Copacabana, na Bolívia – A cidade sagrada dos Incas

por Andressa Silva
Copacabana na Bolívia

A cidade de Copacabana, na Bolívia, foi um dos lugares sagrados para os Incas e está localizada às margens do Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Além dessas particularidades, essa pequena cidade boliviana foi inspiração para a Copacabana brasileira.

Neste post, vamos te apresentar Copacabana e região, para você conhecer sua história, cultura, costumes e atrações. Além disso, você terá dicas para visitar a região, fazer passeios e se hospedar no melhor ponto da cidade. Vamos lá?

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para América do Sul?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

História de Copacabana, na Bolívia

Lago Titicaca - Copacabana na Bolívia
Lago Titicaca

Ao que se tem conhecimento, a região de Copacabana, na Bolívia, era local de moradia dos  Aymaras, que são povos indígenas de toda região andina, até a chegada de um grupo que ali se formou o Império Inca.

O local que hoje conhecemos como Isla del Sol, a maior do Lago Titicaca, era na verdade a chamada Isla Titicaca, local onde o império inca foi criado. A partir dali, Manco Capac e Mama Ocllo foram enviados para fundar a cidade de Cusco, formando a ilha num santuário e oráculo.

Por causa disso, toda região era considerada sagrada pelos Incas, mas com a chegada dos espanhóis tudo mudou. A cidade que antes era chamada de Kapa Kahuana na língua quíchua, virou Copacabana na língua espanhola.

Além disso, a colonização mudou a religião, fazendo com que o catolicismo fosse a principal religião. O neto de Manco Cápac, tinha grande admiração pelas figuras religiosas dos espanhóis e decidiu reproduzir uma estátua da Santíssima Virgem Maria. 

Depois de algumas tentativas sem sucesso, ele conseguiu reproduzir uma perfeita que foi colocada em Copacabana como protetora da cidade. Até hoje a Virgem de Copacabana está na catedral da cidade e é venerada como a protetora da Bolívia e pessoas de todos os lugares vão em procissão até a cidade.

O mais legal é que a religiosidade da região tem uma mistura de crenças, cultura e costumes das tribos indígenas, dos incas e dos europeus, fazendo de Copacabana um lugar único.

Como chegar a Copacabana

Copacabana está localizada a 150 km de La Paz, a principal cidade da Bolívia, e por causa disso, oferece diversas formas de acesso. Veja algumas opções para chegar em Copacabana, na Bolívia. 

Avião: Em Copacabana você não vai encontrar aeroporto, mas sim em La Paz que está a apenas 3h30 minutos de viagem de carro.

Excursão: Existe uma grande variedade de excursões que partem de La Paz todos os dias. Outra opção é o passeio a partir de Puno, no Peru. 

Ônibus: As principais empresas de ônibus que fazem a rota para Copacabana são a Vicuna, Tranzela e Trans Titicaca.

Carro: Você pode alugar um carro para viajar pela Bolívia e ter mais liberdade. Para isso, acesse o site da Rentcars aqui no blog e verifique os melhores preços, carros e locais disponíveis para retirada e entrega.

A rota de transporte terrestre acontece em 3 etapas. A primeira é feita até o estreito de Tiquina, que separa San Pablo e San Pedro. Depois você vai pegar um barco ou balsa e depois continuar a viagem terrestre até Copacabana. 

Se você for de ônibus tem que desembarcar, comprar o bilhete do barco que custa 2 BOB e esperar o ônibus do outro lado que atravessa numa balsa. Fique de olho na placa do ônibus para não entrar no veículo errado.

Se for de carro pode fazer a travessia na balsa, mas dependendo da quantidade de pessoas nem todas poderão ir na balsa. Essa balsa da travessia é bem pequena, vai com apenas 2 veículos e é empurrada por uma vara de madeira à mão.

Todo esse processo de travessia leva de 30 minutos a 1 horas, dependendo do fluxo de carros que tem para atravessar. O barco que atravessa com as pessoas leva cerca de 5 minutos.

Onde ficar – Hotel em Copacabana

Vista a partir do Hostal Las Olas
Vista a partir do Hostal Las Olas

Nossa visita a Copacabana foi mais completa por causa da ótima hospedagem e por isso quero recomendar a todos os viajantes que vão até a cidade sagrada dos incas. 

