Onde ficar em Salvador: Descubra os Melhores Bairros da Capital Baiana

por Viaje Leve
Praia de Salvador

Salvador, o coração e a capital da Bahia, abrigam uma infinidade de destinos para visitar, muita cultura para conhecer e um povo hospitaleiro pronto a receber todos os turistas. Mas, ao planejar sua viagem para o local, fica a pergunta: Onde ficar em Salvador?

Neste artigo, veremos juntos os melhores bairros de Salvador, algumas características sobre cada um deles e muitas informações para te ajudar na hora da escolha. Para saber mais, continue a leitura com a gente e confira!

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

Onde ficar em Salvador – melhores bairros

O primeiro passo para tornar a sua viagem inesquecível é escolher um bom bairro para se hospedar em Salvador. Pensando nisso e para te ajudar nessa jornada, listamos abaixo separados por região, os melhores bairros da capital da Bahia, confira:

Centro Histórico de Salvador – Pelourinho

Rua do Pelourinho de Salvador
Rua do Pelourinho de Salvador

O Centro Histórico de Salvador, também conhecido como Pelourinho, é a região mais antiga, ou seja, está localizado no centro da cidade, abrigando bairros como Comércio, Vitória e Santo Antônio. Sendo assim, o Pelourinho é considerado o coração histórico de Salvador e é famoso por suas ruas coloridas de paralelepípedos, arquitetura colonial e rica herança cultural. 

No local, os visitantes encontrarão museus, igrejas históricas, lojas de artesanato e uma infinidade de restaurantes que servem pratos tradicionais baianos. A acomodação aqui varia de charmosas pousadas em casarões antigos a hotéis boutique encantadores.

Dessa forma, sua estadia no centro histórico será uma experiência autêntica e única no coração de Salvador. Você terá a poucos passos do Pelourinho, igrejas e conventos, como a Igreja do Senhor do Bonfim, a Igreja de São Francisco e o Convento de São Francisco, por exemplo, e museus como o Museu Afro-Brasileiro, o Museu de Arte Sacra e o Museu da Cidade e muito mais.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no centro histórico: 

  • Nega Maluca Guesthouse: Pousada que oferece quartos com TV e alguns com vista para o mar ou cidade, além da proximidade com a praia da Barra.
  • Bed & breakfast Villa Carmo: Conta com acomodações para família, banheiro privativo, com estacionamento gratuito, bar e recepção 24 horas. 
  • Hotel Casa do Amarelindo: Mansão colonial do século XIX que garante boa estadia, pois oferece acomodações com varanda, piscina e terraço panorâmico. 
  • Bahiacafé Hotel: Encantador hotel localizado ao lado da Praça da Sé, no coração de Pelourinho, com quartos decorados com obras de arte locais.
  • Hotel Villa Bahia: Charmoso hotel boutique situado no centro histórico de Salvador, em duas casas coloniais tradicionais. 

Acesse a lista completa de hospedagem no centro de Salvador e faça sua reserva!

Barra

Farol da Barra em Salvador
Farol da Barra em Salvador

Já a Barra é um bairro costeiro conhecido por sua praia de areia branca e o famoso Farol da Barra, sendo um dos melhores lugares para se focar em Salvador. Por isso, é um local popular para banhistas e oferece uma atmosfera animada, com quiosques à beira-mar e bares.

Além disso, você encontrará opções de hospedagem que variam de hotéis de luxo a pousadas aconchegantes e hostels econômicos para todos os gostos. A proximidade do bairro ao Farol da Barra e ao Museu de Arte Moderna o torna um ponto de partida interessante para explorar toda a cidade!

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador na Barra: 

  • Monte Pascoal Praia Hotel Salvador: Hotel à beira-mar com quartos com vista para o mar, bem como varanda, TV LED de 32″, ar-condicionado e frigobar, além de buffet de café da manhã.
  • Grande Hotel da Barra: Hotel bem localizado com quartos climatizados e espaçosos, TV a cabo, alguns com vista para o mar.
  • Hit Hotel: Hotel moderno com serviço de aluguel de carros, quartos com ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar. 
  • The Hotel: Hospedagem que oferece quartos com decoração contemporânea, TV a cabo, frigobar e restaurante italiano no local.
  • Hotel Porto Salvador: Hotel aconchegante com quartos frigobar e cofre. O buffet de café da manhã é servido diariamente, e o hotel oferece fácil acesso ao Farol da Barra e ao Mercado Modelo.

