Se você gosta de conhecer novos sabores e se deliciar com a diversidade gastronômica de outros países, chegou a hora de conhecer as comidas típicas do Paraguai. Afinal, nem só de compras e atrações vivem os turistas que visitam o país: a riqueza de temperos e sabores é uma marca registrada do nosso vizinho.
Então, conheça os 10 melhores pratos salgados típicos do Paraguai e de quebra, descubra as sobremesas e bebidas que mais se destacam neste paraíso cultural culinário. Embarque nessa aventura com a gente e acompanhe este artigo recheado de delícias!
Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Neste post você vai ver:
- Ingredientes usados nas comidas típicas do Paraguai
- Melhores comidas típicas do Paraguai
- Doces típicos do Paraguai
- Bebidas típicas do Paraguai
- Vídeo da nossa viagem ao Paraguai
- Seguro viagem no Paraguai
- Passeios no Paraguai
Ingredientes usados nas comidas típicas do Paraguai
Cada prato entre as comidas típicas do Paraguai carrega um pouco da história e da cultura local. Isso porque há diversos ingredientes, que juntos, compõem um cardápio capaz de agradar a todos os gostos.
A gastronomia paraguaia traz influências colombiana da sua preexistência, indígena com os guaranis locais e espanhola pela sua colonização. Sem falar que a maioria dos ingredientes vem das atividades agrícola e pecuária, sendo os principais: milho, mandioca, amendoim e carnes bovinas, suínas e frango.
Um dos destaques é a massa crocante de mandioca chamada Beiju, que tem grande influência indígena e também é conhecida em algumas regiões brasileiras. Outro destaque fica para as frutas da região que você pode conhecer ao visitar o Mercado Central de Abasto, por exemplo.
Por fim, podemos dizer que no geral, os ingredientes são parecidos com os nossos, porém as misturas e modos de preparo são bem diferentes. Vale a pena se programar e provar diversos pratos locais durante sua viagem para o Paraguai.
10 Melhores Comidas Típicas do Paraguai
Agora que você conheceu os principais ingredientes do cardápio paraguaio, chegou a hora da verdade! Conheça a seguir as 10 melhores comidas típicas do Paraguai e descubra o que não pode faltar no seu turismo gastronômico!
1 – Chipa – A mais conhecida entre as comidas típicas do Paraguai
Chipa é um pãozinho paraguaio feito com polvilho, queijo, ovos e outros ingredientes, sendo bem parecido com o nosso conhecido pão de queijo. O sabor é leve e saboroso, e por isso pode ser encontrado em padarias, como comida de rua, em cafeterias e nos hotéis.
Sendo assim, podemos dizer que é um lanche gostoso e pode ser consumido em qualquer hora do dia. Nós provamos a Chipa logo que chegamos em Ciudad del este, durante o café da manhã do hotel e vimos ser vendidos em diversos locais, inclusive com vendedores ambulantes na rodoviária, por exemplo.
2 – Lomito – O lanche preferido entre as comidas típicas do Paraguai
O lomito é como se fosse o lanche nacional do Paraguai e dos países vizinhos. Tanto que esse sanduíche é bem popular no Paraguai, na Argentina e em outros países sul americanos.
A gente viu muitos locais que vendem lomito parecido com o shawarma, sanduíche tradicional na culinária árabe, que então passa a ser o lomito árabe. Nesse caso, o pão é fino, como um wrap, com uma carne bem fininha de porco ou de gado, mais uma fatia de queijo, alface, tomate e presunto.
Quando nós provamos, pedimos o lomito no pão de hambúrguer, que também é uma delícia. O recheio é o mesmo, mas tivemos um ovo frito e maioneses adicional, que acabou dando um toque a mais de sabor.
Você vai encontrar em várias lanchonetes, comida de rua e em lomiterias. Na cidade de Assunção, por exemplo, há muitos carrinhos de rua com placas enormes de lomiteria, onde preparam apenas lomitos com suas variações.
3 – Asado Paraguayo – O mais apreciado entre comidas típicas do Paraguai
O Asado Paraguayo é também conhecido como churrasco, uma comida tradicional dos domingos no Paraguai e também aqui no sul do Brasil. Todo o país se destaca pela produção de carne vermelha, sobretudo na região do Chaco Paraguaio.
A grande diferença do asado paraguaio para outros churrascos são os acompanhamentos: ao invés da maionese, pão e salada brasileiros, lá as pessoas comem a carne com sopa paraguaya, chipa guazú e mandioca cozida, por exemplo.
Para provar o bom churrasco paraguaio, você pode ir a um dos diversos restaurantes espalhados pelas principais cidades. A qualidade das carnes são ótimas e o sabor inigualável.
4 – Sopa Paraguaya
Embora tenha o nome de sopa Paraguaya, esse prato não é bem uma sopa, mas segundo a história, já foi uma sopa um dia. Trata-se na verdade de um bolo salgado de milho com queijo e pode ser recheado com carne ou outros ingredientes.