Nós ficamos no Hostal Las Olas, um lugar quase mágico no meio da cidade de Copacabana, na Bolívia. Falo isso porque a estrutura deste hotel é completamente diferente de tudo que já vi e a localização é sem igual, aos pés do Cerro Calvário.

Cada cabine tem uma decoração única, formatos exóticos e nomes particulares. Nós, por exemplo, ficamos na Suíte 6 – “Las Olas” com detalhes de conchas e design de ondas. Há outras suítes chamadas de rocha, sol, tartaruga e caracol, por exemplo, com suas particularidades e detalhes.

O mais importante é que todas oferecem espaços confortáveis e diversas comodidades. Cada cabine tem uma varanda particular que conta com mesa, cadeiras e redes para relaxar assistindo ao pôr do sol com a vista do Lago Titicaca. 

Mas se ficar frio, há cadeiras internas bem ao lado da lareira aconchegante. Tudo fica ainda mais confortável com a pequena cozinha onde dá preparar um chá ou café (disponível gratuitamente) e onde servem o café da manhã todos os dias.

A experiência ficou ainda mais completa com as alpacas que vivem na região do hotel. Elas passam o dia passeando pelos jardins e podem ser suas vizinhas. Nós tivemos a sorte de ter um momento para alimentá-las e você pode fazer o mesmo!

Acesse mais informações, fotos e detalhes do Hostal Las Olas. Veja os preços de acordo com as datas da sua viagem para ter uma experiência fantástica como essa. No Booking.com você pode ver opções para todas as suas viagens e fazer parte do programa de descontos e vantagens.

Onde comer e beber em Copacabana

Você vai encontrar muitos restaurantes espalhados pela cidade, mas na Av 6 de agosto a concentração é maior. Essa região tem locais bem recomendados e opções variadas que vão desde os pratos mais racionais da culinária boliviana, até pratos internacionais como hambúrgueres e pizzas.

Antes de entrar nesses restaurantes, recomendo que verifique algumas avaliações no google maps, por exemplo. A grande maioria dos restaurantes dessa região tem avaliações negativas e notas abaixo de 4,0, então vale a pena dar uma verificada antes de entrar em qualquer lugar. 

Um dos locais que nós conhecemos foi o restaurante Mauraz que oferece menu diário com entrada, prato principal e sobremesa. A comida é saborosa, os preços baixos e a variedade é boa. Outro lugar bem recomendado é o restaurante Ali na mesma avenida. 

Na Av 16 de Julio, você vai encontrar duas boas cafeterias que são a Pit Stop e a Baguette about it, onde você encontra lanches e sucos deliciosos. Outra localidade com muitas opções de restaurantes é a Av Costanera, de frente a praia. Nesta parte, os melhores locais são o Kiosco #20 e o Kiosco #12. 

O que fazer em Copacabana

Agora que você já tem diversas dicas para fazer uma viagem tranquila a Copacabana, é hora de saber o que fazer pela cidade e onde ficam os melhores pontos turísticos.

Como a cidade é pequena, dá para fazer tudo caminhando, mas se você quiser explorar alguns locais mais distantes, pode pegar uma van que serve de transporte local ou táxi.

Basílica de Nossa Senhora de Copacabana

Basílica de Nossa Senhora de Copacabana
Basílica de Nossa Senhora de Copacabana

A Basílica de Nossa Senhora de Copacabana é o principal ponto para você conhecer em Copacabana. Isso porque é lá que fica a imagem original de Nossa Senhora de Copacabana feita pelo neto de Manco Capac, o primeiro imperador inca.

A imagem de Nossa Senhora de Copacabana é a padroeira da Bolívia, então o local é sagrado para todo o país, onde milhares de pessoas vão em peregrinação para venerar a virgem.

Além disso, é importante saber que a igreja foi construída em 1550 e reconstruída, no que vemos hoje, a partir de 1601. Ela faz parte de um conjunto religioso junto com a Capela das Velas, o Arco de las Tres Cruces e muitos outros espaços internos. A decoração e muitos detalhes tem estilos europeus, indígenas e incas. 

No pátio de frente a igreja acontece a bênção dos carros, onde padres abençoam carros de pessoas vindas de todas as partes da Bolívia e Peru em busca de proteção e sorte na vida. 