Acesse a lista completa de hospedagem no bairro da Barra em Salvador

Ondina

Vila Galé Resort em Salvador
Vila Galé Salvador | Foto: Divulgação

Também há o bairro de Ondina, que fica à beira-mar, com praias calmas e vistas deslumbrantes. Essa região fica logo ao lado da Barra, sendo uma opção a mais e bem parecida para quem deseja passar suas férias em Salvador. A proximidade é tanta que é possível ir andando de um bairro para outro pela orla.

Esse bairro também é conhecido por abrigar muitos hotéis e resorts de luxo, tornando-o uma escolha popular para quem procura acomodações mais sofisticadas. Além disso, a região oferece fácil acesso ao circuito do Carnaval de Salvador e fica a uma curta distância de táxi do centro histórico, proporcionando uma localização estratégica para os visitantes.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro de Ondina: 

Acesse a lista completa de hospedagem no bairro de Ondina em Salvador

Rio Vermelho

Mercure Salvador Rio Vermelho
Mercure Salvador Rio Vermelho | Foto: Divulgação

O bairro de Rio Vermelho é uma região super vibrante, animada e boêmia em Salvador. Isso porque é famosa por sua vida noturna agitada, com muitos bares, restaurantes e casas de show. Durante o dia, os visitantes podem explorar as praias locais, como a Praia de Buracão. 

Além disso, as opções de acomodação aqui incluem pousadas charmosas e hotéis boutique, considerados de luxo, tornando-o uma região interessante para quem busca uma experiência mais descontraída, mas ao mesmo tempo cultural e perto de tudo em Salvador!

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro de Rio Vermelho: 

  • Mercure Rio Vermelho: Oferece aconchego e descanso à beira-mar na Praia do Rio Vermelho. Isso porque proporciona quartos confortáveis com vista para o mar, garantindo noites tranquilas e relaxantes.
  • Zank by Toque Hotel: Com 5 estrelas, este é um dos melhores hotéis em Salvador e oferece uma experiência única aos seus hóspedes, pois tem quartos minimalistas com decorações exclusivas do estilo clássico retrô ao moderno.
  • Hostel Recanto da Paciência: Ótima opção para os viajantes que desejam aproveitar as praias de Salvador economizando em um hostel que oferece um ambiente descontraído.
  • Pousada e Hostel Chez Marianne: Mais uma ótima opção porque oferece quartos simples, com ótimas tarifas e ambientes confortáveis.
  • Albergue Rio Vermelho: Hostel com recepção 24 horas, transfer para o aeroporto, ar condicionado, Wi-Fi e uma ótima localização na cidade.

Acesse a lista completa de hospedagem no bairro de Rio Vermelho em Salvador

Itapuã

Casa Di Vina Boutique Hotel - Resort em Salvador
Casa Di Vina Boutique Hotel | Foto: Divulgação

Por fim, há também o Itapuã, que é o lugar perfeito para quem deseja se concentrar em desfrutar das praias de Salvador e fazer visitas ocasionais ao centro histórico. O bairro é conhecido por sua famosa praia, a Praia de Itapuã, que foi eternizada na música “Samba da Minha Terra”, de Vinicius de Moraes.

Ele é ótimo para quem quer ficar mais no ambiente da praia e pretende ir poucas vezes ao Centro Histórico, pois é mais longe do local. Sendo assim, você pode aproveitar as praias de Itapuã que são famosas porque tem águas calmas e areias douradas, ideais para relaxar e nadar.

Além disso, a área oferece pousadas à beira-mar e casas de temporada, proporcionando uma atmosfera tranquila e descontraída, longe do agito da cidade, mas ainda com fácil acesso às atrações de Salvador quando necessário.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro de Itapuã: 

  • Villa da Praia Hotel: Hospedagem à beira-mar em Itapuã que oferece acomodações com ar-condicionado, varanda, piscina e um restaurante regional e internacional.
  • Casa Di Vina Boutique Hotel: Acomodações em frente à Praia de Itapuã que conta com quartos com varanda e decoração contemporânea, playground e restaurante especializado em frutos do mar.
  • Hotel Deville Prime Salvador: O hotel conta com quartos com varanda, academia e piscina ao ar livre, além de recepção 24 horas. 
  • Hotel Pousada Encanto de Itapoan: Pousada aconchegante que conta com varanda, piscina, café da manhã à beira da piscina e fácil acesso a restaurantes.
  • Villa Tropicale: Pousada com quartos simples com café da manhã, piscina ao ar livre e atividades como golfe e mergulho nas proximidades.