Segundo a história local, o prato era tradicionalmente uma das sopas preferidas do então presidente Solano López, mas foi esquecido no fogo por sua cozinheira e ganhou uma textura parecida com a polenta.
Esse foi um “erro” que deu certo, já que o presidente gostou do prato e ele acabou ficando popular no país e por isso é fácil de encontrar.
5 – Payaguá Mascada
O payaguá mascada é uma espécie de croquete frito com formato e aparência de carne de hambúrguer, mas na verdade tem mandioca, carne moída, cebolinha e vários temperos.
Ao provar, percebi que a parte de fora é crocante, mas por dentro é bem macio e suculento. Também tem um pouco do saber de cominho que se destaca ao final, junto com uma ele pimenta.
O legal desse prato é que você pode pedir um, dois ou uma porção dos bolinhos, pois ele é um prato completo por si só e normalmente não vem com acompanhamentos.
Por fim, vale comentar que esse croquete também é conhecido como lampreado ou lambreado, pois foi um prato modificado de uma receita indígena antiga. É um petisco típico no ano todo, mas ganha destaque especial nas festas de São João.
6 – Batiburrillo
Esse prato tem grandes influências espanholas, pois é original de lá, mas por causa da colonização, acabou fazendo parte dos pratos típicos do Paraguai. Estamos falando de um cozido feito de miúdos de porco, ovelha e cabra ensopados com um caldo bem temperado de vinho tinto, tomate, pimentão e cebolas.
A forma mais tradicional que você verá será numa panelinha de barro com um pedaço de mandioca para acompanhar, que normalmente serve como prato principal. Uma delícia!
7 – Chipa Guazú
A chipa guazú é um prato de aspecto parecido com a sopa paraguaia, mas é assado ao invés de cozido. Tem grande influência guarani, já que “chipa” significa “pão”, e “guazú” significa “grande”.
A receita tem milho, queijo e ovos e quando fica pronto, pode servir tanto quente como frio. Normalmente é um bom acompanhamento para cozidos, assados, carnes e milanesas.
A chipa guazú é uma comida mais forte, sendo mais adequada para comer no almoço ou jantar. No entanto, a primeira vez que provamos foi no café da manhã do hotel em Assunção.
Pelo que percebi, existem diversos tipos de chipas guazú, mas o mais comum mesmo é com queijo. Algumas vezes é mais molhadinho e tem pedaços de milho, o que dá um sabor ainda mais especial.
8 – Vori vori
Vori vori é uma sopa tradicional feita com bolinhas de farinha de milho, que dá o nome ao prato, caldo grosso com bastante tempero, tomate, cebola e pimentão. Também tem carne bovina ou de frango e caldo dos ossos para dar mais sabor.
Além dessa sopa também o Puchero, que é uma sopa de carne com bolinhas e tem o caldo um pouco mais ralo que a vori vori.
9 – Pira Caldo
O pira caldo é uma sopa de caldo grosso que leva peixe, coentro picado e queijo, ou seja, é perfumado, saboroso e bem temperado. O prato surgiu logo após a Guerra da Tríplice Aliança, como uma solução para a escassez de alimentos que surgiu em consequência do conflito.
10 – Guiso Popó
O guiso popó é um prato típico das heranças guaranis e é parecido com a nossa famosa galinhada. E assim como a gente, os paraguaios normalmente tem o guiso popó como um prato principal para almoço, por exemplo, porque tem muitos nutrientes e sustenta bastante tempo.
A receita é um guisado com caldo grosso, preparado com arroz, frango, pimenta, alho-poró e outros temperos. Além da versão tradicional com frango, as pessoas locais também preparam com carne bovina.
Comidas típicas do Paraguai – Doces e Sobremesas
Depois de tantos pratos salgados, chegou a hora de adoçar a vida com as cinco melhores sobremesas que fazem parte das comidas típicas do Paraguai. Elas são uma delícia e vão cair super bem depois do seu almoço, jantar ou no final da tarde numa cafeteria local. Vamos lá!
Koserevá e Dulce de Mamón
O Koserevá é um doce tradicional feito com a casca endurecida da laranja e às vezes com laranjas muito maduras também. Também vai melado de cana, cravo e um pouco de açúcar, resultando em uma compota com sabor um pouco agridoce que pode ser servida com chantilly ou queijo cremoso.
Já o Dulce de Mamón, doce de mamão em português, é igual ao nosso, feito com mamão, açúcar e cravos para finalizar. Um doce tradicional, simples e saboroso. Apesar da singularidade, é um doce bastante consumido e popular no Paraguai.
Kaguyjy
O Kaguyjy é um prato tradicional feito do milho branco, bem parecido com a nossa canjica, mas feito com um milho branco grande, que é bem específico da região e é chamado “locro”.
