O que fazer em Assunção, a capital do Paraguai

por Andressa Silva
Museu Panteão Nacional dos Heróis

A capital do Paraguai é recheada de atrações turísticas, tem uma vida noturna agitada e conta com espaços culturais e museus que revelam mais sobre a cidade. Por isso, neste post vamos falar o que fazer em Assunção e explorar os melhores lugares para visitar. 

Além disso, você também vai ver nossas dicas e informações sobre a viagem ao Paraguai e a Assunção. Temas como hospedagem, transporte para chegar na cidade, passeios na região e muito mais, serão abordados. Vamos lá?! 

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para América do Sul?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

O que fazer em Assunção no Centro histórico

Sem mais demoras, vamos ao que importa que é falar sobre o que fazer em Assunção. Para começar, quero deixar as dicas e atrações do centro histórico, onde você vai poder conhecer pontos importantes como o Panteão dos Heróis e o Palácio López, por exemplo.

Se você quiser uma ajuda extra, pode fazer um city tour em grupo ou quem sabe um passeio privado para ter informações ainda mais completas.

Palácio de López

Palácio de López
Palácio de López

Esse é o principal ponto turístico de Assunção e tem que entrar na sua lista de atividades pela cidade. No entanto, é um ponto turístico contemplativo, pois o local é a sede do governo e local onde estão as gabinetes presidenciais.

Sua construção aconteceu entre 1857 e 1867 a pedido de Francisco Solano López, que acabou nunca morando no local por causa da Guerra da Tríplice Aliança que interrompeu a obra. 

Quando nós fomos ao Palácio de los López, havia uma grande quantidade de oficiais do exército que faziam a proteção da área. Além disso, estava acontecendo a organização de algum evento, pois havia um palco sendo montado. Então acredito que a quantidade de seguranças estava redobrada. 

Por causa disso tudo, não é possível fazer filmagens do prédio (pelo menos com câmera) e não é possível chegar muito perto, ou seja, andar pelo jardim que há na frente. Você pode ficar na rua de frente, andar na calçada e fazer fotos com seu celular tranquilamente. 

Uma boa opção é sentar num dos restaurantes e bares que ficam na região, pois oferecem uma bela vista. Ainda mais, porque estamos falando de um dos edifícios emblemáticos e mais importantes de todo país.

  • Ingresso: Acontecem apenas passeios esporádicos, para entrar no palácio, e são anunciados no site de turismo da cidade. Os passeios normalmente são guiados e gratuitos, mas podem haver mudanças.

Panteão Nacional dos Heróis

Panteão Nacional dos Heróis - O que fazer em Assunção
Panteão Nacional dos Heróis

O Panteão Nacional dos Heróis é um dos locais mais importantes do Paraguai quando falamos sobre o que fazer em Assunção. Isso porque o local foi construído como uma pequena igreja em homenagem a Virgem da Assunção, mas teve suas obras paralisadas devido a Guerra da Tríplice Aliança. 

Depois passou a ser Panteão Nacional dos Heróis, um mausoléu que guarda os restos mortais de heróis como Francisco Solano López. Atualmente o local é aberto a visitação e conta com placas que falam um pouco sobre a trajetória desses heróis nacionais.

No entorno do Panteão você vai encontrar quatro praças com monumentos que são a Plaza de los Héroes, a Plaza de la Libertad, a Plaza de la Democracia e a Plaza Juan E. O’Leary. Ainda há uma pequena feira de artesanato e presentes que é bem bacana para fazer umas compras de lembrancinhas. 

  • Horário: Aberto de terça a domingo das 07h às 17h.
  • Ingresso: Gratuito.

Teatro Municipal Ignacio A. Pane

O Teatro Municipal Ignacio A. Pane é outro local bacana para visitar. Ele está nas proximidades dos dois pontos turísticos que falei anteriormente, então você vai acabar passando pela frente em algum momento. 

Para visitar o Teatro Municipal Ignacio A. Pane você pode fazer uma visita guiada, onde conhecerá as instalações e nomes de personalidades que passaram por lá. Você vai fazer uma verdadeira viagem ao tempo e descobrir detalhes da história desde a sua inauguração que aconteceu em 1855. 

Além disso, você pode acompanhar a programação para ir ao teatro numa programação diferente, onde poderá assistir espetáculos e shows.