Acesse a lista completa de hospedagem no bairro de Itapuã em Salvador

Onde ficar em Salvador – outros bairros

Mesmo depois de conhecer os melhores bairros de Salvador, é importante conhecer outras regiões em que você pode se hospedar. Isso porque você pode gostar de ficar numa região diferenciada ou pode gostar de algum hotel ou pousada em particular. 

Pituba

Fiesta Bahia
Fiesta Bahia Hotel | Foto: Divulgação

O Pituba é um dos bairros nobres de Salvador, localizado na zona sul da cidade. Em outras palavras, é uma região residencial e comercial, com uma grande variedade de lojas, restaurantes, bares e hotéis. Portanto, ao passear por suas ruas, você encontrará opções gastronômicas para todos os gostos, desde comida regional até pratos internacionais. 

No bairro há diversas atrações, como a Praça da Pituba, o Parque dos Ventos, o Shopping Barra e o Iguatemi. A área também oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis boutique a apartamentos para alugar, sendo uma ótima escolha para os visitantes que desejam explorar a cidade e ficar perto de tudo.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro de Pituba: 

  • Real Classic Bahia Hotel: Oferece vista para o mar e uma piscina ao ar livre, assim como quartos confortáveis, comodidades modernas e uma recepção 24 horas. 
  • Fiesta Bahia Hotel: Este hotel oferece uma variedade de opções de entretenimento, pois inclui piscinas, academia, salão de jogos e um parque infantil. 
  • Mercure Salvador Pituba: Esta opção de hotel 4 estrelas tem padrão de rede, o que revela boas comodidades e acomodações confortáveis.
  • Hotel Verdemar: Bela opção para quem deseja ficar em Salvador numa área tranquila e de frente ao mar.
  • Pituba Praiamar Hotel: Um 4 estrelas que está a poucos passos da praia, ou seja, sua localização é ótima para aqueles que querem ficar por essa região de Salvador.

Acesse a lista completa de hospedagem no bairro de Pituba em Salvador

Stella Maris e Flamengo

Gran Hotel Stella Maris
Gran Hotel Stella Maris | Foto: Divulgação

Já Stella Maris e o Flamengo são dois bairros que oferecem praias deslumbrantes e tranquilas em Salvador. Com as suas praias de areia dourada e água limpa, são perfeitas para relaxar, tomar sol e dar um mergulho refrescante no mar. 

Além disso, esses bairros têm várias pousadas e hotéis à beira-mar, e também algumas atrações, como a praia do Flamengo, a praia de Stella Maris e suas orlas agitadas, proporcionando aos viajantes uma estadia relaxante e próxima às belezas naturais da cidade.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro Stella Maris e Flamengo: 

  • Gran Hotel Stella Maris: Resort à beira-mar com piscinas, salão de jogos, academia e clube infantil. Além disso, oferece todas as refeições incluídas para maior conforto.
  • Catussaba Suítes Resort: Oferece acomodações completas com WiFi gratuito, quadra de tênis, piscina ao ar livre e restaurante. Aqui você também pode contar com o pacote completo de refeições e bebidas.
  • Pousada Stella Tropical: Hotel de praia rústico localizado a 100 m da Praia Stella Maris com piscina e quartos equipados com ar-condicionado, TV e frigobar.
  • Sol de Bora Bora: Casa de temporada simples e econômica, mas que oferece ambientes confortáveis e completos, garantindo uma boa hospedagem.
  • Catussaba Resort Hotel: Resort all inclusive com vista para o mar que oferece 4 piscinas, mini zoológico e playground, ou seja, é perfeito para toda família.

Acesse a lista completa de hospedagem nos bairros de Salvador

Armação

Bahiamar Hotel
Bahiamar Hotel | Foto: Divulgação

Há também Armação, que é um bairro que combina um ambiente residencial com uma vibe de praia, ou seja, é ideal para quem procura um local moderno, mas que não abre mão de momentos de descanso. Além de suas praias pitorescas, o bairro é famoso pelo seu píer, onde os pescadores locais vendem peixes frescos. 

