Cachoeiras em Serra Negra: Uma viagem Refrescante em Meio à Serra de SP

por Andressa Silva
Cachoeira em Serra Negra SP

Serra Negra, localizada no estado de São Paulo, é uma região deslumbrante em meio às paisagens montanhosas. Entre as maravilhas naturais que a região tem a oferecer, as cachoeiras em Serra Negra se destacam como verdadeiros tesouros escondidos, capazes de encantar a todos os visitantes.

Entre a vegetação exuberante e trilhas deslumbrantes, as cachoeiras em Serra Negra são verdadeiros oásis de beleza e tranquilidade. As águas cristalinas caem das alturas, formando piscinas naturais que nos convidam e são perfeitas para um mergulho refrescante. Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer as cachoeiras da região e se deslumbrar.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você verá:

Quando visitar Serra Negra e as Cachoeiras

Serra Negra é uma ótima região para visitar a qualquer período do ano, principalmente por estar a apenas 150 km de São Paulo e ter fácil acesso. No entanto, para visitar as cachoeiras em Serra Negra é importante ficar atento ao clima e às condições de sol e chuva. 

Durante os meses de verão, de dezembro a fevereiro, geralmente ocorrem as chuvas mais intensas na região. Nesse período, as cachoeiras estão super cheias, ou seja, com maior volume de água e quedas d’água mais impressionantes, mas as trilhas podem ficar escorregadias e alguns locais podem ficar fechados por questões de segurança.

Já nos meses de outono e primavera, que vão de março a junho e de setembro a novembro, respectivamente. Sendo assim, as temperaturas são mais amenas e você terá um clima agradável para explorar as cachoeiras, principalmente por ser uma época com pouco movimento turístico.

No inverno, de julho a agosto, a região de Serra Negra pode apresentar temperaturas mais baixas, principalmente durante a noite. Apesar disso, algumas pessoas apreciam esse clima mais fresco para realizar caminhadas e visitar as cachoeiras quando o dia está com sol mais forte.

Como chegar em Serra Negra, SP

O que fazer em Serra Negra - Praça Sesquicentenário
Praça Sesquicentenário

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Serra Negra em São Paulo tem fácil acesso a partir das principais cidades do estado como a capital, São Paulo e a cidade de Campinas. Sendo assim, você poderá chegar de carro ou ônibus com grande facilidade. Veja nossas dicas a seguir:

Avião: Se você mora em outro estado do Brasil, deve primeiro chegar em São Paulo ou Campinas, por um dos principais aeroportos do país, para então pegar um carro ou ônibus até Serra Negra. 

Carro: Caso tenha seu carro próprio, a viagem até Serra Negra, saindo de São Paulo, por exemplo, é bem rápida. Isso porque as cidades estão numa distância de 150 km com acesso pela SP-360.

Se você não é morador da região e deseja alugar um carro para chegar até Serra Negra e viajar pela região com mais conforto, recomendamos que acesse o buscador de aluguel de carros Rentcars. No site da Rentcars, você escolhe onde pegar e devolver o carro e terá uma lista com dezenas de locadoras e tipos de carros diferentes. 

Ônibus: A empresa Rápido Fênix é a principal na região e por isso oferece diversas rotas de/para Serra Negra como São Paulo, Campinas, Santos e as cidades ao redor como Águas de Lindóia, Amparo e Socorro, por exemplo.

Onde ficar em Serra Negra

Quando falamos sobre onde ficar em Serra Negra, podemos dizer que são basicamente duas áreas: o centro e áreas rurais. Essa parte das áreas rurais são mais distantes e acaba sendo mais conveniente para quem viaja de carro. Por outro lado, há muitos hotéis fazenda com uma bela estrutura, estão próximos à natureza e proporcionam uma experiência diferenciada. 

Veja nossas sugestões a seguir:

  • Hotel Firenze: Outra opção de qualidade no centro da cidade, que também oferece ótimas comodidades como quartos aconchegantes, academia, piscina, restaurante e muito mais. Aqui você terá dias confortáveis e super agradáveis.
  • Cordilheira Hotel: Localizado no centro de Serra Negra, este hotel está próximo a diversas atrações, restaurantes e logo ao lado da pracinha central que é a parte mais agitada da cidade.
  • Hotel Da Vinci: Possui bom custo-benefício, tem espaços aconchegantes e confortáveis e assim garante uma boa estadia aos hóspedes.
  • Hotel Pousada Shangri-la: Uma das pousadas mais bem avaliadas no Booking.com por ter ótima estrutura e comodidades espetaculares. Seus bangalôs oferecem vista privilegiada das montanhas de Serra Negra para uma estadia perfeita.
  • Hotel Fazenda Vale da Cachoeira: Esta opção é perfeita para quem deseja ter um contato maior com a natureza e uma experiência de fazenda no interior de São Paulo. Suas diárias incluem todas as refeições para você se sentir ainda mais confortável.

Acesse o buscador de hotéis e veja a lista completa com o que há de melhor em Serra Negra!

Cachoeiras de Serra Negra

As cachoeiras em Serra Negra fazem parte da lista de atrações da cidade pois são verdadeiros refúgios de paz e contemplação, oferecendo uma experiência única para os amantes da natureza e aventureiros que buscam se divertir e se refrescar. Cada cachoeira possui sua própria característica e por isso apresenta quedas d’águas diferentes e espaços ao entorno únicos formando piscinas naturais para um mergulho delicioso.

Pousada Cachoeira dos Sonhos

Cachoeira dos Sonhos em Serra Negra, SP
Cachoeira dos Sonhos | Foto: Pousada Cachoeira dos Sonhos

A Cachoeira dos Sonhos é um belo destino para quem busca momentos relaxantes em Serra Negra. A área é cercada por montanhas, uma exuberante paisagem verde e fica no espaço privado da uma pousada com chalés de mesmo nome, onde você pode alugar para viver esse espaço encantador por alguns dias.