  • Ingresso: Gratuito
  • Horário: Aberto das 6h às 21h. As missas acontecem de segunda a quinta às 9h e 11h, sexta às 9h, 11h e 18h, sábado às 7h, 9h, 11h, 16h, 17h30 e 18h, e domingo às 7h, 9h, 10h, e 11h. A Bênção das Mobilidades acontece de segunda a sexta das 10h e às 14h30, sábado, domingo e feriado acontece às 9h, 11h, 14h30 e 16h30. 

Plaza 2 de Febrero

Bendição de carros em Copacabana na bolívia
Bendição de carros na Praça de Copacabana

De frente a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana você vai ver a Plaza 2 de Febrero. Colado com os muros da igreja há uma feirinha com muitas barracas. Algumas vendem artigos religiosos como terços e medalhinhas, por exemplo, e outras vendem artigos para a benção dos carros. 

Atravessando a rua a feirinha é de presentes e lembranças de Copacabana e da Bolívia de forma geral. Aqui você pode comprar tecidos, bolsas, chaveiros e tantos outros tipos de presentes que representam o país. 

Na parte central da praça há monumentos e um letreiro de Copacabana ótimo para fazer fotos. Além disso, você pode relaxar e tomar um refresco vendido pelos ambulantes da região.

  • Ingresso: Gratuito
  • Horário: 24h

Playa de Copacabana

Copacabana na Bolívia
Copacabana na Bolívia

A Playa de Copacabana no Lago Titicaca oferece diversas atividades como passeios de barco, caiaque e brinquedos infláveis no estilo banana boat que custa 10 BOB por pessoa.

Infelizmente a praia não pareceu própria para banhos, apesar de não ter placas indicando, mas tinha bastante lixo e esgoto escorrendo para o lago. Também não tinha ninguém tomando banho no lago, pelo menos na região onde ficam os barcos e os brinquedos e acredito que porque é sempre frio.

Na Av. Costanera, de frente a praia, você vai ver uma série de restaurantes/quiosques. Neles, a trucha é o prato principal, um peixe de água doce da região. os Kiosco #20 e o Kiosco #12 são os melhores avaliados.

Além disso, você vai ver diversos bares e restaurantes, ou seja, você pode fazer uma pausa, tomar uma cerveja e admirar a vista do maior lago navegável do mundo.

  • Ingresso: Gratuito
  • Horário: 24h

Intikala – El Asiento del Inca

Monumeto Inca em Copacabana na Bolívia
Monumeto Inca

Esse ponto turístico é um dos únicos vestígios deixados pelos incas em Copacabana. No local você vai ver um espaço que servia como uma espécie de tribunal inca com pedras esculpidas em forma de assentos um de frente para o outro. 

Você terá a oportunidade de ver quatro estruturas que são chamadas de Intinqala – que quer dizer Pedra do Sol, La Piedra Sillar, o Trono Inca e o Altar Propiciatório.

O local é todo fechado com grades, então a visita é de contemplação pela parte de fora, ou seja, na rua. Apesar disso, é bem interessante para observar e ver um pedaço da história da região.

  • Ingresso: Gratuito
  • Horário: 24h

La Horca del Inca – Pachataka

Outro sítio arqueológico que você vai encontrar em Copacabana é o Pachataka, mais conhecido como La Horca del Inca, pois assim foi nomeado pelos espanhóis. O local que também é chamado de Mirador del Inca porque fica num morro onde é possível ver o Lago Titicaca, a cidade e até mesmo as ilhas da região. 

Na realidade esse local foi construído antes mesmo dos incas e servia como local de observação astronômica. Há dois blocos de pedra um de frente ao outro que eram usados para observar o céu e a lua, prever eclipses e determinar as estações. 

  • Ingresso: 10 BOB
  • Horário: aberto todos os dias das 8h às 18h.

Mercado de Copacabana

Rua do Mercado de Copacabana
Rua do Mercado de Copacabana

O Mercado de Copacabana é mais um local bacana para visitar se você quer conhecer um pouco mais da cultura e costumes locais. O mercado em si é pequeno e vende diversos tipos de frutas e verduras, mas o mais legal é a parte de fora que fica super movimentada durante o dia todo. 