  • Horário: Aberto de segunda a sábado das 08h às 17h ou durante espetáculos e shows.
  • Ingresso: As visitas guiadas acontecem de acordo com o calendário local, mas normalmente são gratuitas. 

Manzana de la Rivera

A Manzana de la Rivera é um complexo cultural que envolve diversas atividades em um só local. A exemplo disso, você pode visitar e conhecer a biblioteca do local, o museu, o teatro e uma cafeteria para dar aquela pausa antes ou depois do passeio. 

O Centro Cultural conta com nove casas históricas que foram construídas no século XVIII e atualmente contam com espaços revitalizados e totalmente restaurantes, trazendo ao visitante espaços históricos e confortáveis. 

  • Horário: Aberto de segunda a sexta das 08h às 19h, sábado e domingo das 08h às 18h.
  • Ingresso: Gratuito.

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção - O que fazer em Assunção
Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção

A Catedral de Assunção é atualmente a principal igreja católica da capital paraguaia. Foi inaugurada em 1845 dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a padroeira do Paraguai e atrai fiéis de todas as partes do país.

Ela está localizada no centro histórico bem ao lado do belíssimo prédio da Universidade Católica de Nossa Senhora de Assunção e o Museu Histórico Monseñor Juan Sinforiano Bogarin, com exposições sobre a história do Paraguai. 

Nesta região ainda fica a Praça da Independência, a Praça de Armas, o Congresso Nacional, a Câmara de Senadores e a Câmara de Deputados. Ao lado fica a Costaneira, proporcionando uma bela vista, pois está um pouco acima do nível da baía de Assunção.

  • Horário: Aberto durante as missas de segunda a sexta às 06h15 e 11h. Sábados às 11h e domingo às 08h e 11h. 
  • Ingresso: Gratuito.

Museu Casa da Independência

Outra dica de ponto turístico importante para conhecer em Assunção que você não pode deixar de visitar é o Museu Casa da Independência. Isso porque este é o local exato onde foi declarada a independência do país. 

Durante a visita, você vai encontrar uma bela casa colonial com exposições de documentos e imagens que falam sobre a história do país e sua luta para ser independente da colonização espanhola. 

  • Horário: Abre de segunda a sexta das 07h às 18h30, sábado das 08h às 12h.
  • Ingresso: Gratuito.

Centro Cultural da República – Museu El Cabildo

Outro local interessante para conhecer no centro histórico de Assunção é o Centro Cultural da República, também chamado de Museu El Cabildo, ou simplesmente Cabido. O local apresenta um grande acervo que mostra detalhes importantes da história e cultura do Paraguai, bem como a cultura da colonização espanhola que passou pelo país. 

  • Horário: Aberto de segunda a sexta das 08h às 13h.
  • Ingresso: Gratuito.

Museo de la Estación Central del Ferrocarril

Museu da Estação Central - O que fazer em Assunção
Museu da Estação Central

O Museu da Estação Central é o local onde chegou o primeiro trem à América do Sul, ou seja, foi a primeira estação de todo continente. Nele você vai encontrar um espaço incrível, pois a estação parou no tempo e está da mesma forma que era em 1864. 

Logo na entrada você poderá ver a bilheteria que tinha duas filas, sendo uma para primeira classe e a outra para as demais classes dos trens. Além disso, há diversas salas com peças originais dos trens, bilhetes, documentos e muito mais. 

A parte principal é o trilho e a primeira locomotiva que chegou ao Paraguai. Há placas com informações e detalhes das personalidades que fizeram parte da construção e funcionamento de tudo.

Além do museu, você pode visitar diversos pontos espalhados pela cidade fazendo um tour que fala mais detalhes da história ferroviária no país. 

  • Horário: Aberto de segunda a sexta das 07h às 18h30.
  • Ingresso: 20.000 Gs para estrangeiros e 10.000 Gs para paraguaios.

O que fazer em Assunção para compras, shoppings e mercados

Quando nós falamos sobre o que fazer em Assunção e claro, no Paraguai, logo vem em mente as compras. Sendo assim, deixamos a seguir os principais locais para compras, mas fique atento aos preços, pois nem tudo em Assunção tem preços mais baixos do que no Brasil, por exemplo.

