Coworking Gratuito SP: 5 Lugares Para Trabalhar e Estudar em São Paulo

por Flávio Mendes

Os coworkings têm se tornado cada vez mais comuns, mas achar coworking gratuito em SP pode não ser algo tão fácil. Os coworkings são nada mais do que ambientes compartilhados que disponibilizam mesa, internet e um ambiente para trabalhar e fazer novos contatos.

Usar espaços compartilhados foi uma forma que empreendedores individuais encontraram para não gastar rios de dinheiro alugando um escritório. Por isso, utilizar esses espaços de coworking se tornou mais acessível para todo mundo.

Ainda existem empreendedores e nômades digitais que não têm condições de pagar por um coworking, por isso vamos falar sobre os que tem de graça em São Paulo.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

O que é coworking?

Antes de falar sobre coworking gratuito em São Paulo, é importante saber que esses espaços são feitos para quem quer trabalhar e sair da informalidade do home office. Os espaços compartilhados são ótimos para quem quer ter um escritório sem se comprometer em alugar um espaço inteiro, por exemplo. 

Nos coworkings você pode alugar apenas a mesa de trabalho, salas para reuniões e muito mais. Além disso, esses espaços normalmente tem uma decoração diferenciada e mais despojada. 

Antigamente quem precisava de um espaço de trabalho, tinha como opção ir para um café, contudo era bem complicado achar um lugar bom. Isso quer dizer que com a chegada dos coworkings, a vida de quem trabalha por conta própria ficou muito mais fácil.

Vantagens e Desvantagens de usar Coworking

Uma grande vantagem de usar o coworking de forma geral, é a liberdade de trabalhar em diferentes horários, já que muitos ficam abertos até tarde da noite. Outra grande vantagem é que por lá, estão pessoas de diversas áreas, o que pode ser muito bom se você quer fazer networking. 

Por outro lado, existem desvantagens de usar o coworking, pois você precisa levar seu computador todos os dias. Isso se torna uma coisa não muito boa para quem precisa trabalhar com várias telas ou telas grandes, por exemplo.

Leia também: O que fazer em São Paulo.

Há também uma certa desvantagem de ir sozinho, pois se você precisa sair para resolver alguma coisa, precisa levar seu computador e material de trabalho o tempo todo.

Quem aluga espaço em mesa ou salas, pode não passar por essas questões de desvantagens, mas em coworking gratuitos, infelizmente ficamos sujeitos a essas situações.

Espaços de Coworking Gratuito SP

O mais legal de usar coworking gratuito é que existem espaços públicos que dão toda infraestrutura para trabalhar sem cobrar nada por isso. E não estamos falando apenas de cafés ou bibliotecas públicas, mas sim de espaços de coworking criados para pequenas startups terem aquele empurrãozinho na hora de iniciar.

Nesse post trazemos espaços de coworking gratuito em SP e até próximos à Avenida Paulista. Além de ser de graça, é no centro da cidade e fica acessível para todos que moram na região.

1 – Campus São Paulo – o coworking gratuito de SP mais famoso

Dentro do Coworking do google em São Paulo
Campus São Paulo – Coworking do Google

Em primeiro lugar, listamos o Campus São Paulo, um coworking gratuito desenvolvido pelo Google. Buscando dar oportunidades para startups que estão iniciando, o Google for Entrepreneurs lançou essa rede que se estende pelo mundo. Eles estão em cidades como Berlim, Londres e Madri, por exemplo.

Embora o prédio tenha seis andares, apenas dois eram abertos ao público, mas devido a grande demanda de startups no Brasil, o espaço passou a ser excluvido para eles. Nos dois andares que eram dedicados ao público, era possível desfrutar de um ambiente moderno de coworking gratuito. Por lá encontrávamos sofás, mesinhas, puffs, salão de jogos, terraço, jardins e um café e restaurante completo que serve tanto cafés e lanches, quanto refeições e cervejas.

Em outras palavras, esse coworking gratuito em SP dá de 10 em muitos coworking pagos que temos por aí, mas apenas participantes do Black Founders Fund e de outros programas do google tem acesso livre.

Para se inscrever basta acessar o site oficial campus.co/sao-paulo, fazer o cadastro e em seguida ir até o Campus São Paulo para dar seus dados na portaria. Eles irão te dar um crachá para acesso que ficará com você para futuras visitas.

  • Endereço: Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso;
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 19h.

2 – FIAP Paulista Coworking

Avenida-Paulista
Avenida Paulista

A FIAP Paulista Coworking (Faculdade de Informática e Administração Paulista) é uma instituição focada na tecnologia da informação e gestão empresarial. Por isso tem a mesma proposta do anterior, pois foi criado em parceria com a Singularity University para estimular pequenas startups a crescer. Além disso, eles ajudam alunos, ex-alunos e professores que querem desenvolver projetos na área de tecnologia.

Esse coworking também está aberto ao público, mas o espaço é menor do que o anterior. Portanto, você precisa fazer a inscrição e sempre que quiser ir trabalhar lá, tem que fazer um agendamento prévio. Lembrando que além da unidade na Avenida Paulista, também é possível utilizar a unidade da Vila Olímpia.