A área oferece algumas opções de acomodação, incluindo pousadas charmosas e casas de temporada, além de atrações como a Praia de Armação e o Centro de Convenções Salvador, por exemplo.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro Armação: 

  • Bahiamar Hotel: Melhor opção da região e praia da Armação em Salvador, pois tem 4 estrelas e oferece quartos completos, piscina e áreas perfeitas para você descansar e se divertir.
  • Hospedaria D’Maria: Aqui você terá dias confortáveis, pois a pousada oferece excelentes instalações para você se sentir em casa.
  • Jardim Armação Salvador: Apartamento completo que oferece um quarto com duas camas, sala, banheiro e cozinha completa para sua viagem à capital baiana.
  • Flat Jardim de Alah: Mais uma opção aconchegante no bairro de Armação em Salvador para sua viagem ser confortável por esta região.
  • Wave Exclusive Apartments: Opção para quem deseja ficar numa casa de temporada, pois esse apartamento é completo e oferece espaço para família e amigos ficarem confortavelmente.

Acesse a lista completa de hospedagem no bairro de Armação em Salvador

Caminho das Árvores

Mercure Salvador Boulevard
Mercure Salvador Boulevard Hotel | Foto: Divulgação

Por fim, há o Caminho das Árvores, que é um bairro empresarial em Salvador, mas também abriga uma série de opções de compras e entretenimento, sem deixar, também, o clima residencial e de aconchego para trás. No local, você encontrará diversos shoppings, lojas de grife e restaurantes sofisticados nesta área. 

Embora não seja uma região com muitas opções de hospedagem, sua proximidade com outros bairros facilita o acesso a hotéis em toda a cidade. A região conta com algumas facilidades, como a rodoviária e shoppings.

Veja algumas dicas de onde ficar em Salvador no bairro Caminho das Árvores: 

  • Mercure Salvador Boulevard: Hotel moderno com 4 estrelas que oferece comodidades como piscina coberta, academia, restaurantes e recepção 24 horas, por exemplo.
  • Astron Suítes Mondial: Hotel comandado pela rede Nobile, possui comodidades excelentes e quartos super confortáveis para uma viagem a lazer ou a trabalho.
  • Intercity Salvador: Outra excelente opção para se hospedar em Salvador no bairro Caminho das Árvores, principalmente numa viagem a negócios.
  • Iguatemi Business: Oferece quartos bem equipados e ótimos serviços desde a recepção na sua chegada até o serviço de quarto, restaurante e muito mais!
  • Salvador Business: Por fim, este hotel tem estúdios modernos com decoração elegante e ar-condicionado. Além disso, oferece piscina na cobertura com vista para o mar e outras comodidades para sua viagem.

Acesse a lista completa de hospedagem nos bairros de Salvador

Onde ficar em Salvador perto do aeroporto

Se você prefere se hospedar perto do aeroporto em Salvador, há algumas opções como:

  • ibis Salvador Aeroporto Hangar: Hotel que oferece quartos com ar-condicionado e decoração contemporânea, além de um restaurante no local e Wi-Fi gratuito.
  • Novotel Salvador Hangar Aeroporto: Quartos equipados com TV de tela plana, ar-condicionado e banheiros privativos, além de piscina ao ar livre, academia e recepção 24 horas.
  • Intercity Salvador Aeroporto: Quartos com decoração contemporânea, Wi-Fi gratuito, estacionamento privativo e café da manhã diário gratuito.
  • Hotel Pousada Salvador Paradise: Hotel aconchegante, buffet de café da manhã, restaurante e quartos com comodidades como ar-condicionado, TV e frigobar.

Acesse a lista completa de hospedagem na cidade e faça sua reserva!

Quer saber mais sobre Salvador? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Salvador,  gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em Salvador

Agora que você já sabe onde ficar em Salvador, é hora de se organizar e fazer suas reservas. Abaixo você encontra todos os passeios em Salvador reunidos num só lugar. Você pode clicar para ver mais detalhes, escolher a data do passeio e fazer sua reserva antecipada para deixar tudo programado.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x