Falo isso porque muita gente pensa que as compras no Paraguai são boas no país todo, mas na verdade o local que mais oferecem preços baixos e sem impostos é em Ciudad del Este

Shopping em Assunção

Paseo La Galeria em Assunção
Paseo La Galeria em Assunção

Há seis opções de grandes shoppings em Assunção, mas daremos destaque a apenas dois, pois são os maiores e mais conhecidos. Isso porque o Paseo la Galería e o Shopping del Sol, além de estarem na região mais moderna de Assunção são os locais com mais lojas internacionais e são mais conhecidos. 

Nesses locais, você vai encontrar muitas lojas internacionais e até marcas brasileiras como Havaianas, O Boticários e Hering, por exemplo. Além disso, tem praça de alimentação, espaços de serviço e até cassino. 

Os outros shoppings que você pode visitar para fazer compras ou passear são: Mariscal, Mall Excelsior, Villa Morra, Paseo Via Allegra e o Multiplaza. Ainda há locais como o Asuncion Super Centro, Pinedo Shopping e o Fuente Shopping que ficam mais distantes da região turística. 

Ainda dá para contar com lojas como Nissei Asunción que tem muitos eletrônicos e outros produtos a preços baixos como os de Ciudad del Este.

  • Horário: A grande maioria abre todos os dias entre as 10h às 21h, mas muda um pouco de acordo com o local.
  • Ingresso: Gratuito.

Mercado La Recova

O Mercado La Recova é um espaço mais tradicional onde você vai encontrar artesanatos de todos os tipos, ou seja, é um bom local para compras de presentes e lembrancinhas. aproveite paras explorar os diversos tipos de materiais e técnicas usadas na preparação das peças artesanais como matéria, tecidos, couro e mais.

  • Horário: Aberto de segunda a sexta das 08h às 18h e sábado das 08h às 16h.
  • Ingresso: Gratuito.

Mercado 4 

Mercado 4 em Assunção
Mercado 4 em Assunção

Quem gosta de conhecer o modo de vida local das cidades, vai se encantar e se divertir muito ao visitar o Mercado 4. Isso porque ele é o maior dos centros de abastecimentos da cidade, tem mais de 70 anos de história e conta com barracas que vendem de tudo. 

O mais bacana deste local é ver que há uma barraca que vende peixe ao lado do salão de unhas que fica de frente ao balcão de frutas e verduras. Apesar dessa bagunça gostosa, há uma certa organização, pois há setores onde a maioria das barracas vendem produtos específicos. 

Além das barracas em estilo de feira, você vai encontrar galerias que são fechadas, mais organizadas e até climatizadas. Essas galerias vendem em grande maioria roupas e cosméticos, mas se você andar um pouco mais, vai achar outros produtos.

  • Horário: Aberto de segunda a sábado das 6h às 19h e domingo das 6h às 12h.
  • Ingresso: Gratuito.

Mercado Central de Abasto

O Mercado de Abasto é outro local para quem gosta de feira, pois este é um dos maiores centros comerciais de Assunção. Aqui você vai encontrar de tudo, porém o grande foco é em produtos vendidos no atacado como frutas e verduras. 

Sendo assim, podemos dizer que é mais um local bem bacana para explorar a vida local, o que as pessoas mais consomem, assim como pode descobrir alimentos diferentes do seu dia a dia. 

  • Horário: Aberto 24h.
  • Ingresso: Gratuito.

O que fazer em Assunção nos bairros mais interessantes

Além de todas as dicas e informações sobre o que fazer em Assunção, ainda quero deixar dicas de bairros para explorar na capital paraguaia. São bairros com suas particularidades e atrações que são bons para visitar em momentos diferentes do dia. Veja a seguir:

Bairro la Chacarita

Esse bairro na verdade se chama Bairro Ricardo Brugada e é conhecido como o bairro mais pobre de Assunção. Apesar disso, o bairro é igual as áreas mais afetadas do nosso país, então não é nada muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. 

No entanto, esse bairro é lar de 20.000 pessoas e foi lar do famoso músico José Assunção Flores, compositor da canção “Guarânia Paraguaia”, que é símbolo do país que já foi interpretado por Roberto Carlos.

Além disso, o bairro La Chacarita tem diversos murais e street art sem igual. Isso porque artistas locais e outros de mais de 12 países latino-americanos estão dando cores e vida à região para atrair visitantes, numa tentativa de transformar o local e tentar tirar a imagem ruim.