O cozimento é feito com água, açúcar e um ingrediente natural à base de cinzas, que confere um sabor único e suave à sobremesa. Você tem que provar essa sobremesa exótica e saborosa, pois vai se surpreender.
Kivevé
Por fim, temos o Kivevé, que é um purê de abóbora doce, geralmente feito com a cabotiá, cozido com farinha de milho, queijo e açúcar. Tem um sabor característico e saboroso, pode ser servido sozinho ou com leite.
A textura pode variar um pouco, sendo mais consistente como o próprio purê ou às vezes mais mole, como um pirão ou uma polenta mole. Você vai encontrar o doce em muitos lugares.
Crema de Leche ou Crema Paraguaya
Essa sobremesa é simples e saborosa, consiste em uma espécie de pudim de leite bem cremoso com calda de caramelo por cima. Também leva o nome de Crema Paraguaya, já que a sobremesa é uma comida típica do país.
Na receita as pessoas locais adicionam amido de milho, leite e açúcar. Além disso, um toque a mais de sabor vem da casca de limão, baunilha e pau de canela que é adicionado durante a fervura do leite.
Bebidas típicas do Paraguai
Para encerrar nosso passeio pelas delícias culinárias do Paraguai, não podemos deixar de falar das bebidas típicas. Até porque, se você visitar o país no calor, não tem como aproveitar bem o passeio sem se refrescar.
Tereré
O tereré é uma bebida típica do Paraguai, que é conhecida pela agricultura forte da erva mate. Também é popular em regiões mais quentes do Brasil e a forma de preparo é a mesma daqui, com erva mate, água gelada e uma cuia de madeira com a bomba para servir.
Essa bebida também pode ser preparada com suco de frutas, o que é bem popular para variar o seu sabor. Você vai ver as pessoas com suas garrafas o tempo todo, seja com a bebida fria ou quente, como vou falar a seguir.
Mate quente
O mate é a versão quente do tereré, bastante consumido no inverno paraguaio, mas também nos dias de verão e calor para estabelecer a temperatura corporal. Segue o mesmo modo de preparo do tereré, mas ao invés da água gelada leva água fervida.
Tanto o mate quente como o tereré são bebidas sociais, geralmente servidas em uma roda de conversa e diversão. Mas você vai perceber que as pessoas levam suas garrafas para todos os cantos e tem sempre um copinho na mão.
Que tal preparar seu próprio Tereré ou Mate Quente e se sentir em terras paraguaias?! Veja o que separamos para você comprar e se deliciar:
Cocido Paraguayo ou Cocido Quemado
Mais uma bebida muito popular no país é o Cocido Paraguayo, feito com a mesma erva do Tereré. Esse tipo de chá representa o país como nenhum outro, pois é frequentemente encontrado em cafeterias e restaurantes em todas as cidades.
Vale comentar que existe uma variedade chamada de Cocido Quemado, pois a erva e o açúcar são queimados com carvão antes de fazer a infusão com água quente para fazer o chá.
Coquito
O coquito é um coquetel doce e alcoólico bem tradicional no Paraguai, apreciado por seu sabor e textura cremosa. Isso porque ele é feito com leite de coco, açúcar, gema de ovos e rum, finalizado com essência de baunilha e um toque de noz-moscada em pó.
Carrulim
O Carrulim é uma bebida típica da herança indígena paraguaia e cheia de misticismo. Segundo a lenda local, o mês de agosto era um mês ruim, cheio de doenças e seca. A bebida então feita como um símbolo de sorte, traz saúde e energias positivas para o mês.
Alguns índios mais tradicionais produziam o coquetel até um mês antes para ficar no sabor perfeito para ser bebido no início de agosto. O nome da bebida é basicamente a junção do nome de seus ingredientes:
- caña blanca (cachaça de cana)
- Folhas de arruda grande
- Limões
E aí, gostou de conhecer as comidas típicas do Paraguai, sobremesas e bebidas? Quando for conhecer os pontos turísticos do país vizinho, não deixe de completar o seu passeio escolhendo os seus preferidos para provar! Afinal, um passeio turístico sem aquela passadinha para apreciar a culinária local não fica completo, não é mesmo?
Quer saber mais sobre as Comidas Típicas do Paraguai? Assista nosso vídeo!
Durante nossos dias no Paraguai, gravamos muita coisa legal para o canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita pela região. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!
Seguro viagem do Paraguai
Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem na América do Sul, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.
Um seguro viagem te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos como extravio de malas e atraso no voo. Então é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.
Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!
Passeios no Paraguai
Com todas as informações sobre Assunção, você já pode fazer suas reservas e começar a organizar sua viagem. Para te dar uma força a mais, queremos deixar algumas dicas de passeios que vão te encantar. Com eles você poderá explorar o país como ninguém e ainda poderá ir além, conhecendo outras praias da região.