A estrutura FIAP SU tem apenas seis mesas com oito lugares cada. Ao mesmo tempo tem oito mesas de quatro lugares na cafeteria, onde você também pode trabalhar. Para fazer a inscrição basta acessar o site oficial, mas não esqueça de agendar a sua visita sempre que quiser ir para lá.

  • Endereço: Avenida Paulista, 1106 – 7o andar – Bela Vista;
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 18h.

3 – Centro Cultural São Paulo

O centro cultural é um espaço cultural público, mas entra para a nossa lista de coworking gratuito em SP como um ótimo espaço para trabalhar. Apesar de não ser um coworking propriamente dito, o local tem mesas, wi-fi e tomadas disponíveis para quem quer passar algumas horas produzindo em seus projetos. 

Nas áreas para trabalhar ou estudar do Centro Cultural SP, ainda incluímos as bibliotecas e o jardim sul com mesas e tomadas ao ar livre. Por fim, vale comentar que o acesso é bem fácil, principalmente por estar perto da Av. Paulista, tanto que quem vai de metrô pode descer na estação Vergueiro da linha 1 azul.

  • Endereço: Rua Vergueiro 1000 – Paraíso;
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 22h.

4 – Bibliotecas com Coworking Gratuito em SP

Ainda dentro desta lista de coworking gratuito em SP estão a Biblioteca Mário de Andrade e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Ambas oferecem espaço para trabalhar como se fosse um coworking. Claro que são gratuitos e tem toda a estrutura que você precisa para ter concentração para trabalhar em seus projetos.

A Biblioteca Mário de Andrade fica bem perto da Rua Augusta, um marco de São Paulo, ou seja, está bem localizada no centro da cidade. Para acessar, a Estação Anhangabaú está bem perto, bem como há vários pontos de ônibus ao redor.

Por outro lado, a Biblioteca Parque Villa-Lobos está numa área um pouco mais afastada. Contudo, quem estuda na Universidade de São Paulo ou mora na região se torna uma boa opção de coworking gratuito em SP.

Por último, vale lembrar que existem vários espaços de coworking que oferecem um dia para usar gratuitamente. É uma espécie de degustação, ou seja, você vai usar o local por um dia para conhecer e ver se vale a pena pagar por mais diárias ou mensalidades. 

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em São Paulo

Agora que você já conhece os espaços de coworking gratuitos de SP, não deixe de aproveitar a cidade. E se mora em São Paulo, não pode deixar de conhecer melhor a sua cidade, nem que seja fazendo um free walking tour. Por isso, deixamos abaixo os melhores passeios na cidade para você ver o que há de melhor em São Paulo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
10 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Gustavo Marui
Gustavo Marui
2 anos atrás

Sensacional! Neste momento em que muitas das pessoas estão cansadas de ficar dentro de casa trabalhando, lugares como esse valem a pena para conhecer e mudar um pouco a paisagem só do home office. Excelente post e insight!
Cabe avaliar se devido ao isolamento e regras de distanciamento, os lugares continuam com as mesma disponibilidade.

Andressa Silva
Admin
2 anos atrás
Responder para  Gustavo Marui

Olá Gustavo, Obrigada pelo seu comentário e atenção quanto as regras de distanciamento.
Alguns locais já pediam agendamento antes mesmo da pandemia mas outros não, por isso seria bom dar uma ligada antes de ir.
Abraços!

Edson Lucena
Edson Lucena
2 anos atrás

Excelentes dicas! Vale a atenção ao caso da Biblioteca Mário de Andrade, que devido às medidas de combate à pandemia, não permite a utilização do espaço para trabalho e estudo atualmente.

Julia
Julia
2 anos atrás

Flávio! Excelente artigo, sempre bom um incentivo pra procurar novos ares..
Uma sugestão é navegar pela I Cafe, tem bastante coisa boa por lá!
grande abraço!

Fernando
Fernando
2 anos atrás

e ae Flavio. Parabéns pelo artigo. Uma boa dica também é que várias agências do banco Santander, possui um espaço para Coworking gratuito, o WorkCafé. disponibilizando internet grátis por 1:30h. Utilizei por meses esse espaço. Recomendo

Barbara
Barbara
3 meses atrás

Bom dia. O Campus não está aberto ao público externo de acordo com o site oficial (campus.co/saopaulo)

Andressa Silva
Admin
3 meses atrás
Responder para  Barbara

Oi Barbara,

Obrigada pela atualização. Segundo o site “será permitido acesso das startups participantes do Black Founders Fund e dos programas vigentes, além das startups que passaram por programas do Google for Startups nos últimos anos, de acordo com regras específicas de ocupação do espaço”. Isso contece porque nos últimos anos o Brasil teve uma crescente enorme de empreendedores e startups, e o espaço acabou não sendo suficinete para todos.

Esperamos que possa encontrar outros locais.
Abraços.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

10
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x