Bairro Loma San Jerónimo 

Outro bairro bacana para explorar é o Loma San Jerónimo, com suas casas coloridas e atmosfera animada. Por lá você vai encontrar uma região simples, porém com muitos bares, restaurantes e locais para explorar a comida típica do Paraguai, tomar uma cerveja gelada e fazer amizades. 

Bairro Villa Morra e Recoleta

Os bairros Villa Morra e Recoleta já foram citados algumas vezes neste post, pois são as regiões mais modernas, com casarões e edifícios de luxo. Além de chamar a atenção pelas casas, a região conta com uma grande diversidade de bares, restaurantes e baladas que agitam a noite de Assunção. 

Nesta região também tem muitos dos shoppings que citei anteriormente, assim como muitos boutiques e galerias, sendo uma ótima opção para compras. 

Os bairros são coladinhos e chegam a se confundir, então vale a pena explorar as ruas numa longa caminhada.

Costanera de Asunción

La Costanera em Assunção, no Paraguai
La Costanera em Assunção

Apesar de não ser um bairro, decidi citar a Costanera de Assunção nesta parte porque pega uma parte grande na cidade. Ela é na verdade uma avenida grande e larga que margeia a Baía de Assunção e uma parte do Rio Paraguai. 

Por lá, você vai encontrar o letreiro de Assunção, assim como espaços para caminhadas, pista de corrida, pista para bicicleta, patinete, skate e mais. Além disso, há sorveterias e lanchonetes para fazer uma pausa e se refrescar. 

Mas fique atento, como a avenida é bem larga, pode ficar deserta em alguns momentos do dia. Sendo assim, indico que conheça durante um passeio guiado ou visite esta região nos finais de tarde e principalmente nos finais de semana, quando está bem movimentado e com policiamento mais intenso.  

O que fazer em Assunção a noite

O que fazer em Assunção a noite
Bares em Assunção

A noite de Assunção é bem animada, então vale a pena explorar os melhores bares e baladas para conhecer a vida noturna da cidade. Um dos locais mais conhecidos é o Paseo Carmelitas, um complexo de bares e restaurantes de todos os tipos. 

A rua Senador Huey Pierce Long, que fica ao lado do Paseo Carmelitas também conta com ótimas opções de bares. Durante a noite, essa rua fica fechada para passagem de carros e tem muitas mesas espalhadas ao ar livre e muita música alta.

No centro da cidade, um bom local para tomar uma cerveja e comer um hambúrguer é o Arsenal Cué. Outros locais famosos são o Bar La Esquina, o Negroni Downtown Skybar, o Londoner, o Koggi Bar e o Die Mannschaft Bar no estilo alemão. 

Se você quer fazer um passeio mais tranquilo, indico que faça um tour guiado pelas atrações da cidade para ver as cores e luzes. A cidade se transforma, então se torna bem interessante. 

Atividades extras para fazer em Assunção

Quando se fala sobre o que fazer em Assunção, a lista é quase infinita, afinal, estamos falando sobre uma metrópole que é a capital do país. Então, vamos a lista de mais algumas atividades extras para fazer na cidade.

Museus de Assunção

Museu Panteão Nacional dos Heróis
Museu Panteão Nacional dos Heróis em Assunção

Quem gosta de explorar museus para conhecer a história da cidade, do país ou até mesmo ver o passado, o presente e o futuro através de exposições, vai se encantar com as opções que Assunção oferece. 

Veja a lista de museus na cidade para explorar durante sua viagem, além dos que já citamos anteriormente: 

  • Museo de Arte Sacro
  • Museo del Barro
  • Museo Casa de la Independencia
  • Museo de las Memorias
  • Museo de Sillas – Musa
  • Museo Militar del Ministerio de Defensa
  • Museo Etnográfico Dr. Andrés Barbero
  • Museo de Historia Natural e Indigenista
  • Museo Histórico General Bernardino Caballero
  • Museo del Hospital de Clínicas
  • Museo Judío del Paraguay Dr. Walter Kochmann
  • Museo Nacional de Bellas Artes
  • Museo de Numismática y de Joyas
  • Museo del Touring y Automóvil Club Paraguayo
  • Museo del Fútbol Sudamericano
  • Casa Museo Ñembo´e Renda
  • Casa Bicentenario de la Música Agustín Pio Barrios
  • Casa Bicentenario de la Literatura Augusto Roa Bastos
  • Casa Bicentenario Josefina Plá
  • Casa Bicentenario de las Artes Visuales Ignacio Núñez Soler
  • Casa Bicentenario del Teatro Edda de los Ríos

Praças e Parques de Assunção

Assunção guarda diversos parques e praças que são ótimos para quem deseja ter momentos mais tranquilos e quer se aproximar da natureza. Esses espaços também são ótimos para quem viaja com crianças.  

