regiões da vila. Pode parecer loucura, mas muitos estabelecimentos oferecem mensalidades para quem quer ficar um tempo maior. Quem quer economizar, pode pensar em morar num hostel em Jericoacoara. Além disso, se você trabalhar numa acomodação, pode ganhar o quarto como parte do seu pagamento.

Pense em morar em Jijoca de Jericoacoara ou na Praia do Preá como possibilidade. Falo isso porque ambas estão a apenas 30 minutos de carro de Jeri. Além disso, a lagoa do paraíso fica em Jijoca e a Praia do Preá é outro paraíso turístico que pode ser mais uma oportunidade de negócio.

Por fim, deixo a possibilidade de fazer um trabalho voluntário. Se você quer ajudar a comunidade, a natureza ou algum estabelecimento, busque por um trabalho voluntário em troca de moradia e alimentação.

Custo de vida em Jericoacoara

Nós já falamos sobre o quanto custa viajar para Jericoacoara num post completo aqui no blog. Embora viajar e viver sejam duas coisas diferentes, indicamos as dicas que moradores locais usam para pagar mais barato.

Bem, estamos falando de uma vila turística em que tudo é normalmente mais caro, mas morando lá você vai saber onde está o caro e barato, o bom e o ruim. Depois de viajar para Jeri, demos várias dicas de como economizar na vila, para você saber os passeios certos, qual transporte pegar e onde comer e beber, por exemplo.

Para alimentação, calcule se vale a pena pegar uma D20 ou carona até Jijoca para fazer suas compras. O valor de ida e volta para Jijoca compensa, já que os supermercados da vila tem preços bem elevados.

O lado bom e o ruim de morar em Jericoacoara

Redes-da-Lagoa-do-Paraiso
Redes na Lagoa do Paraíso

Para saber se vale a pena morar em Jericoacoara é preciso colocar várias coisas na balança. Contudo, deixo aqui alguns fatores importantes que podem fazer a diferença na sua decisão.

Abaixo as nossas visões do lado bom de morar em Jericoacoara:

  • Já falamos sobre o paraíso que a região é e sobre a natureza do local;
  • Andar o tempo todo com o pé da areia e sentir uma conexão com a natureza não tem preço;
  • Jeri tem uma grande variedade de preços, que vão dos mais altos aos mais baixos;
  • Custo baixo das refeições em restaurantes que têm PF a partir de R$20;
  • Facilidade de encontrar trabalho, mesmo fora da sua área.

Aqui está o lado ruim de morar em Jericoacoara:

  • A saúde pública em Jericoacoara é bem precária, pois só tem um posto de saúde e o médico não está lá todos os dias;
  • Não há bancos na vila, apenas os correios e saque limitado num caixa de supermercado;
  • Falta uma delegacia eficiente em caso de algo grave que seja necessário fazer um B.O.;
  • No geral, o custo de vida é alto;
  • A vila depende totalmente do turismo, então imagina como ficou durante a pandemia.

O dia que quase morei em Jericoacoara

Lagoa-do-Paraiso-Jericoacoara
Mergulho em Jericoacoara

Depois de uns 4 dias em Jeri, acordando e pisando na areia logo cedo, olhando dunas e aquele sol, tivemos a louca ideia de morar em Jericoacoara. Chegamos a procurar casas para alugar e até conseguimos uma entrevista de emprego.

Nossa ideia foi por água abaixo e resolvemos desistir quando percebemos que tínhamos várias passagens compradas e coisas a resolver. Além disso, o serviço bancário dos correios estava indisponível e sacar dinheiro no mercadinho ficava impossível, já que o limite é baixo e tem taxas.

Queríamos fazer algo sem planejamento, que na verdade nos daria muito mais prejuízo do que imaginávamos. Ficamos muito tristes, mas por outro lado, determinados a voltar para morar em Jericoacoara com tudo organizado. Quem sabe já chegar com um emprego garantido no paraíso.

As aulas de kitesurf também estão na lista, assim como as aulas de windsurf. Com todas as pessoas que conversamos, donos de bares e pousadas, pudemos ver a satisfação de todos em viver e trabalhar lá. Trabalha-se com menos stress e você tem bastante tempo vago para curtir a região.

Passeios em Jericoacoara

Se você for a turismo ou a passeio, recomendamos alguns passeios e meios de chegar e sair de Jeri. Veja abaixo o que a Civitatis, nossa parceira de confiança, oferece em Jericoacoara.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
28 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Melissa
Melissa
10 meses atrás

Gostaria de saber como uma pessoa que mora jijoca faz para ir todo dia para o trabalho na vila. Deve ter algum transporte público e barato. Mas procurando na Internet não encontro essa informação.

Andressa Silva
Admin
9 meses atrás
Responder para  Melissa

Oi Melissa, o pessoal usa as D20 mesmo que eu vi!
No entanto, acredito que os moradores locais pagam uma tarifa mais barata que os turistas.
Abraços.

Majoria Soares
Majoria Soares
1 ano atrás

Obrigada por compartilhar essas informações, muito úteis

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Majoria Soares

Oi Majoria. Obrigada você por acessar nosso blog! Esperamos te ver nas redes sociais.. Abraços.

Rose
Rose
1 ano atrás

Fui em janeiro desse ano e estou pensando em abandonar tudo e ir morar lá…queria mais dicas contigo

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Rose

Oi Rose, que bom que pode conhecer como é a região primeiro. Agora é entrar em contato com as pessoas que conheceu por lá, bem como as empresas se pensa em trabalhar. Estamos na torcida para dar tudo certo. Abraços.

SABRINA
SABRINA
1 ano atrás

Obrigada pela contribuição… estou procurando uma opção para mudar do sul…

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  SABRINA

Oi Sabrina, que bacana!! Espero que dê tudo certo e você tenha muito sucesso. Abraços.

Daniela
Daniela
1 ano atrás

Olá 👋 será que no meu caso,seria fácil arrumar um trampo na minha area…sou costureira trabalho na fabricação de capas de violão,mas tenho experiência em cozinha industrial e tbm já fui babá como tbm doméstica…ah sou cabeleireira e manicure.
Me chamo Daniela e tô pensando seriamente em apertar o botão do f***!
Mas não sei por onde começar

Última edição em 1 ano atrás by Daniela
Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Daniela

Oi Daniela, haja coragem! Mas super apoio… Acho interessante você começar a obter mais informações sobre vagas de trabalho por lá, acessar os sites das empresas locais por exemplo e ver as vagas. Espero que dê tudo certo. Abraços!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

28
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x