Na área externa o comércio é bem forte e vende de tudo um pouco. Há carrinhos de comida, frutas e verduras, muitas barracas que vendem as tradicionais pipocas bolivianas, lojas de artesanato, roupas, calçados e tudo que você imaginar.

Durante a noite, nós também demos uma caminhada pela região do mercado e tudo continuava bem movimentado, só que dessa vez, havia muitas barracas de comida. 

  • Ingresso: Gratuito
  • Horário: aberto todos os dias das 8h às 18h.

Cerro El Calvário

O Cerro El Calvário é o morro e ponto mais alto de Copacabana, na Bolívia. O local além de um belo ponto de observação da cidade e do Lago Titicaca, principalmente no pôr do sol, é ponto de peregrinação. 

Todos os anos, durante a Semana Santa e nas festas de Nossa Senhora de Copacabana, as pessoas sobem o morro com pedras. Essas pedras vão sendo deixadas no meio do caminho nas 14 estações da Via Crucis, pois representam os males e pecados. 

  • Ingresso: Gratuito
  • Horário: 24h

Monumentos Incas em Copacabana

Cara del Inca em Copacabana na Bolívia
Cara del Inca em Copacabana

A cidade de Copacabana, no período pré colombiano, foi dominado pelo império inca e por isso é possível encontrar alguns locais que homenageiam e representando imperadores e povos desse período. 

  • Cara del Inca: Monumento de um rosto inca talhado numa pedra enorme. 
  • Inca sentado: Esse monumento é uma estátua de um inca sentado, representando a cultura e história do povo inca na região.
  • Manco Kapac: Na junção da Av 16 de Julio e a Ruta nacional 2, você vai encontrar uma estátua do primeiro imperador inca.
  • Manco Kapac y Mama Ocllo: de frente a praia de Copacabana, na Bolívia, você vai ser um grande monumento aos fundadores do império inca. As estátuas de Manco Kapac e Mama Ocllo têm incríveis 5 metros.

Passeios a partir de Copacabana

Ao visitar a cidade de Copacabana, na Bolívia, se programe para fazer alguns passeios. Isso inclui as incríveis ilhas do Lago Titicaca, praias, morros e comunidades da região. Veja algumas dicas e sugestões a seguir:

Lago Titicaca

Isla del Sol
Isla del Sol

Como você já sabe, Copacabana está às margens do Lago Titicaca, o maior lago navegável do mundo, numa altitude de mais de 3.800 acima do nível do mar. Esse lago é um dos grandes destaques da Bolívia, junto com o Salar de Uyuni. Ele tem diversas histórias, mas a principal é que para a religiosidade inca, foi lá que nasceu o sol e a lua, dois deuses ancestrais e onde o mundo começou.

No lago você pode fazer um passeio de catamarã, ir até a Isla del Sol para fazer uma caminhada e conhecer sítios arqueológicos como nós fizemos ou até mesmo pode dormir na ilha e aproveitar melhor.

Outra ilha famosa no Lago Titicaca é a Isla de la Luna, onde você pode fazer um passeio mais completo pela região. Por fim, há também as ilhas flutuantes de Uros, onde pessoas vivem de forma sobre esteiras de junco.

Península de Yampupata

A Península de Yampupata está localizada ao norte de Copacabana e você pode visitar indo de carro ou fazendo uma caminhada. São 17km de distância e a caminhada deve ser feita em 4 horas. 

Durante o caminho você vai passar por algumas montanhas que vão proporcionar belas vistas das praias e comunidades tradicionais. 

Não deixe de visitar a Playa Blanca de Yampupata e ir até um dos restaurantes flutuantes. Se durante a sua visita tiver barco disponível, você pode ir até a Isla del Sol, pois é bem próximo e quem sabe dormir lá para fazer a trilha até a parte norte no dia seguinte. 

Seguro viagem para Bolívia 

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem na América do Sul, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos como extravio de malas e atraso no voo.  é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em Copacabana, Bolívia

Agora que você já sabe o que fazer em Copacabana e conhece os melhores pontos turísticos da cidade, já pode se programar e fazer as malas! Para te dar uma força a mais, quero deixar vários passeios para você fazer em Copacabana e região. 

Com eles seu tempo será melhor aproveitado e você ainda verá um guia sempre ao seu lado para passar todas as informações necessárias. Veja algumas opções:

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x