Com o horário de funcionamento até às 17h, a Cachoeira dos Sonhos oferece comodidades como banheiros e uma lanchonete, garantindo o conforto dos visitantes que não estão hospedados no local. Além disso, o local opera sob o sistema day use, onde o valor de R$30 por pessoa permite desfrutar das piscinas e aproveitar as águas cristalinas da cachoeira.

Cachoeira do Barrocão

A Cachoeira do Barrocão é uma das cachoeiras em Serra Negra que tem fácil acesso, perfeito para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos. Para chegar até lá, é necessário percorrer mais de 3km de estrada de terra e caminhar poucos minutos numa trilha de apenas 600m, ou seja, é curta e simples principalmente por ter uma escada com corrimão, o que proporciona uma caminhada tranquila e segura. 

Para desfrutar desse belo cenário natural, é cobrada uma taxa de R$10 por pessoa, mas vale a pena, pois o local é muito bem cuidado. Além disso, há a opção de adquirir água, refrigerantes e outras bebidas no local.

Além da beleza da queda d’água de aproximadamente 4 metros, um destaque encantador da Cachoeira do Barrocão são as borboletas azuis, que embelezam ainda mais o ambiente. Elas proporcionam uma experiência visual única e tornam o local ainda mais especial.

Cachoeira Santa Lídia

A Cachoeira Santa Lídia é um destino de fácil acesso através da trilha na represa Santa Lídia. Embora o trajeto não seja muito complicado, é importante ter cuidado para evitar que caia e se machuque durante o percurso, principalmente em temporadas de chuva, onde tudo fica molhado e escorregadio.

Essa é uma das cachoeiras em Serra Negra que fica ainda mais impressionante em estações do ano em que há um volume maior de água, pois a água escorre pelas rochas e forma uma bela piscina natural. Essa combinação de água em movimento e paisagem natural cria um cenário deslumbrante para você apreciar e fazer belas fotos.

Durante a visita a represa Santa Lídia, você terá a oportunidade de caminhar ao redor da represa e fazer uma parada no restaurante local. O acesso é gratuito, tornando-a uma opção acessível para quem deseja explorar e desfrutar das belezas naturais da região. É importante, no entanto, respeitar o meio ambiente e seguir as normas de preservação durante a visita.

Sítio Recanto das Cachoeiras

Cachoeira em Serra Negra, SP
Cachoeira em Serra Negra | Foto: Sítio Recanto das Cachoeiras

O Sítio Recanto das Cachoeiras é um lugar agradável, familiar e tranquilo, perfeito para quem busca contato com a natureza e momentos de tranquilidade. Essa é uma das cachoeiras em Serra Negra que fica dentro de uma propriedade privada, mas você pode ter acesso ao se hospedar no local.  

Uma das pessoas da propriedade vai te guiar até a cachoeira para você ter acesso a trilha e a banhos refrescantes. O acesso é fácil, o banho é seguro e o ambiente é perfeito para famílias com crianças.

O espaço é administrado por uma família hospitaleira e oferece suítes confortáveis para quem deseja ficar alguns dias na região. Os hóspedes podem desfrutar de yoga e meditação, além de dias repletos de simplicidade e conexão com a natureza.

Hotel Fazenda Vale da Cachoeira

Cachoeira em Serra Negra
Cachoeira em Serra Negra | Foto: Hotel Fazenda Vale da Cachoeira

O Hotel Fazenda Vale da Cachoeira em Serra Negra parece ser um ótimo lugar para conhecer e se hospedar, pois ela tem acesso a uma das cachoeiras de Serra Negra. No entanto, o local é apenas para contemplação, já que o fluxo de águas é intenso e perigoso, não sendo recomendado para banhos. 

Apesar disso, o hotel oferece espaços que proporcionam contato com a natureza e uma experiência exuberante, pois oferece diversas atividades como a pesca esportiva no lago e os jogos nas quadras ao ar livre, por exemplo.

Com certeza, ficar hospedado no Hotel Fazenda Vale da Cachoeira é uma dica interessante para quem está procurando um lugar tranquilo e bonito. Além disso, você terá acesso a uma das cachoeiras de Serra Negra, mesmo que seja apenas para contemplação. Acesse o Booking.com aqui no blog e veja os preços, fotos e mais informações sobre o local.

Hotel Recanto da Cachoeira – Cachoeira do Rio do Peixe

Cachoeira do Rio do Peixe, SP
Cachoeira do Rio do Peixe | Foto: Hotel Recanto da Cachoeira

Localizado em Socorro, cidade vizinha de Serra Negra, o Hotel Recanto da Cachoeira tem em meio a sua propriedade, a bela Cachoeira do Rio do Peixe que pode ser um ponto de visita contemplativa se você deseja se hospedar no local ou visitar no sistema day use. A visita é imperdível ainda mais quando está aliada a um espaço bem preservado e uma acomodação com ótima qualidade. Este local faz parte do Circuito das Águas Paulista e além de banhado pela linda Cachoeira do Rio do Peixe, que margeia a cidade de Socorro, oferece uma experiência única. 

Quer saber mais sobre Serra Negra? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias em Serra Negra – SP,  gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Passeios em São Paulo

Para aproveitar a região do interior de São Paulo junto com Serra Negra, indicamos alguns passeios que valem a pena, a seguir. Com esses passeios, você poderá explorar todo o estado visitando locais incríveis que contam a história das regiões e mostram a cultura e gastronomia para você aproveitar e se divertir!

Foto de capa: Cachoeira do Rio do Peixe – Hotel Recanto da Cachoeira (divulgação)

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x