Deixo o destaque para o Jardim Botânico de Assunção, pois é um complexo enorme com grande espaço de natureza onde você vai poder conhecer a fauna e flora local. Há também um pequeno zoológico com animais exóticos e nativos que foram resgatados e hoje são cuidados no local, assim como um museu de história natural. 

Outros locais para visitar são:

  • Plaza Uruguaya
  • Plaza Italia
  • Plaza Infante Rivarola
  • Parque Ñu Guasú
  • Parque de la Salud
  • Reserva Ecológica del Banco San Miguel

Casinos em Assunção

Se você gosta de jogos, os cassinos em Assunção são ótimas opções para você tentar a sorte. Há diversos locais espalhados pela cidade, sendo que alguns se destacam mais como: 

  • Casino de Asunción
  • Slots del Sol
  • Slots Viena
  • American Casino Asuncion
  • Bingo Candilejas
  • Star Plaza Club de juegos
  • Sala De Juegos – Hotel Guarani

Passeios em Assunção, no Paraguai

Com todas as informações sobre o que fazer em Assunção, eu te indico fazer suas reservas e começar a organizar sua viagem. Isso porque você poderá se programar financeiramente e vai garantir as entradas nas atrações e as vagas nos passeios. Para te dar uma força a mais, abaixo estão algumas dicas de passeios em Assunção que valem a pena.

Onde ficar em Assunção: nossa dica de hotel na cidade

Esplendor by Wyndham Asunción
Esplendor by Wyndham Asunción

Em Assunção você tem algumas áreas bacanas para se hospedar, que são o centro da cidade e a região mais moderna perto dos shoppings, restaurantes e bares mais baladas que são os bairros Recoleta e Villa Morra.

Nossa dica de hospedagem em Assunção, é no Esplendor by Wyndham Asunción, onde ficamos, pois ele está na área nobre da cidade. Ele está localizado na Avenida Aviadores del Chaco bem próximo ao Paseo Galeria, Paseo del Sol, Paseo Carmelita e os bairros Recoleta e Villa Morra, que são gastronômicos e boêmios.

A estrutura e decoração do hotel são impressionantes, principalmente por oferecer comodidades como uma piscina com bar no rooftop, um salão cabeleireiro, spa com sauna livre, academia, recepção ampla e confortável, assim como área de business, onde computadores estão disponíveis para os hóspedes usarem.

O quarto do hotel Esplendor Asunción que ficamos, conta com duas áreas, sendo uma sala completa com mesa, sofá, mini bar, TV e banheiro com banheira. A outra área é a do quarto que nos surpreendeu de forma muito positiva, pois além de uma cama enorme, ainda tem mesa de trabalho e poltrona confortável. 

Além disso, há um segundo banheiro com banheira, armário com ferro de passar roupas, cofre, roupões e pantufas. As amenidades de banho são de ótima qualidade e em tamanho grande para usar a vontade, incluído sais de banho e creme hidratante. 

O café da manhã tem opções diversas e você pode contar com pratos tradicionais, internacionais e opções sem glúten e saudáveis. Durante a tarde e à noite, o local serve pratos a la carte no estilo asado paraguaio. 

Acesse as informações completas do Esplendor by Wyndham Asunción, veja mais fotos e faça sua reserva com antecedência para garantir o melhor preço. 

Quer saber mais sobre Assunção? Assista nosso vídeo!

Nossa viagem pela capital paraguaia foi super legal e tivemos uma ótima experiência na cidade, daquele tipo que dá conta de voltar mais vezes. Por causa disso, fizemos um vídeo mostrando um pouco da cidade, o que vale a pena fazer e as regiões que valem a pena visitar!

Vem assistir e aproveitar para se inscrever em nosso canal do Youtube para ficar por dentro das novidades e aventuras pelo mundo!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x